• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Oleo para corrente

Figueiredo

Active Member
OK Obrigado!

voltando a esta questão do lubrificante uso um que me foi oferecido (não me recordo o nome) mas deixa-me a corrente preta, contudo apesar da minha transmissão ser uma verdadeira salganhada (Manetes Sora 8V, Desviadores Shimano 105, Pedaleiro FSA, Cassete Sora 8v e Corrente Ultegra), funciona tudo na perfeição e sem o minimo ruido, quanto mais Km têm em cima parece que melhor funciona...
É tudo uma questão de gostos mas acho a Shimano (mesmo da gama mais baixa) bastante suave e fiável, irrita-me um bocado ouvir os barulhos metálicos sempre que se troca de mudança e mesmo a rolar com este tipo de lubrificantes á base de cera a corrente vai sempre a fazer ruído pode ser psicologico mas parece que vai a trabalhar ferro com ferro sem qualquer tipo de lubrificação.
 

fogueteiro

Active Member
Boas Tranquilo

em boa verdade ainda não experimentei esse produto. Como tenho em casa imensos lubrificantes, cada um com a sua formula milagrosa, quero deixá-los acabar e depois pensarei nesse produto.

Ou então volto à velha máxima: "O óleo é meio mecânico"... e bastante mais barato.
 

NiKES

New Member
Eu ando a usar o squirt mas não tou muito satisfeito, aquilo nunca mais fica limpo... ta sempre um bocado preto, e já la vão acima de 1000km. Teremos se calhar oportunidade de vermos isso com o Tranquilo no PIF U!!

Uma pequena dica para o Figueiredo: Corrente no prato maior a frente a mais pequeno atrás (por ex 50x11), na zona do pedaleiro com um dedo puxas a corrente, e se conseguires ver um dente na sua totalidade, a tua corrente já está boa para o lixo.

Por experiência, as minhas correntes fazem 4500km, e não as trato bem, tanto em manutenção como em andamento (corrente cruzada).

Fogueteiro uma corrente 9v fez me 9000km, 10v 4500 km :D Vá la que não vou usar o 11v........

Boas pedaladas.
 

tranquilo

Active Member
Boas.

Nikes chegaste a limpar bem a transmissão antes de por o Squirt? Ao início também me acontecia isso, andava sempre meio preta.
No PIFU vais ver a minha corrente (e a do kalinas que penso que já o começou a usar) e com a chuva que vai fazer até vais ter que por os óculos de sol a olhar para a cassete hehehe (vamos ver se aguenta a volta toda se chover, vai ser um bom teste) :D

Abraço
 

duchene

Well-Known Member
É natural que as correntes mais antigas ou mais grosseiras (leia-se, para menos velocidades) durem mais. Também com o passar dos anos e com a evolução tecnológica, passamos a ser mais picuinhas com o desgaste.

Ali na zona de Aveiro não devem faltar correntes com mais de 20 anos que continuam a trabalhar... provavelmente já não serviriam era os propósitos de um ciclista mais habituado ás tolerâncias das correntes novas.

No meu caso a experiência com o Squirt é neutra.

Também porque o coloquei na corrente que estava em fim de vida, e ao fim de 60Km estava a fazer o mesmo barulho que faz quando é acabada de lavar, ou seja, seca. Mais isso já estaria à espera dada a elevada folga entre elos. E claro, também tive direito ao famoso composto preto... apesar da corrente ter sido lavada com petróleo, seca e soprada elo a elo com o compressor, antes da troca do finish line de cerâmica para o squirt.

A corrente nova que entretanto coloquei está com a cera de origem que é o melhor lubrificante que a corrente terá em toda a sua vida. Por isso vai andar assim até estar completamente preta e ser mesmo necessário remover. Depois irei experimentar novamente o Squirt, para aferir do comportamento com uma corrente em bom estado... se o barulho se mantiver, volto ao Finish Line, que até agora se revelou o melhor lubrificante que experimentei para tempo seco...
 

