• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subir a Serra da Estrela

Figueiredo

Active Member
Deve ser mesmo mais dura eu "ainda" só fiz por Manteigas e demorei sensivelmente 2h, por Vide pelo que contas devem ser aí mais uns 8 ou 9 Km de subida deve dar ao meu ritmo caracol aí umas 3h de subida...que ricas férias;);)
 

fogueteiro

Active Member
Ò Figueiredo, não sofras por antecipação!;);)

Tal como o Tranquilo diz, tudo se faz. Se tiveres que parar 3 vezes qual é o problema?? Eu parei duas!! E agora?

Só não deixes de fazer isso, porque vais chegar lá acima com a sensação que és o rei do mundo. :D:D

Vai com uma prespectiva positiva, mas não ignores que aquilo é duro.
 

J.P.

New Member
Apesar de nunca a ter subido penso que é ainda pior !!! Missão impossível não é. É tudo uma questão de treino e "mentalização"

Quando disse "missão impossível" foi de forma irónica e lembrando a série de televisão do mesmo nome em que uns herois executavam uma missão que à primeira vista parecia impossível, por isso é que coloquei entre aspas.
Claro que tudo é uma questão de treino e mentalização e cada um tem a seu. Podes estar certo que subo...não sei em quanto tempo (nem me interessa), nem com quantas paragens...mas claro que subo.
 

Figueiredo

Active Member
mas não ignores que aquilo é duro

Isso é o que nunca se deve fazer, já subi por outro lado aparentemente mais fácil e sei bem da dificuldade que é chegar lá acima... mas também sei a satisfação que senti:)
Vou estar aí uns 15 dias de férias naquela zona e devo aproveitar para fazer umas incursões pela Serra do Açor como forma de preparação e deixo a "cereja em cima do bolo" para o final das férias, talvez para o dia em que a Volta a Portugal chega á Torre, mas tenho consciência que por mais que treine aquilo vai ser sempre dificíl:p:p::)
 

Joca

New Member
Olá Luis.
Vejo que já tens umas ideias para as férias.
Numas voltas pela Serra do Açor ainda te acompanho, mas subir à serra pela vertente de Vide isso já é mais dificil, demorava para aí uma semana.
Se de carro já é dificil...
 

tranquilo

Active Member
Vão estar de férias ao pé da Serra do Açor? É o meu local preferido para pedalar! Vai na volta ainda combinamos umas etapas. Mas pedalar por lá também não é meigo, principalmente em Agosto.

Abraço
 

Joca

New Member
Olá Tranquilo
Normalmente em Agosto passo sempre uma semana por lá.
Este ano em principio estarei por lá na 2ª semana de Agosto .
De facto o terreno para um gordo cota como eu não é nada facil, mas como é uma zona que conheço bem, lá vou dando as minhas voltas.
Em Agosto as estradas são bem movimentadas mas de manhã bem cedo ainda se anda com um certo à-vontade.
Abraço
 

Figueiredo

Active Member
Vão estar de férias ao pé da Serra do Açor?

A minha disponibilidade ainda não sei porque vou andar em "mudanças" mas em principio estarei em Vila Cova de Alva na 1.ª quinzena de Agosto... pode ser que dê para combinar alguma coisa...

@ Joca

Que rico amigo que eu arranjei, isso é que é moral... logo tu que para saíres de casa tens que trepar uma montanha quem sobe aquilo também vai á Torre!

Em último caso se não te conseguir convencer fazes-me escolta até ao início da subida:(
 

Joca

New Member
Até ao inicio da subida podes contar comigo, mas comparar a subida por Vide com aqueles 4Km para sair de lá da terrinha...
Já subi por aquele lado de carro e não te quero desmoralizar, sei que com calma consegues chegar à torre, mas aqueles primeiros kilometros de subida são mesmoa a pique.
Mas fazes uns treinos por lá nas redondezas e depois já vais lá com mais facilidade.
 

Figueiredo

Active Member
Estar ali a 50 ou 60 Km da Torre e não aproveitar para ir lá acima é quase um "crime" desperdiçar a oportunidade... até porque os anos vão avançando e o PDI não perdoa lá diz o ditado "não deixes para amanhã...", tudo vai depender muito do tempo disponível para treinar, mas provavelmente devo trocar a subida prevista em Setembro no Audace pela Covilhã por esta por Vide ou Seia agora em Agosto por uma questão logistica...
 

