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Projecto "Zero ao Cubo"

Skyforger

Active Member
Tudo começou com uma ideia...uma ideia baseada na simplicidade, na funcionalidade e no orçamento…limitado :)

Confesso, e já por aqui o disse noutros tópicos, que também sou um dos que sente o apelo das bicicletas polivalentes, das bicicletas que não nos imponham limites, mas sim o contrário. E, nesse aspecto, continuo com a minha de que a bicicleta mais polivalente que podemos ter é uma BTT hardtail propriamente dita. Mas (e há sempre um mas, não é?), mesmo estando bem servido com uma hardtail e com uma estradeira "pura" lá por casa, fui alimentando a ideia de arranjar uma opção a ambas para aqueles dias nos quais não apetece andar apenas na estrada, mas nos quais também não estou virado para andar por caminhos demasiado sinuosos ou para andar com o tractor na estrada...

Ora, com isto em mente, dei por mim a olhar cada vez mais para as bicicletas de ciclocross ou para as cada vez mais badaladas "gravel bikes". Fui vendo, fui pensando, fui ponderando e acabei por concluir que não seria de todo racional, por um lado, desfazer-me de uma das minhas bicicletas em prol de uma deste género (pois não as substitui, apenas complementa-as) e, por outro lado, investir muito dinheiro numa nova bicicleta à qual poderei não dar o uso que justifique tal investimento.

Mas, uma vez metida uma ideia na cabeça, não descanso enquanto não a concretizo e comecei a pensar não em comprar a bicicleta completa, mas sim em montar algo mais adaptado ao que procuro a todos níveis, ou seja, ao nível do orçamento disponível, do objectivo que pretendo alcançar e do conceito que procuro para a bicicleta.

Como a simplicidade e o baixo custo até costumam ser dois bons aliados, tratei de imaginar algo que me evite demasiadas confusões e despesas na montagem e na manutenção mas que, ao mesmo tempo, sirva os meus intuitos: bicicleta para uso descomprometido, que tanto esteja pronta para aquelas voltas rápidas pelo quintal, poupando as bicicletas já existentes, como para voltas mais longas e descontraídas.

Ora, com a ideia da simplicidade sempre presente, comecei a achar que poderia tirar partido do facto de viver algures no meio de uma extensa área aplanada ao longo do litoral atlântico, que se estende, grosso modo, entre Aveiro e Peniche, tendo, por isso, à disposição quilómetros infindáveis de ciclovia, de estradas de pinhal e de estradões.

Com duas bicicletas em casa artilhadas com desmultiplicações mais do que suficientes para enfrentar qualquer serra, achei que o conceito singlespeed, para além de me suscitar curiosidade, poderia fazer sentido em prol da tal simplicidade, do baixo custo e da utilização no terreno mais plano (que abunda por aqui).

Do pensar ao concretizar foi um pequeno passo. Reuni algum material que tinha na garagem à espera de um destino, fiz a lista de compras do que falta e iniciei uma espécie de projecto que, quando terminado, resultará numa espécie de bicicleta que não será nada em concreto, mas que, assim espero, cumprirá o seu propósito.

A base desta ideia está, obviamente, no quadro e essa foi a primeira preocupação. Como não tenho propriamente pressa na concretização desta "coisa", a ideia passa por esperar por oportunidades, por procurar nas promoções, por vasculhar no mercado de usados e, no fim, montar algo com alguma qualidade, minimamente coerente e consistente, sem gastar muito dinheiro.

A escolha do quadro acabou por recair num Cube Cross Race de 2014, um quadro que tanto pode resultar numa ciclocross mais dedicada, como numa commuter mais descontraída. Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de construção do mesmo, com os acabamentos, com os pormenores e com a leveza.

Com o quadro em mãos, e aproveitando mais alguns negócios de ocasião, vieram os travões cantilever da Tektro, bem como as manetes do mesmo fabricante. A forqueta era o que mais me preocupava, sendo que as opções disponíveis ao longo dos últimos meses saíam-me mais caras do que o próprio quadro. Alguma paciência, nova oportunidade e a forqueta já aguarda montagem. Alguns periféricos também já estão reunidos faltando, sobretudo, rodas e pedaleira, sendo aqui que começo por pedir a vossa opinião.

Rodas: a ideia será utilizar um pneu até 35C. Posso usar uns aros normais de estrada? Ou terei de ir para algo virado para o ciclocross?

