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Rolos pode danificar o quadro da bike?

Morg

Well-Known Member
Eu tomando por verdadeiras as respostas de algumas marcas como o "jnap" mostra prefiro não arriscar.

No entanto utilizo um suporte para o carro que não é aconselhado para bikes de carbono.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
RESOLVIDO !!!!!!


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20fps

Member
não é bem assim. na estrada o teu ponto de apoio é o ponto de contacto da roda com o chão. no rolo o teu ponto de apoio é o eixo da roda.

alem de mudar todo o esquema de distruibuiçao de forças perdes tambem a elasticidade propria da roda, raios pneus e o ar que está neles

As tensões são MUITO superiores às que tens na estrada.

Estás completamente enganado, o ponto de apoio, para o quadro é exatamente o mesmo, o eixo da roda.
 

pratoni

Well-Known Member
depende de como está pensado.

O carbono pode ser construido para ser flexivel numa direcção mas rigido noutra. Se começar a receber forças e torções em sítios e/ou direcções para a qual não foi pensado algo pode correr mal...
 

RSilva

Well-Known Member
penso que este vídeo pode ajudar a esclarecer...

vemos A. Contador (Giro '11) a aquecer num rolo Tacx Satori Pro em que foi retirada a roda traseira (encostada ao camião Saxo Bank) e no seu lugar foi colocado um sistema roda-pneu próprio para rolo.

a bicicleta é a de treino uma vez que não tem o número correspondente ao dorsal de Contador e ao fundo (encostada ao muro) vê-se a bicicleta branca que Contador usou nas etapas em linha (com número) :cool:

http://www.youtube.com/watch?v=WDU969gHE2c
 

pemartins

Well-Known Member
A roda usada pelo contador nesse video é uma roda normal, apenas lhe foi montado um pneu da tacx proprio para usar no rolo.
Isso nao quer dizer que as specialized sao boas para usar no rolo, eles usam-nas porque se elas partirem, o dinheiro para comprar outra nao vai sair do bolso deles.
Alias a specialized nao recomenda o uso de rolos nas suas bicicletas de carbono e também nao da garantia as mesmas que tenham problemas derivados desse uso.
 

jofari

New Member
Isto é quase como dizer "quem tiver uma specialized, sobe como o contador"!
Para mim, na minha opinião, teoricamente o carbono deveria, e acho que sim que aguenta, melhor as torções que o alumínio. A questão como aqui foi referida, é que a construção do quadro é "pensado" para a bicicleta rolar na estrada. Conforme já aqui foi referido, as forças de torção, são feitas num rolo, seja ele de que marca for, na escora traseira e não distribuído por todo o quadro, ou como também aqui referido no sprint, em que nesse caso é feito, e por isso em todas as marcas o "reforço" nessa zona do pedaleiro.
Não sou "pró" nem "eng." apenas conforme dizem, falo no aspecto empírico da coisa. É lógico que o alumínio aguenta menos que o carbono, a questão é o preço de reparação, teoricamente sempre mais barato, e mesmo que se queira comprar um "burra" para os rolos, quem se vai preocupar se ela pesa 9 ou 11 kg? Se é de ferro ou madeira? Relativamente ao video apresentado do "aquecimento" do Contador, quanto não ganha em publicidade, as marcas? Rolos e da bike? Para os fabricantes é dinheiro em caixa, especialmente os dos rolos, o da bike, só tem de informar que não dá garantia, para se salvaguardar. É simples e sempre a publicitar e facturar, e se alguém for reclamar o quadro, que utiliza nos rolos... está nas condições de venda.
Para mim, como não tenho dinheiro para isto... não arrisco!
 

joao.ads

Well-Known Member
Estás completamente enganado, o ponto de apoio, para o quadro é exatamente o mesmo, o eixo da roda.

nao nao estou. o ponto de contacto é o apoio da roda pelo chao. se tens duvidas le uns livrinhos de mecanica estática e dinamica que tiras as duvidas
 

jofari

New Member
Estás completamente enganado, o ponto de apoio, para o quadro é exatamente o mesmo, o eixo da roda.