Joca

New Member
Isso é chantagem emocional.
Mas sinceramente para subir pelo lado de Vide penso que não tenho capacidade.
Pelo lado de Seia já tenho algumas duvidas, vamos ver se consigo treinar um pouco e depois logo te digo se faço companhia ou não.
Fazemos umas voltas pelo Açor para ver se ganho coragem..
 

Figueiredo

Active Member
Escolhe o lado que queres subir (Manteigas, Covilhã, Seia, Vide...) que faço-te companhia e pago o almoço:), oportunidades não hão de faltar para subir pelo lado de Vide...
 

Joca

New Member
Vamos aguardar.
Vamos ver como me sinto daqui a um mês e depois logo decido.
Uns dias antes tenho que fazer por lá umas voltas para ver como estão as forças.
 

andre16331

New Member
Tranquilo, tens um powermeter na bike ? powertap, srm, ibike... Nos detalhes da subida vi uma media de 133 watts, por isso fiquei curioso !
 

tranquilo

Active Member
@andre
Não tenho não. O site calcula automaticamente, com grandes erros como é óbvio. Mas sempre dá para ter uma ideia da tua evolução em percursos repetidos.
Bem que gostava de ter um mas são todos extremamente caros!!!! Não sei se estás por dentro do assunto, mas um SRM não fica a menos de 3500€ acho eu... Há opções bem mais baratas como a Quark, powertap, etc etc...
Pode ser que a Garmin (ou a Polar) lance um mais acessível lá para o final do ano ou mesmo em 2012, baseado nos pedais. Se ficasse por menos de 400€ ainda fazia contas à vida (bebia menos um café por dia durante um ano e meio :D) pois é sem dúvida a melhor opção para treinar com qualidade constantemente.
Ultimamente e porque gosto de subidas, tenho visto como tenho andado a melhorar baseando-me na VAM (basicamente a velocidade vertical) comparando-a com as pulsações pois é um campo que o edge500 me dá no ecrã. Já sei razoavelmente bem a velocidade vertical a que consigo andar sem estoirar e a velocidade vertical "cruzeiro" o que foi importante por exemplo para ter dado a volta de Coimbra à Guarda passando pela Torre sabendo que tinha um tempo limite para chegar à Guarda. É engraçado que em nenhum momento da volta inteira soube a minha velocidade instantânea nem tão pouco a média a não ser quando parava! De facto, o meu ecrã no Edge para subidas já nem mostra a velocidade :D Já só ando ao ritmo das pulsações e da VAM hehehe
Nas subidas os erros causados pelos factores relacionados perdas de atrito, vento etc. são muito menores e por isso o VAM e a potência calculada pelo site são um bom indicador da nossa forma actual (em subidas claro está, em plano não é bem assim). Verdade seja dita que é muito fácil saber qual foi a potência média (por defeito) em qualquer subida com poucas contas (se quiseres explico mas quem tenha física no 12º ano deve saber fazer).

Abraço

edit:
Há muito melhores opções para calcular a potência automaticamente, nomeadamente alguns plugins do sporttracks.
 

DELTA

New Member
Boas,
Este tópico está com uma dinâmica muito interessante.
Está provado que as subidas fazem subir a adrenalina.

O Tranquilo, não deixa nada ao acaso. Há profissionais que não têm a lição tão bem estudada! Muito bem.

O Figueiredo, está com uma moral que só visto.
Não tarda nada e está a encomendar uma Canyon, deixar os passeios de cicloturismo e dedicar-se a sério a longas distâncias, audaces e afins.

Escolham lá a subida mais fácil que talvez vos acompanhe ou melhor tente acompanhar. O meu PDI vai muito avançado em relação ao vosso!
 

Figueiredo

Active Member
O que eu fui arranjar... na primeira quinzena de Agosto estou lá por cima se tiverem mesmo interesse vejam lá um dia que de jeito a todos, escolham a subida e no fim fazemos uma almoçarda para repor as calorias gastas tem e que ser cedinho que em Agosto esta calor!

Relativamente a Canyon por mim era já hoje, mas para já existem outras prioridades...
 

DELTA

New Member
Eduardo,
Epá isso dá uma excelente média!
Temos que combinar ir primeiro a Montejunto.
Convocamos o Cokenim para nos dar a tática, que conhece a serra como ninguém.
 
Top