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Radon Sage 7.0 - MY13

gonpalco

Member
Vou ter 100% certeza hoje ao chegar a casa, mas se não me falha a memória, recordo de verificar que o quadro do lado esquerdo junto do BB, apresenta um autoclante a referir BB30.

A memória já me esta a falhar..................

O autocolante refere apenas PF, medi 86, pelo PF86 assim parece ser, e pela pequena volta que efectuei, nao consegui ouvir ruídos!
Aleluia...... Finalmente uma bike que parece nova.
Vamos lá ver se aguenta a volta deste fim-de-semana, sem aparecer o ruído!
 

gonpalco

Member
Mais um fim-de-semana na fininha.
Desta vez, por terras do Parque Natural do Tejo, junto de Castelo Branco.
A volta consistia em conhecer a zona do Parque Natural, Segura, e claro está, pisar solo espanhol, tudo numa volta "circular" com inicio de manhã bem cedo (previsto sair pelas 7:00).
A manhã começou um pouco fora do previsto, onde o sono de uma semana mal dromida e o stress acumulado durante a semana de trabalho, fez a sua cobrança.
Sair às 700? Não me parece... sair às 800 foi o mais "cedo" que consegui.
Pequeno almoço tomado, com o café da manhã já saboreado, incio a volta, tendo como guia o mini-road book* do que me esperava e o meu GPS.
O objectivo era fazer em 6 horas totais, de modo a vir almoço junto da família.
Pelo GPISIES, e com ajuda do Google Maps, este foi o trajecto projectado:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=qmnmfnscqznkkbwl

Iniciado o percurso, e com o GPS apontar ate ao Ponsul, aproveitei para ter uma boa média, atendendo que iriam seguir-se subidas nas quais, pensava eu que não conseguiria ir além dos 15km/h, afinal para se fazer +130km em 6 horas, teriamos de ter pelo menos uma média de 25Km/h
Primeira paragem para uma foto.

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Foto1 - Rio Ponsul / Ponsul / Castelo Branco


Após a viragem em Malpica do Tejo, entrada no Parque, onde o sossego impera por cada lado que olha. Mais uma paragem, mais uma foto. Desta vez com o macisso central como fundo

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Foto2 - Parque Natural do Tejo / Macisso central como pano de fundo.

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Foto3 - A Randon sozinha... Nesta estrada, e em uma hora e meia, a única coisa viva que se viam eram os que sempre vivem no parque.

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Foto4 - Mais... quem gosta de sossego... pedalar em paz... e sem carros! e sim, não faço depilação!

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Foto5 - Esta sim, é uma verdadeira subida! Depois de uma descida onde se atinge +60 sem pedalar, nada como subir a passo de caracol e mais parece que andamos para trás em cada pedalada

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Foto6 - e sim... continuava assim por mais uns metros....

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Foto7 - e para quem sabe o que é, não é preciso palavras! uma delicia!!!!

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Foto8 - uma grande vantagem era os inúmeros cruzamentos para voltar! mas desta vez, é direita para mais uns kms sozinho, sem carros, motas, camiões... nada!

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Foto9 - Em pleno parque! Sossego... Sozinho... Sem carros! LINDO!

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Foto10 - alone....

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Foto11 - Aloneee....

E no meio do mato, seguindo a estrada contorcida, ligeiramente a descer, e mantendo sempre a velocidade acima dos 40, eis que avisto Segura!

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Foto12 - Rota das Minas... e a Radon

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Foto13 - Os PRs... e o inicio para quem aqui começa a aventura!

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Foto14- A ponte romana, que une os dois paises. Segura como pano de fundo

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Foto15- Próxima vez que aqui vier, será para seguir esta estrada, percorrendo terras espanholas.

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Foto16 - Vendo Portugal, do outro "lado"

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Foto17 - "Regresso" :)

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Foto18 - Passagem por Segura.

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Foto19 - Mas antes de lá passar, nada como uma foto junto do rio Erges

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Foto20 - Depois de Segura, abastecimento na Zibreira, e apontar para o Ladoeiro, e pedalar sob o calor intenso do inicio da tarde. Eram +35ºC (em 14 Setembro!!!!). As rectas é um aborrecimento, ainda para mais, quando se acumula os kms, e o calor aperta daquela forma...

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Foto21 - Passado o Ladoeiro, começo a fazer as "curvas da Mounheca" de forma a passar o Rio Ponsul.

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Foto22 - Curva e contra curva, até chegar à ponte! Lindo! Mas depois da ponte, esperava por mim uma subida que me ia por à prova.
Calor/todos os kms efectuados/já tarde e em cima do horário...
Mas passei bem, com o pensamento na cabeça do "pedalada a pedalada", conseguindo fazer o melhor tempo (4ª vez que lá passo! :) )

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Foto23 - E já na recta final, antes de virar à esquerda, e ir até Castelo Branco (que já se via lá ao fundo).


