• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

grouk

Active Member
essa bike tem pormenores deliciosos como o suporte de raios na escora traseira e a passagem do cabo do travão da frente
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia
tudo pronto ... refelctores a dar com um pau CHECKED! ... luzes CHECKED! ... Colete CHECKED! ... bike ... almots CHECKED!

Esta semana troca-se corrente ... calços de travagem ( ou talvez não )

O novo 25mm cumpriu a encomenda da estreia ...:eek:

E o sabado é daqui a 5 dias ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
amigo Lopes, trocar de corrente nas vésperas de um evento destes, pode não ser a melhor opção. Convém confirmar o real desgaste existente na corrente velha.

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
amigo Lopes, trocar de corrente nas vésperas de um evento destes, pode não ser a melhor opção. Convém confirmar o real desgaste existente na corrente velha.

Abraço

Boas Fernando,

obvio que sim ... por isso mesmo vai ser trocada já hoje ... e testada ... está desajustada ... volta-se a colocar a antiga ... pelo menos para sabado. Mas entre 1.0 e 0.75 ... deve estar na altura optima de troca ;)
 

Medroso#78

Active Member
O medidor na escala 0,75, tem que entrar "justinho"! Entrando "folgado", já haverá ruídos/stresses a "acamar". De qualquer forma, nada como um teste. ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Feito e pago! Só falta chegar o dia 21 Maio para o brevet de évora

Boas @iMiguel
provavelmente estarei presente nesse Brevet ... mas a agenda anda tão apertada ... que vamos ver se chega par tudo ...
Ainda hoje tive de estar em Coimbra e Leiria ao mesmo tempo ... com evidentes economia de recursos ... portagens, gasoleos, tempo ... vamos ver se consigo arranjar mais formas de me duplicar ...

Assim estarei (fisicamente) no brevet e talvez em tele_conferência para outro qualquer local ...

Está quase ... em pouco mais de 58 horas o Brevet "L'antique_200" arranca ...

Estive há pouco em Riachos ...

Abraço

JPLopes
 

iMiguel

Active Member
JPLopes_73 era porreiro estares presente, ficava a conhecer pessoalmente os membros aqui do forum.

Eu nunca participei em nada do genero, nem em provas de estrada, mas nada que não se faça. Quando precisar de ajuda colocarei as duvidas aqui no forum
 

vhugocosta

Well-Known Member
Há uns dias que tenho esta duvida e ando para colocar neste espaço, não faço ideia se alguma vez arriscarei numa aventura destas mas se o fizer tenho uma duvida e gostava de perguntar aos mais experientes concretamente ao Valter ou ao André, nos eventos em que participaram certamente que havia alguém com DI2 ou EPS, muito provavelmente no PBP o Valter deve ter visto cubos Alfine com DI2, como o pessoal das longas distancias é por norma super precavido e cauteloso sabem me dizer se levam o carregador do DI2. Eu sei que a bateria dura para mais de 3000km mas nunca se sabe… alem de que há uma forma de a bateria se esvaziar muito facilmente que é com a bike parada tirar ou meter mudanças no desviador de trás e o desviador fica permanentemente em esforço e esgota muito rapidamente a bateria.
Outra coisa é que por mais que eu confie no sistema não sei se ia descansado para ir fazer 1000kms sem o carregador

A tua pergunta é muito boa, é uma discussão muito interessante e porque acho que não vai morrer em dois ou três respostas, demorei um pouco mais a responder, mas aqui vai a minha opinião:

Achei curioso perguntares isso, pois lembrei me de um video (de 2014 se não estou enganado) do Damon Peacock em que entrevistava um Sueco (?!?) num brevet em Inglaterra que levava uma quadro Ti, com Di2 e que teve imensos problemas com o DI2 e com o GARMIN em que quase lhe arruinava o brevet, em que no final da conversa lhe dizia mais ou menos isto: Depreendo que daqui para frente te vais tornar cliente da Campagnolo e da TomTom...

Da minha experiência como Randonneur seja na realização de brevets em diferentes comunidades como através de filmes, relatos, foruns e reportagens, normais pelo meu interesse pessoal sobre a modalidade, já vi um pouco de tudo, mas vamos pegar no PBP que sem dúvida é uma montra do mundo.

Eu acho que nos ultimos dois, três anos com o crescimento brutal de participantes em brevet's, levou a que houvesse uma mudança no que era usual ou normal para este tipo de jornadas, ou que se poderia considerar como tipico equipamento para um Randonneur, levando a uma maior sofisticação ou talvez uma abordagem diferente. A visão simplista, conservadora relativamente aos Randonneurs não é de todo errada, embora eu gosto mais de substituir pelo termo fiabilidade e/ou praticidade, e nesse ponto de vista como é óbvio certas inovações que foram lançadas recentemente não terão qualquer uso nesta modalidade, nem esperaria de fosse de outra forma.

