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Já agora deixa-me postar esta etapa que foi uma das melhores relativamente ao Tour...era o 1998.
http://www.youtube.com/watch?v=h2FQqHF8x5I
Agora vamos falando da bike da epoca a Bianchi do 98 com que Marco ganhouo Tour.
Bianchi de nome mas de facto os tubos eram feitos pela italiana Dedacciai....o estado do arte pessoal e digo-vos que ainda devo acreditar que um aluminio serie 7000 trabalhado nesta forma não seja rijo como o carbonio de hoje em dia ( o carbonio no 97-98 era em fase ainda sperimental sobretudo nas forquetas).
Dito isso para não entrar na eterna guerra dos materiais a bike do 1998 de Marco era feita de aluminio serie 7000 como na foto.No '99 a Bianchi chamou o mesmo quadro SC.61.10 era o mesmo aluminio serie 7000( de costume é utilizado na industria aeronautica e naval mas neste caso limitado a estrutturas);no 2000 pasou a chamarse EV2 e no 2001 EV4.
Bem a bike do '98 tinha um peso total de 6.9 kg,mas deixa-me dizer-vos que nos ultimos anos chegai a saber que na realidade aquele quadro ( que tambem era vendido para bike commerciais)era um quadro feito só por Marco; ele queria um quadro super leve e isso era abaixo de 1kg,era extremo, mas como ovvio a sua durata era muito breve.
O equipamento era assim:
Forqueta carbonio Slim Time...era mesmo o inicio da epoca do carbonio
Pedais Time Equipe titanio e magnesio
Espigão selim PMP titanio marcato bianchi
Avanço ITM Big One amerelo
Guiador ITM 225 Hi Tech
Ciclocomputer Km echowell rosso
Selim Flite Titanium The Pirata
GruppoRecord 9v con comandos em alluminio e carretos em monoblocco de titanio
As rodas eram com cubos Record mas nas subidas Marco utilizava rodas Campagnolo Electron mas sobretudo utilizava só um Ergopower ( que na epoca eram mais pesados ) em quanto o desviador diantero era uma pequena alavanca posta no tubo obliquo,tambem o Americano usava esta configuração;agora provavelmente era para poupar peso mas tambem se calhar porqué o antigo sistema dava a possibilitade de ter uma afinação millimetrica do desviador,tambem no Mont Ventoux os dois utilizavam este sistema.Se calhar eu acho que utlizando cruzamentos arriscados da corrente com este sistema era mias facil ter uma reogulação millimetrica.De notar que isso aconteceu quando os Ergopower eram já na secunda serie (depois o 1997) por tanto era mias provavel uma motivação tecnica que não o peso.
Agora no famoso video do Galibier que juntai acima, podem ver na parte final da etapa Marco a mexer nos...manettini
...para passar ao 53.
No ano sucessivo Marco chegou adoptar uma verniz mais leve na bike para poupar peso!.
Uma coisa curiosa é que ele nunca usava almofada nos calçoes/as....usava esponja!!
No 2000 utilizou esta Bianchi
BIANCHI EV2
Quadro bianchi ev2 alluminio
Avanço + curca itm millenium
Selim Flite Titanium The Pirata
Espigão selim campagnolo record titanium 27,2
Pedais Time equipe magnesio/Titanio
Grupo completo Campagnolo record 10v
Rodas Campagnolo Nucleon
..e aquí já temos 10V!!.
Não devem esquecer que Marco usou tambem Wiler..uma outra marca Italiana ( Milão anos '70) bem conhecida.
WILIER EASTON 1997
Quadro wilier easton elite
Espigão selcof titanio
Selim TCS Evolution The Pirata
Grupo durace 9v completo
Pedais Look 284
Rodas Selle italia eolic con raggi da 1,2 mm
Avanço Force
Guiador 3TTT Prima
No 99 Marco utilizou na sua bike uma verniz muito leve!!Tudo era bom para poupar peso.
Onde treinava o Pirata?...bem sendo originario da Romagna ( uma região a Nord- Est da Italia....Bologna é a sua citade major) de costume ia fazer uma subida que é chamada Cippo que sobe ao Monte Carpegna a 1415 Mt..18% é facil encontrar.....se um dia alguem do forum se encontra naquelas bandas bem podem subir lá em cima e quando chegam lá em cima irão encontrar uma foto gigante do Pirata onde está escrito "Questo é il cielo del Pirata".."Este é o ceu do Pirata";é facil perceber porqué escriveron isso....a vista é lindissima e val a pena parar naquele gancho e aproveitar das emoções que aquela particular subida pode proporcionar.
Fabry