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Treino curioso !

Figueiredo

Active Member
Ja dei 100 atras da carrinha a descer... mas ia sempre com a roda a rossar o parachoques, assim se ele tivesse de travar agarravame as grades da carrinha.
:eek::eek::eek:

Não quero parecer retrogado nem nada do género, mas se fosses meu filho e eu sonhasse uma situação dessas o teu treinador ia ter muito que me explicar podes ter a certeza...:mad:
 

Figueiredo

Active Member
Desculpem a minha ignorância neste campo:(, pois desconhecia por completo que em Portugal a nível de jovens se usa este método de treino, fiquei completamente espantado, antigamente até admitia que houvesse este tipo de técnicas á boa moda do Portuga, mas hoje em dia com a evolução dos ginásios, e de toda a técnologia associada ao ciclismo, não consigo perceber porquê se cometem estes actos de loucura :eek::eek:

Nota : Se uma pessoa adulta faz isto, não critico cada um é responsável por si desde que não ponha a vida dos outros em perigo, agora incentivar os miudos a fazer o mesmo...

Se calhar sou eu que sou demasiado inocente nestas coisas e estou para aqui a criticar uma prática bastante usual, mas não acredito que o Contador e companhia façam o mesmo como método de treino...
 

Burning Dogma

New Member
Ja dei 100 atras da carrinha a descer... mas ia sempre com a roda a rossar o parachoques, assim se ele tivesse de travar agarravame as grades da carrinha.

Achas mesmo que a 100km/h, se a carrinha travasse, conseguias agarrar as barras da carrinha para não cair? Se a carrinha travasse provavelmente já não estarias aqui, ou pelo menos em bom estado.

Figueiredo, o pessoal faz isto mesmo por loucura e inconsciência e porque é raro haver acidentes ao fazer meio fundo.

Eu até gostava de saber o que é que se treina ao fazer um meio fundo. Cadência? Pode-se treinar cadência perfeitamente sem ser a fazer meio fundo. Força? Não me parece.
 

Braz

New Member
Desculpem a minha ignorância neste campo:(, pois desconhecia por completo que em Portugal a nível de jovens se usa este método de treino, fiquei completamente espantado, antigamente até admitia que houvesse este tipo de técnicas á boa moda do Portuga, mas hoje em dia com a evolução dos ginásios, e de toda a técnologia associada ao ciclismo, não consigo perceber porquê se cometem estes actos de loucura :eek::eek:

Nota : Se uma pessoa adulta faz isto, não critico cada um é responsável por si desde que não ponha a vida dos outros em perigo, agora incentivar os miudos a fazer o mesmo...

Se calhar sou eu que sou demasiado inocente nestas coisas e estou para aqui a criticar uma prática bastante usual, mas não acredito que o Contador e companhia façam o mesmo como método de treino...

Faço minhas as tuas palavras...

Eu tinha trienos de caça submarina em que o "treinador" agarrava o pescoço do atleta quando estava debaixo de agua... para que ele se habituasse à sensação de aflição por impossibilidade de respirar e se mantivesse calmo, baixo ritmo cardíaco.

Nunca fiz isso, nem nunca deixei que me fizessem (existem outras formas de treinar a mesma situação e menos agressivas). Mas quem fazia era gente adulta (embora parva, em minha opinião).

Fazer desporto é importante e é importante ganhar metas pessoais e assim evoluir no desporto que praticamos. aliás, é uma forma de ambição perfeitamente saudável.

Mas pessoas por vezes esquecem, nas suas atitudes e na sua carteira) que não são profissionais e que nunca irão ser, pelo que o desporto deve ser um prazer e não um esforço castigante ou uma maluqueira, como por vezes se vê aí...

Ir a cm de um carro a cerca de 50 km/h é parvoíce se estamos dentro de um carro, é estupidez quando estamos de mota e devidamente equipados e é simplesmente anormal quando vamos de bicicleta.

Gente lerda que nunca ouviu falar de "tempo de reacção" ou que pensa ter pernas, braços, costelas, etc., mais duras que o metal de uma viatura... esta é pelo menos a minha opinião.

