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Quadro BMC Team Machine 2009

duchene

Well-Known Member
Caríssimos,

Apesar de já ter ficado com o olho nos quadros da BMC, sobretudo pela sua configuração e construção invulgares, só estes dias fui confrontado com a possibilidade de adquirir um.

bmc_teammachine.jpg


Esta é uma marca que está, pelo menos por cá, longe da esfera de conhecimento de muita gente, no entanto tem um mercado muito forte nos estados unidos e no japão.

Pelo que tenho lido as experiências são extremamente positivas, referem ser um quadro relativamente rígido mas ainda assim confortável para longas tiradas. A versão anterior tinha algumas queixas de rigidez frontal, por usar a EASTON EC90SLX mas esta versão utiliza a forqueta SL, mais rígida.

Não é um prodígio do peso. Estaremos a falar de 1300g de quadro em tamanho 55, mas para um tipo de 90 quilos, robustez precisa-se!

No entanto tem um desenho e uma construção muito características, fruto da maluqueira da engenharia suíça, e que simplesmente adoro. Se o calor ondulado da Pinarello Prince nada me diz, o arrojo da BMC é de uma frieza que mexe comigo! E posso garantir que as fotografias não fazem jus ao quadro, já que ao vivo acho-o ainda mais bonito.

É um quadro com tubos de carbono unidireccional, torcidos e retorcidos, agregados entre si com blocos de alumínio forjado e maquinado. A BMC usa carbono de construção easton sendo que não consegui ainda perceber se este quadro já usa a tecnologia CNT da marca.

Com a invasão de quadros sub 1000g e com as chinoquisses a 1150g e 500 euros, pode não parecer tão tentador, mas tenho a possibilidade de conseguir este quadro novo, modelo 2009, abaixo dos 1000 euros. Preço mais barato que vi online foi 1300 euros mas já nem há para entrega. Preço normal de tabela a rondar os 2200 euros. O preço incluí forqueta Easton EC90 SL e espigão de selim Easton EC70.

A versão 2006 salvo erro foi usada em protour, e a astana chegou a correr com a versão totalmente em carbono, o promachine.

O que gostaria então de perceber e se nesta altura do campeonato, será um investimento descabido em termos de comparação com a concorrência, ou se mesmo com os 250 ou 300g a mais, esta ainda será uma proposta válida, sobretudo pela exclusividade, historial e arrojo técnico.

Já vi montagens com 7,5Kg com este quadro, e sinceramente é um peso que já me deixaria perfeitamente satisfeito, como projecto de futuro.


Opiniões e sugestões?
 

tunes

New Member
Boas amigo duchene
A equipa que utilizou a marca bmc, foi a phonac.
Com aquele corredor que foi excluido do tour por doping, e que agora por estupidez minha nao me estou a lembrar!

Pessoalmente adoro estas bmc!
E se com a sua b'twin ja tem um peso excelente e que lhe enche as medidas e nao pensava duas vezes e comprava este.
Adoro estes quadros.

Fica aqui a minha opniao pessoal.

Abraço e bons negocios
 

fogueteiro

Active Member
Já dei uma voltinha numa bicicleta com um quadro igual a esse equipado com Campagnolo Super Record, e posso dizer-te que fiquei muito surpreendido com a rigidez dele. Fiquei com a sensação que toda força que aplicava no pedal era aproveitada sem se perder nada em torções. Quanto ao peso, tal como tu fiquei um pouco desiludido, porque peguei num sem montagem, mas igualmente me fascinou o design. Quanto a preços, eu já disse algures, que vi no Chainreaction 1000 euros mais barato do que me informaram na loja, mas pelos vistos agora parecem estar mais baratos. A beleza do conjunto e dos pormenores, realmente perde-se nas fotos, e ao vivo e dos mais bonitos que vi por aí. Se tiveres €€€€ disponíveis não percas.
 

