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Oleo para corrente

tranquilo

Active Member
rjcm78, tens de começar a usar água :D O squirt sai relativamente rápido com água e detergente. Não será uma vantagem o Squirt não sair facilmente com um pano :confused:
Pessoalmente há algum tempo que dou umas borrifadelas de motorex bike clean (outro grande produto), espero 5min e depois passo a bike por água. Nem é preciso esfregar nada. Então na corrente e cassete faz maravilhas. Também funciona espetacularmente bem a tirar os mosquitos esmagados contra bicicleta de quando a levo de carro :D juro que não esfrego nada!

Mas pronto, desde que tenho a bike nova que a lavo 2x por mês... é compulsivo...
 

Mingus

Member
Isto da corrente e do óleo para mim é uma dor de cabeça. Troquei recentemente o conjunto e comprei o Finish Line Ceramic.
Aproveitando as dicas do pessoal noutro tópico, no sábado fiz uma pequena manutenção à burra. Depois de a lavar com um pano húmido lavei também a corrente apenas com água. A "mancha negra" e as pequenas areias sairam muito bem. Apliquei o Finish Line esperei um pouco e voltei a passar o pano molhado e voltei a aplicar o óleo.
Este foi o procedimento que me aconselharam na loja e a corrente ficou impecável. O problema é que acho que deitei óleo a mais e no domingo, no PIF*à nossa moda, o óleo parecia que estava a "cozer" tal era o calor. O resultado é a corrente completamente negra com a tal pasta (ainda que seja menos espessa do que a pasta produzida pelo motorex). Mais o que mais me chateia é um ruído parasita, como se tivesse areia, que penso ser da transmissão e do facto de estar toda suja.

É normal este ruído aparecer, ou acham que o óleo não presta?

Hoje vou lavar novamente a corrente, aplicar um pouco menos de óleo, na esperança do ruído desparecer na próxima saída.
 

duchene

Well-Known Member
Luís, como trocaste de corrente há pouco tempo não precisarias de lubrificação nos primeiros tempos.

As correntes novas são imersas numa cera protectora aquando da fabricação e esse é um lubrificante excelente. Embora não venha mal ao mundo que lubrifiques uma corrente nova, pessoalmente acho desnecessário.

O FinishLine Ceramic é o que normalmente uso em tempo seco e para mim continua a ser a escolha acertada.

Fica preto ao final da primeira volta? Fica. Mas se lavares a transmissão com o BikeWash da Motorex é dos lubrificantes que sai com mais facilidade, sem precisar sequer de esfregar. E por isso acho-o uma mais valia. Protege e é fácil de remover. Aliás aborrece-me mais a dificuldade de remoção do que propriamente o ficar preto ou não. Para mim a transmissão deveria ser toda preta mesmo... :D

O que acontece agora é que tens a cera na corrente que já é complicada de remover para burro, com uma camada preta de Finish Line "torrado" que se vai agarrar à cera... Não vai ser bonito para as tuas mãos... É que a cera é altamente repelente de água e mesmo o motorex não faz muito para a remover. Por experiência própria, só sai mesmo com petróleo e uma boa esfregadela.

Agora das duas uma. Sujo por sujo, passas um pano para limpar o excesso de Finish Line e deixas andar assim, fazes mais umas centenas largas de quilómetros para usar a cera e depois limpas tudo com petróleo. Ou limpas já tudo a fundo com petróleo (desmontando pelo menos a corrente) e começas já a usar o Finish Line como lubrificante.

No entanto não precisas de aplicar duas vezes. Eu coloco, grosso modo, uma gota em cada elo e é o suficiente para nunca ter tido barulho de corrente seca. Naturalmente que quanto maior a quantidade, mais preto vais ver e como é um lubrificante fino, com sorte terás uns salpicos grátis no equipamento...
 

Mingus

Member
Oi André,

Não sabia que não era necessário esse cuidado no início. O que já aprendi com o pessoal aqui no forum.... :)

Não tenho esse bikewash. Vou ter de dar um jeito só com água e levo-a depois à loja para uma lavagem a sério. Só espero que o ruído desapareça entretanto.

Abraços e obrigado,
 

duchene

Well-Known Member
@Mingus
O motorex compras em qualquer SportZone. A garrafa de litro custa 9.90€. Aproveitas um pulverizador de limpa vidros ou de outro produto que tenhas aí para casa e ficas com o kit de limpeza em profundidade! :D

@Jaime
Desculpa mas perdi a tua pergunta algures aqui no meio da conversa. Sim, o Squirt que falamos é precisamente esse que indicas!
 

Mingus

Member
Ontem lá estive a limpar a bicicleta (e a sujar o terraço) e lá consegui retirar a sujidade e o excesso de FinishLine da corrente. Foi um terror para as mãos como tinhas previsto André, mas ficou menos mal.

