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Tubulares/Clincher, segurança em caso de furo.

andaapé

Member
É o que me farto de dizer. Preocupam-se tanto pelo peso e depois em água levam 1,5kg senão mais (bidão de 1L+750ml)


Jusko

Só um aparte.
Qual a alternativa para fazer 3 ou 4 horas com temperaturas superiores a 35 graus aqui no Alentejo. Sem ter que parar nas várias capelinhas. Nas localidades pequenas até os cafés fecham pela hora do "calmeiro". Tenho é pena de não caberem bidons com 1 litro.
Quero lá saber do peso da água. Quero é sair de casa com ela e ir com menos essa preocupação. Já me chega preocupar com avarias mecanicas e com os carros senão ainda ir preocupado em me faltar a água. O que me chateia são os carros. Ainda á pouco tempo levei uma pasada dumas latas que me fez parar uns meses. .
 

Bruso

Well-Known Member
Eu não tenho nada contra a utilização dos bidons. Até recomendo que levem bidons grandes porque ao contrário dos ciclistas profissionais nós não temos carros de assistência xD. para além disso se fizeres um percurso desconhecido deves sempre levar uma reserva grande porque pode nao haver fontes.

A minha questão é gastarem tanto dinheiro para perderem 50g na bicicleta. 50g não é nada comparado com o peso que levam em água. Basta pensar: em vez de gastar 100€ num avanço porque é mais leve e porque vou tirar 100g da bicicleta, vou levar menos 1dl na minha garrafa de 1L (menos meio copo de água) hehehe :D

Esta conversa é toda na brincadeira. Claro que é sempre bom ter uma bicicleta leve, mas eu não entro em exageros para a tornar leve. Compro uma jantes novas por serem mais rigidas e por me darem mais conforto. Não compro por serem mais leves. Compro uma forqueta em carbono para me dar mais conforto, não por ser mais leve etc etc
 

andaapé

Member
Pronto. Domingo dia 15 lá nos encontramos a subir até à Torre. Levo 1 BIDON PEQUENO e mais um garrafão de 5 litros no carro de apoio.
Agora a sério. Tenho tubulares tufo. Após ter recolocado uma segunda fita, posso recolocar outro tubular em caso de furo que dificilmente sai do aro. A cola residual que fica mais a pressão que ele faz no aro dá perfeitamente para chegar a casa. "Digo eu" Claro que não abuso nas curvas.
Actualmente uso pneus tubelles e não tenho razão de queixa. Ainda ontem fiz um pouco de calçada e ia a pensar no conforto que aqueles bars a menos me proporcionavam. Uso tubeless no carro, moto, btt porque não em estrada. E assim comecei.
Em caso de furo:
tubular» levo um no bolso aquele mais leve da tufo que parece um preservativo;
tubelless» levo uma camara de ar;
quando corre mesmo mal» peço carro de apoio.
 

gonpalco

Member
Pronto. Domingo dia 15 lá nos encontramos a subir até à Torre. Levo 1 BIDON PEQUENO e mais um garrafão de 5 litros no carro de apoio.
Agora a sério. Tenho tubulares tufo. Após ter recolocado uma segunda fita, posso recolocar outro tubular em caso de furo que dificilmente sai do aro. A cola residual que fica mais a pressão que ele faz no aro dá perfeitamente para chegar a casa. "Digo eu" Claro que não abuso nas curvas.
Actualmente uso pneus tubelles e não tenho razão de queixa. Ainda ontem fiz um pouco de calçada e ia a pensar no conforto que aqueles bars a menos me proporcionavam. Uso tubeless no carro, moto, btt porque não em estrada. E assim comecei.
Em caso de furo:
tubular» levo um no bolso aquele mais leve da tufo que parece um preservativo;
tubelless» levo uma camara de ar;
quando corre mesmo mal» peço carro de apoio.


3 questões:
- Remover Tubulares na "estrada" é fácil? Ou seja, imaginando que se leva um para o passeio, na eventualidade de furar, é fácil remover e colocar um? E não ficamos muito sujos nem com os dedos doridos?
- Os pneus tubless estão montados na mesma bicicleta que usou os tubulares? Quais as diferenças em termos de comportamento, conforto e já agora peso.
- Na eventualidade de ter de escolher apenas um sistemas de pneus, para qual iria? Tubless/tubular/"clincher"?

obrigado!
 

andaapé

Member
Só perguntas simples de respostas difíceis.
1ª: no meu caso como utilizo fita, a operação é muito simples. Esvazia-se, um pouco de força e ele esta fora. A cola que existe é a própria fita. Tenta-se que ela fique no aro para colar melhor o tubular suplente.
2ª: os pneus tubeles são montados em aros próprios para tubeless. A campagnolo tem rodas específicas. Eu uso aros notubes alpha 340. Levam as tais fitas e fica xpto.
Fui desmontar a bike para responder à tua da dúvida. Pesei os dois tipos de rodas montadas com tubular / tubelles , com cassete campagnolo chorus 12- 27 11velocidades que tenho em casa.
-Conjunto à lá carte, tubular tufo s 33 pro, em aro carbono 35 mm e cubo chinoca. Pesa roda da frente 830 gramas e roda de trás 1300gramas.
-Conjunto à lá carte, pneus hutchinson fusion tubeles, aro notubes alfa 340, cubo chinoca. Pesa a roda da frente 890 gramas e a roda da retaguarda 1350 gramas.
Agora as diferenças … pois… é muito subjectivo e não sou muito avalizado para opinar.
Não consigo avaliar/ distinguir comportamento de conforto. Mas as tubelles são de longe , para mim, muito melhores para o meus esqueleto já com 49 anos . Posso reduzir um pouco a pressão sem correr o risco de “trelhar a câmara de ar”.
Indiscutivelmente prefiro tubelles. Em ultimo caso coloco uma câmara de ar e resolvo a situação. Com o tubular é que só posso substituir por outro.
Não sei se ajudei? Mas isto é um pouco subjectivo!
 