O equipamento vai sempre depender do ciclista e da abordagem que ele vai fazer ao brevet, se por um lado temos os conservadores em que qualquer coisa serve, desde que tenha pedais e não falhe, em contraponto temos um grupo que já foi pequeno mas que hoje em dia já tem alguma notoriedade, em que fazer em determinado tempo obriga a que as escolhas de material dependam disso.

Quanto ao primeiro grupo acho que não vale a pena estar a falar muito, são os conservadores, os puristas, aqueles que tem o "cavalo" deles á anos e nem sequer equacionam em mudar, geralmente bicicletas clássicas (geometrias e componentes) em que o mais importante é a fiabilidade.

No outro lado temos o pessoal mais inovador, uma nova leva de pessoas que passou a conhecer a comunidade recentemente (no qual me incluo) e está completamente viciada em mais, mais km, e ainda dentro deste grupo existem aqueles que querem mais kms em menos tempo, e para isso há que fazer concessões. Esse é o grupo em que uma CARRADICE não serve, tem de ser uma APIDURA, um suporte de panniers é impensável, primeiro o peso desnecessário acrescido da impossibilidade dos quadros sequer estarem aptos para esses suportes. Sejamos razoáveis, se fizeres um brevet de 600k em 25h ou menos também não precisas de levar muita coisa, certo?

Esse grupo geralmente equipa-se com muiiiito boas bicicletas que encontras em qualquer Grandfondo ou outro evento similar, e é aí que encontras os DI2 e similares, rodas de alto perfil, HED, MAVIC, ENVE, etc...luzes super sofisticadas, equipamentos (roupa) do melhor porque assim precisam de levar poucas reservas/mudas, resumindo é uma "raça" á parte. Depois existem todos os outros, tal como eu me incluo, em que cada tem o que pode ter, ou quer ter em alguns casos, material corrente, fiavel (em principio) mas sem grandes preocupações se devo ou não levar mais um casaco ou um par de meias só porque vai pesar mais, pessoas que só tem uma bicicleta e que tem de ser para tudo, seja um brevet de 600k como uma volta ao inicio do dia de 25/30k.

Quem está certo? Todos, cada um há sua maneira, é certo que pessoalmente e imagino que a grande maioria não se consegue imaginar a fazer um brevet numa bicicleta clássica com material de epoca, daí a minha escolha em material que de certa forma pode otimizar o meu andamento, mas que esteja bem provado.

Por isso e respondendo diretamente á tua pergunta, sim, vê-se muita gente com esse tipo de bicicletas, aqui em Portugal como somos uma meia dúzia não somos sequer referência, mas lá fora em outras comunidades é normalissimo; especificamente Alfine + DI2 desconheço por completo, e mesmo cubos internos não reparei que houvesse uma quantidade que me chamasse á atenção no PBP, mas também eram mais de 6000 bicicletas... os cubos de mudanças internas STURMEY-ARCHER/SRAM/ALFINE/NEXUS/ROLHOFF etc, uns mais, outros menos, sofrem de um problema que se chama fricção. Só posso falar dos NEXUS, STURMEY-ARCHER/SRAM que foram os que experimentei, e posso dizer te que se nota e bem, agora, é possivel viver com isso? Claro que sim, mas não vejo grande necessidade ou utilidade para este tipo de eventos. Esse tipo de mudanças são mais usados pelos verdadeiros cicloturistas em que aí sim a fiabilidade é muito importante, até porque hoje em dia no mercado a grande maioria do material sempre que prestada a devida atenção e respectivos cuidados aguenta-se muito bem.

Terminado, sim a grande maioria deste pessoal é precavido (material), e isso significa na realidade coisas muito simples e acessiveis a qualquer pessoa mesmo não participando num brevet seja que distancia for:

- Camara de ar (2) + remendos;
- Canivete Multi-funções
- Desmonta correntes + elos rápidos (2)
- Lubrificante para a corrente
- Cabo de travão e de mudanças; Não é tão fora do comum isso acontecer como pode parecer. Por duas vezes me arrebentaram os cabos, uma vez atrás no meu primeiro brevet de 600k e mais recentemente no noturno de 200k em Vila Franca
- Luvas descartáveis
- Ter o minimo de conhecimento de mecanica..por favor, hoje em dia quem se mete nisto tem de saber mais um bocado que o básico. Depois queixam-se que ninguem os ajudou, claro, vou estar a comprometer o MEU brevet por uma facilitismo de outro?
- Nas luzes traseiras usar as que usem pilhas CR32 (Bolacha) porque são fáceis de transportar, ou AA porque encontras em qq sitio á venda, ou levas contigo uma pack de casa.
- Á frente dinamo é a melhor opção, senão o que for melhor
- Luzes de reserva? sempre, nem que seja daquelas de LED's, mas sempre um jogo extra.