O que acham deste utensílio de plástico para limpar a corrente?
 

fogueteiro

Active Member
Já estive a olhar e pensei comprar essa maquineta, mas cheguei à comclusão que uma garrafa de 1,5 de água vazia, limpa melhor e fica mais barata.:D
 

Janas

New Member
a melhor coisa para limpar correntes é wd40, ou produto similar... colocam a corrente bem enroladinha sobre um saco e deitam produto em abundancia, esperam uns minutos e depois sopram tudo com o compressor, elo a elo....saem todos os residuos.....limpam com um pano e aplicam Chain Wax, da Castrol..... é remédio santo para cerca de 500 KM...

http://www.corseracing.com/ACCESSORIES/Chemicals/Chain-Lube/Castrol-Synthetic-Chain-Wax-All-Purpose-Chain-Lube-10oz-Can-p4029.html

essa da garrafa tambem é muito boa, agora depende do liquido que se poe la, se for um tipo que limpe a Bike todas as semanas é complicado, é capaz de ficar caro....
 

JMA

Member
Bem, este tópico está mesmo paradinho...
Já existem mais algumas novidades no "mundo" da lubrificação de correntes?
 

Tremoço

Member
Bem eu ontem comprei finish line wet ceramic ja a preparar esta época de tempo mais húmido, hoje de manha fiz-me a estrada molhada com poças e umas pingas e tenho a dizer que adorei o lubrificante, não senti nenhum tipo de baralho e o pedalar também ficou bastante mais suave ;) Por isso vai o meu voto para este produto, embora já tenha reparado tal como o duchene disse que a corrente fica um pouco preta, mas sai com facilidade, bastou passar um produto próprio que tenho agua e saiu logo tudo.
 

mdaniel

New Member
Boas pessoal,

Eu uso este:

finsxshu.jpg


Boas pedaladas

Agora que me iniciei na estrada a minha escolha também foi para este mesmo, já tinha testado bastante a marca em btt e como tal não me foi muito dificil escolher. Já o testei nas poucas saidas que fiz e para já nada de negativo a assinalar. Vou dando novidades.

Cumps
Mdaniel
 
Boas pessoal.

vou ressuscitar este tópico para uma questão.

Comprei um lubrificante em spray à base de teflon específico para correntes. Têm algum conhecimento sobre este tipo de lubrificantes?

A mim atraiu-me o facto de ser mais "limpo", mas parece-me que óleo embebe mais a corrente desfavorecendo a fricção de metal com metal reduzindo também por isso os ruídos..

alguma opinião sobre este lubrificantes?

obrigado.

ab
 

Override

Member
Eu tanto para estrada como para btt, durante todo o ano uso o FinishLine Cross Country (rótulo verde). dura bastante e não se ouvem ruidos da corrente ao contrario de outros oleos mais finos.
 

Bruso

Well-Known Member
Eu tenho usado um da Mobil. Mas já tá no fim e preciso comprar um...vou ficar atento às sugestões apresentadas.
 
olá

informação muito interessante.

Tive a ler este: Velo / Friction Facts Chain Lube Test

que responde à minha questão sobre os lubrificantes em spray.

Lubrificantes em spray são os "piores" por causa dos agentes secantes e "carriers" acho que é uma espécie de suporte, como é um aerosol tem que ter uma substância gasosa, onde o óleo propriamente dito é envolvido para depois poder ser assoprado.
E eu acrescento mais uma desvantagem, o desperdicio, é dificil confinar a "nuvem" na corrente, manda-se muito óleo fora

O que eles dizem é que estes lubrificantes formam a tal pasta preta num instante.

É interesante verificar que o melhor (em todos os aspectos dos testes) é o mais barato: Cera de Parafina (será assim em português?) que de acordo com eles se vende em blocos nas lojas de ferragens e que resistiu muito bem aos testes com a corrente suje molhada etc...

bom eu não estou interessado em ganhar 2Watts de potência por causa do lubrificante na corrente, mas estou interessado em ter o material em condições e assim que acabar a lata vou mudar novamente para óleo normal.

Outra conclusão é que não há como escapar a uma manutenção regular da corrente se quisermos que o material se mantenha em condições, não existe aquela coisa de é só meter óleo e andar. Até há pouco tempo era assim que agia e quando limpei a transmissão (pela 1ª vez) fiquei impressionado com a porcaria que aquilo tinha até fiquei com "pena" da corrente e afins ehehe
 
Ainda não sei.

nos testes eles falam deste "Rock-n-Rols Gold chain lube" como sendo bom em termos de eficiência no teste da fricção.

e no teste da longevidade (tendo em conta ambientes molhados com poeiras etc) o Park Tool CL1

talvez este ultima marca seja mais comum para os nossos lados...

mas por exemplo o Finish Line Ceramic Wet Lube está bem classificado nos dois testes e este acho que já ouvi o pessoal aqui do forum a falar....
 
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