Pedaleira/Transmissão: Tendo em conta que a ideia passa mesmo por montar uma singlespeed, o que me aconselham ao nível da pedaleira e de um bom compromisso ao nível da relação de transmissão?

E como a conversa já vai longa e a malta gosta é de fotos, aqui fica a base de tudo isto, o quadro. O resultado final, esse, ainda poderá demorar...mas vamos falando ;)

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2stupid

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Viva!

1º pensamento: As outras vão ganhar pó.

Não tenho uma polivalente, tenho uma de BTT e uma de estrada.
Na de BTT:
- forqueta carbono Exotic,
- 1.9 na roda traseira e 2.4 na frente, 26"
- relação 44x21, experimentei 32x16, mas preferi um pouco mais pesado, mais dentes para dividir o esforço, visualmente mais agradável e ao desmanchar cassetes os carretos maiores costumam estar em melhor estado
- pedaleira, comprei nacional "miranda alfa 1r plus", só 1 prato e substituível, bom aspecto, e preço

Na de estrada, tenho 42x16 com pneus 700x23 e a na próxima muda vai levar 25.
Como tenho cubo flip-flop, e às vezes as pernas até pedem mais, ando à procura de carreto de 14 dentes, mas não está fácil.

Só para referência.
Ando, normalmente, 3 vezes por semana.
Com a de BTT, por exemplo já fiz a maratona festibike em santarém (desmontei 2 ou 3 vezes, e nas subidas que o fiz boa parte das multi também iam a pé).
Na de estrada fiz o Troia-Sagres inserido num grupo em que era a única SS.

Vou acompanhar, força nisso.

Peace
2stupid
 

grouk

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para esse efeito usa se uma coisa destas
PpGdGo0.jpg


acho a ideia interessante, o SS para mim nao dava mas se no teu caso servir força nisso
 

Skyforger

Active Member
@2stupid, pois, da informação que tenho recolhido de pessoal que usa bicicletas singlespeed tenho-me apercebido disso mesmo, ou seja, de passarem a usar muito mais a SS em detrimento das multispeed e, em alguns casos, a converterem-se exclusivamente ao SS. Como nunca experimentei, não posso opinar, mas o tempo o dirá. Por agora, e enquanto a coisa ainda só está no papel, vejo-a como uma alternativa às multispeed, para usar precisamente no muito terreno plano que tenho à porta de casa. O tempo, a utilização e as sensações logo ditarão se esta passará, ou não, a ser a bicicleta mais requisitada. Acima de tudo, o que me agrada no conceito SS é a simplicidade e a facilidade/custo da manutenção.

Dá aí mais pormenores sobre as tuas SS. Andas exclusivamente em SS? Mostra aí as máquinas...

Obrigado pelas dicas quanto à relação de transmissão a usar...essa é uma das minhas maiores dúvidas. Quanto à pedaleira, vou analisar várias hipóteses, mas desconhecia essa que indicaste.

@ohomemdobussaco, agradeço a sugestão das rodas, mas vão além daquilo que pretendo gastar neste projecto. Quando eu digo que a ideia passa por fazer a coisa o mais low-cost possível será mesmo low-cost :) Só para teres uma ideia, até agora gastei 217€, o que inclui quadro, forqueta, travões e manetes. Queria fazer a festa com menos de 500€...a ver vamos...

Quanto à questão das rodas, o grouk já respondeu, ou seja, posso usar qualquer roda com cubo para levar uma cassete, sendo que no lugar da cassete entra um adaptador como o indicado acima. Facilmente converto as rodas a uma bicicleta de singlespeed, da mesma forma que, se mudar de ideias, facilmente transformo essa bicicleta em multispeed, mantendo as rodas.

@grouk, exactamente, será algo do género que irei usar para converter as rodas que venha a comprar. A minha maior dificuldade tem sido encontrar rodas dentro de um determinado orçamento que permitam levar com pneus até 35C. Sim, para os lados de Viseu não será fácil encontrar terreno propício para usar a SS. No meu caso, terreno plano é o que não me falta ao longo de uma linha de costa de cerca de 70 km e até 20 km para o interior, daí esta ideia da SS ter começado a palpitar...
 

jppina

Well-Known Member
Tenho 3 SS, 2 de estrada e uma de BTT. Este ano fiz a etapa da volta de SS (acompanhei o meu pai, fui devagarinho ;-) )

A relação mais polivalente para a estrada é o 42X16, mas no teu caso se vais andar principalemente só em ciclovias e/ou zona sem grandes declives podes pôr uma relação um pouco mais pesada. Uma opção de pedaleira barata, mas boa, é comprar uma Shimano de 3 pratos e tirar o pequeno e o médio, e ficares só com o grandes. Um Deore ou equivalente já é um garante de qualidade e fiabilidade.