Burning Dogma

New Member
Por acaso é uma marca que gosto muito, o design bruto e industrial dos seus quadros é simplesmente fantástico. As BMC nunca foram conhecidas pro serem super leves, mas são máquinas rígidas e com uma excelente qualidade. A Phonak usou-as e agora até existe a equipa oficial da BMC que nesta temporada vai contar com o Cadel Evans, o George Hincapie, o Alessandro Ballan, etc.

Não sei o preço de tabela desse quadro mas se o consegues abaixo de 1000€ parece-me de facto um bom negócio. Se realmente é isso que queres, avança;)
 

Nolimits

Member
Magnifico,e sem dúvida plo menos pra bem mais bonito ke o ondulado da pinnarelo prince....mas gostos nao se discutem,por esses preços é kuase certo nao conseguires um kuadro tao exclusivo,belo,e plo ke tenho ouvido,muito eficaz,kuase nao sendo notorio o seu peso,plo ke se ganha em resistencia estrutural...........boa decisao
 

Burning Dogma

New Member
A Prince tem curvas mas a nova Dogma então é um exagero, aquilo não deve ter um único tubo recto. Acho que os designers da Pinarello deve andar a apostar forte na ganza para ganharem inspiração. Pessoalmente acho que não têm estilo nenhum, nem sei como de Itália vem uma chungeira daquelas...
 

ivan

New Member
essa é umas das marcas que sempre gostei infelizmente sempre a preços exagerados nas lojas, ja os vi acima dos 3000 euros apenas o quadro, se é o que gostas compra. esse ainda é da era acima das 1000g pois quadros leves não são ideais pra utilizadores robustos
 

duchene

Well-Known Member
Em princípio, será para avançar. :rolleyes:

Quis documentar-me ainda mais e comparar os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Prós
  • Desenho completamente diferente de tudo o que se vê por aí
  • Produção exclusiva para a marca
  • Qualidade de construção e de acabamentos
  • Parceria com a Easton nas tubagens de carbono
  • Elevada rigidez lateral e em especial no grande bloco do eixo pedaleiro
  • Preço + facilidade no pagamento
  • Compra em loja física na minha zona geográfica
  • Bons reviews

Contras
  • Modelo descontinuado em 2009
  • Processo de construção ainda com recurso a peças de ligação em alumínio
  • Peso entre 150 e 300g superior às soluções mais leves (no entanto há que ter em conta que um quadro de 950g poderia não ser propriamente adequado aos meus 90 quilos)

Despido que estou eu dos complexos de marca e moda e pesando os prós e os contras chego à conclusão que será de facto uma boa oportunidade de fazer um super upgrade à maquina. Não será um quadro "state of the art" mas será certamente bastante exclusivo e pessoal.

Como a mudança de quadro exige a mudança do desviador da frente, estou à espera que chegue o ultegra e aproveito e troco também o traseiro, já que ambos eram de 3x10 velocidades.

Portanto, a correr bem, nos próximos dias deverá haver novidades! :cool:
 

fogueteiro

Active Member
A minha pergunta não foi por acaso. Perguntei porque ontem à noite fui fazer a volta da barragem de Crestuma, e cruzei-me com uma BMC. Como estava escuro não consegui ver bem mas pareceu-me ser um quadro igual, e é calro que pensei logo em ti e naturalmente coloquei a hipotese seres tu....:D:D. Afinal enganei-me.
 

Rui Carvalhal

New Member
Boas,

ainda ontem (4ª feira) andei numa BMC Pro Machine 2010, com montagem SRAM RED 2010, e pessoal fiquei de boca aberta; pois aquilo só pesava 6,012 Kg. Quanto à pedalada só vos tenho a dizer uma coisa, cada vez que pedalava parecia que alguem me estava a empurrar... Pois amigo Duchene se poderes compra, ainda não vi nada tão fixe...

Cumprimentos,

Rui
 

felizardo

New Member
Sempre foi uma marca que me fascinou. Realmente não é muito conhecida por cá mas pelos fóruns americanos é recorrentemente invocada pela rigidez dos quadros que produz.

