• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Oito anos sem o Pirata...

VANSEL

New Member
Pois é... já la vao 8 anos em que desapareceu uns dos melhores escaladores de todos os tempos. Uma depressao levou-o à morte depois de ser expulsado do Giro '99.
Hoje, faz exactamente 8 anos que um quarto do Hotel Le Rose viu desaparecer a Marco Pantani. Uma espiral de antidepressivos que o levou a dizer Adeus... Nunca me esquecerei da tristeza que senti no momento de receber tal noticia.

Gostaría compartir esta recordaçao com todos vós... en sua memoria. Nunca serás esquecido, Pirata!
 

kilo30

Member
tambem tenho bastantes saudade das grandes batalhas que tinha com indurain,lance,ulrich, e outros grandes trepadores.Posso estar enganado mas acho que foi o primeiro a fazer a dobradinha(giro e tour)no mesmo ano na era moderna,muitos queria fazer isso como o tão adorado contador mas não tiveram capacidade de fazer isso.

Ainda tenho em mente a grande vitoria que teve no tour de franca em 2000,etapa 12,claro que o lance deixou ganha lo,deixou porque teve um grande respeito pelo atleta,se fosse outro de certeza que nem olhava para tras.

http://www.pantanibikes.it/ este é o link da marca dele,foram os pais que criaram e sabem qual o slogan? "ARE YOU READY TO CLIMB?". mais depressa comprava esta que as do cipolini.

http://www.bikeradar.com/news/article/retro-pro-bike-marco-pantanis-1998-bianchi-mega-pro-xl-24877/ este e o link do verdadeiro canhão que ganhou o tour e o giro de 98,uma bike de aluminio com 7kg com pedais e grandes de bidon.

11-23 com 54\44,não e para quem quer mas e para quem pode,que perdure á memória de MARCO PANTANI, EL ELEFANTINO
 

pantanini

Active Member
Na realidade o Pantani foi um GRande ,Grande ciclista que não fossem os muitos azares que teve ( quedas e lesões) e a falta de em grande mentor/ director desportivo,hoje possivelmente ainda estaria vivo e com um palmarés completamente diferente daquele que conseguiu.Nunca fui pessoa de ter ídolos,mas abri uma excepção para este grande ciclista,que me deixava colado ao televisor a ver e a vibrar com os seus ataques ( quem não se lembra do ataque em ALPE D'UEZ ,onde bateu o recorde da subida ).
O ano passado andei pela Itália a fazer umas brincadeiras com a bicicleta e constatei de que continua a ser o grande ídolo dos italianos,apesar de hoje em dia haver muitos ciclistas italianos de grande qualidade.
Ficam aqui 2 link referentes a 2 provas de cicloturismo que homenageiam o PIRATA.http://www.pantani.it/
http://www.sportcommunication.com/
 

pantani

Member
Também "perdi" muitas horas a ver as magníficas escaladas do verdadeiro Marco Pantani, quanto a mim (reles cópia;););)) só tenho de parecido o penteado.:cool:
 
Dava grande espetáculo! E aquela falta de ritmo constante, ora acelerava ora abrandava, fazia a vida negra de qualquer um que o tentasse acompanhar... Verdadeiramente único :)
 
Obrigado pelo topic Vansel,estes dias estavo mesmo a pensar de abri um relativo a Marco porqué nos forum italianos já andam a lembrar isso há muito tempo...é verdade por nos o Pirata será sempre unico.
Há muito para escrever acima das suas bikes e outros pormenores menos conhecidos,se calhar quando tenho tempo vou juntar duas info e vou por aquí,mas agora deixa-me dizer só isso:


Ciao Capitano,R.I.P

Fabrizio

Ps:é verdade foi o unico a fazer uma "doppietta".Giro/Tour..e era o unico que ao chegar ao topo de uma subida dura a um ritmo infernal ia sempre acelerar ...nunca ví ninguem depois ele subir com aquele estilo unico..
 

consciouness

Active Member
Na minha opinião o melhor trepador que vi correr, e talvez o melhor de todos os tempos. Actualmente não há igual no ciclismo. Quando atacava ninguém o conseguia seguir. Lembro que no primeiro tour que fez, em 1994, acabou logo em terceiro e ia, imaginem, para aguadeiro de Chiappucci. Lembro também no tour de 1997, em que no prólogo acabou nos últimos lugares, e em Paris, lá estava ele novamente em terceiro. É daqueles que deixa saudades.
 

silvioferraz

New Member
RIP Marco Pantani, sem dúvida um dos grandes e também ele, muito maltratado por este desporto.

Apenas uma correcção. Marco Pantani morreu devido a uma overdose de cocaína e não de antidepressivos.
 

jfalcao

Member
Um idolo!!! Muitos ainda lhe dão pouco valor... algo injusto comparado com o que fez por este desporto...

pantaniclimb.jpg
 

RSilva

Well-Known Member
Esta imagem diz tudo...

Estilo único entre os trepadores puros, com as mãos em baixo...

Gostava de ver visto um duelo entre Il Pirata e El Pistolero, e vocês? Quem ganharia?
 

Testarossa

New Member
Boas
Tal como os anteriores,também eu apreciava Marco Pantani.
Porquê? Porque dava tudo o que tinha,e o que não tinha. Porque evidenciava prazer em andar de bicicleta. Porque tinha um maneira única de andar de bicicleta.
Marco Pantani corria,pedalava com o coração,Alberto Contador é todo cerebral.
Que agora tenha a paz,que em vida não alcançou.
Abraço&Boas pedaladas
 

paradawt

Moderador
O que mais me admiro nele era o estilo em cima da bicicleta.

