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Rolos pode danificar o quadro da bike?

vincecarter

New Member
Boas amigos,

Estava a pensar comprar um rolo para treino indoor, principalmente na época de inverno. Contudo alguns amigos alertaram-me que isso pode danificar o quadro da bicicleta. Como o dinheiro não abunda não posso ter duas biclas uma para indoor e outra para outdoor. Com a vossa experiência aconselham-me a compra?

Cumprimentos
 

pemartins

Well-Known Member
Antes da resposta, bem vindo ao fórum, quando puder passa no tópico das apresentações.

A tua bicicleta é de carbono?
Se assim for existe um perigo do quadro partir ao usar em rolos que fixam o quadro ao rolo.
 

pemartins

Well-Known Member

Faz sim, embora menos mal que os rolos tradicionais fazem ao quadro porque ao nivel da forqueta ha sempre alguma oscilaçao devido à direçao permitir que a roda traseira va oscilar alguma coisa. No entanto como é referido na descriçao desse suporte, o mesmo serve para a pessoa se habituar ao rolo, logo com o tempo o mesmo ja nao sera necessario.
 

jofari

New Member
Eu já vi que treine em rolos com a bike de carbono. Mas quem o faz, não se preocupa muito com a questão monetária, pois isso...
O que é dito pelos "expert" é que nos rolos tradicionais como é o caso destes (Tacx Brace T1150 for Antares and Galaxia Rollers) vamos ter problemas na escora e na forqueta, pois todas as oscilações vão "passar" por lá. Com os rolos quem prendem na escora (http://www.bike-discount.de/shop/k10....html?mfid=124) a escora traseira vai dar problemas.
Por isso, por norma nos "prós" aquecem nos rolos antes das etapas, com a bike só para aquele efeito, ou para os menos "abastados" com a de treino.
Por isso, eu fiquei com a de alumínio para os rolos, e "sinto" o que ela sofre quando se entra numa rotação elevada ou quando se "prende" o rolo... o quadro sofre tanto ou mais que eu!
 

Magic 10

New Member
Eu infelizmente não posso ter uma bicicleta para treinos e se quero andar durante a semana tem de ser no rolo (Tacx Satori)

Tenho um quadro de Carbono desde o Natal de 2011 e desde essa altura que o uso no rolo

Pode não ser o aconselhável mas é o possível pelo menos no meu caso

O ideal seria poder ter uma estacionaria toda ajustável

Voltando á "vaca fria" faz-me um pouco de confusão o facto de ser pior para um quadro de carbono o rolo do que para um de alumínio

Sendo o carbono mais flexível que o alumínio deveria fazer menos mal mas aceito que tem mais probabilidades de partir mas também não empena (isto é uma opinião baseada em bom senso afinal não sou técnico de materiais)
 

20fps

Member
Se analisarmos esta questão, com algum conhecimento técnico e não só empirico, o stress criado nos dropouts nos rolos ou na estrada é exactamente o mesmo, tal e qual. É estranho mas é verdade. Qualquer engenheiro vos dirá que a magnitude e a direção das forças são as mesmas, para o quadro. Trata-se unicamente de um mito algo difícil de ultrapassar.

Se assim não fosse, com os milhares de rolos e bicicletas de carbono neles montados por este mundo fora, não havia milhares de casos de quadros partidos? Tentem lá encontrar um.
 

53x11

New Member
Não, não estragam quadros nem de alumínio nem de carbono. Tal como já foi dito é a mesma coisa do que na estrada. Aliás, um sprint "a sério" na estrada fora do selim é muito mais violento do que o tipo de treinos que se faz em rolos. A probabilidade de um rolo estragar uma bicicleta de carbono é semelhante à da mesma bicicleta se dissolver com a água da chuva ;).

As pessoas normalmente acreditam que rolos estragam quadros pois como a bicicleta está parada, é fácil de ver tudo a oscilar e "dobrar" como se fosse elástico (para além de ser uma das coisas que algumas marcas "não gostam" e até dizem que perde a garantia, embora nunca consigam verificar se foram ou não sujeitas a rolos por razões óbvias). Na verdade o mesmo se passa na estrada, só que com o movimento não se repara. Se quiserem fazer a experiência, gravem um vídeo (ou procurem um) da bicicleta em andamento ao pormenor na estrada e vejam em câmara lenta.
 

Morg

Well-Known Member
Pode ser mito mas ainda não estou convencido...............