Alguns dados do Strava:

Time - 05:24:09
Elapsed Time - 06:00:21
Max Speed - 66.6km/h
Avg Speed - 24.9km/h
Distance - 134.3km
Elevation - 1,571m
Moving Time - 05:24:09
Calories - 3,388

Sobre a SAGE 7.0

Nestes +130kms (que para alguns é kilometragem para aquecer), senti-me super confortável, embora o selim me tivesse feito pensar gastar uns euros em algo diferente.
Os ruídos desapareceram da pedaleira, após a lubrificação em todos os pontos, e mais uma vez verifico que andar numa fininha compensa em distâncias longas onde em descidas, foi mais do que uma vez que atingi os +40, sem pedalar e apenas adoptando uma postura mais aerodinâmica. Nestas situações, o pedalar numa posição mais "aberta" não permitia tanta velocidade.

A forma como se comporta em estradas contorcidas, permite manter velocidades elevadas, e só noto uma menor distância entre eixos, em curvas mais "abertas" feitas a velocidades acima do recomendado pelos sinais veriticais.

Nesta volta, o peso fez-se sentir nas primeiras subidas, onde os bidons cheios, levar 2 câmaras de ar, e umas ferramentas extra, fez com que o peso disparace.

Na eventualidade de repetir, e sabendo já que existem inumeros pontos de água, creio que levo apenas um bidon.


Concluindo:
A volta é mais que aconselhável, principalmente para quem gosta de andar em sossego, sem perigo de trânsito e acompanhado da flora e fauna do Parque Natural do Tejo.
Com o passar do tempo e kms, creio que esta volta ficará maior, com a passagem por Espanha e indo um pouco mais a norte. Mas isso fica para outra aventura....
Para quem quiser vir, aconselho o comboio (excelente paisagem junto do Tejo!) ou de autocarro e tragam câmaras para mais tarde recordar :cool:
E depois desta aventura, nada como uma noite aqui:

http://www.visitcentro.com/pt/events/2013/09/13/chocalhos-transhumance-festival/

LOCURA! Um fim-de-semana para ficar KO, mas com os níveis de stress bem baixos! Que venham mais destes :eek:

SAGE 7.0 mais uma vez - APROVADA! ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Excelente relato. Muitos parabéns pela volta e pela grande máquina que tens.

As fotos estão espetaculares. A zona é muito bonita. Agora pedalar com esse calor é que não é nada fácil.

Continua assim :D

P.S. Não apanhaste uns tabaibos para levar? hehehe
 

gonpalco

Member
obrigado! de facto é muito bom pedalar por aquelas bandas, mas para a próxima, creio que farei na Primavera. O verde+cheiros é do outro mundo!
 

RJGV

New Member
Boas!
Para já não me vou chatear, a roda rola até quase ao infinito lololol se é que me percebem, depois essa vibração que se faz sentir quando se segura no quadro com a roda no ar, não se sente ao andar com a roda no chão.

Resultado: haja pernas lol
 

gonpalco

Member
Obrigado!

É como já referi, o track está disponível, é fácil de fazer mesmo sem GPS e terei todo o gosto de fazer o passeio na próxima primavera, sendo uma questão de se marcar um dia!

Os únicos custos, é só mesmo os custos associados a uma aventura destas.

Deixo umas imagens adicionais que tirei no passeio:

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Fotos Novas 1 - Pinhal antes de chegar a Malpica

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Fotos Novas 2 - Placa do início da estrada MARAVILHOSA!

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Fotos Novas 3 - "Cock-pit" da Radon (não Randon... como já escrevi)

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Fotos Novas 4 - Esta curva apeteceu fazer de Fazer... isto porque se faz um vale estilo "Bomb-hole".

Mais uma vez refiro que esta, é uma das estradas que me dá prazer andar. Não só tem um conjunto de: boas paisagens, ou bom alcatrão, mas está repleto de técnica (curva/contra Curva/travagem) de zonas planas/subidas e claro descidas.
Não é uma estrada "secante", e quem a faz poderá repetir sem se cansar, porque é entusiasmante e bonita!


PS - Após as eleições, sou capaz de questionar a Câmara sobre um eventual evento. Não conheço ninguém na Câmara/Junta, mas não custa nada apresentar a ideia.
Creio que se tem de se desenvolver turismos "alternativos". Porque nem todos procuram praias de areia branca... palmeiras e beber cocos junto da água. :cool:
 

gonpalco

Member
1º furo hoje de manhã... bollocks!

