• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Transmissão e Cassete

pcarvalho

Member
Boa tarde,

Já sigo o forum algum tempo e tenho sempre vindo aqui tentar esclarecer as minhas dúvidas sobre novas aquisições e o que fazer para ser "melhor ciclista" embora amador.

Dos assuntos que mais me metem confusão é sem dúvida o tema deste tópico. Tenho uma Scott Speedster 50 de 2013 com uma transmissão 52x42x30 e cassete 11-28 de 8 velocidades.

Pelo o que vejo já mal se usa pedaleira tripla (embora digam que dá jeito) e agora a dúvida que me tem vindo a surgir é mesmo essa. Será que ando a ficar "muito para trás" com este tipo de transmissão?

No fim de semama passado fiz o Granfondo Serra da Estrela e até correu bem, tirando a parte do Adamastor em que via gajos a passar por mim com "mais cassete" e eu a olhar para trás a ver se tinha era mais....

A zona onde resido (Coimbra, Miranda do Corvo) também é de altos e baixos, para sair para qualquer lado tenho sempre que subir e sinto que até me safo mas que podia ser melhor se tivesse outro tipo de mudanças...

Agora, estou errado? Dêem a vossa opinião, sff
 

NULL

Moderador
Staff member
Se tens 30-28 não ficas em lado nenhum por falta de andamentos leves...

Tens andamentos que te permitem subir em cadência bastante boa.

Eu, não sendo exemplo para ninguém, tenho 39-26 e raramente preciso de mais... Só quando passa dos 7 ou 8% durante muitos km...

PS. Não quero dizer que é confortável andar com peladeiro de 3 pratos... acho que é muita mudança, mas a verdade é que nunca experimentei.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Naaaa! Mas calma aí pessoal! Então há uma solução!!

Amigo @pcarvalho ?

Estas bom ou nao queres dizer ?

Olha lá o seguinte, que marca são as tuas rodas!?

Sabes se são malaguetini compatible?

Grande abraço...
 

open

Active Member
pronto agora está tudo perdido...

olha faz como eu, usas o tipo de bike como desculpa e espetas uma cassete btt...

até sobe paredes, aliás eu entro pela janela (5º andar) e não pela garagem!!!:D
 

Carolina

Well-Known Member
eu sei, custa a todos ouvir isto de vez em quando. mas depois de ouvir, há 2 tipos de pessoas: as que começam a treinar mais e as que vão gastar dinheiro de forma desnecessária.

no teu caso trocar de cassete não faz muito sentido. como tens um prato de 30 à frente, já tens andamentos muito leves. se tivesses pedaleira dupla a coisa era diferente.
 

Carolina

Well-Known Member
Epa, mas não desanimes! Se passares ali no tópico do Granfondo da Serra da Estrela vais ver que não foste o único a sofrer! Há subidas que custam a todos. Até os pros metem o pé no chão de vez em quando :)
 

NULL

Moderador
Staff member
Pronto, estou a ver que tenho cassete para andar, por isso, há que ter é mais pernas, certo?

Continua a andar, com cabeça e verás que os resultados vão aparecendo. Mas não te esqueças de uma coisa, não é num dia nem em dois... a progressão é lenta (normalmente) e gradual.
 

zorza

Well-Known Member
Epa, mas não desanimes! Se passares ali no tópico do Granfondo da Serra da Estrela vais ver que não foste o único a sofrer! Há subidas que custam a todos. Até os pros metem o pé no chão de vez em quando :)
e nem só aí..
ainda no sábado fui fazer uma prova com uns amigos..
aos 35kms da prova, já íamos com 2200 de acumulado! Eu ainda tinha pernas e queria continuar, mas a restante equipa fez-me um manguito!! e sim, em algumas rampas, foi à mão...

Zorza
 

NULL

Moderador
Staff member
A subida mais dura que eu já fiz tinha 6,2km com 7,4% de média... essa ainda é ligeiramente mais dura!
 
Top