Dos contras referidos o que me chatearia mais seria o facto de o quadro ser composto por alumínio e carbono. Nunca fui grande fã da abordagem e não acho que se ganhe muito. Fico sempre com algum receio de possíveis problemas nas ligações, mas reconheço que se trata de uma preocupação um pouco infundada.

Se não sofreres destas "fobias", se a garantia for boa e o preço convidativo, acho que é uma boa aposta.

Boas compras.
 

duchene

Well-Known Member
O ganho que era pensado na altura em que este tipo de construção era popular, prendia-se sobretudo com a facilidade em forjar e maquinar as zonas mais rebuscadas, deixando as zonas mais simples como as tubagens, para o carbono.

Ora é claro que entretanto os processos evoluiram e hoje em dia, a BMC por exemplo usa a mesma mecânica de peças soltas e posteriormente ligadas, no entanto todo as peças são agora de carbono. Outros fabricantes fazem os quadros em 2 ou 3 peças e muito raros são os que usam a técnica monocoque em que o quadro é fabricado por inteiro.

Sinceramente não me preocupa muito a questão, porque já li análises de utilizadores com 120Kg que após meses e milhares de quilómetros, não experimentaram falhas nem problemas a nível das junções. Li apenas um relato de um quadro que rangia, mas que foi substituído em garantia e de outro caso em que o esqueleto de alumínio onde aperta o selim estalou, mas por aperto excessivo dos parafusos.

Ao contrário dos Vitus Duralinox que literalmente se desmontavam em andamento, hoje em dia as colas utilizadas e os processos de ligação dos materiais são tão resistentes que praticamente igualam a resistência do material caso este fosse contínuo.

Um exemplo fantástico destas aplicações é a junção da escora superior e do tubo superior em carbono, ao tubo de selim em alumínio, da nova BMC SLX01:

IMG_7529_600.jpg


E aqui, o pormenor:

slx_01-detail1.jpg


Este é o quadro que foi escolhido para fazer o Paris Roubaix, portanto não acredito que a BMC não depositasse 100% de confiança no seu sistema de colagem.

BMC_SLX_paris_roubaix.jpg



Naturalmente associado à complexidade, vem a questão do peso, já que as peças em alumínio são mais pesadas que as congéneres em carbono.

A garantia da BMC não é prodigiosa, confesso. São 3 anos de garantia, e uma política de "crash replacement" que retira 20% ao preço de um quadro novo. No entanto, por outro lado, tenho a forte impressão que grande parte dos pedidos de garantia às marcas que dão garantia vitalícia são dentro dos primeiros 2 ou 3 anos, portanto acaba por não ser tão dramático. Até porque há pelo menos uma marca italiana de elevado renome que dá apenas 2 anos de garantia e não deixa de vender como gingas só por isso...
 
Last edited:

ncardoso

Member
Boas,
Adquiri muito recentemente uma BMC ProMachine SLC01, e hoje foi a 2ª vez que andei nela, ou melhor a 1ªvez a sério. :)
Simplesmente excepcional a todos os niveis, muito rápida, muito fácil de manobrar,... e assima de tudo com uma qualidade de construção soberba.
Uma pequena nota eu tenho o grupo Campagnolo Super Record 11V, que tb dá uma ajuda.
O importador e representante em Portugal da BMC é a GAIABIKE, foi onde adquiri o meu quadro, e como já escrevi neste forum em relação a esta loja é excelente e tratam-nos como verdadeiros clientes,..., isto é, não querem os clientes só para aquele dia, mas sim para sempre.
Cumpts,
BMC ProMachine SLC01,Campy SR11V
 
J

JPBRANDAO

Guest
Queria saber qual a opinião de quem tem Promachine ou Race Master da BMC.
Estou a pensar comprar uma e estou mesmo inclinado para uma desta embora saiba que são diferentes e quais as diferenças. Digam-me coisas.
Abraço
 

ncardoso

Member
Boas,

Os quadros BMC todos eles são diferentes dos quadros "tradicionais", sendo mais visivel o aperto do espigão, já no que concerne à geometria, tb tem influencia naturalmente, mas é mais cm, menos cm,...
Eu pessoalmente estou muito, muito satisfeito com a minha byke BMC ProMachine SLC01, simplesmente EXCELENTE a todos os niveis, rolar, subir,...
Cumpts,
nCardoso
 

duchene

Well-Known Member
Agradecia a um moderador que movesse este tópico para a secção: "Acabei de comprar este quadro. Será que fiz asneira?" :D:D:D

