Qual o Selim?

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joseruivo

Well-Known Member
#87
Com as pernas esticadas dessa maneira é inevitável que sintas pressão no perineo. E possivelmente na lombar, na parte de trás da coxa, parte de trás do joelho, tendão de aquiles...tudo na mesma linha e com a mesma causa. Estás muito esticado.
Faltou-me uma: tendão isquiotibial, entre o joelho e a anca.

Como ponto de partida, opinião de leigo, se o selim estiver inclinado para baixo sem escorregares para a frente, a isso juntarmos abertura na zona do perineo, vais ter de baixar o selim até deixar de fazer pressão no perineo.
Outros ajustes fazem-se depois.
 
#89
Parece? O rapaz está com a perna quase esticada e o pé a apontar para o chão. Está de certeza.

Essa altura de selim foi prescrita pelo bike fitter?
Sim foi.
Faltou-me uma: tendão isquiotibial, entre o joelho e a anca.

Como ponto de partida, opinião de leigo, se o selim estiver inclinado para baixo sem escorregares para a frente, a isso juntarmos abertura na zona do perineo, vais ter de baixar o selim até deixar de fazer pressão no perineo.
Outros ajustes fazem-se depois.
Ok, no próximo treino já baixo o selim e vejo como me sinto! Obrigado a todos!
Tens falado com o pessoal da Cyclos? Ou foste lá, sentiste que não estavas bem e começaste a fazer alterações por ti?
Na altura falei. Mas como ia falando muito e estava sempre com dores...o problema era meu.
 

petrix

Well-Known Member
#97
Trocar de selim pode até obrigar a mudar o tamanho do avanço... quem olha para essa foto vê logo que algo está mal... também aconselho fazer outro bike fit.
 

cconst

Well-Known Member
#98
Eu concordo com os restantes companheiros aqui do forum relativamente à altura do selim. Algo está mal nesta ultima foto.

Existem vários métodos para ajustar a bike ao nosso gosto. Umas arcaicas, outras mais científicas. Todas têm os seus contras.

Os que eu uso e com a qual me tenho dado bem, são os métodos mais arcaicos:

Método do calcanhar (altura)
Bem sentado no selim, tem que se conseguir assentar o calcanhar no pedal da bike com a perna esticada quando o crank está alinhado com o tubo do selim. Não deve haver nem pressão excessiva no selim, nem muito peso no pedal.

Pêndulo (alinhamento horizontal)
Arranjar um cordel com um peso na ponta. O joelho deve estar alinhado com o centro do pedal quando o pedal está horizontal ao chão. O pêndulo deve ficar pendurado no joelho e deve alinhar ao eixo do pedal.

Tamanho do avanço
(Este é extremamente duvidoso, mas não me tem deixado mal...) Após o selim estar correto, montado na bike tenho que estar alinhado com o eixo da roda da frente (portanto, não posso ver o eixo, ficando escondido pelo guiador).

Depois é tudo um bocado dinâmico e baseado em tentativa erro até conseguir estar pelo menos 1h no trainer de licra (sem carneira) e sem dores.

Mas lá está: funciona comigo. E possivelmente se fizesse um bike fit ficaria melhor... Só fazendo para comparar o que ainda fiz pois ainda não senti necessidade de o fazer.
 
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