Rodas de carbono

#1
Boas malta,

Tenho atualmente montadas na minha bike umas rodas Mavic Ksyrium Elite e estou a pensar fazer o upgrade para o carbono.

Daquilo que tenho lido, as rodas para tubulares são normalmente mais leves que as para pneus, no entanto dado que os pneus são bem mais práticos e baratos que os tubulares, a minha ideia será manter-me com pneus.

Assim, a minha ideia seria investir no máximo 700€ e se possível reduzir o peso atual que tenho com as Mavic (penso que cerca de 1500g). Quanto ao perfil, tendo em conta que treino numa zona que não é propriamente plana penso que o ideal seria manter o perfil abaixo dos 45mm, no entanto deixo este aspecto para os entendidos. Não tenho qualquer preferência por marcas, por isso qualquer coisa que se enquadre nas características que coloquei acima pode ser uma opção.

Caso já exista algum tópico deste género peço desculpa e agradeço que me indiquem o mesmo.

Obrigado e boas pedaladas.
 
#2
Boas malta,

Tenho atualmente montadas na minha bike umas rodas Mavic Ksyrium Elite e estou a pensar fazer o upgrade para o carbono.

Daquilo que tenho lido, as rodas para tubulares são normalmente mais leves que as para pneus, no entanto dado que os pneus são bem mais práticos e baratos que os tubulares, a minha ideia será manter-me com pneus.

Assim, a minha ideia seria investir no máximo 700€ e se possível reduzir o peso atual que tenho com as Mavic (penso que cerca de 1500g). Quanto ao perfil, tendo em conta que treino numa zona que não é propriamente plana penso que o ideal seria manter o perfil abaixo dos 45mm, no entanto deixo este aspecto para os entendidos. Não tenho qualquer preferência por marcas, por isso qualquer coisa que se enquadre nas características que coloquei acima pode ser uma opção.

Caso já exista algum tópico deste género peço desculpa e agradeço que me indiquem o mesmo.

Obrigado e boas pedaladas.
Rodas em carbono 700 euros e para esquecer!

Não há recomendações!!!

Rodas em carbono, recomendações aqui, só acima de 1500 euros!

Guarda o dinheiro!

Como comecas-te o tópico com "daquilo que tenho lido", se queres continuar com este assunto, do das "rodas em carbono para 700 euros", a única recomendação que te dou é que vás pedir ajuda ao sítio onde "tens lido" que nós aqui não damos para esse tipo de caridade!

Já se deu!!! E infelizmente, ninguém cá aprendeu nada! E não deu em nada!

Mas agora, felizmente, não damos! Agora aqui, não há pão para malucos!

Aqui hoje é sobre ciclismo e ciclismo de qualidade! E não de milagres!

Grande abraço...
 
#3
Boas Alberto, se reparares, quando utilizei essa expressão estava a referir-me ao aspecto "pneus vs tubulares".

Não me parece que esteja a pedir qualquer tipo de caridade, estou a pedir opiniões, e agradeço a tua.

Abraço.
 
#4
Boas Alberto, se reparares, quando utilizei essa expressão estava a referir-me ao aspecto "pneus vs tubulares".

Não me parece que esteja a pedir qualquer tipo de caridade, estou a pedir opiniões, e agradeço a tua.

Abraço.
Amigo o meu conselho?

Queres umas grandes rodas até 1000 euros??

É fácil!

Vais a garagem, olhas para a tua bicicleta!!!

Já tens!!!

Agora ir para carbono? Com 600 euros ou menos de 1000 a 1500 euros?

E deitar dinheiro ao lixo!

VAis ter pior do que o que tens!

E com uma pitada de azar, vais bater com a cara no chão! Para que? Para carbono? A troco de quê? De teres umas rodas constantemente a empenar? A partir raios? Com cubos de merda? Com pistas de travao que nem sequer existem? Arrebentam logo? Travam mal e porcamente?