Grato pela atenção!
(Detalhes em breve)
 

duchene

Well-Known Member
Como devem ter percebido, desde quarta-feira que mora cá em casa uma nova BMC Team Machine.

Não foi uma decisão fácil, mesmo o coração e a razão apontando para o mesmo lado. Mas ponderando firmemente as minhas convicções, o resultado final não poderia ser outro.

A compra foi feita no importador, que teve a gentileza de, praticamente sem aviso, fazer a passagem de parte dos componentes da b'Twin para a BMC e ainda de instalar os componentes novos que já tinha em casa à espera desta oportunidade.

O resultado final foi interessante, sendo que ao longo das semanas de pesquisa sobre a BMC, surgiu-me na ideia, claramente, o tema a dar a esta montagem.

Pegando no refinado industrial, bruto e chocante do quadro, e com as devidas contenções orçamentais, quero fazer uma máquina em que prevaleçam os ângulos ousados, as arestas afiadas e a sobriedade do preto, branco e vermelho.

Assim sendo, vai haver algum CNC, algum carbono e muito pouca elegância orgânica das tradicionais estradistas.

Poderei dizer que metade da bicicleta está praticamente "fechada", a metade inferior. Rodas, e transmissão são definitivas.

Falta a metade superior. Para mim é extremamente importante que a triade de periféricos seja da mesma marca e consonante, por isso está desde já destinado um espigão P6 em carbono, avanço F109 e guiador Duraflite em carbono. Tudo Syntace!

Por exemplo o Easton EC70 que veio com o quadro nem chegou a ser montado, já que como quero o P6 vou vender este para realizar algum capital.

O selim deverá manter-se o Selle Italia SLR Gel Flow. Vou experimentar a fita microtex da Fizik e eventualmente mais tarde virão um cobre manetes da Hüdz.

Persiste ainda a dúvida nos apertos rápidos. Algo para o lado da tune ou similar.

Os travões, embora não sendo decisão final, estou extremamente inclinado para os Token Accura em preto com detalhes vermelhos. Fantásticos e com reviews bastante positivos.

De resto, pouco haverá a mudar para ficar uma máquina industrialmente diabólica e com um visual realmente diferente. Poderia naturalmente pensar em material muito mais exótico, mas não quero rebentar com a conta bancária nesta altura... Mas já me afasto das montagens tradicionais, e isso chega para me agradar.

O objectivo não é igualmente um recorde de peso. Na verdade, nem faço ideia com que peso estará agora. Talvez nos 8 quilos certos, perto disso. A máquina protour da Phonak, com Zipp 404 tubular estava nos 7 quilos e meio. Portanto com quero é robustez, se ficar algures nos 7700 / 7800g, já me dou por satisfeito.

Para finalizar o longo offtopic:
Primeira volta de ambientação de 30km, o habitual nocturno.

Uma palavra? Rigidez!

Várias palavras? Um quadro extremamente rígido verticalmente, com uma transmissão da pedalada imediata e com uma precisão de condução notável, em relação à b'twin. É só apontar a frente e a rigidez do chassis faz com que a trajectória seja precisa e segura. Absorção interessante das irregularidades da estrada apesar da solidez do conjunto. Em termos de comparação o avanço da Ritchey não está claramente à altura e parece um fio de esparguete cozido....

Permitam as condições metereológicas e assim que possível será feito o baptismo em estrada aberta para começar a recolher dados mais concretos e mais isentos do entusiasmo inicial.

Brevemente abro também o respectivo tópico de análise, com a habitual profundidade e devidamente ilustrada.

Boas pedaladas!
 
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