Só perguntas simples de respostas difíceis.
1ª: no meu caso como utilizo fita, a operação é muito simples. Esvazia-se, um pouco de força e ele esta fora. A cola que existe é a própria fita. Tenta-se que ela fique no aro para colar melhor o tubular suplente.
2ª: os pneus tubeles são montados em aros próprios para tubeless. A campagnolo tem rodas específicas. Eu uso aros notubes alpha 340. Levam as tais fitas e fica xpto.
Fui desmontar a bike para responder à tua da dúvida. Pesei os dois tipos de rodas montadas com tubular / tubelles , com cassete campagnolo chorus 12- 27 11velocidades que tenho em casa.
-Conjunto à lá carte, tubular tufo s 33 pro, em aro carbono 35 mm e cubo chinoca. Pesa roda da frente 830 gramas e roda de trás 1300gramas.
-Conjunto à lá carte, pneus hutchinson fusion tubeles, aro notubes alfa 340, cubo chinoca. Pesa a roda da frente 890 gramas e a roda da retaguarda 1350 gramas.
Agora as diferenças … pois… é muito subjectivo e não sou muito avalizado para opinar.
Não consigo avaliar/ distinguir comportamento de conforto. Mas as tubelles são de longe , para mim, muito melhores para o meus esqueleto já com 49 anos . Posso reduzir um pouco a pressão sem correr o risco de “trelhar a câmara de ar”.
Indiscutivelmente prefiro tubelles. Em ultimo caso coloco uma câmara de ar e resolvo a situação. Com o tubular é que só posso substituir por outro.
Não sei se ajudei? Mas isto é um pouco subjectivo!