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potencia,perfis e treinos

napster

Member
Não penso que seja problema do GPS, pois funciona bem com todas as outras app.
Já usei em dois telemóveis diferentes e os km no final da volta no strava não coincidiam com os marcados no conta-km da bicicleta, mas é assunto que não me chateia nada, guio-me pelo da bicicleta.
 

jpacheco

Well-Known Member
Não penso que seja problema do GPS, pois funciona bem com todas as outras app.
Já usei em dois telemóveis diferentes e os km no final da volta no strava não coincidiam com os marcados no conta-km da bicicleta, mas é assunto que não me chateia nada, guio-me pelo da bicicleta.


conta quilometros da bicicleta? isso é o que? Olha que o GPS hoje em dia costumam dar valores mais precisos que os contaquilometros fixos nas biclas. Basta a medida especificada não estar certa ou a pressão do peneu não estar ajustada e altera-te os quilometros finais...

Napster usei strava app no meu note2 durante 1 anos e meio e me quilometros dava igual aos garmin 1000 e 810 e XPTO dos meus colegas.

Edited: e isso de dar quilometragem diferente com outras apps tem de haver explicação. O que te quero dizer é que da experiencia que tenho serás o primeiro em que o strava não gosta de ti e muda-te os quilometros da tua volta só para te chatear.
 

Wawando

Well-Known Member
Strava só falha altimetria se lhe disseres para ele recalcular (GF serra da estrela são 3700m e tens lá n registos de mais de 6000m) e calculos de power.
Em relação ao resto (distância, velocidade, etc) tem a precisão que o gps utilizado tiver...
 

napster

Member
conta quilometros da bicicleta? isso é o que?

É este que uso.
51trtvpAE-L._SS500_.jpg
 

grouk

Active Member
mudando de assunto vou tentar fazer alguma ciência, à uns dias fiz a experiência de fazer a mesma subida com o mesmo esforço mas com bikes diferentes,
no primeiro dia fui com a roubaix bike esta que é tão aero como uma Scania e com o simpático peso de 7,9k. a subida tem 7,7km com pendente de 3%o grau de esforço foi "near death"
BwOhFqa.jpg

17:23 media de 368w media de 26,6km/h e maxima de 41,4km/h
na segunda tentativa levei a venge com peso de 7kg
zSWGTkx.jpg

15:22 372w media de 30.4 máxima de 45,04km/h
aqui com as curvas sobrepostas
PU31p7o.jpg


concluindo
os esforços são muito semelhantes mas os resultados sao bastante diferentes, tenho pena que no segundo testes não haja pulso mas a minha fita deixou de detectar, deve ser pilha, a questão do vento não se põem porque o vento nos dois dias era semelhante, fraco e ligeiramente de lado
a venge é muito mais rápida, mas isso já se sabia, nunca pensei foi que fosse tanto, acho que os ganhos prendem se muito com o facto de ser uma subida rápida e ai a venge ganha mais devido as melhores acelerações e ao facto de rolar melhor mantendo mais tempo a velocidade.

ou seja por mais que se pense que não a bike conta, muitos dizem "as pernas é que interessam" claro que sim a meu ver a bike também faz muita diferença
 
E mesmo este tipo de testes que eu gosto de ver e analisar.

Faço-te um desafio, volta ao mesmo local, mas desta x leva algo para compensar a diferença de peso das bikes, assim consegues analisar mesmo a influencia da aerodinâmica, transmissão de potência, etc.

No fim de semana passado na Serra da Estrela bem me tinha dado jeito menos uns kgs na minha bike, actualmente pesa 10kg, e mesmo assim passou por muitas de 7kg .lol

As pernas continuam a ser o principal, mas a bike conta bastante também.
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu acho que para a diferença ser tão grande, também devias estar num melhor dia. Eu também já fiz esses testes numa subida, e cada tentativa consigo melhorar um bocadinho. Mais treino, conhecemos cada vez melhor a subida, mais confiança, etc...
 

jpacheco

Well-Known Member
Houve vento Grouk de um dia para o outro? com essa inclinação e com essa velocidade é um factor que irá influenciar o tempo
 

grouk

Active Member
se reparares a media é a mesma 4w de diferença, quanto à subida já a fiz dezenas de vezes é onde treino diariamente mas nunca lá tinha passado com esta bike
 

grouk

Active Member
em relação ao vento se alguém souber como consultar meteorologia em dias anteriores era porreiro, nao consigo mas sei que é possivel, mas tive alguma atençao a isso e lembro me que estava fraco a soprar de lado
 

jpacheco

Well-Known Member
Se fosse mais inclinada de 7 a 10% o factor vento (a excepção de ser muito forte) já não é tão determinante. Agora a 3 % sobe-se a 30km/h em muitas zonas e uma brisa favoravel ajuda imenso :D
 

DMA

Well-Known Member
grouk, excelente iniciativa :)

Vou fazer umas críticas que são construtivas e para trocarmos ideias.