Mais uma vez, sem ser "eng." é correcto que o ponto de apoio do quadro é o eixo da(s) roda(s). A questão é quando se anda na "estrada" estes apoios são "espalhados" pelo quadro, por isso, quando saíram as primeiras forquetas em carbono, se tornou muito mais "suave" andar de bike, até parece que tudo tinha mudado, falo pelo que contam, pois quando comprei o meu CAD3, não tinha condições para o CAD4, e por isso não sei por experiência própria.
Quando se transfere para os rolos, "prendemos" a bike na escora, logo, todo os esforço feito em cima da bike, é apenas "depositado" nesse ponto. Por isso, quando surgem problemas de rotura do quadro é por norma na escora.
Andando no rolo, "sentimos" torções e "chiares" do material, que eu pessoalmente nunca tinha "ouvisto"! Estou a falar do "alumínio"
 

carrixo

New Member
Já agora, que diferença existe entre os rolos fixos e os rolos de equilibrio??
Será que a bike de carbono pode rolar em rolos de equilibrio??
Existe mais dificuldade para se treinar nesses rolos??
Não existe muita informação acerca desses rolos dito "de equilibrio"..
 

pemartins

Well-Known Member
Já agora, que diferença existe entre os rolos fixos e os rolos de equilibrio??
Será que a bike de carbono pode rolar em rolos de equilibrio??
Existe mais dificuldade para se treinar nesses rolos??
Não existe muita informação acerca desses rolos dito "de equilibrio"..

A bike de carbono pode rolar em rolos de equilibrio sem qualquer medo.
No rolo fixo a bike esta presa ao rolo e isto pode provocar desgaste no carbono e chegar mesmo a partir, no rolo de equilibrio a bike rola livremente.
Quanto à dificuldade, sim, é mais dificil, nao podes tirar as duas maos do guiador para nao perder equilibrio.
Precisas de mais tempo para te habituares mas depois ja rolas facilmente.
 

joao.ads

Well-Known Member
até mete medo. acho que não conseguia me equilibrar em cima disso. Mas gostei da ideia da ventoinha. pelo menos assim nao se deve fazer uma poça tão grande no chão
 

carrixo

New Member
A bike de carbono pode rolar em rolos de equilibrio sem qualquer medo.
No rolo fixo a bike esta presa ao rolo e isto pode provocar desgaste no carbono e chegar mesmo a partir, no rolo de equilibrio a bike rola livremente.

Pois tenho receio de colocar a bike em rolos fixos e por outro lado tambem tenho receio de não me adaptar a estes tipo de rolos de equilibrio.
Será que existe por aqui alguem da zona da Povoa/Maia ou pela zona que tenha um rolo destes onde eu possa exprimentar??
Em relação ao trino propriamente dito, dão para colocar "carga" no rolos de equilibrio ou isso só dá para fazer nos fixos??
 

carrixo

New Member
A bike de carbono pode rolar em rolos de equilibrio sem qualquer medo.
No rolo fixo a bike esta presa ao rolo e isto pode provocar desgaste no carbono e chegar mesmo a partir, no rolo de equilibrio a bike rola livremente.
Quanto à dificuldade, sim, é mais dificil, nao podes tirar as duas maos do guiador para nao perder equilibrio.
Precisas de mais tempo para te habituares mas depois ja rolas facilmente.

Pois tenho receio de colocar a bike em rolos fixos e por outro lado tambem tenho receio de não me adaptar a estes tipo de rolos de equilibrio.
Será que existe por aqui alguem da zona da Povoa/Maia ou pela zona que tenha um rolo destes onde eu possa exprimentar??
Em relação ao trino propriamente dito, dão para colocar "carga" no rolos de equilibrio ou isso só dá para fazer nos fixos??
 

jayniga

New Member
[video=youtube;E2tF0tK7P_s]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=E2tF0tK7P_s[/video]
Acho que tinha de fazer como este tipo!
 
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