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Revisóes á máquina

meunickmp

Member
Penso que este tópico seja bem importante para esclarecer quais revisões que devemos fazer ás nossas meninas, e quando determinado componente deve ser trocado.
Eu próprio também gostava de saber quando se deve mudar a cablagem e a corrente de modo a evitar surpresas desagradáveis a meio de uma volta.
 

moina

New Member
Olá meunickmp

Vou aqui deixar a minha opinião
Eu tenho a minha fininha montada com Sram Red e até agora só mudei duas corrente que já tinha 5000km cada.
Normalmente eu costumo fazer assim: corrente de 5000km/5000km, afinação das mudanças e lubrificação todos os meses, revisão geral (abrir o pedaleiro e por massa, verificar os cubos e lubrificar, reapertar tudo, ect) 12 em 12 meses.
Mas isto depende muito da utilização de cada um, se andares sempre em padaleira grande tens um maior e mais rápido desgaste da corrente porque os elos andam sempre mais esticados. Quando vou ao mecanico afinar, peço sempre que meta o medidor na corrente para ver se já está no limite. Quanto à cablagem nunca mudei pois já tive outra fininha em que fiz 20000km e nunca foi necessário substituir.:eek::eek:
 

caetano

New Member
o que querem dizer com cabelagem?
a minha nao tem centralina,senao chipava-a;);) ainda é de carburador:D:D
 

nelson_r

New Member
A minha com 1 ano na minha mão, ou melhor, nas minhas pernas :) e alguns milhares já feitos ainda não levou nenhuma revisão especializada. Mantenho-a devidamente oleada e vou ouvindo todos os sons estranhos que ela vai fazendo e procuro acabar com eles.

As bicicletas de estrada não precisam de grandes preocupações, digou eu.
 

fogueteiro

Active Member
Nem por acaso. Ontem fui substituír a corrente. Perguntei ao Sr. Alberto Silva que tipo de cuidados deverei ter.

Resposta dele: Tudo depende de muitos factores. A forma de pedalar, as estradas por onde circulamos, a qualidade do material, o nosso cuidado, etc, etc, etc.

Quanto à corrente a resposta dele vai no sentido que o ideal seria mudar de 3000 a 3500 kms e o que for acima será um bónus para quem tem ciudados(limpeza e lubrificação).

Quanto ao resto uma revisão anual resolve o problema.
 

rjcm78

Member
Eu quanto á afinação de mudanças, travões, etc faço quando necessário. Quanto á pedaleiro e cubos das rodas por enquanto levo anualmente a alguém de confiança.
Correntes - comprei um medidor que custou cerca de 3-4 € e verifico eu mesmo. Quando necessário troco. Cassetes também mudo eu.
Tenho é o cuidado de manter sempre a máquina limpa
 
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caetano

New Member
onde posso encontrar um medidor para a corrente?
como veiem o desgaste da corrente?
acho que nunca vi um aparelho desses,ou é tipo como na mecanica um "palpa folgas"?
 

duchene

Well-Known Member
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O mais básico, mas nem por isso menos eficaz é este da parktool e outros similares.

A parte curva encaixa no pino da corrente e quando a ponta oposta pousa na corrente, se cair dentro do elo, a corrente está folgada demais. Se ficar acima, a corrente ainda está boa.

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Nesta imagem, a ponta de medida encaixou na corrente, por isso estaria na hora de trocar.

Tem duas faces para que se possa medir 0.75% e 1% de folga, sendo que eu pessoalmente mudo sempre as minhas antes dos 0,75%.
 

Burning Dogma

New Member
Esses medidores não funcionam em correntes Campagnolo porque a corrente alonga muito pouco mas o desgaste nos roletes está lá. Isto faz com que a corrente já possa ter muitos kms e já estar com bastante desgaste mas a ferramenta diz-nos que ainda está quase como nova porque alongou muito pouco. Eu infelizmente comprei uma ferramenta dessas antes de saber isso, agora tenho-a a apanhar pó. Mudo as correntes pelos kms: 3500 a 1ª, mais 3500 a 2ª e depois a 3ª faz alguns 6000/7000 até acabar de gastar a cassete. Depois muda-se tudo.

Mas para correntes Shimano e Sram que alongam mais rapidamente é uma excelente maneira de medir o desgaste.
 

pedrofeijo

New Member
Eu cá vou tendo mais atenção nas revisões à transmissão:corrente,cassete e pratos.Procuro mantê-los limpos o mais possível ,bem como lubrificá-los, pois acabarão sempre por durar mais tempo.Tenho igualmente o cuidado de lubrificar ,o quanto baste os cabos,de forma a prevenir o desgaste.Quanto ao restante ,mais ou menos uma vez por mês procuro lubrificar com massa ou óleo outros componentes:espigão do guiador e selim,carris do selim,etc.Porém por experiência não mexo aonde não percebo.E caso apareça um daqueles barulhos estranhos,na pedaleira ou caixa de direcção ,levo a fininha à oficina.
 