No entanto alerto-te que andar só em plano pode por vezes ser aborrecido, nada como uma incursões onde se apanhem umas subidas para apimentar a coisa :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ricardo enchi-me de alivio e ao mesmo tempo de orgulho quando acabei de ler o topico e vi pelas fotos que era um quadro de ciclocross que apresentas, assim como forqueta...

E sabes muito bem ao que me refiro...:)

Estou a gostar...

Nao vou dar muitas sugestoes, porque tal como eu es um tipo que sabes muito bem o que queres e quando fazes e para fazer bem feito...

Nao vais estragar a ideia e deitar tudo a perder com a escolha de umas rodas, por exemplo...

Vou estar atento e se achar que devo intervir para bem do teu projeto assim o farei...

Por enquanto nao preciso pois estou a ver que tens o controlo absoluto da situacao...:)

Grande abraco...
 

Skyforger

Active Member
Tenho 3 SS, 2 de estrada e uma de BTT. Este ano fiz a etapa da volta de SS (acompanhei o meu pai, fui devagarinho ;-) )

A relação mais polivalente para a estrada é o 42X16, mas no teu caso se vais andar principalemente só em ciclovias e/ou zona sem grandes declives podes pôr uma relação um pouco mais pesada. Uma opção de pedaleira barata, mas boa, é comprar uma Shimano de 3 pratos e tirar o pequeno e o médio, e ficares só com o grandes. Um Deore ou equivalente já é um garante de qualidade e fiabilidade.

No entanto alerto-te que andar só em plano pode por vezes ser aborrecido, nada como uma incursões onde se apanhem umas subidas para apimentar a coisa :)

Bem, afinal andam por aqui vários "singlespeeder's" camuflados :) Mostrem aí as bicicletas e dêem-nos mais pormenores sobre a concepção das mesmas e a experiência de uso.

A bicicleta será para utilizar sobretudo em plano, com uma ou outra oscilação de terreno, mas nada de muito pronunciado, sendo que vejo na extensa ciclovia atlântica que tenho à porta de casa e nos estradões e estradas de mau piso metidos nas densas manchas de pinhal e de mata nacional da região o seu habitat de eleição. No entanto, nada invalida que, com a experiência, não venha a aventurar-me em terrenos mais acidentados, bastando para isso flectir meia dúzia de kms em direcção a Este.

Também já pensei nessa hipótese de pegar numa pedaleira tripla convencional e aproveitar apenas um dos pratos. Vou analisar várias opções em termos de custo/benefício/fiabilidade.
 

jppina

Well-Known Member
Sim, para os lados de Viseu não será fácil encontrar terreno propício para usar a SS. No meu caso, terreno plano é o que não me falta ao longo de uma linha de costa de cerca de 70 km e até 20 km para o interior, daí esta ideia da SS ter começado a palpitar...

Desengana-te! Para os lados de Viseu é precisamente um lugar propício para andar de SS. O facto de estar rodeado de estradas que ora sobem, ora descem fazem como que seja quase o "paraíso".
 

Skyforger

Active Member
Ricardo enchi-me de alivio e ao mesmo tempo de orgulho quando acabei de ler o topico e vi pelas fotos que era um quadro de ciclocross que apresentas, assim como forqueta...

E sabes muito bem ao que me refiro...:)

Estou a gostar...

Nao vou dar muitas sugestoes, porque tal como eu es um tipo que sabes muito bem o que queres e quando fazes e para fazer bem feito...

Nao vais estragar a ideia e deitar tudo a perder com a escolha de umas rodas, por exemplo...

Vou estar atento e se achar que devo intervir para bem do teu projeto assim o farei...

Por enquanto nao preciso pois estou a ver que tens o controlo absoluto da situacao...:)

Grande abraco...

Caríssimo, olha que eu não me fiava tanto na questão de eu ter o controlo absoluto da situação...:D

Há muitos pormenores técnicos que me escapam e sobre os quais fico com muitas dúvidas e insegurança na hora de avançar, pelo que irei certamente precisar de ajuda de quem percebe mais da poda.

