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Travões Planet-X CNC ultralight

gonpalco

Member
Estou a ponderar a compra de uma travões para a minha Brompton, de forma a iniciar a redução de peso para dar uma ligeira vantagem na corrida no UK.
Deste modo, e após alguma pesquisa, deparei-me com os Planet-X Ultra Light CNC, que neste momento estão a um pouco mais de 100€ no site.
Os que tenho montados actualmente são os da marca, mas diria que são iguais a uns Shimano duplo pivot e que durante estes 4 anos, serviu na perfeição a sua função.
Com este upgrade, e atendendo que o site refere o peso de +/- 200grm, espero remover 200grm do peso original.

Questiono sobre outras alternativas, dado o tempo que já passou dos tópicos encontrados sobre o assunto:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?7791-Trav%F5es-Planet-X-Ultra-Light-CNC
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?1569-Anilhas-serrilhadas-vs-Carbono
http://www.forumciclismo.net/archive/index.php/t-4209.html

E aos que possuem os mesmos, se já tiveram problemas como por exemplo:
- Material ceder/fracturar
- Acabamento comecer a ceder
- Folgas que possam ganhar
- Perda de potência ou problemas de afinação após setup inicial
- Outros

Pelo que li, a instalação é problemática, mas após se ter efectuado com cuidado, ao que entendi, não dão problemas posteriormente.

Obrigado pelos comentários/opiniões. :cool:
 

grouk

Active Member
o problema desses travoes é o facto de serer um pivot o que dificulta a afinaçao. mas o amigo parada ja teve uns por isso ele que te de a sua opiniao
 

thebuny

New Member
Eu tenho e gosto.
Podem ter mais problemas na afinação mas depois de fazeres uma vez é rápido.

Tenho 90 Kg e não me queixo do poder de travagem.
 

gonpalco

Member
Eu tenho e gosto.
Podem ter mais problemas na afinação mas depois de fazeres uma vez é rápido.

Tenho 90 Kg e não me queixo do poder de travagem.


Mas tens de fazer afinações constantes? ou é "fit & forget" ou seja, afinas 1 vez, e é para "sempre"?
É que sendo uma bicicleta de cidade, por muitas gramas que me removam, sinceramente não tenho tempo/paciência para andar de volta dela.
A B é o meu tanque... só parando de vez em quando devido a um furo que o líquido não consegui tapar (e já lá vai muito tempo....)
 

thebuny

New Member
Afinei 2 vezes até agora (8 meses)

Uma na montagem e outra para rectificar um pouco a posição. Nunca mais lhes mexi
 

Xrockyman

New Member
Eu acho que é "fit and forget" :) a primeira vez é que é que pode ser mais tramado. Centrar é muito fácil, nem usei o parafuso de afinação usei apenas uma chave de bocas de 13mm, se depois de centrar e de alguma travões ficarem desalinhados ligeiramente pode ser a bicha que esteja comprida de mais, é só cortar um pouco para o o tubo do cabo ficar a fazer força no travão.
 

phalhas

New Member
Boa tarde.

Alguém já teve problemas com o "parafuso" de afinação do cabo? Não consigo que aquilo funcione.

Abraços
 

ohomemdobussaco

Active Member
Experimenta tirar o cabo de um dos travões e rodar esse parafuso a ver se funciona sem estar em pressão (pelo cabo). Se for preciso, tira a roda da frente, roda o parafuso ao até ao máximo, aperta a pinça e mete novamente o cabo. Depois, com o cabo colocado e sem roda, vai apertado e desapertando o parafuso a ver se faz regulação ou não...
 

phalhas

New Member
Bom dia.

Sim, já fiz isso. Dá ideia que onde o "parafuso" deveria enroscar ficou sem rosca... o que é estranho pois acontece nos 2.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Aquilo sendo um rosca plástica, está sujeito a desgaste. Mas realmente, se nunca andaste a mexer nisso e acontecer logo nos dois, é mesmo muito estranho. Não sei o que te diga, então... :(
 

duchene

Well-Known Member
EDIT: ao procurar uma foto para ilustrar o abaixo explanado, reparei que há uma versão com uns afinadores de cabo diferentes, uma espécie de estrela -> foto. É esse o teu caso?

O que me parece é que essa estrela grande tem um casquilho de plástico no braço (lá inventaram eles). Ainda assim, desde que o miolo que se vê na foto (a estrela mais pequena) suba e desça, o sistema dará afinação ao cabo. Uma vez que o miolo é roscado, não haverá necessidade de ter uma rosca no plástico...

--

Acho que vai aqui alguma confusão:

As únicas peça de plástico presentes nos travões P-X são os batentes da mola. E de um dos lados, esse batente está efectivamente solidário com um parafuso que se move numa rosca aberta no corpo do travão.

Desde que o parafuso aperte e o batente empurre a mola, ele está a fazer a sua função. Ou seja, ao empurrar a mola aumenta a sua tensão. E vice-versa. Essa alteração na tensão da mola determina de que forma os braços se movimentam em direcção ao aro.

Agora, como esses são travões mono-pivot, a interacção do parafuso com a mola e o resultado dessa interacção está também directamente relacionada com a centragem global da maxila, feita através do parafuso central que aperta a maxila ao quadro ou à forqueta. E quando digo centragem, não digo centragem visual, mas sim centragem em função do movimento e por forma a que os dois calços toquem no aro ao mesmo momento. E isto pode significar um ligeiro desvio face à centragem visual.

Ou seja, o feedback prático ao apertar o parafuso (traduzido em aproximar/afastar o calço do aro) não é tão evidente e imediato como nos travões de duplo pivot em que um ligeiro aperto no parafuso tem um efeito instantâneo.

Esta é uma das vicissitudes dos travões mono-pivot. São um pouco mais trabalhosos de afinar correctamente.

O que tens de fazer é basicamente ajustar a rotação da maxila e a tensão da mola por forma a que, o conjunto dessas duas afinações, faça com que os calços atingem o aro em simultâneo.

Quanto ao afinador do cabo em si, esse é totalmente em metal e, a menos que a rosca esteja já no limite, proporcionará sempre afinação, mesmo que ofereça alguma resistência por força da tensão do cabo.
 

ohomemdobussaco

Active Member
BCPXULCNC_P1.jpg


O meus são este modelo. Repara na tal rosca, os teus são assim?
 

A.Santos.

New Member
Exactamente os meu tambem são assim, porca e estrela em plastico, afinar os travões á 1ª não é façil e requer alguma paciencia mas depois de estarem no sitio é não lhes tocar mais ;)
 

helio69

New Member
Boas... Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas como tenho uns iguais há uns três meses também ando com o problema da afinação... O de trás até ficou mais ou menos, mas o da frente teima em encostar do lado direito ao aro...

Será que devo desapertar o travão da forqueta e voltar a apertar numa outra posição até acertar?
 

Xrockyman

New Member
Boas noites,

Para afinar não uso o parafuso de afinação, uso uma chave de cones ou bocas de 13mm, depois de alinhares os travões e efectuares umas travagens voltar ao mesmo verifica o tamanho das bichas. Este tipo de travões é algo sensível quando não são do tamanho certo, caso sejam compridas ou curtas podem puxar ou empurrar um pouco o travão fazendo com que este fique um pouco desalinhado depois das travagens.
 
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