Na primeira com a Roubaix gastaste 1043 s
Na tentativa com a Venge gastaste 922 s

A melhoria foi de 121 s ou 11,6%

Sabendo que os peritos dizem que o arrasto aerodinâmico (drag) do ciclista é responsável por 80-90% do arrasto total, temos que o drag da bike estará entre 10-20%
E sabendo que o aumento do drag não é linear, tal implica que é necessário um aumento muito maior de potência para subir de 40 km/h para 45 km/h do que aquele que é necessário para subir de 25 km/h para 30 km/h (a gama de velocidades do teu teste).
Ora se consegues ganhar 11,6% pelo uso duma aero bike em baixas velocidades, logo podes imaginar o aumento de rendimento que terias a velocidades na casa dos 45-50 km/h. Se tal fosse o caso não terias um único ciclista a sair para uma etapa sem ser numa aero bike.

Acho (tenho quase a certeza) que estás a menosprezar o factor vento. É aquele que é o mais importante para o teste, já que é aquele que de longe terá maior influência no resultado final. Imagina que o vento está 5 ou 8 km/h mais forte e num ângulo ligeiramente menos favorável. Achas que terás sensibilidade para detectar essas alterações?
Penso que para piorar a situação, se vamos a top, a nossa capacidade analítica, o nosso discernimento, cai bastante. Logo acho que seremos péssimos analistas sobre a intensidade e ângulo do vento.

Atenção que eu acredito na influência da aerodinâmica nas bikes, não quero colocar isso em causa.

Há um outro factor: Na Venge subiste com uma cadência média de 87 rpm enquanto que na Roubaix subiste com uma cadência média de 78 rpm, o que indicia que subiste em relações de transmissão bem diferentes. Isso será outro factor a ter que ser normalizado para que os dados sejam mais comparáveis.

Desculpa tantas críticas, mas acredita que não são maldosas.
Mais uma vez quero realçar que a tua iniciativa foi excelente.
 

grouk

Active Member
essas criticas sao super construtivas

em relação ao vento gostava mesmo de conseguir consultar um registo anterior mas nao consigo. e a minha sensibilidade de analise de vento é péssima, tenho que me guiar por árvores e ervas:D

eu chego a uma conclusão que pode ser errada mas que é a seguinte, alem dos ganhos aerodinâmicos da bike eu acho que a própria bike em si como tem uma testa muito mais baixa faz te adoptar uma posição mais aerodinâmica.

em relação à cadencia sinceramente não te consigo explicar, já tinha reparado também, e as minhas voltas com a venge acabam com maior media de cadencia que com a roubaix, mais uma vez acredito que tem a ver com o fit na bike,
 

jpacheco

Well-Known Member
Há um outro factor: Na Venge subiste com uma cadência média de 87 rpm enquanto que na Roubaix subiste com uma cadência média de 78 rpm, o que indicia que subiste em relações de transmissão bem diferentes. Isso será outro factor a ter que ser normalizado para que os dados sejam mais comparáveis.

O grouk é um gajo porreiro podes criticar à vontade :D

Realmente a referência ao rpm veio dar-me outro factor a ter em conta num futuro teste. A % de tempo de subida em pé e com rabo no selim ou até nos drops. Por forma a uniformizar o teu corpo na maneira como corta o vento :p

Menor RPM poderá indicar maior tempo de subida em pé..
 

grouk

Active Member
o que eu mais queria testar e tentar dar como provado é que alem do factor aerodinâmico a geometria do quadro influencia o debito de potencia, diferenciando este factor da questão aerodinâmica, não sei se me estou a fazer entender
 

jpacheco

Well-Known Member
Sim, a gente percebe que não é um teste num túnel de vento com todo o ambiente controlado. Mas com pequenas correcções poderias elevar o grau "cientifico" da coisa :p

Subir sempre nos drops
Mesma potência e RPM
Preferivelmente as mesmas condições de vento

E terias a diferença de tempo mais realista para a aerodinamica da coisa. ahh e não vale apertar os travões da bike antiga :p
 

DMA

Well-Known Member
Ainda bem que o ambiente é pacífico e as mentes abertas, assim dá gosto trocarmos ideias :)

grouk, quando dizes:
"eu chego a uma conclusão que pode ser errada mas que é a seguinte, alem dos ganhos aerodinâmicos da bike eu acho que a própria bike em si como tem uma testa muito mais baixa faz te adoptar uma posição mais aerodinâmica. "

É um factor que muito provavelmente tem influência e quase de certeza estás certo, porque lá esta ... se o drag aerodinâmico são responsáveis por 85/86% da energia que temos que debitar (em plano) e 8o-90% desse valor é drag do ciclista, se mudas a posição do ciclista (para melhor) terás um benefício bastante grande.
 

DMA

Well-Known Member
Se a tentativa é ver o benefício em termos aero, não será melhor testar em plano? Mais velocidade = maior ganho
 
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