O que que vai acontecer? Vais andar menos, muito mais devagar porque as rodas não são bem construídas, sem rigidez, sem estabilidade, vão andar a abanar por tudo o que é sítio, vais a meter power no chão e parece que estás a arrastar umas cestas de vime! e quando começares a apanhar sustos então é que é de vez!

E já agora mais importante, a altura de comprar umas rodas de carbono e agora? Querias as rodas agora? Neste tempo? Nesta altura com a offseason a porta? E que tu ias gastar dinheiro numas rodas de carbono? E mal gasto? Para que?

Eu não gosto de julgar ninguém! Nem te estou a julgar, estou-te a recomendar, porque me importo com o teu bem!!

No entanto, podia tirar 1001 ilações acerca da tua forma de estar na modalidade, ser completamente inadequada, apenas pelo teu primeiro post!

Agora o meu conselho já te dei!!

Mas era escusado!

Tem aqui muita informação acerca deste assunto! Conselhos bons! Não só meus como de outros!

Grande abraço...
 

Martins

Well-Known Member
#5
#6
Boas malta,

Decidi aceitar as vossas sugestões e acabei por ainda não fazer o upgrade. Entretanto neste momento estou decidido a comprar um segundo par de rodas para os treinos ao fim de semana e para as provas, mantendo as minhas Ksyrium de alumínio para o dia a dia.

Quanto mais leio mais indeciso fico mas penso que já consegui limitar a escolha a dois modelos:

1. Mavic Cosmic Pro Carbon Exalith - cerca de 1000€ já com pneus e pastilhas
2. ZIPP 302 Carbon - cerca de 1150€ mais pneus e pastilhas

Em vossa opinião as ZIPP valem a diferença de cerca de 250€, ou fico melhor com as Mavic?

Caso existam melhores opções nesta ordem de valores estou aberto a sugestões.

Obrigado :)
 
#7
Também ando no dilema de fazer o upgrade das rodas, tenho uma foil e sei que algumas rodas roçam no travão trazeiro, se alguém tiver um feedback sobre estas rodas agradeço
- RODAS FULCRUM SPEED 40C
- ZIPP 303 NSW Carbon Clincher
- Shimano Dura Ace WH-R9100-C40-CL
 

RTC

Administrator
Staff member
#10
Essa resposta era para mim ou para o mjalvorado? :p
Era para o @mjalvorado :)
Não tinha visto o teu post.

No teu caso, a escolha talvez pudesse recair para a Zipp. O não ter pneus e pastilhas não deve influenciar a decisão.
Porque:
Se os pneus da Mavic forem os da Mavic, esquece...
Quanto as rodas propriamente ditas, eu tenho Mavic. Já tive alguns pares de rodas Mavic mas de carbono só tenho as que tenho actualmente, que são umas Mavic Cosmic 40C.
Como rodas acho-as muito boas mas têm um problema crónico verificado em quase todos os modelos da Mavic com raios espalmaldos: os raios enferrujam com facilidade.
Não têm influência no desempenho mas acho vergonhoso como é que a Mavic ainda não resolveu este defeito, já tão conhecido.
De resto é como disse...como rodas (rigidez, comportamento a rolar, a subir e contra os ventos laterais) são 5 estrelas!
 
#11
Pois também já tinha ouvido dizer que os pneus da Mavic não são grande espingarda...

Refazendo então as contas fica assim:

Mavic: 1080€ prontas a rolar (com pneus continental)
ZIPP: 1270€ prontas a rolar (pneus continental e pastilhas black prince)

serão então cerca de 200€ de diferença, e ainda poderei tentar vender os pneus Mavic por uns 20 ou 30 paus. Quanto à questão da ferrugem, por acaso nunca tinha ouvido falar nesse "defeito". Aliás, tenho umas Ksyrium Elite já velhinhas (2011 acho eu) e estão impecáveis, são rodas de combate...

Talvez as Mavic sejam uma decisão mais racional, uma vez que tenho a certeza que o material é bastante fiável e aguenta muita pancada, para não falar na durabilidade da pista de travão.

