• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Técnicas para subidas...

mario_ajp

New Member
Eu não acho que esteja a treinar quando vou andar de bicicleta, acho que acabo sempre por competir comigo mesmo e com a dita média. Treinar na serra e atacar todas as subidas que estão no strava também não ajuda. Para progredir vou ter de refrear um pouco a vontade e manter uma pulsação constante e cadência elevada. Na serra é melhor deixar só para os dias que se pode fazer treino anaeróbio, porque é impossível de subir sem ser em esforço. As zonas podem ser enganadoras, porque o que conta é o LANA, se o ultrapassamos produzimos ácido láctico, se andamos muito abaixo também não evoluímos muito depressa. Eu à 4-5 anos atrás sabia qual era a minha pulsação para o limiar anaeróbio para o atletismo, actualmente essa pulsação cada vez é menor, e como a forma nunca mais foi regular e a idade não perdoa as pulsações máxima e mínima de repouso também mudam. É complicado ter a noção sem testar uma pulsação constante perante o ritmo (teste de conconi) - se o ritmo baixar rapidamente para a mesma pulsação já ultrapassamos o valor do LANA.
 
Eu acho que é possível andar em serra sem ser em esforço, claro que há serras e serras e depende do equipamento que se usar.
Em relação a cadência e uma vez que não sou profissional acho o pedaleiro compacto fundamental, nunca me fez falta um 53x11 e se não precisar do 34x28 por e simplesmente não o uso mas a sua existência dá-me muito mais tranquilidade.
Acho as relações de estradas muito pesadas para a maior parte das pessoas, e tende-se a usar andamentos pesados demais que levam a que as pessoas evitem ou tenham medo de ir para as serras. Pessoalmente, numa subida com pouca inclinação mantenho confortavelmente cadências muito elevadas (ex: Caramulo desde Campo de Besteiros consegui o meu melhor tempo com uma cadência média de 97 RPMs), se a subida for realmente dura, apesar de usar pedaleiro 34 e cassete 28 mesmo assim a cadência baixa, nesta consegui uma cadência média ainda assim de 80, mas nas partes mais inclinadas andei por volta das 60 e poucas RPMs, amigos meus que iam com pedaleiro convencional andavam a rondar as 50 RPM.
Tanto numa como noutra subida para mim o mais importante é manter uma pulsação certa, costumo afinar a coisa nas 180 e pouco vario para cima ou para baixo.
Naturalmente que cada caso é um caso, eu gosto de subir em cadência mas conheço muita gente que prefere subir em força, parece-me que cadência permite aguentar mais tempo a ritmos elevados mas cada um tem que ver o que funciona melhor para si.
Filipe Oliveira
 

mario_ajp

New Member
Eu subidas como a que referiste não afectam a minha cadência, preocupo-me mais com paredes com mais de 10% de inclinação como Subida do Solitário Serra da Arrábida, na parte mais inclinada são 600 m muito maus quase a 14%, aí para não sofrer mesmo só com a avozinha da BTT, mas eu até prefiro na de estrada, é que pelo menos passa mais depressa!
 
Viva, não sei se analisaste bem a subida, mas se verificares tens mais de 10% em média ao longo de 4,5 kms:
http://app.strava.com/segments/1030802
Há várias zonas com picos de entre 13 e 17% ao longo de distâncias variáveis. É concerteza uma subida mais constante do que essa da serra da Arrábida no entanto a distância vai começando a pesar, e não creio que seja fácil manter cadências confortáveis em subidas deste género com pedaleiros convencionais.

Basta ver que o Contador usou 34x32 para o Zoncolan (aprox: 12% de inclinação média em 10 kms com picos de 20 e tal %), e compara a diferença de pedalada entre o Cobo e o Wiggins na etapa do Angliru este ano. Ver o Wiggins a torcer-se em cima da bicicleta até doía.
Admitindo que uma cadência razoável seja 65 RPM (para mim acho pesadíssimo), teria que ser mantida numa subida com estas inclinações uma velocidade de mais de 13 km/h com as mudanças mais habituais 39x25. Eu pessoalmente acho que não está ao alcance de muitos.