Passar por cima de vidro, resulta sempre em qualquer coisa ruim...
É o que dá vandalizarem o que é de todos (neste caso, o passeio lateral de S. Apolónia!).
Não vi... passei, e inicialmente ainda pensei que tinha safado, mas não!

De qualquer maneira, fiquei supreendido ao ver que na Radon, instalaram umas câmaras de ar Schwalbe 15A de 40mm (presta). Local onde normalmente se poupa uns €, aqui nada disso aconteceu.
A câmara tem uma qualidade excelente (tipo de borracha) que consegue convencer com o toque.
Saí 109grm (declarados no site), entra a câmara da Maxxis, que já tinha comprado em Junho. Retirado da altura:

câmaras Maxxis, a pesarem 65grm/cada (sem porca e "pipeta"),

Ou seja, uma poupança de 44 grm.

Outra surpresa, foi verificar que não necessito de desmontas e que remover o pneu é até mais fácil que os de BTT que tenho nas outras.
Por ver o pneu fino, e me lembrar do pesadelo que é tirar os Specialized Fatboy 26x1.25, sempre andei com os desmontas na bolsa.
Hoje, vi que é "facilissimissimo"!
E com um azar, saquei qualquer coisa como 100grm* da bike! :eek:
Se cada vez que furasse tirasse, 100grm, acho que até escadas descia! :p

*Para os mais curiosos/minuciosos - 44grm da câmara + 60 grm dos desmontas. (os desmontas pensam um pouco mais, e tenho de confirmar o peso das câmaras de origem, mas nunca vi nada a pesar menos do que o declarado!).


PS - Confirmado está o peso dos pedais SPD que tenho actualmente: 208grm x 2= 416grm (parece que cairam tantas vezes para a direita como para a esquerda - tendo sido removido igual quantidade de material! :p)
Próximo passo, é remover a bolsa do banco, e usar uma coisa mais leve para transportar o que normalmente levo. Vamos lá ver como fica visualmente, e em termos de peso. O objectivo é remover as +300 grm da bolsa e poupar cerca de 200grm... se for mais, melhor!
 
Last edited:

gonpalco

Member
Preparada para o Inverno... e chuva!
Venham de lá esses kms "molhados" :p
Acompanhada pela Pocket Rocket (sempre preparada para tudo - Chuva/vento/etc).

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Luzes "on"

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Além dos guarda-lamas Crud Catcher RoadRacer 2, veio também um suporte de bidon de remoção lateral SKS, e uma garafa da Camel.
Agora sim, já parece mais homogénea!
Com o acumular de kms, e com chuva, coloco as minhas opiniões sobre estes novos acessórios! :cool:
 

Bruso

Well-Known Member
Que luzes são essas??

Até não fica muto feio. Não fosse o de trás ser tão comprido e ficar um pouco afastado do pneu no fim e nem se notava.
 

gonpalco

Member
Que luzes são essas??

Decatlon - aquelas de 5,95€!
Ainda não me decidi quais as que irei aplicar...
Mas cada dia que passa, já é um dia de atraso!

Até não fica muto feio. Não fosse o de trás ser tão comprido e ficar um pouco afastado do pneu no fim e nem se notava.

Sim de facto acho que fica um pouco para fora também.
Mas é para ser prático, pelo que a questão estética pode ficar para 2º plano!
Pelos 1ºs kilometros, posso referir que a frente, necessita de algo mais largo em baixo! Será fácilmente resolvido durante a semana!
O de trás, está muito bem, e não parece que seja necessário adicionar a peça mais longa.
Para quem procure algo que proteja dos salpicos, e goste de dar umas voltas depois de uma chuva, creio que fácilmente se justifica o investimento.
 

gonpalco

Member
Boas Bruso!

É essa mesmo. Há em várias cores, pelo que podes escolher.
Se ficar demasiado solto, torce (as vezes necessárias) e coloca.
Aquilo utiliza 2 pilhas CR2032

CR2032.jpg


Nos chineses, são pilhas que ficam a 0.75€/cada.
Se tiveres paciência, poderás aproveitar o suporte e com baterias AA carregáveis +1 suporte+1 fio e solda fazes um "avisador" luminescente baratinho :p

PS - e parece que passamos as 10.000 visualizações! Obrigado a todos por seguirem esta análise/crónica
 

moshinho

Well-Known Member
Luzes idênticas na loja dos chineses aqui, custam 2,60€ a da frente e a de trás...e dão mais luz que essas da decathlon...a desvantagem é que a luz frontal é branca e a de trás é vermelha (estas cores além da luz é a cor da borracha...daí dizer desvantagem)...
 
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