Override

Member
Andaapé, ja experimentaste retirar um tubular com fita? o tubular não se estraga e/ou a fita fica parte colada no tubular e parte no aro?
 

torui

Well-Known Member
Ainda hoje furei atrás numa descida, em 3 minutos camara de ar trocada e bike pronta a andar.... penso que nas pespetiva de um cicloturista é do mais simples e prático que existe...e não é necessário estar a chatear ninguém...
 

andaapé

Member
Andaapé, ja experimentaste retirar um tubular com fita? o tubular não se estraga e/ou a fita fica parte colada no tubular e parte no aro?
Fica com pode ser, parte no aro e parte no tubular. Mas com paciência fica grande parte no aro e é suficiente para colar o outro. Claro que em casa temos de refazer tudo.
 

andaapé

Member
Ainda hoje furei atrás numa descida, em 3 minutos camara de ar trocada e bike pronta a andar.... penso que nas pespetiva de um cicloturista é do mais simples e prático que existe...e não é necessário estar a chatear ninguém...
Não deixa da teres razão.


Mas ...este fim de semana fiz um passeio de 117 km num grupo de cicloturismo e tudo correu bem. Na segunda feira foi observar os pneus e vi um arame cravado " daqueles que se soltam das máquinas de limpar a estrada,digo eu". Simples, tirar, colocar o buraco para baixo e o líquido vedou quase instantaneamente. Certamente tinha furado a camara. Conclusão: Não furei.
 

Override

Member
Eu fiz a pergunta pela simples razão de que, tenho o cubo da roda de tras que me esta a dar uma dor de cabeça enorme e quero-o substituir só que colei recentemente um tufo hi-composite carbon e tenho medo de ao retira-lo do aro que me estrague o pneu, e como percebem não me apetece deitar assim 45€ ao lixo. A fita ainda é naquela, mas consegue-se retirarbem os pedaços de fita agarrados ao pneu?
 

rstudio

New Member
Realmente este assunto deixa-me preocupado.
com esta pressão com pneus tão finos, nas descidas se rebentar ou tiver um furo rápido é muito grave.
Eu nem quero pensar nisso se não nem saio de casa.

Tenho pneu com câmera de ar, será o mais seguro ?

Seria mais seguro ter pneu 25 em vez de 23 ?
 

gonpalco

Member
Só perguntas simples de respostas difíceis.
1ª: no meu caso como utilizo fita, a operação é muito simples. Esvazia-se, um pouco de força e ele esta fora. A cola que existe é a própria fita. Tenta-se que ela fique no aro para colar melhor o tubular suplente.
2ª: os pneus tubeles são montados em aros próprios para tubeless. A campagnolo tem rodas específicas. Eu uso aros notubes alpha 340. Levam as tais fitas e fica xpto.
Fui desmontar a bike para responder à tua da dúvida. Pesei os dois tipos de rodas montadas com tubular / tubelles , com cassete campagnolo chorus 12- 27 11velocidades que tenho em casa.
-Conjunto à lá carte, tubular tufo s 33 pro, em aro carbono 35 mm e cubo chinoca. Pesa roda da frente 830 gramas e roda de trás 1300gramas.
-Conjunto à lá carte, pneus hutchinson fusion tubeles, aro notubes alfa 340, cubo chinoca. Pesa a roda da frente 890 gramas e a roda da retaguarda 1350 gramas.
Agora as diferenças … pois… é muito subjectivo e não sou muito avalizado para opinar.
Não consigo avaliar/ distinguir comportamento de conforto. Mas as tubelles são de longe , para mim, muito melhores para o meus esqueleto já com 49 anos . Posso reduzir um pouco a pressão sem correr o risco de “trelhar a câmara de ar”.
Indiscutivelmente prefiro tubelles. Em ultimo caso coloco uma câmara de ar e resolvo a situação. Com o tubular é que só posso substituir por outro.
Não sei se ajudei? Mas isto é um pouco subjectivo!

Obrigado!
Só li hoje, mas ajuda para o futuro.

Questão:
O peso deste conjunto:
Hutchinson fusion tubeles, Notubes alfa 340, Cubo chinoca. RF 890 gramas / RT 1350 gramas.

tem líquido?

As Campagnolo não são as que tem as cabeças de raio dentro da jante, e é necessário um iman para colocar no sítio? :eek:
Já ouvi histórias de horror sobre isso, embora seja uma marca que me encanta!
 

andaapé

Member
Sim. Os conjuntos pesados têm liquido preventivo anti furo. Um da tufo. No conjunto tubelles tenho liquido da Geax.
Os raios da campagnolo não sei como são, embora tenha tido umas shamal versão tubelles.
 
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