Este ano estou a usar uma estática mas estou a pensar comprar outro sistema para o próximo inverno.
 

jnap

New Member
Vou deixar aqui o que deixei noutro post.
Pergunta feita por agluém aos gajos da specialized a respeito dos rolos...

Specialized Carbon frames safe on indoor trainer?

I have heard pros and cons on this. What is the truth? If i use a sturdy steel skewer with an indoor trainer am I:

1. voiding the warranty? or

2. at risk of damaging the bike? Is there a certain trainer that you recommend?

Thanks!

Specs answer:
High performance carbon road bikes are a really bad idea on indoor trainers. The fixing of the rear chainstays in one place and the biting of the clamp creates all kinds of twisting forces from odd angles, that can, over time, be really bad for a lightweight frame.

Our bikes withstand some amazing torture tests in the lab. However we really can't recommend it. Have we heard of people doing it? Yes. But we have also heard of people breaking their bikes, and being quite upset when their warranty claim is denied.

Resumindo, apesar de testes e isto e aquilo, existem pessoas a utilizar, mas também existem pessoas que partiram o quadro, e que depois ficaram chateadas por a garantia não cobrir.
Abc
 

pratoni

Well-Known Member
Se querem fazer rolos, arranjem uma bike antiga de ferro, daquelas já cheias de ferrugem (há a pontapé nos classificados e sempre promovem a atitude sustentável e ecológica da reutilização), coloquem-na exactamente com as mesmas medidas da vossa de carbono(pode demorar tempo ou dar trabalho mas é completamente fazível) e aí usem-na sem qualquer medo.

Ou então, como já disseram atrás, em vez de gastar dinheiro num rolo comprem uma bike de spinning (não uma estática) que também dê para colocar nas mesmas medidas da bike de estrada...
 

joao.ads

Well-Known Member
Eu infelizmente não posso ter uma bicicleta para treinos e se quero andar durante a semana tem de ser no rolo (Tacx Satori)

Tenho um quadro de Carbono desde o Natal de 2011 e desde essa altura que o uso no rolo

Pode não ser o aconselhável mas é o possível pelo menos no meu caso

O ideal seria poder ter uma estacionaria toda ajustável

Voltando á "vaca fria" faz-me um pouco de confusão o facto de ser pior para um quadro de carbono o rolo do que para um de alumínio

Sendo o carbono mais flexível que o alumínio deveria fazer menos mal mas aceito que tem mais probabilidades de partir mas também não empena (isto é uma opinião baseada em bom senso afinal não sou técnico de materiais)

nao és tecnico de materiais mas em parte tens razao no que dizes

normalmente um material mais flexivel terá um ponto de deformação superior que um menos flexivel.

O termo tecnico para isso é "deformação elástica" no caso em que que a deformação volta ao ponto inicial depois da força deixar de ser aplicada e "deformação plastica" quando após a força ser aplicada o material não recupera a forma inicial

em principio se a elastecidade de um material é maior que a do outro com uma força aplicada a ele de 10 kg tambem será numa de 100 kg mas sinceramente não sei se é o caso do carbono que estas ligas ainda estavam muito no inicio quando estudei essas tretas

alguem com formação mais recente que dê a sua contribuição :)
 

joao.ads

Well-Known Member
Se analisarmos esta questão, com algum conhecimento técnico e não só empirico, o stress criado nos dropouts nos rolos ou na estrada é exactamente o mesmo, tal e qual. É estranho mas é verdade. Qualquer engenheiro vos dirá que a magnitude e a direção das forças são as mesmas, para o quadro. Trata-se unicamente de um mito algo difícil de ultrapassar.

Se assim não fosse, com os milhares de rolos e bicicletas de carbono neles montados por este mundo fora, não havia milhares de casos de quadros partidos? Tentem lá encontrar um.

não é bem assim. na estrada o teu ponto de apoio é o ponto de contacto da roda com o chão. no rolo o teu ponto de apoio é o eixo da roda.

alem de mudar todo o esquema de distruibuiçao de forças perdes tambem a elasticidade propria da roda, raios pneus e o ar que está neles

As tensões são MUITO superiores às que tens na estrada.
 

fmm

Member
Boas

A minha questão é apenas esta : já alguém viu ou tem conhecimento de um quadro ter partido num rolo ?
Eu pessoalmente não.
Atenção que não estou a defender ou "atacar" a ideia, pois tenho a mesma dúvida . "Danificará ou não ? "

Abraço

Filipe
 
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