Por último, este tipo de conversa nem devia ser admitido neste forum que é público e consultado por gente nova que pode ser influenciada pelo que lê: "se aquele faz e não lhe acontece nada, eu também gostava de experimentar"
 

xtpo

Member
Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste tipo de treino mas nunca o fizeram e não sabem como é.
Faço muitas vezes meio fundo nos treinos, principalmente nos treinos de equipa. Por vezes atrás de carrinhas, camiões e autocarros. À duas semanas fiz atrás de uma autocaravana que apanhei mesmo a jeito.
Por exemplo quando se vai atrás do carro da equipa a pessoa que vai a conduzir já tem alguma experiência e vai nos avisando se houver algum perigo com os piscas ou com a buzina. Se por acaso reduzir rapidamente a velocidade se formos bastante juntos e tocarmos no para-choques a bicicleta vai trabalhar junto com o carro e vai-nos reduzir a velocidade tal e qual como o carro está a perder velocidade.
Já bati por algumas vezes pouco mais dos 100 atrás do carro e é uma adrenalina do caraças.
Claro que à perigos mas temos que ter capacidade de analisar o tipo de condutor que vai à nossa frente, já fui para trás de camiões e desisti passado um bocado porque vi que o homem travava muito.
Houve um dia que me burrava quase todo, um camião passou por mim e não ia muito mais de força que eu e eu comecei a sprintar para ir atrás dele, ainda estava a sprintar e o camião começou a travar porque um carro parou na estrada para meter noutro caminho e o piso estava molhado e eu travei com tanta violência que andei a derrapar com a roda de trás de lado e desviei-me por um instante do camião, se tivesse corrido mal ia ser o caraças mas como correu bem senti aquilo como um grande momento.
 

Figueiredo

Active Member
Amigo xtpo

Tal como disse em cima, eu não critico quem o faça, cada um sabe de si...

O que me irritou profundamente foi saber que equipes de jovens utilizam este método como treino, eu também já tive 16 ou 17 anos como toda a gente e nessa idade não se pensa muito nas consequências, apenas na adrenalina e na competição com os outros...

Agora eu gostava de saber que justificação é que os treinadores desses miudos, (penso que sejam pessoas já com alguma maturidade), vão dizer aos pais se lhes acontecer alguma coisa grave, por estarem a fazer uma estupidez !!!
 

Tremoço

Member
Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste
Claro que à perigos mas temos que ter capacidade de analisar o tipo de condutor que vai à nossa frente, já fui para trás de camiões e desisti passado um bocado porque vi que o homem travava muito.

Aqui este um dos pontos que qualquer um deve ter em conta, a analise do condutor é fundamental, se vai ás aceleradelas se vai a travar sempre, esta analise também é muito importante..

Eu já treinei com colegas meus, da minha idade, que são profissionais e fizeram meio fundo a traz da carrinha da equipa e via-se que estava tudo muito bem calculado e treinado, o motorista era muito certinho também..

É óbvio que tem os seus perigos, mas se formos pensar também pode vir um carro contra nos e não vamos a fazer meio fundo...
 

Figueiredo

Active Member
Tremoço,

Isto é só a minha opinião, tirando a adrenalina achas que vale a pena em termos de treino ? Não haverá outras formas mais seguras de obter a mesma performance ?

Custa-me a acreditar que os ciclistas profissionais corram esse tipo de riscos...

Não quero ser moralista, nem nada do género, mas gostava de ter notícias dos jovens aqui do forum por se terem tornado ciclistas profissionais, e não por terem um acidente parvo enquanto treinam...

Abraços
 

Burning Dogma

New Member
Mas a questão é mesmo o que se ganha ao fazer meio fundo? O que é que especificamente se treina ao ir no cone de um carro ou de um camião? Eu ainda não percebi, sinceramente.
 

cipollini

New Member
Ganha-se ritmo. Akela ritmo de pedalada so se consegue apanhar se for a tras de um cameão. Se por exemplo n fores bom rolador, esse treino ajudar-te-à com certeza.
 

Arpeggio

New Member
Continuo sem perceber. Se vou atrás de um camião, o esforço diminui e a velocidade aumenta, porque não apanho vento. Eu para ganhar ritmo faço rolos em casa, com uma cadência de pedalada sempre igual, durante muito tempo e com andamentos pesados, para ter que fazer força.
 

