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Preparacao para prova de 100 km +-

Renato

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@elchocollat agora vou fazer de advogado do diabo.
Não percebo o teu foco na performance do rapaz. Ele não veio aqui gabar-se de nada nem está a prejudicar ninguém. Veio sim pedir ajuda, e pela quantidade de tópicos que abriu de uma assentada parece ser alguém que tem muita vontade de aprender.
Parece que estás a passar o perfil do Strava a pente fino à procura de indícios de "burla", não percebo porquê.
Eu até percebia se ele chegasse aqui e dissesse "vocês não andam um caralho, olhem para mim que ando à 3 meses num cangalho velho com umas havaianas calçadas a fazer estas médias" e houvesse malta a ficar "ofendida", mas tendo em conta que não foi isso que aconteceu, pergunto: who cares?

Deixa lá o rapaz aprender e treinar e partilhar aqui as suas histórias.
Ainda nem tinha lido isto, so quero a opinião mais nada. Ate porque como disse o Srjocarreira, alguem daqui "alguns" disseram que andava bem. Por isso meti atividades para analisarem e darem a opinião. Ate pk nao me ia gabar se existem milhões melhores que eu.
 

Renato

Active Member
Não compensa assim tanto, as descidas demoras uns 10/15 minutos para um subida que durou 40 minutos a 1 hora. Tu tens um bom peso e a rolar no plano já deu para ver que és mota e desces como poucos para quem começou à pouco tempo. Não sei bem onde pretendes melhorar a partir de agora. Diria que andas nos 4.5W/kg em 20 minutos. Acho que tens margem para subir isto sem estar preocupado com o peso. Se gosta da parte competitiva, fazia-te bem participares numa prova para perceberes logo onde andam as tuas fraquezas e os teus pontos fortes. Mas o Covid é lixou-te.
Como disse anteriormente vou treinar para p garndefondo e ver como estou, se houver. Se nao houver sem stress. Em 1 lugar ando porque gosto por isso nunca é perda de tempo e em 2 o que treinei certamente os estímulos vao ficar no corpo,e no ano a seguir serei melhor a partida.
 
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elchocollat

Well-Known Member
Como disse anteriormente vou treinar para p garndefondo e ver como estou, se houver. Se nao houver sem stress. Em 1 lugar ando porque gosto por isso nunca é perda de tempo e em 2 o que treinei certamente os estímulos vao ficar no corpo,e no ano a seguir serei melhor a partida.
Desde que sejas consistente, a forma não vai embora logo assim.
Se conseguires manter o ritmo de treinos de 1 por dia no final do ano ainda consegues ir aos granfondos aí da zona!

Quem me dera andar assim! :) e sim também sou teu seguidor no strava.
Eu só questionei os resultados, não ponho em causa a tua aptidão física :) ;)
Se conseguires manter a disponibilidade que tens continua. Não te esqueças é que é importante não treinar também! Ou fazer voltas muito calmas, caso contrário acumulas cansaço sem necessidade
 

Renato

Active Member
Como disse anteriormente vou treinar para p garndefondo e ver como estou, se houver. Se nao houver sem stress. Em 1 lugar ando porque gosto por isso nunca é perda de tempo e em 2 o que treinei certamente os estímulos vao ficar no corpo,e no ano a seguir serei melhor a partida.
Desde que sejas consistente, a forma não vai embora logo assim.
Se conseguires manter o ritmo de treinos de 1 por dia no final do ano ainda consegues ir aos granfondos aí da zona!

Quem me dera andar assim! :) e sim também sou teu seguidor no strava.
Eu só questionei os resultados, não ponho em causa a tua aptidão física :) ;)
Se conseguires manter a disponibilidade que tens continua. Não te esqueças é que é importante não treinar também! Ou fazer voltas muito calmas, caso contrário acumulas cansaço sem necessidade
Neste momento acho que vou continuar a treinar como tenho, pois tenho evoluido e nunca me senti no overtraining. Como disse começei a trabalhar a poucoe nao posso comprar tudo de uma vez.
O proximo passo deverá ser o GPS, pois por acaso ja queria comprar e dps de ler o forum vi que se for para treinar ainda mais falta faz.
Mas ja agora podem dar sugestões dos gps mais baratos mas que tenham esses sensores que vocês dizem que são importante, assim vou pesquisar
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Não compensa assim tanto, as descidas demoras uns 10/15 minutos para um subida que durou 40 minutos a 1 hora. Tu tens um bom peso e a rolar no plano já deu para ver que és mota e desces como poucos para quem começou à pouco tempo. Não sei bem onde pretendes melhorar a partir de agora. Diria que andas nos 4.5W/kg em 20 minutos. Acho que tens margem para subir isto sem estar preocupado com o peso. Se gosta da parte competitiva, fazia-te bem participares numa prova para perceberes logo onde andam as tuas fraquezas e os teus pontos fortes. Mas o Covid lixou-te.