Para os maiores, aqueles grandes mesmo, para além do GPS levei um ciclocomputador tradicional e claro saber ler um road-book!

Como vês é simples!

Fernando

Olhe que não...olhe que não...Já dizia o Alvaro Cunhal.

Esse é um dos mitos relativamente ao Randonneurs. É claro que como em tudo existem os puristas, os extravagantes, os "normais", os inconformados! Basta ver nas fotos por exemplo do brevet do ano passado do Alto Minho para se perceber que existe de tudo, aço, carbono, titanio, novas, velhas, bicicletas de moda (marcas), até dobraveis vê lá tu! Diversidade é algo que naturalmente nos distingue, sem sombras de dúvida!

Cumps
 

grouk

Active Member
Amigo Valter obrigado pela resposta, a minha experiencia em cubos com mudanças internas é 0 apenas me lembro da pasteleira do meu avô que tinha 3 mudanças, mas lembro me que o Mark Beaumont na sua volta ao mundo escolheu um Rohloff porque segundo ele é muito mais fiável e em toda a volta só usou 3 correntes e mudou 1 vez o óleo ao cubo.
Quanto ao resto sobre os "puristas" que falas é provavelmente a coisa que mais me incomoda nisto das bikes. Admito que eu próprio já tive alguns preconceitos mas cheguei a uma conclusão que eram totalmente parvos. Há preconceito do que anda muito para o que anda pouco, do que tem a bike cara para o que tem a bike mais económica do que só usa colnago com campagnolo e veste rapha, e ainda temos as barbas and so on and so on…
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Valter, concordo com o que dizes! Cada um, tem que ver o que melhor se enquadra na sua forma de pedalar. O resto, é paisagem. :)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Afonso

Esqueci-me de falar no chamoix, mas não Halibut. Pelo que sei o Halibut repara quando está estragado, tipo pasta de gesso de secagem rápida, portanto o que se deve fazer é mesmo não deixar estragar, e para isso é ir pondo de acordo com as necessidades um chamoix/creme anti-fricção.

Já se falou bastante no assunto, mas mesmo assim deixo as minhas escolhas, ASSOS na generalidade que é um creme, e W2W que é um gel no verão ou nos dias mais quentes.

É a receita para muitos e felizes km's em cima da bicicleta!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

já que estamos numa de "faltas", não esquecer uma bomba... uma boa bomba, de preferência, tipo a tua, Valter. É um autêntico "compressor" manual. :D

Eu cá, uso pó talco para essas voltas. De salientar que nunca fiz 1000km´s. Mantém a pele seca, e funciona muito bem, como antifricção. No final dessas BIG voltas, se sentir o "dito" mais dorido, para mim, nada funciona melhor que a aplicação de gelo, e de seguida, halibut. Costumo usar uma embalagem de gelo, de levar nas geleiras, com o "farnele" :D, sento-me sobre ela, e voilá... dia seguinte, estou totalmente novo. :p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas
só para dizer que hoje passei por lá à tarde ... sul_norte ... E olhei assim ao longe para a base de acampamento.
Calma 215km planos até a avozinha faz ... o resto ... é conhecer o ambiente ... perceber os pontos de controlo manter média alta para poder parar e relaxar em algum ponto que chame mais à atenção ... e tentar chegar de dia. Nada contra a utilização de luz ... mas se for possivel chegar de dia, tanto melhor ...

Média aceitável de 22km/h em 10 horas ... se calhar 25km/h em movimento. Os primeiros km para encontrar umas rodas certas que ajudem a cumprir a rota nesse ritmo ... depois logo se vê ...

km0.0, km8.3 , km38.20 ... mais 6 pontos de controlo ... acho que se vai perder muito tempo a passar nos PC ...

Po de talco, halibut ...creme chamoix ... este senhores preocupam-se muito com o rabinho ... se pedalarem mais vão ver que não precisam nada disso ...

lembra-me de uma voltinha que com a transpiração a coisa fricciou um pouco mais ... mas isso com esta temperatura dificilmente ocorre ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Ó se Lopes, aqui falamos de todos os eventos, e não propriamente no de sábado. Bah. :p

Boas
Fernando
certo! Mas estava preocupado só com a experiência de sabado ...

Mea culpa.

É da minha curiosidade perceber se realmente têm razão com tanta preparação/reparação dos gluteos ;) ... embora não tivesse sido o melhor dia para conviver por vários motivos ... a oportunidade em que estivemos juntos a Norte do Douro ... não possibilitou que vos apresentasse o meu selim de carbono ... xinês!

Desculpem os puristas ... mas o corpo habitua-se ao que lhe derem ... e só tem de treinar isso mesmo.

Falo de selins ... porque só nos últimos tempos troquei 2 vezes (na de estrada) ... e há sim uma reacção momentânea no 1º contacto ... mas depois a posição adequa-se e cria-se hábito.

Vamos lá então aos 213k para primeiros testes de selim xino ;)
 
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