Percebo muito bem o que diz Jocas22, mas seria muito mais enriquecedor e ajudaria a comunidade de ToTós se desvendasse esse mistério todo, que não é assim tão misterioso...
Mas, por exemplo, comparar um carro de 3500cc para um de 1400cc, por norma, não é lá muito sensato nem equilibrado. Se andam os dois a 120km/h, concerteza, se têm pelo menos 4 rodas (o de 1400cc até pode ter 5 rodas, imagine só...) concerteza, se... se... se...
Um mecânico muito conceituado na competição automóvel nacional uma vez saiu-se com a seguinte expressão: "...um Renault, um Opel, um Fiat (gamas de entrada ou "baixa") são carros, um Mercedes, um BMW ou um AUDI (gamas superiores) são viaturas..."
Em suma, talvez o que se paga por um par de rodas "chinesas", ou não fossem praticamente todas Asiáticas, é que seja um roubo e faça dos "Chicos Espertos" verdadeiros Totós, porque olham para o lado e vêm que quem compra / usa ZIPP, CORIMA, REYNOLDS, LIGHTWEIGHT, EASTON, ROLF, VISION, FFWD, CAMPAGNOLO, MAVIC... (sem querer ser sectarista) desembolsou uma pipa de nota e eles, por quaisquer $400 (muitas vezes acrescidos de 250€ de custos alfandegários), fazem a mesma figura.
Se pensarem bem, as rodas mais caras não o serão assim tão caras face a tudo que as envolve: estudos, desenvolvimento e testes, padrões de qualidade e fiabilidade, garantias, etc, etc... As ditas "chinesas" é que, face a tudo a que não cumprem e não estão obrigadas, estarão muitíssimo inflacionadas...
Agora, se há mercado para tudo e todos, concerteza, assim o queiram e prefiram. Mas podem ser iguais, podem, no aspeto e a mais de 100m da vista e por quem não percebe minimamente!
Está aqui tudo:
Cumprimentos,