Sim, o quadro é de ciclocross e essa era condição essencial. Já a forqueta não é propriamente de ciclocross, mas sim uma forqueta que equipa os modelos Sirrus da Specialized....tás a ver como já estou a inventar...? :) Aquilo que tive em conta na escolha da forqueta foi a possibilidade de levar travões cantilver e pneus mais largos, sendo que cumpre em ambos os requisitos. Ah, bem como o orçamento...e nesse aspecto também cumpriu...

Quanto às rodas, ainda estou muito à nora sobre o que colocar aqui. Umas rodas de CX seria o ideal, mas ainda não encontrei o negócio certo. Sei de quem use rodas de estrada que permitam pneus mais largos e, se não levarem demasiada porrada (o que será o caso), cumprem bem a sua função. A mesma coisa com a pedaleira...ainda ando a ver o que será mais indicado para esta ideia.

No entanto, reforço a ideia de que não devem esperar daqui uma bicicleta nem de ciclocross, nem de estrada, nem de btt, nem de coisa nenhuma....Basicamente será uma grande salganhada à qual espero dar algum sentido no final. Ou seja, a lógica será mesmo montar uma bicicleta para o uso que pretendo e não uma bicicleta de ciclocross ou de estrada ou de outra coisa qualquer...se é que me faço entender....;)
 

Skyforger

Active Member
Desengana-te! Para os lados de Viseu é precisamente um lugar propício para andar de SS. O facto de estar rodeado de estradas que ora sobem, ora descem fazem como que seja quase o "paraíso".

Ok, se fala a voz da experiência e com conhecimento de causa quem sou eu para contrariar... :) A seu tempo, espero vir a tirar as minhas próprias conclusões...e talvez ainda me apanhem com isto na serra do Sicó ou na Lousã...:)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Caríssimo, olha que eu não me fiava tanto na questão de eu ter o controlo absoluto da situação...:D

Há muitos pormenores técnicos que me escapam e sobre os quais fico com muitas dúvidas e insegurança na hora de avançar, pelo que irei certamente precisar de ajuda de quem percebe mais da poda.

Sim, o quadro é de ciclocross e essa era condição essencial. Já a forqueta não é propriamente de ciclocross, mas sim uma forqueta que equipa os modelos Sirrus da Specialized....tás a ver como já estou a inventar...? :) Aquilo que tive em conta na escolha da forqueta foi a possibilidade de levar travões cantilver e pneus mais largos, sendo que cumpre em ambos os requisitos. Ah, bem como o orçamento...e nesse aspecto também cumpriu...

Quanto às rodas, ainda estou muito à nora sobre o que colocar aqui. Umas rodas de CX seria o ideal, mas ainda não encontrei o negócio certo. Sei de quem use rodas de estrada que permitam pneus mais largos e, se não levarem demasiada porrada (o que será o caso), cumprem bem a sua função. A mesma coisa com a pedaleira...ainda ando a ver o que será mais indicado para esta ideia.

No entanto, reforço a ideia de que não devem esperar daqui uma bicicleta nem de ciclocross, nem de estrada, nem de btt, nem de coisa nenhuma....Basicamente será uma grande salganhada à qual espero dar algum sentido no final. Ou seja, a lógica será mesmo montar uma bicicleta para o uso que pretendo e não uma bicicleta de ciclocross ou de estrada ou de outra coisa qualquer...se é que me faço entender....;)

Eu espetava-lhe....

E esfregava aqui....

Uns bons travoes TRP V brake...

Metia-lhe a nivel de rodas umas Stans no tubes...Sem duvida

Como gruppo Um Sram Rival ou Apex...Pedaleira, desviadores, manetes e cassete...E deixava ficar os travoes de lado, para poder substituir com os TRP V BRAKE...

E como perifericos tudo da 3t em aluminio...:)

grande abraco...

A nivel de perifericos
 

jppina

Well-Known Member
Aqui ficam as minhas:

A clandestina aqui (porque é de BTT) Skyde Solo

2r28wh2.jpg


A Kona Band Wagon...

oqfxhd.jpg


...que teve muito pouco uso e está agora à venda pois foi substituída por esta:

11sz1gj.jpg


Skyde Classico (quadro BTT Ti 26" convertido...).
 

