• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

JPLopes_73

Well-Known Member
Não assinaste?? E agora...foi para o galheiro!!!!! Tanto esforço para nada.

Fora de brincadeiras, não te preocupes, mas sim deves assinar o passaporte assim que o recebes.

No big deal ... pelos vistos de 200km vão ser 4 ou 5 ... alguma delas se deve aproveitar ;)

Para Sabado ... alerta laranja ... ventos f_f_f_f_f ... depois dizem-me o que pensam ... mas a esta distância ... é para ir observando ... pouca chuva ... mas levanta-se o vento a meio do dia
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O que vale ... no regresso aos carros o vento ajuda ... e mais na costa ... que ainda aperta mais ...

Provavelmente pode mesmo vir a ser um dos Brevet do ano ... pelas memórias que deixará ...

A Primavera ... é mesmo assim ... :D
 

Skyforger

Active Member
No big deal ... pelos vistos de 200km vão ser 4 ou 5 ... alguma delas se deve aproveitar ;)

Para Sabado ... alerta laranja ... ventos f_f_f_f_f ... depois dizem-me o que pensam ... mas a esta distância ... é para ir observando ... pouca chuva ... mas levanta-se o vento a meio do dia
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O que vale ... no regresso aos carros o vento ajuda ... e mais na costa ... que ainda aperta mais ...

Provavelmente pode mesmo vir a ser um dos Brevet do ano ... pelas memórias que deixará ...

A Primavera ... é mesmo assim ... :D

Também andei esta manhã de volta das previsões meteorológicas e não fiquei muito agradado...para ir acompanhando...:rolleyes: Há sempre um plano B...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Também andei esta manhã de volta das previsões meteorológicas e não fiquei muito agradado...para ir acompanhando...:rolleyes: Há sempre um plano B...

Boas Ricardo

plano B ... nos Brevets ... só se for na sua extensão temporal ... entre o intrevalo 15-30 km/h ... e não se pode dizer a flexibilidade não seja grande.

Ainda é cedo para definir a solução final ... para acompanhar!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

previsão primaveril para sabado ... já deixa vários de asa aberta (termo de caça) ...

É só mais um dia de primavera ... e a chuva terá de cair se assim tiver de ser ... sabado passado levei com ela ... e não morri. Foi a primeira vez que vi alguém deitar a toalha ao chão por hipotermia ... por isso ... ao menos uma muda de roupa ...

Pelo que tive a observar o pico do dia 87.50 km atinge-se facilmente antes de meio dia ... depois a previsão para o picoto da texugueira ... deixa prever a humidade muito proxima dos 100% ...

Depois o regresso será mais ou menos transviado ao vento SW rodando para W ... ao fim do dia ... mas ao meio dia 40km/h rajadas 55km/h ... chamam-lhe Brisa forte de SW :cool:

Eu irei ... e quem quiser pode vir na roda ... o que me condiciona mais são os 103km de BTT do dia anterior ... que por tradição são todas as 6ª feiras santas ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia,
actualização da informação meteorologica ... chuvinha ao fim do dia ... não querem molhar a "mise" despachem-se ...

penso que impondo um ritmo leve de 24/25 km/h ... conseguimos estar 2 horas a almoçar e chegar antes das 18:00 :eek:

A única divergência desde ontem pico do vento mais tardio SW ainda assim mas já vai com 39/64 às 17:00 ... e a essa hora vem a "ajudar-nos" ... parcialmente ... a sair para a berma :p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia a todos,

Alguém de vocês que vai fazer o BRM no próximo sábado elaborou um track do percurso?

Boas Valter

eu fiz o trajecto ... mas depois saquei-o ... com umas dikas de hacker recebidas ...
Serve-te ... https://www.strava.com/routes/4114050

Se optares pelo print tens a cue sheet em english ... ou nas tuas definições strava

https://www.strava.com/routes/4114050/cue_sheet

Pedi a alguém que o confirmasse e responderam-me que estava tudo bem. Se quiseres o GPX/TCX manda e-mail para jpaulolopes@gmail.com
Vai ser um dia diferente ... de humidade QB e vento moderado ...
Abraço e até Sabado.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

amigos, admiro, MUITO, essa vossa "garra"..... não há cá pingas que vos melindre. :D

Por acaso, este, nunca esteve nos meus planos! Bom passeio... venham lá as fotos de rescaldo.
Relativamente ao vídeo, está muito bom! Mas eu cá, gosto muito de guardar a distancia de segurança (que medo). :p

BIG abraço, e boa pascoa. ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Lopes

O track basta e já consegui sacar pelo link que me mandaste. Obrigado e até sábado!