NO FLATS

New Member
A meu ver o meio-fundo não trás mais beneficios que outro tipo de treino. Se em vez de ires a 80 km/h a 160bpm fores a 40 com os mesmo 160 o teu corpo vai a trabalhar exactamente da mesma forma.

Agora que em termos de adrenalina não tem nada a ver, por isso mesmo é que eu as vezes o faço, como é óbvio é bem engraçado ver o ciclocomputador a marcar tanto.

Boas pedaladas
 

el gato

Member
O melhor treino kamikase que se pode fazer e que dá uma total adrenalina é seguir um camião carregado de porcos para o matadouro !! Só o cheirinho que o ciclista apanha dá vontade de estar sempre a tentar a ultrapassagem. Estimula a resistência, potência,e velocidade como um corredor de pista !! Aliás este tipo de metologia de treino foi banida pela UCI, onde consideram como um certo tipo de doping. Como compensação chegas a casa e a patroa, não se aproxima para ti numa área de 5 metros, vá lá saber-se por quê ! Há cada coisa !!
 

cipollini

New Member
Continuo sem perceber. Se vou atrás de um camião, o esforço diminui e a velocidade aumenta, porque não apanho vento. Eu para ganhar ritmo faço rolos em casa, com uma cadência de pedalada sempre igual, durante muito tempo e com andamentos pesados, para ter que fazer força.

O esforço diminui? Pa ires a 80 e tal km/h tens k pedalar... n penses que andas sozinho so pq vais a tras do cameão.

Rolos em casa? Fazeres rolos é kuase o mesmo que não treinar. So serve mm nakeles dias que n podes ir pa estrada, so pa n dizer k n se roda as pernas.

A meu ver o meio-fundo não trás mais beneficios que outro tipo de treino. Se em vez de ires a 80 km/h a 160bpm fores a 40 com os mesmo 160 o teu corpo vai a trabalhar exactamente da mesma forma.

Agora que em termos de adrenalina não tem nada a ver, por isso mesmo é que eu as vezes o faço, como é óbvio é bem engraçado ver o ciclocomputador a marcar tanto.

Boas pedaladas

O ritmo que se ganha n é cardiaco mas sim nas pernas. O rodar rapido das pernas faz uma rotação e um ritmo nas pernas que não se consegue de mais forma nenhuma.
 

Myrage

Member
Adrenalina da boa deve de ser Pedalar em cima do suporte do carro. Com o mesmo a curvar a 120kmh :D sem capacete claro...!:D

Em boa verdade também não percebo o que se ganha. Pelo contrario ate se perde ! Quanto não tiverem a vida facilitada como fazem ? chamam um Taxi para se colar na frente !?...

Mas aceito. Desde que o perigo não venha para o meu lado.

MY
 

cipollini

New Member
So quem nunca correu de bicicleta e nc experimentou as direrenças de rodagem que se tem fazendo ou nao fazendo de vez em kuando uns kms assim é que pode nao perceber o que se ganha a treinar assim :)

Também é preciso saber fazer este treino. Durante a "estadia" na treinar do cameão, é preciso de vez em kuando ir ao lado apanhar um bocadinho de vento para não ser 100% sucussão :)
 

Arpeggio

New Member
O esforço diminui? Pa ires a 80 e tal km/h tens k pedalar... n penses que andas sozinho so pq vais a tras do cameão.

Rolos em casa? Fazeres rolos é kuase o mesmo que não treinar. So serve mm nakeles dias que n podes ir pa estrada, so pa n dizer k n se roda as pernas.

Experimenta então fazer rolos numa bicicleta de montanha, com pneu bem largo, e com o rolo bem apertado, e depois diz-me se é como não treinar. Como eu treino, uma hora de rolos é muito mais cansativo que três horas de estrada, a cascar forte.
 
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cipollini

New Member
Eu cheguei a fazer treinos de 2 horas de rolos com series e musculação para compensar um pouco algum dia com aulas que n pudesse ir para a estrada. Saia de la moido, claro... 2 horas ali cansa, mas o treino nunca rende tanto como um treino de estrada. E muito menos faz o mesmo efeito que um treino de meio fundo :)
 
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