fmm

Member
Boas

Ora deixem-me lá meter a minha colher.
A minha opinião vai completamente de acordo com o que disse o Duchene.
Tenho la em casa uma velhinha Sirla com 18 anos, sim 18 e com apenas 7 mudanças que apenas me serve para levar ao café e dar umas voltas pela aldeola. A corrente é a de origem e preta mais preta não há.
Em relação à pura asfaltista, sempre usei Finish Line e estou completamente satisfeito.
Se a corrente podia andar mais brilhantre com outros óleos, provavelmente até podia, mas prefiro vê-la preta e a transmissão trabalhar toda na perfeição do que ter uma cassete e corrente limpa e andar a ouvir barulhos e ou a transmissão não funcionar com aquela "perfeição" que tanto gosto.
De salientar que também a lavo de tempos a tempos.
No entanto, isto é como em tudo na vida, gostos não se discutem.

Abraço e boas pedaladas.

Filipe
 

salpicão

Member
Boas,
depois de vários kilometros com o squirt estou bastante desiludido. já é a terçeira vez que lavo a transmisão e coloco o squirt e depois de 100/150km aquilo fica com uma pasta preta que me incomoda bastante. mandei lavar a transmisão e comprei um tubo de motorex... Vou tentar vender o squirt que está quase cheio...lol
Abraço.
 

Fevereiro

Member
Ninguem usa oleo fino tipo de costura?
É que eu uso e dou-me as mil maravilhas com ele. A minha ultima corrente ultegra 10v durou cerca de 6000km e esta, se tudo correr bem vai pelo mesmo caminho.
Se fica preto? Sim fica, mas no final das voltas é so usar um pano e fica a brilhar. Praticamente não agarra sujidade nenhuma e custa uma ninharia.
Ah, não sinto ruidos metálicos nenhuns tipicos de falta de lubrificação.
 

JMA

Member
Por incrivel que possa parecer e depois de dizer maravilhas do SquirtLube, vi-me na necessidade e obrigação de trocar de lubrificante.
A partir de um determinado momento quantos mais Kms fazia, mais ruido ouvia.Chegou a um ponto em que ao fim de 60 Kms depois de ter acabado de lubrificar já se ouvia o ruido metalico.
Inicialmente parecia correr tudo bem, talvez devido á corrente ter ainda alguns restos do anterior lubrificante, e fiz tudo como as instruções indicavam.
Voltei ao Motorex oleo/cera.Prefiro ter a corrente e a cassete um pouco negras do que ouvir aquele barulho irritante e com receio que a corrente quebre a qualquer momento.
 

dream_word

New Member
Vá la já nao me sinto maluco assim pois eu anteriormente referi isso e senti isso tambem. Sinceramente desde que voltei a usar oleo, neste caso finish line pro road ceramico, muito mas muito melhor, tudo bem a corrente fica preta e dá um ar mais sujo a transmissão mas pronto as vantagens compensam largamente, ainda este sabado ida a fatima 192km/h antes já não colocava oleo a uns 500 km's tudo sereno, sem problemas.
 

tranquilo

Active Member
Lá está, também fiz o PIFU de 170km à chuva e no outro fim de semana mais de 200km (e já não lubrificava há algum tempo) e está tudo ok. Certo que parece que vai ficando menos limpa com o acumular dos km mas não tenho nem uma queixa com a lubrificação. E sai tudo com água e sabão!

Tenho de experimentar de novo a antiga para ver se de facto fica melhor mas até agora não tenho uma queixa (felizmente).
 

duchene

Well-Known Member
Tal como prometido aqui vai o segundo capítulo da minha experiência com o Squirt.

Depois de ter aproveitado a lubrificação da cera de origem da corrente durante quse 1000Km, na preparação para o PIF*à nossa moda, lavei a corrente a fundo com petróleo e decidi voltar a experimentar novamente o Squirt.

Com a transmissão limpa de resíduos do anterior lubrificante apliquei uma primeira vez o Squirt de forma generosa, do lado de dentro da corrente, como indicam as instruções. Deixei secar bem, efeito reforçado pelo calor que se tem feito sentir, e apliquei novamente. Ao final de algumas horas, por uma questão de reforço, apliquei uma terceira camada.

Após a secagem completa, o resultado final é bastante parecido com a cera que reveste originalmente a corrente nova. O movimento fica algo "pastoso" mas sem som metálico o que certifica a correcta e total cobertura das zonas móveis da corrente com o lubrificante.