Boas,
Valter e outros interessados ... ontem no 3º brevet que fiz ... descobri que há forma de tramar os gajos que não se guiam pela cue sheet ... o que diga-se de passagem não chega a ser perfeitamente aveitavel. Mas enfim ... como se sabe há questões internas mais importantes que interessa mais discutir.

A todos os que apanharam o meu track ... apenas copiei pelo mapa apresentado ... e detectei pelo menos 3 trilhos surpresa em sterrato ... perfeitamente escusados.

Fiz o 1º junto à linha férrea em São Martinho do Porto ... valeu uma demora que levou 10 minutos a recuperar o pelotão ... mais à frente antes de Obidos nova brincadeira ... mas aí aceitei o conselho do pessoal que ia pela cue sheet.

Para apimentar a situação ... sentania SW cada vez mais forte ao longo do dia ... chuvinha depois de descer ... que depois passou a chuva a sério (fora das previsões) e cheguei de noite ... os ultimos 25km da serra da pescaria à burinhosa foram com luz artificial.

Foi mais uma aventura no limite para tentar subir a distância. Parece que o alto barroso vem recheado de muitas subidas ... bom treino para futuras aventura.

Fiquei decepcionado com algumas coisas ... mas a seu devido espaço serão tratadas. Não serve o forum para tratar assuntos dessa comunidade ... que se quer cada vez mais fechada, e começo a ter dúvidas se vale a pena tentar entrar ...

Concluído o brevet com esforço e dedicação pessoal ... agradeço à companhia do zé carlos ... que apesar de tudo esteve quase sempre na altura que era preciso resolver mais um problema. Só não mete os pneus em qualquer piso ...

À partida fazia-se sentir a preocupação dos inscritos ... ao longo do dia confirmou-se a razão para preocupação. Cada um faz o que pode ...

Pena tive que não se conseguisse trazer na roda o André e o Valter ... e espero que o restante pessoal tenha acabado dentro do tempo e nas condições possiveis para todos ...

Boa primavera e Até Breve(t)
 

ruirpr

Member
Olá!
Vou tentar responder de forma clara e precisa de modo a não deixar dúvidas.
1. O único bocadinho de terra estava assinalado na cuesheet com o texto 'Para estrada de gravilha'
2. Nos brevets em que não é disponibilizado ficheiro GPS, cada um é responsável por garantir que o ficheiro que usa é fiável, se escolher usar o aparelho para se guiar. Se usarem um ou outro truque para sacar o ficheiro do sítio web não é garantido que esteja 100% correcto. Muitas vezes o percurso é preparado com vários meses de antecipação e o mapa é só um esboço. Por precaução e a pensar no pessoal mais esperto, foi colocado no sítio web o ficheiro GPX 100% correcto, durante a semana anterior ao brevet.
3. A preparação para um brevet não pode passar apenas por copiar&colar um ficheiro: alguns randonneurs desenharam o seu percurso curva a curva, estudando o percurso e preparando-se para o dia de pedalada. Esse é o objectivo maior da não disponibilização do ficheiro. Pedalei com pessoas que tinham o percurso completamente correcto e eu/nós não o fornecemos a ninguém. Também pedalei com pessoas que nem GPS tinham e não se perderam.
4. As pessoas que se tem perdido nos brevets são, regra geral, as que usam GPS.
5. Não existem pelotões. Vale tanto o que chega em 8 horas como o que chega em 12. A única recompensa é pessoal.

Entendo que este tipo de ciclismo e algumas condicionantes assustem um bocadinho. Mas fazer brevets, ser um randonneur não é coisa de um fim de semana. Nem dois. É coisa de uma vida. É preciso garra, paixão, uma consciência das coisas que nos rodeiam, de onde estamos e para onde vamos. É preciso saber pedalar 10 horas sozinho com a mesma confiança do princípio ao fim. Quem diz 10, diz 20. Ser randonneur é saber bebericar a vida bocadinho a bocadinho.

