grouk, excelente iniciativa
Vou fazer umas críticas que são construtivas e para trocarmos ideias.
Na primeira com a Roubaix gastaste 1043 s
Na tentativa com a Venge gastaste 922 s
A melhoria foi de 121 s ou
11,6%
Sabendo que os peritos dizem que o arrasto aerodinâmico (drag) do ciclista é responsável por 80-90% do arrasto total, temos que o drag da bike estará entre 10-20%
E sabendo que o aumento do drag não é linear, tal implica que é necessário um aumento muito maior de potência para subir de 40 km/h para 45 km/h do que aquele que é necessário para subir de 25 km/h para 30 km/h (a gama de velocidades do teu teste).
Ora se consegues ganhar 11,6% pelo uso duma aero bike em baixas velocidades, logo podes imaginar o aumento de rendimento que terias a velocidades na casa dos 45-50 km/h. Se tal fosse o caso não terias um único ciclista a sair para uma etapa sem ser numa aero bike.
Acho (tenho quase a certeza) que estás a menosprezar o factor vento. É aquele que é o mais importante para o teste, já que é aquele que de longe terá maior influência no resultado final. Imagina que o vento está 5 ou 8 km/h mais forte e num ângulo ligeiramente menos favorável. Achas que terás sensibilidade para detectar essas alterações?
Penso que para piorar a situação, se vamos a top, a nossa capacidade analítica, o nosso discernimento, cai bastante. Logo acho que seremos péssimos analistas sobre a intensidade e ângulo do vento.
Atenção que eu acredito na influência da aerodinâmica nas bikes, não quero colocar isso em causa.
Há um outro factor: Na Venge subiste com uma cadência média de 87 rpm enquanto que na Roubaix subiste com uma cadência média de 78 rpm, o que indicia que subiste em relações de transmissão bem diferentes. Isso será outro factor a ter que ser normalizado para que os dados sejam mais comparáveis.
Desculpa tantas críticas, mas acredita que não são maldosas.
Mais uma vez quero realçar que a tua iniciativa foi excelente.