Tenho a certeza que as ZIPP também deverão ser umas ótimas rodas e com aros de grande qualidade, mas 200€ ainda é bastante dinheiro. Fala-se muito na net sobre problemas com os cubos da ZIPP, isso é coisa do passado ou ainda se mantém nestes novos modelos?

Posto isto, a não ser que venham daí os especialistas na matéria dizer-me que as ZIPP são bastante superiores às Mavic, acho que me vou ficar por estas últimas, no entanto ainda tenho mais uns tempos para ir estudando o assunto e ficar ainda mais confuso ahahah :p
 

NULL

Well-Known Member
#13
Malta, e se metermos as Reynolds Assault ao barulho?

https://reynoldscycling.com/collections/all-roads/products/assault

Alguém com experiência com estas rodas?
Eu tenho umas mas mais antigas... Até hoje o único problema que me deram foi uma cabeça de um raio partida.

Ouvi há tempos alguém a dizer que teve um problema de sobreaquecimento a descer uma serra em que uma das rodas abriu... Eu já desci a mesma serra várias vezes e em dias muito quentes e nunca tive problemas.
 

DMA

Well-Known Member
#14
Também ando no dilema de fazer o upgrade das rodas, tenho uma foil e sei que algumas rodas roçam no travão trazeiro, se alguém tiver um feedback sobre estas rodas agradeço
- RODAS FULCRUM SPEED 40C
- ZIPP 303 NSW Carbon Clincher
- Shimano Dura Ace WH-R9100-C40-CL
Em relação às Shimano, ter em atenção algo que já discutimos anteriormente no fórum. Durante um tempo houve à venda versões C40 que não tinham 40mm de perfil. Os clientes ao receberem a mercadoria e ao fazerem as suas próprias medições, chegaram a conclusão que eram meras versões das antigas C35 com outros "autocolantes" ...

Não sei se entretanto a situação já foi "resolvida"; de qualquer forma já ficas informado.
 

DMA

Well-Known Member
#15
Boas malta,

Decidi aceitar as vossas sugestões e acabei por ainda não fazer o upgrade. Entretanto neste momento estou decidido a comprar um segundo par de rodas para os treinos ao fim de semana e para as provas, mantendo as minhas Ksyrium de alumínio para o dia a dia.

Quanto mais leio mais indeciso fico mas penso que já consegui limitar a escolha a dois modelos:

1. Mavic Cosmic Pro Carbon Exalith - cerca de 1000€ já com pneus e pastilhas
2. ZIPP 302 Carbon - cerca de 1150€ mais pneus e pastilhas

Em vossa opinião as ZIPP valem a diferença de cerca de 250€, ou fico melhor com as Mavic?

Caso existam melhores opções nesta ordem de valores estou aberto a sugestões.

Obrigado :)
As Mavic não são rodas com o aro em carbono. Possuem um aro em metal com o tal revestimento Exalith. O perfil em carbono é "colado" a esse aro.
As Zipp 302 não são o último grito ... largura interna de 16mm, o tipo de enraiamento, não são tão "gordas" na zona de transição para o pneu.
 

DMA

Well-Known Member
#16
Outra coisa:
As Cosmic Pro Carbon mudaram um bocado em termos de specs do modelo de 2017 (ou 2016, já não tenho a certeza???) para o modelo de 2018.
Por isso checa se não te querem despachar um "mono" ;)
 
#17
A comprar seria as de 2017, que penso serem iguais às atuais. Mas agora fiquei com a pulga por causa das Reynolds. São mais leves que a outras e tubeless ready. Sendo tubeless ready quer dizer que basta comprar uns pnes tubeless e líquido selante e estão prontas? E se furar, posso montar uma câmara de ar para desenrascar?

DMA, obviamente que não estamos aqui a falar do último grito, estamos a falar de rodas na casa dos 1.000€. Se quisesse ir para o topo da tecnologia tinha que subir a parada para os 2.000€, pelo menos, mas uma vez que não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, estou a procurar algo nesta ordem de valores, que penso já se conseguir arranjar alguma coisa de jeito.