Já repararam que quando ele atacava na montanha, fazia a subida sempre com as mãos na parte de baixo do guiador?!

Experimentem fazer isto durante uns metros valentes e vêm como fica o vosso coração :D
 
Duas infos mais detalhads para os amantes das tecnologias aquí no forum.

Já agora deixa-me postar esta etapa que foi uma das melhores relativamente ao Tour...era o 1998.

http://www.youtube.com/watch?v=h2FQqHF8x5I


Agora vamos falando da bike da epoca a Bianchi do 98 com que Marco ganhouo Tour.
Bianchi de nome mas de facto os tubos eram feitos pela italiana Dedacciai....o estado do arte pessoal e digo-vos que ainda devo acreditar que um aluminio serie 7000 trabalhado nesta forma não seja rijo como o carbonio de hoje em dia ( o carbonio no 97-98 era em fase ainda sperimental sobretudo nas forquetas).
Dito isso para não entrar na eterna guerra dos materiais a bike do 1998 de Marco era feita de aluminio serie 7000 como na foto.No '99 a Bianchi chamou o mesmo quadro SC.61.10 era o mesmo aluminio serie 7000( de costume é utilizado na industria aeronautica e naval mas neste caso limitado a estrutturas);no 2000 pasou a chamarse EV2 e no 2001 EV4.
Bem a bike do '98 tinha um peso total de 6.9 kg,mas deixa-me dizer-vos que nos ultimos anos chegai a saber que na realidade aquele quadro ( que tambem era vendido para bike commerciais)era um quadro feito só por Marco; ele queria um quadro super leve e isso era abaixo de 1kg,era extremo, mas como ovvio a sua durata era muito breve.
O equipamento era assim:
Forqueta carbonio Slim Time...era mesmo o inicio da epoca do carbonio
Pedais Time Equipe titanio e magnesio
Espigão selim PMP titanio marcato bianchi
Avanço ITM Big One amerelo
Guiador ITM 225 Hi Tech
Ciclocomputer Km echowell rosso
Selim Flite Titanium The Pirata
GruppoRecord 9v con comandos em alluminio e carretos em monoblocco de titanio


As rodas eram com cubos Record mas nas subidas Marco utilizava rodas Campagnolo Electron mas sobretudo utilizava só um Ergopower ( que na epoca eram mais pesados ) em quanto o desviador diantero era uma pequena alavanca posta no tubo obliquo,tambem o Americano usava esta configuração;agora provavelmente era para poupar peso mas tambem se calhar porqué o antigo sistema dava a possibilitade de ter uma afinação millimetrica do desviador,tambem no Mont Ventoux os dois utilizavam este sistema.Se calhar eu acho que utlizando cruzamentos arriscados da corrente com este sistema era mias facil ter uma reogulação millimetrica.De notar que isso aconteceu quando os Ergopower eram já na secunda serie (depois o 1997) por tanto era mias provavel uma motivação tecnica que não o peso.
Agora no famoso video do Galibier que juntai acima, podem ver na parte final da etapa Marco a mexer nos...manettini:)...para passar ao 53.
No ano sucessivo Marco chegou adoptar uma verniz mais leve na bike para poupar peso!.
Uma coisa curiosa é que ele nunca usava almofada nos calçoes/as....usava esponja!!

No 2000 utilizou esta Bianchi

BIANCHI EV2
Quadro bianchi ev2 alluminio
Avanço + curca itm millenium
Selim Flite Titanium The Pirata
Espigão selim campagnolo record titanium 27,2
Pedais Time equipe magnesio/Titanio
Grupo completo Campagnolo record 10v
Rodas Campagnolo Nucleon


..e aquí já temos 10V!!.

Não devem esquecer que Marco usou tambem Wiler..uma outra marca Italiana ( Milão anos '70) bem conhecida.

WILIER EASTON 1997
Quadro wilier easton elite
Espigão selcof titanio
Selim TCS Evolution The Pirata
Grupo durace 9v completo
Pedais Look 284
Rodas Selle italia eolic con raggi da 1,2 mm
Avanço Force
Guiador 3TTT Prima


No 99 Marco utilizou na sua bike uma verniz muito leve!!Tudo era bom para poupar peso.

Onde treinava o Pirata?...bem sendo originario da Romagna ( uma região a Nord- Est da Italia....Bologna é a sua citade major) de costume ia fazer uma subida que é chamada Cippo que sobe ao Monte Carpegna a 1415 Mt..18% é facil encontrar.....se um dia alguem do forum se encontra naquelas bandas bem podem subir lá em cima e quando chegam lá em cima irão encontrar uma foto gigante do Pirata onde está escrito "Questo é il cielo del Pirata".."Este é o ceu do Pirata";é facil perceber porqué escriveron isso....a vista é lindissima e val a pena parar naquele gancho e aproveitar das emoções que aquela particular subida pode proporcionar.

Fabry
 
Bem por caso ví que há um pequeno erro.......falai-vos dos pormenores relativos as mudanças a moda antiga:)....bem pós o link de um video em ingles para voces,só que o o Marco a mexer no tubo obliquo náo está....está neste video italiano:

http://www.youtube.com/watch?v=PPGWF2gHCSY

2:32:09 do video....eheh ero certo disto pormenor só que as vezes esqueço de viver em Portugal e confundo os dois mundos :))
 
Top