Para variar, experimentem deixar o GPS em casa, percam-se e sejam felizes.
 

iMiguel

Active Member
Eu espero fazer a minha "estreia" nos brevet já no próximo em Évora, no entanto tenho receio de uma coisa (penso que seja comum para quem é novo nestas andanças): O que fazer quando desistimos? A quem vamos recorrer se estamos sozinhos? Falo sozinhos no sentido em que estamos longe de casa, não temos familiares para nos ir buscar e estamos longe do nosso carro que, estara estacionado na partida do brevet. O que se faz nesta situação? São estas perguntas que me deixam um pouco pensativo na participação nos brevet.

Sei que os randonneurs tÊm uma filosofia e o modo de pedalar é diferente do modo como conhecemos (provas, passeios, etc) pelo que pedalar tantas horas em solitário pode, para algumas pessoas, ser motivo de deixar o pé atrás, mesmo identificando-se como randonneur
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Para variar, experimentem deixar o GPS em casa, percam-se e sejam felizes.

Bom dia Rui ...

como já tive oportunidade de o fazer repito a saudação pelo trajecto "partilhado" ... sem comentar mais detalhes ... foi uma experiência nova ... ou talvez parcialmente nova ... passarei a dar atenção aos pormenores ... e a ajustar o andamento à roda dos randonneurs mais experientes ...

Nada contra fenomenos de "Sterrato" nada contra divergências entre cue sheets e trajecto nos mapas ... até porque dessas já se vão fazer mais 2 ou 3 este ano. Vou-lhe chamar "ABRE OS OLHOS" ... opa ...

Percebo que o desafio seja pessoal e que as condicionantes sejam genéricas ( eu fiz aquele troço de sterrato até ao Forte ... não assinalado no percurso. Subi por uma desci por outra ... e percebi a razão de ser da pergunta! Como dizem alguns amigos ... não me inibo de passar por cima de qualquer folha ou parra ... e se percebo que é por ali ... então vou ...

A cue sheet destrui-se no bolso com a humidade ... bem que devia ter implementado o procedimento do Experiente Jacinto Oliveira

Agora noto ... que há pessoas e só lhe vou aplicar esse titulo ... que descuram a ajuda aos outros participantes. E isso foi fortemente evidenciado neste brevet. Nada contra ... mas por vezes basta uma palavra, uma indicação, uma pequena ajuda ... para não deixar entrar em devaneios desnecessários.

Senão estamos numa actividade Challenge o que em minha opinião supera em muito a razão de ser de partilha e ajuda entre iguais.

A menos que haja pessoas mais iguais do que outras ... mas não quero entrar em divergências por temas banais!

@Imiguel

espero estar em Évora ... conheço "razoavelmente" e não me importo nada de partilhar a experiência com quem começa. Vou para o 4º ... mas para mim na vida todos os dias são como se o momento fosse único e devesse ser feito dessa forma. Primeira e única cacetada que levas da minha parte: Não comeces logo a falar de desistência. Se já desisti? Já, em algum momento na vida ... tive de o fazer ... mas ainda cá estou e tento perceber de que forma devo replicar em situação idêntica para não ter o mesmo desfecho.
Para ti e para quem se aplique ... faz o percurso ... de uma só vez ... e assim saberás que pelo menos és capaz de o repetir! Se precisares de ajuda com o track em envio! Manda-me e-mail ... jpaulolopes@gmail.com ...

Para todos ... não há dias iguais ... quando muito podem ser parecidos ... e sabado foi um dia desafiante ... em que tive de baixar algumas guardas para chegar ao fim.

Uma observação ... apenas ... os dejectos animais no parque de estacionamento marcaram-me ... pelo menos no processo de limpeza.

Partilhei apenas uma frase do Rui ... porque concordo plenamente. Do resto, retiro ensinamentos!
 

iMiguel

Active Member
JPLopes_73
O falar em desistir não é o desistir sem tentar, mas sim por algum problema tivermos que desistir. Imagina que por algum motivo a corrente parte, ou temos uma serie de furos que não conseguimos já remendar com as ferramentas que levamos e com isto, estamos +/- a meio do percurso. Neste cenário como proceder? Eu pretendo ir ao de Évora, mas confesso que tenho algum receio de ir pedalar e ficar a pedalar no "vazio". Eu sou alentejano e pedalo 80-90% sozinho e sei o que custa pedalar em pleno alentejo, sem ver viva alma, com um silencio estrondecedor!

