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Revisóes á máquina

fjota

Member
@Fjota, obrigado pelas tuas dicas.

Quanto aos cabos, também aprovo a qualidade dos sram, que era o que tinha e com milhares de km's sempre se portaram lindamente. Aliás, a transmissão que tenho estava a funcionar como um relógio com cerca de 25k km's, a troca prende-se apenas pela questão estética.

Ainda relativamente aos cabos, as manetes devem trazer (são novas), portanto serão os que vou utilizar.

Quanto à lubrificação, aí penso que estejas errado, penso que se lubrifica mesmo... Dentro das Bichas não apanha muito lixo. Pelo menos no local onde levo habitualmente, lubrificam... Mas gostava de ouvir mais opiniões...

Quanto ao corte das Bichas, também as que tenho foram cortadas por mim, e ficaram melhor (simétricas) que quando vinham de origem. Eu refiro-me (quando falo de regra) mais a deixar uma certa folga para o cabo não ficar a fazer curvas apertadas, mas de facto, a olho acho que deixarei aquilo no ponto.

O alicate é um bom assunto, eu tenho um de corte e se nas Bichas se porta bem, nos cabos a coisa fica um pouco esfarrapado. Não há problema na primeira montagem porque o corte será depois do cabo estar no sítio, mas se o tiver de tirar por algum motivo, ao passar aquilo na Bicha novamente, vai dar porcaria. Algum alicate aconselhável?

@Grouk, obrigado pelas tuas dicas. Fazer esse teste do comprimento das Bichas virando o guiador está nos meus planos.

Eu tambem fazia isso, lubrificava, mas já são 3 mecânicos a dizer o mesmo, que não se lubrifica, muito menos com oleo... e é certo que na estrada seja mais dificil de acontecer, mas no bTT até mete dó o lixo que lá para...se bem que os cabos ficam caucionados e até ferrugem ganha, mas isso devido a não ser aço-inox, mas se há lubrificação não uses do de corrrente será outro tipo de oleo, mais fino ou até mesmo silicone ou algo parecido.

Em relação ao comprimento das bichas, eu vi um video e lá explicava, principalmente na testa, por causa das viragens dda direcção. e atenção tambem ao ultimo bocado que liga ao desviador traseiro, é muitas vezes aí que há problemas porque o pessoal quer aquilo mais curto, e depois fica em esforço em algumas passagens.
 

Lyp

Active Member
Sim, o óleo deve ser mais fino. Parece-me bem dar-lhe alguma lubrificação, aquilo tudo seco não me convence. Posso estar errado, mas...

Tenho um óleo bem fino cá em casa, daquele que se usa em máquinas de costura... Vai levar umas gotinhas desse :)

@pratoni, o meu alicate não é específico para cabos e espirais... É um alicate de corte normal, daí os resultados não serem os melhores, apenas desenrasca. Terei que arranjar um específico.
 

grouk

Active Member
se não tiveres alicate de corte próprio para espirais o melhor, sei que vão achar maluco mas é uma rebarbadora com disco de corte fininho faz um corte limpo e não amassa a espira ao contrario do alicate
 

fjota

Member
Eu dou-lhe com spray de silicone. Na de BTT, nme oxidação nem problemas de emperrar, em 5000km feitos.

a oxidação acontece quando os cabos são fracos...daqueles vendidos em caixas de 100 ou lá que é...:)

Eu como disse não uso, como me foi aconselhado, a verdade é que as ''bichas'' têm aquele plastico interior que lhe permite deslizar melhor...mas passei varias vezes o wd40 e resultou bem, mas ao fim de algum tempo volta a prender, ou a ter mais dificuldade, e usei o silicone, mas entretanto mudei para os cabos melhores e aí é que se nota diferença.
No entanto acho que o silicone ou algo parecido não fará mal nenhum, a maneira de passar o oleo é que se deverá ter em conta, será mais passar direto no cabo, mas sem deixar ''a pingar'' :) será mais deitar o ''oleo'' num pano ou guardanado, e passar lá o cabo.


Lyp - o alicate servirá qualquer um, tem é que fazer um corte ''limpo'' o alicate de corte serve, mas tem é que cortar bem.
 
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