meunickmp

Member
Costumo usar wet lub da motorex para lubrificar a corrente, mas passado pouco tempo a transmissão fica com um aspecto besuntado.
Existe algum lub que mantenha a transmissão com um aspecto clean?
 

pedrofeijo

New Member
Como faço muito rolo , o suor acaba por infiltrar-se em alguns componentes.Pelo de tempos em tempos limpo e lubrifico alguns componentes.Tais como os carris do selim ,espigão do selim,guiador ,etc.De forma a evitar futuros problemas com a oxidação de alguns componentes de alumínio,ou outro metal .
 

meunickmp

Member
Como a bike fez um ano, levei-a para fazer uma revisão mais séria.
Mudaram a caixa de direcção, lubrificaram eixo pedaleiro e cubos, e mudaram corrente.
A bike ficou afinadinha que nem um relógio.
 

pedrofeijo

New Member
Há um tipo de óleo, apelidado de "seco" ou "dry lube"que é à base de Teflon ,basta por umas gotitas .Assim já não ficas com a corrente besuntada,eu uso o da Motorex.
 
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Lyp

Active Member
Ora, mais um desenterro.

Vou mudar as manetes da bike, e pretendo lubrificar os novos cabos. Com que lubrificante fazem isso habitualmente? O óleo utilizado na corrente aprovará, ou há algo mais específico? Já utilizei o óleo da corrente para o efeito, e funcionou bem... Mas queria saber o que é mais correcto utilizar.

Já agora, e como vou passar de manetes 105 5600 para 105 5700, ambos os cabos passarão por dentro da fita. Estou com algumas dúvidas relativamente ao comprimento que as bichas devem ter. Costuma ser "rigorosamente a olho" :) de forma a ficar simétrico, ou há alguma "regra" para se achar a medida correcta da bicha?

Grato pela ajuda:)
 

fjota

Member
Boas

O que ouvi é que não se deve usar lubrificante nos cabos, porque isso faz com que sujidade se vá lá ''agarrar'', se pensares como fica a corrente com o oleo facilmente se entende, por isso oleo de corrente fora de questão, julgo eu...
Se vais trocar de manetes o melhor ser´trocar os cabos, eu uso cabos da ''sram'' que são em aço inox custam 3€, nota-se a diferença quer nas passagens quer na qualidade mesmo depois de meses de uso, estão como no 1º dia, não há ferrugem nem nada lá colado, isto sim faz a diferença.
A medida dos cabos, o melhor é ter tudo inteiro (as bichas) e cortar à medida, eu tenho os 2 sistemas e fui eu que instalei, e será então mais a ''olho'' e cortado à medida.
Se fores tua a fazer isso, convem ter um alicate de corte que faça um serviço ''limpo'' e à 1ª, e depois alargar um pouco a entrada e saida para o cabo passar bem.
Não sei se há maneira de achar a medida correta, mas isso tambem dependeria de varias coisas, guiadores 40/42/44...tamanhos de quadro...por isso acho que não há, e sinceramente estar a fazer contas quando isso a olho se faz bem...podes deixar uma folga ao cortar e no fim acertar, tenta ver um video ajuda sempre.
 

grouk

Active Member
eu quando troquei as minhas consegui aproveitar as espirais antigas, o truque é medir varias vezes e cortar so uma, vai tentando diversos tipos de passagem segura com fita cola e experimenta sempre o guiador a ver se nao estica as espirais
 

Lyp

Active Member
@Fjota, obrigado pelas tuas dicas.

Quanto aos cabos, também aprovo a qualidade dos sram, que era o que tinha e com milhares de km's sempre se portaram lindamente. Aliás, a transmissão que tenho estava a funcionar como um relógio com cerca de 25k km's, a troca prende-se apenas pela questão estética.

Ainda relativamente aos cabos, as manetes devem trazer (são novas), portanto serão os que vou utilizar.

Quanto à lubrificação, aí penso que estejas errado, penso que se lubrifica mesmo... Dentro das Bichas não apanha muito lixo. Pelo menos no local onde levo habitualmente, lubrificam... Mas gostava de ouvir mais opiniões...

Quanto ao corte das Bichas, também as que tenho foram cortadas por mim, e ficaram melhor (simétricas) que quando vinham de origem. Eu refiro-me (quando falo de regra) mais a deixar uma certa folga para o cabo não ficar a fazer curvas apertadas, mas de facto, a olho acho que deixarei aquilo no ponto.

O alicate é um bom assunto, eu tenho um de corte e se nas Bichas se porta bem, nos cabos a coisa fica um pouco esfarrapado. Não há problema na primeira montagem porque o corte será depois do cabo estar no sítio, mas se o tiver de tirar por algum motivo, ao passar aquilo na Bicha novamente, vai dar porcaria. Algum alicate aconselhável?

@Grouk, obrigado pelas tuas dicas. Fazer esse teste do comprimento das Bichas virando o guiador está nos meus planos.
 

pratoni

Well-Known Member
qual é o alicate que tens?

Eu tenho um da BBB e estou satisfeito, podes sempre ir para os da parktool e afins mas a Pro acho que também tem uns bons...
 
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