Isto é quase como dizer "quem tiver uma specialized, sobe como o contador"!
Para mim, na minha opinião, teoricamente o carbono deveria, e acho que sim que aguenta, melhor as torções que o alumínio. A questão como aqui foi referida, é que a construção do quadro é "pensado" para a bicicleta rolar na estrada. Conforme já aqui foi referido, as forças de torção, são feitas num rolo, seja ele de que marca for, na escora traseira e não distribuído por todo o quadro, ou como também aqui referido no sprint, em que nesse caso é feito, e por isso em todas as marcas o "reforço" nessa zona do pedaleiro.
Não sou "pró" nem "eng." apenas conforme dizem, falo no aspecto empírico da coisa. É lógico que o alumínio aguenta menos que o carbono, a questão é o preço de reparação, teoricamente sempre mais barato, e mesmo que se queira comprar um "burra" para os rolos, quem se vai preocupar se ela pesa 9 ou 11 kg? Se é de ferro ou madeira? Relativamente ao video apresentado do "aquecimento" do Contador, quanto não ganha em publicidade, as marcas? Rolos e da bike? Para os fabricantes é dinheiro em caixa, especialmente os dos rolos, o da bike, só tem de informar que não dá garantia, para se salvaguardar. É simples e sempre a publicitar e facturar, e se alguém for reclamar o quadro, que utiliza nos rolos... está nas condições de venda.
Para mim, como não tenho dinheiro para isto... não arrisco!