No entanto o verdadeiro teste seria na estrada e a jornada prevista de 100km, serviria para ter uma primeira impressão bastante valida do comportamento do Squirt em ambiente real.

Foi por isso com satisfação que registei o comportamento silencioso da transmissão e o correcto funcionamento nas passagens de mudança do primeiro ao último quilómetro.

A próxima jornada de 150 ou 160km servirá em definitivo para confirmar este comportamento. Para já superou a duração do efeito lubrificante verificado com a corrente antiga o que, sinceramente, também já esperava.

Em termos de limpeza, não estando rigorosamente a brilhar, o estado da corrente é esteticamente mais agradável do que em equivalente distância com outro tipo de lubrificante. Isto aliado ao facto de a lubrificação estar a ser eficaz torna agora a minha experiência com o Squirt mais positiva.

Vou entretanto informando como evolui a experiência ao longo do tempo...
 

rjcm78

Member
Eu por por agora desisti...

Mesmo com a transmissão lavada a fundo com petróleo....o trabalhar sem ruidos, sem duvida, boas passagens, melhor aspecto geral MAS....

A "massa pastosa" que fica entre meio dos carretos da cassete é demais..e fica também uma pasta grossa e seca entre os elos mas "no próprio elo"....acho que não consegui explicar bem mas pronto.

Por agora deixei novamente de lado e voltei ao Finish line de côr castanha...não é o cinzento é aquele que temos de agitar bastante porque "cria fundo"
 

tranquilo

Active Member
Ainda bem que vieste desenterrar este tópico Duchene. Já nem me lembrava de vir aqui actualizar.
Honestamente para mim o Squirt tem funcionado mesmo bem. Como tinha dito voltei a por o meu antigo (motorex) para ver de novo as diferenças.
Em termos de lubrificação pura para tempo seco para mim não há nada que bata o Motorex óleo/cera. Simplesmente o melhor que experimentei até hoje... por comparação o FinishLine fica a anos-luz deste. Aliás, todos os produtos motorex para bicicletas parecem ser de uma gama superior aos restantes.
Mas pronto, o Squirt funciona mesmo muito bem em termos de lubrificação quando bem aplicado. Cheguei à conclusão que se se ouvem barulhos metálicos é porque não foi bem aplicado porque aquilo é mesmo excelente neste aspecto e dura mesmo muito tempo. Temos de perceber que o Squirt é um lubrificante de cera em que o "solvente" é água e por isso demora a secar mas por outro lado penetra muito melhor onde deve.
Mas o Squirt tem a vantagem de não ficar negro como os outros todos. Com o tempo a corrente fica bassa por causa do revestimento exterior em cera que ao agarrar a sujidade vai perdendo a transparência. Esta sujidade fica acumulada em grumos que se vão soltando, no entanto a corrente em si fica sempre impecável (pois a sujidade fica na camada superficial). Pelo menos é a conclusão a que cheguei, se alguém tiver uma melhor, sou todo ouvidos :)
Se prefiro motorex ou squirt? Tempo seco: Squirt. Tempo húmido: Motorex wetlube. Só troco o Motorex drylube pelo squirt simplesmente porque, em concordância com o que o duchene disse, o aspecto com que a corrente fica no fim de cada volta é bem melhor.

Abraço

edit:
Como já tinha dito umas páginas atrás, o pior estado em que me chegou a transmissão a casa usando Squirt foi este:
13032011061.jpg


O que eu acho que não é nada mau se compararmos com o estado em que chegou o resto da bicicleta...
13032011065.jpg
 

rjcm78

Member
Muito provavelmente é um erro de aplicação da minha parte, mas ainda lhe vou dar mais uma hipotese quando mudar de corrente.

O facto é que a "pasta" que se acumulava entre os carretos ou mesmo nas roldanas era mais dificil de remover do que a outra com óleo.
Na outra bastava passar com um pano entre a cassete, enquanto que agora a tal "pasta" era tão seca que tive de desmanchar a casssete.

Um problema meu é que a minha bike não vê água no banho....só toalhetes.

E esse motorex é mais um que vou exprimentar.
 
Top