Errado, o Covid trouxe-o para o ciclismo senão continuava a jogar futebol!
 

elchocollat

Well-Known Member
A malta falta ali no tópico ao lado sobre gpss, mas depende do quanto estejas disposto depois a pagar.

Tens bundles que trazem sensor cardíaco. Depois podes emparelhar os sensores ao gps: sensor de cadência e até de velocidade (este geralmente a malta não usa porwueo próprio gps consegue dar isso).
O powermeter já sai mais caro que um gps em norma, e tens desde 400€ se não estou em erro.

Como fizeste no inverno? Treinaste à chuva? Ou não andavas?

Se ainda não te apercebestena carteira, já dissemos algures por outras palavras : o ciclismo vai consumir algum dinheiro :p

Algumas coisas são importantes para começar a evoluir, mas é preciso ter mesmo certeza que queres continuar a pedala.

Agora lembrei-me do post do volume:
Podes partir a intensidade do treino por velocidade também... Até X km/h sabes que vais dar o máximo, então se quiseres fazer uma volta mais tranquila vais abaixo dessa velocidade. Se achares que consegues ir a essa velocidade durante 3h, podes definir como a Zona2 que te indicaram e fazer o tal "volume"
Acima disso +5km/h já sabes que não é tão fácil e já estás a andar na esgalha, podes definir como"zona de não forçar tanto só de vez em quando e não nuito tempo ", a Z3.
. Até teres alguma coisa.

Uma coisa:
Deduzo que tenhas equipamento. Não te cinjas a 2 calções e 2 jerseys. Para quem anda todos os dias, é importante ter a roupa sempre em dia! :cool:
 

Renato

Active Member
A malta falta ali no tópico ao lado sobre gpss, mas depende do quanto estejas disposto depois a pagar.

Tens bundles que trazem sensor cardíaco. Depois podes emparelhar os sensores ao gps: sensor de cadência e até de velocidade (este geralmente a malta não usa porwueo próprio gps consegue dar isso).
O powermeter já sai mais caro que um gps em norma, e tens desde 400€ se não estou em erro.

Como fizeste no inverno? Treinaste à chuva? Ou não andavas?

Se ainda não te apercebestena carteira, já dissemos algures por outras palavras : o ciclismo vai consumir algum dinheiro :p

Algumas coisas são importantes para começar a evoluir, mas é preciso ter mesmo certeza que queres continuar a pedala.

Agora lembrei-me do post do volume:
Podes partir a intensidade do treino por velocidade também... Até X km/h sabes que vais dar o máximo, então se quiseres fazer uma volta mais tranquila vais abaixo dessa velocidade. Se achares que consegues ir a essa velocidade durante 3h, podes definir como a Zona2 que te indicaram e fazer o tal "volume"
Acima disso +5km/h já sabes que não é tão fácil e já estás a andar na esgalha, podes definir como"zona de não forçar tanto só de vez em quando e não nuito tempo ", a Z3.
. Até teres alguma coisa.

Uma coisa:
Deduzo que tenhas equipamento. Não te cinjas a 2 calções e 2 jerseys. Para quem anda todos os dias, é importante ter a roupa sempre em dia! :cool:
Quando chove eu ia sempre na mesma.
Quando jogava futebol tb treinava a chuva apesar de que quando chove pouco nao faz diferença mas se for muito irrita me ahahah
 

elchocollat

Well-Known Member
Boa!
Perguntei porque é diferente e deves ter notado isso, não? É que num campo de futebol está fechado, mas na estrada tudo muda.

Travagens, cuidados redobrados por causa dos carros, roupa molhada que depois se não leva algo repelente se torna incómodo nas descidas... Daí ter perguntado. E outras coisas que mais deves ter notado
 

Renato

Active Member
Boa!
Perguntei porque é diferente e deves ter notado isso, não? É que num campo de futebol está fechado, mas na estrada tudo muda.