Há algum "rabisco" do track para Évora? Ou o que está disponivel na plataforma/site é um ponto de partida para se estudar?

Ou seja, a vontade de participar é mais que muita, identifico-me com a filosofia de randonneur (tive a felicidade de ter bons mentores no ciclismo que me passaram os valores de pedalar por belo prazer em vez de competições parvas), mas há questões que me deixam pensativo e a colocar a participação em causa.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Pois é, este não foi fácil, nunca o é mas por vezes teimamos em facilitar nas tarefas básicas e depois...depois temos que aceitar a realidade e viver com ela, mas ainda assim diverti-me imenso!!! e isso é o mais importante.

Contextualizando, mais uma vez este ano (e não volta a acontecer) não fiz planeamento, não olhei o mapa (fui daqueles que carreguei o track ás 3h da manhã), não olhei para a metereologia (fui trocando umas mensagens com um amigo que me dizia que iam ser só aguaceiros...), não levei guarda-lamas ("Vão ser só aguaceiros, nem chuva fraca sequer.."), por isso juntando tudo, perfeito não podia ser (nunca o é), mas a verdade é que ainda assim, e isto depende do ponto de vista como é óbvio, foi muito interessante e agradável do ponto de vista social.

Deixo-vos algumas fotos, e aproveito para agradecer ao Ricardo e ao José Mota a paciência de me (nos) aturar em momentos verdadeiramente hilariantes que acho que contados ninguém acredita. Venha o próxima de preferência sem chuva que esta já (não) foi.

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Esta não podia faltar. Tão perto, e tão longe


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Obrigadinha Lopes!! (Estou a brincar contigo...)

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Estava na hora de avaliar os danos.

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O Ricardo foi das poucas pessoas sensatas...

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E foi mais ou menos assim que terminamos.

Venha o próximo. Até breve(t)
 

vhugocosta

Well-Known Member
JPLopes_73
O falar em desistir não é o desistir sem tentar, mas sim por algum problema tivermos que desistir. Imagina que por algum motivo a corrente parte, ou temos uma serie de furos que não conseguimos já remendar com as ferramentas que levamos e com isto, estamos +/- a meio do percurso. Neste cenário como proceder? Eu pretendo ir ao de Évora, mas confesso que tenho algum receio de ir pedalar e ficar a pedalar no "vazio". Eu sou alentejano e pedalo 80-90% sozinho e sei o que custa pedalar em pleno alentejo, sem ver viva alma, com um silencio estrondecedor!

Há algum "rabisco" do track para Évora? Ou o que está disponivel na plataforma/site é um ponto de partida para se estudar?

Ou seja, a vontade de participar é mais que muita, identifico-me com a filosofia de randonneur (tive a felicidade de ter bons mentores no ciclismo que me passaram os valores de pedalar por belo prazer em vez de competições parvas), mas há questões que me deixam pensativo e a colocar a participação em causa.

Olá, pois nem de propósito essa pergunta, veio na altura certa, e portanto vou deixar te a minha opinião.

Deves estudar o percurso e elaborar as "rotas de fuga" no caso de ser necessário, ou seja prepara um plano B embora não penses nisso, e principalmente não deixes que isso seja uma condicionante á tua participação. Deves ter consciência que isso pode passar e deves estar preparado para tal. Vou deixar-te as soluções mais usuais nestes casos:

- Se fores com um amigo, o teu amigo segue até ao final, tu encostas num tasco qualquer comes, atualizas o feed do teu Facebook e esperas que ele te venha buscar.
- Ligas á tua mulher/companheira/namorada/amante/familiar/amigo para te ir buscar
- Apanhas um comboio, taxi, boleia..etc os principais numeros de contacto estão no dossier que é enviado uma semana antes.
- Tentas ir até á povoação mais próxima, e tentas resolver o teu problema. Compras uma corrente, um pneu, um cabo..o que seja!

Em qualquer um dos casos deves sempre, mas sempre avisar a organização. A organização não tem a obrigação de te ir buscar, mas certamente que fará tudo para te ajudar dentro das possibilidades, mas lá está não contes com isso.
 
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