DMA

Well-Known Member
E se mandasses enraiar as rodas?
Compravas os aros ao teu gosto. Uns Dt Swiss de BTT por exemplo.
Com uns cubos Claris à frente e Ultegra na traseira, enraidas 2-cross ou 3-cross (eu iria para 3-cross).
Ficavas com uns tanques de guerra, sem gastar muita massa.
 

Skyforger

Active Member
@jppina, acho que vou chatear-te por PM :p Já vi que experiência com SS não te falta...bem como bicicletas :) Gosto das 3, cada uma à sua maneira...até mesmo a mistura mais arrojada que tens na Skyde em titânio. Para além destas, usas alguma multispeed? Já agora, vejo que a Kona tem dropout de pista. No caso de quadros com dropout vertical, que será o caso do meu quadro, tenho obrigatoriamente que usar um esticador de corrente, certo? Parece-me que o tens nas duas Skyde.

@DMA, obrigado pela sugestão. Ainda não tinha pensado nisso, principalmente pela questão orçamento. Mas, bem vistas e escolhidas as coisas, talvez não fique assim tão caro. Resta-me arranjar quem me faça o trabalho...
 

DMA

Well-Known Member
De nada Skyforger.
Mas pensando melhor, os aros de BTT terão um problema. Um dia se quiseres montar uns pneus de estrada, não aguentam a pressão.
Uns aros de estrada desta nova geração (tipo 18mm de largura interna) fazem bem os dois papeis. Levar com uns pneus 35mm e também de estrada se tal for necessário.
 

jppina

Well-Known Member
Chateia à vontade :). Posso é não responder logo, nem sempre tenho a disponibilidade que hoje tenho ;-)

Também tenho multispeed, quer de BTT quer de estrada, embora agora esteja sem nenhuma de estrada pois vendi a minha e comprei outra que não há meio de chegar :-(

Sim, vais ter de usar um esticador de corrente, como tenho na skyde classico. A solo não tem, pois tal como a kona tem também ponteiras horizontais. Podes em vez de um esticador usar também um desviador, com os parafusos afinados para a posição que permitir a melhor linha de corrente. Esteticamente não é lá muito agradável de ver, mas cumpre a função. Pode dar-se o caso de nem precisares de nada, a corrente ficar esticada no conjunto pedaleira/carreto/quadro, mas a breve prazo com o alongamento da corrente vai acabar por ficar folgada e a corrente vai saltar amiúde...
 

grouk

Active Member
vou sugerir uma coisa, transmissao por correia. o ano passado andei muito interessado na coisa e só desisti porque neste momento só a gates é que tem e ainda está puxadote mas o conceito é muito interessante. se é para ser diferente que seja!!!
 

2stupid

Member
@ Skyforger
Tenho poucas fotos, mas ficam umas que tenho aqui...

Umas das primeiras montagens com este quadro (houve um anterior)


http://postimage.org/

Em acção em 2010


http://postimage.org/

Da 1ª para a 2ª foto, mudei selim, aumentei o pneu da frente para 2.0 e amputei parte do esticador.
Da 2ª para cá, teve de levar cubos novos, o pneu da frente passou para 2.4, levou a pedaleira Miranda, avanços pretos da Specialized e uns V-brake XT.

A caminho de Fátima,

Quadro decapado e pintado de verde VW Scirocco, , rodas de 30mm com cubo flip flop montadas na Rodagira, manetes Tektro apenas de travagem, travões Axis que vinham de origem numa Roubaix ou Tarmac (não me lembro), selim SMP Evolution


http://postimage.org/

São de longe as bicicletas que tenho em que faço mais kms.
Durante algum tempo tive também uma de estrada multispeed, mas como quase só andava quando a emprestava a alguém, acabei por a vender.
Onde o grupo vai, todos de multi, eu levo esta. Alguns exemplos: De Benavente, ida e volta e Fátima, Mafra, Montejunto, Arrábida.

Em BTT, tenho uma all-mountain 140mm, da qual não abdico em terrenos que assim o justifiquem.
O ano passado, juntei a curiosidade pelo titânio à insatisfação com a 29 e troquei por uma Van Nicholas Tuareg, mas, sinceramente, pouca vezes saiu. Se as descidas merecerem vai a de 140mm, se não, a escolha recai quase sempre sobre a SS.

Como entretanto "tive" de adquirir isto, fica em standby, mas a ideia é um quadro de aço, sem necessidade de esticador para a de BTT.


http://postimage.org/

Peace
2stupid
 
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