Travagens, cuidados redobrados por causa dos carros, roupa molhada que depois se não leva algo repelente se torna incómodo nas descidas... Daí ter perguntado. E outras coisas que mais deves ter notado
Qd chove muito levo impermeável. Se molhar as pernas nao me faz diferença.
No futebol se tiver molhado paro no intervalo 15 min e depois custa muito mais pelo menos para mim sim. Quanto as carros sim, isso é preciso ter cuidado porque a visibilidade é menor e a estrada torna se mais perigosa.
 

cconst

Well-Known Member
Ciclo computador (vulgo GPS) os mais em conta que dão para ligar a sensores externos, são os da Bryton. Por vezes tb se encontram a bom preço os Garmin Edge 130. A isto uma banda cardíaca (Decathlon) e fazes a festa abaixo dos 100 eur.

Por 10 mandas vir da China um sensor de cadencia.

E ficas com muitas métricas interessantes para iniciar.

Powermeter, encontram-se a partir dos 250 (apenas um dos cranks).

@Renato já te deram dicas muito interessantes, melhores que qualquer uma que te possa dar. Eu apenas consigo ajudar em material barato (só com a pandemia é que comecei a "esbanjar" um pouco mais).

Nota: tenho cá por casa um GPS Bryton Ryder e310 sem uso e um sensor de cadência do chinês (marca xoss) ambem sem uso. Não ofereço... Mas se mandares o barro à parede... Pode ser que te safes.
 

NunoAlves

Active Member
Bom dia.

Antes de mais, parabéns Renato pela motivação, humildade e pelos resultados. Não me importava de andar como tu. Estou curioso para ver o teu futuro.

Pelo que leio neste fórum e do que vejo no Strava, este colega tem algum potencial para ser ciclista se bem trabalhado.

No ciclismo não há olheiros a cuscar este fórum e o Strava? Em vez de lhe estar a sugerir comprar isto ou aquilo podia ser que alguma equipa lhe emprestasse material + treinador até ver no que dava.
 

NULL

Moderador
Staff member
Bom dia.

Antes de mais, parabéns Renato pela motivação, humildade e pelos resultados. Não me importava de andar como tu. Estou curioso para ver o teu futuro.

Pelo que leio neste fórum e do que vejo no Strava, este colega tem algum potencial para ser ciclista se bem trabalhado.

No ciclismo não há olheiros a cuscar este fórum e o Strava? Em vez de lhe estar a sugerir comprar isto ou aquilo podia ser que alguma equipa lhe emprestasse material + treinador até ver no que dava.

Desculpa a sinceridade mas parece-me que estás longe de saber a realidade das equipas. Com um pouco de sorte emprestam-te uma bicicleta e tens que ser tu a pagar as manutenções...

Infelizmente em Portugal as condições para os ciclistas não são as que eles merecem.
 

Velhadas

Well-Known Member
@Renato, Parabens. Estás a andar pa caracas.
Se ja estás assim no inicio imagino com treino a serio. Adorava saber teus dados de potencia. Se tiveres um amigo com Turbo Trainer ou Powermeter na bike pede a ele para dar uma voltinha para nos matar a curiosidade. Não me surpreendia nada que estivesses bem acima dos 4 w/kg.
Reforco, arranja um treinador, investe na modalidade.
 

mussulo

Well-Known Member
Fonix mas tu andas de bike ou de mota?

Curioso fui ver o teu treino de ontem,
47 kms em 1h19? +/- 35km/h de média?

Muito bom!
Aposta nisto rapaz, vê se pela tua zona tens algum grupo ou alguém que te possa dar umas luzes mais fundamentadas. mas é o que te dizem, a fazer treinos sem planeamento já estás num patamar muito fixe, isso com treino programado ...
 

bullspot

Well-Known Member
Só por curiosidade, que bicicleta é que tens?
É que fazer descidas como tu fazes, imagino que já não possa ser em cima de qualquer trambolho com rodas :eek:
 

Renato

Active Member
Qd chove muito levo impermeável. Se molhar as pernas nao me faz diferença.
No futebol se tiver molhado paro no intervalo 15 min e depois custa muito mais pelo menos para mim sim. Quanto as carros sim, isso é preciso ter cuidado porque a visibilidade é menor e a estrada torna se mais perigosa.
Só por curiosidade, que bicicleta é que tens?
É que fazer descidas como tu fazes, imagino que já não possa ser em cima de qualquer trambolho com rodas :eek:
A bicicleta era de um ciclista profissional. É uma orbea orca m10.pesa 6 kilos e pouco.rodas ainda são de alumínio e guiador segundo o ciclista e do top da fsa.
 
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