Dados de http://www.analyticcycling.com/GearCadenceSpeed_Page.html
Speed 13.3 kph
Chainring Teeth 39. teeth
Cog Teeth 25. teeth
Wheel Diameter 0.697 m
Cadence 65. rev/min

P.S: Não relacionado, mas a inclinação média mais absurda num troço longo em que já pedalei http://app.strava.com/segments/884823 - Serra de Montemuro 2.5 kms, inclinação média de 12.0%
 

tranquilo

Active Member
Concordo integralmente com o flavourflav
.
A subida mais estupidamente inclinada que fiz foi esta: http://app.strava.com/segments/672073
2.3km a 12.9% com curvas a bater os 26%... e se retirarmos as partes em que a inclinação vai aos 4-5% a média deve subir para os 14%...
No entanto ontem ao descer Montejunto pelo Avenal o meu Garmin marcou -31% numa curva! Tenho de ir ver bem aquilo mas a subir :)

Abraço
 

mario_ajp

New Member
Eu não me imagino a fazer uma rampa como a que o tranquilo mostrou durante mais do que 3 km com 39x27 como tenho agora. Eu nem tento ir para Sesimbra este, tem um bocado de Subida que deve ultrapassar os 30% de inclinação. Por muito que goste de andar na serra chega a um ponto que já não dá prazer, só sofrimento e as dores nas pernas devido às baixas cadências podem não passar.

Abraço
 

Fevereiro

Member
Subidas? do que me apercebei ao longo destes anos é essencialmente altas cadências, baixo peso corporal e claro uma excelente gestão de esforço :)
Isto para sermos decentes a subir, para ser bom nao façoa minima ideia ;)
 
Mário: é esse o meu ponto, com mudanças um pouco mais leves a quantidade de locais que se pode percorrer com prazer aumenta muito.
Abraço

P.S.: outro offtopic, a pior subida da Europa subir 1300 metros em 7.5 kms. Se a minha vida correr bem não hei-de lá por os pés. :D
 

sfajardo

New Member
Subir é fixe!!!! :cool:
Este fim de semana vai ser duro, vou procurar todas as grandes descidas para as poder subir... Arrábida no seu melhor!!!!
Eu gosto de sentir as pernas bem doridas.
 

mario_ajp

New Member
Esta semana já fiz quase 300 km, as pernas não dão sinal de aliviar essas dores, amanhã lá vou dar uma corrida de atletismo se conseguir, levo a bike na bagageira se me apetecer subir a Arrábida.
 

Neutrolio

New Member
Concordo integralmente com o flavourflav
.
A subida mais estupidamente inclinada que fiz foi esta: http://app.strava.com/segments/672073
2.3km a 12.9% com curvas a bater os 26%... e se retirarmos as partes em que a inclinação vai aos 4-5% a média deve subir para os 14%...
No entanto ontem ao descer Montejunto pelo Avenal o meu Garmin marcou -31% numa curva! Tenho de ir ver bem aquilo mas a subir :)

Abraço

Estou inclinado a concordar convosco, mas isso, provavelmente varia de ciclista para ciclista. há malta que rende mais a pedalar pesado, não é o meu caso.
Essa do Avenal (no strava dá média de 13%, mas o meu polar andava sempre na casa dos 15% a 20%) já a subi, e foi com o 39x25 e lembro-me de ir quase sempre com uma cadência na casa dos 50... Foi um sofrimento sem que tenha tido o melhor dos rendimentos, eu que normalmente subo melhor nas 90-100 rotações por minuto... ali não dava hipótese... até me ia a babar subida acima :p

Ando tentado a investir numa compacta, até porque acima dos 70km/h quero é estar quietinho em cima da bike. E ainda sou capaz de poupar uns 100 a 200 gramas.
 
Top