Abraço
 

gfrmartins

Well-Known Member
#18
A comprar seria as de 2017, que penso serem iguais às atuais. Mas agora fiquei com a pulga por causa das Reynolds. São mais leves que a outras e tubeless ready. Sendo tubeless ready quer dizer que basta comprar uns pnes tubeless e líquido selante e estão prontas? E se furar, posso montar uma câmara de ar para desenrascar?

DMA, obviamente que não estamos aqui a falar do último grito, estamos a falar de rodas na casa dos 1.000€. Se quisesse ir para o topo da tecnologia tinha que subir a parada para os 2.000€, pelo menos, mas uma vez que não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, estou a procurar algo nesta ordem de valores, que penso já se conseguir arranjar alguma coisa de jeito.

Abraço
Sim, desde que traga o kit de Valvulas (em principio sim).

Se furares o objectivo é o liquido fazer o trabalho dele, podes ter que encher. Só tens que colocar uma camara de ar se o selante não conseguir mesmo selar o furo pelo tamanho, tens só que tirar a valvula e colocar a camara de ar.

Só uma nota, algumas combinações roda/pneu de tubeless é um filme conseguir colocar o pneu, é bom que tenhas uns bons desmontas e força nos braços para colocar uma camara à beira da estrada (não sei como são essas rodas)
 

Kongas

Active Member
#19
Também tenho andado de olho nas Mavic Cosmic Pro Carbon Exalith. Acho que é um conjunto muito equilibrado, e as pistas de travagem em aluminio dão outra tranquilidade. Consta que o exalith faz um bocado de chiadeira nos primeiros quilometros, enquanto os calços não acamam, mas a travagem é muito boa.

Tenho um conjunto de rodas em carbono montadas à mão (há um post no forum sobre isso), e têm sido excelentes, deu para ver as vantagens de ter umas rodas aero, e até hoje deram zero problemas. No entanto, principalmente nas descidas em dias quentes, tenho sempre presente que tenho que travar de determinada forma, para evitar o sobre aquecimento. Na minha opinião o maior problema nem é o aro delaminar, é as camaras de ar rebentarem com o aquecimento.

Quaisquer que sejam as rodas em carbono, a menos que se usem tubulares, há sempre a possibilidade de algo correr mal. É por isso que para ir descer a Torre num dia de Verão, ou fazer um granfondo, vai-se muito mais descansado com umas rodas com pistas em aluminio. É que até podemos ter noção de como travar com carbono, travagens fortes e de curta duração, mas vão lá fazer isso a descer uma estrada de montanha com trafego intenso e carros à vossa frente a 10 à hora, ou no meio de um pelotão de um granfondo, com grandes diferenças de andamento entre os presentes. Como disse, pessoalmente nunca tive problemas, mas um amigo que fez a Etape du Tour no ano passado viu inumeras situações de rebentamentos e li num site que o total de desistencias por problemas desse genero foi na ordem das várias dezenas. Ou seja, isto não é teoria, acontece mesmo.

Por tudo isto, as Mavic parecem-me uma excelente escolha. Para além das caracteristicas em termos de componentes, as pistas em aluminio trazem a enorme vantagem de poder descer descansado e disfrutar o momento. Se querem descer descansados com rodas em carbono então façam como os pros, usem tubulares.

No entanto, ainda não avancei para a compra por uma razão, se repararem a Mavic tem vindo progressivamente a introduzir a tecnologia UST (tubeless) na sua gama. As Cosmic Pro Carbon Exalith são das poucas que ainda não têm e devem levar o upgrade em 2018/19. Não sei se alguma vez me converterei aos tubeless, mas é bom ter a opção, e de origem virão com os pneus tubeless montados pelo que dá para testar e perceber se é um sistema a manter ou voltar ao pneu+camara de ar.