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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

grouk

Active Member
repararam no pormenor dos travoes a parecer aquele que as mtb usavam antigamente, simples leves e poderosos, em vez de gastar tempo a desenvolver os de disco deveriam era apostar nestes que sao bem melhores
 

Bruso

Well-Known Member
Numa bicicleta com um quadro tão aerodinaminco, nem fazia sentido colocar travões de disco. Estragava logo a montagem.
 

gonpalco

Member
Por um lado entendo os discos nas bicicletas de estrada, atendendo à tendência de se usar aros de carbono. As pastilhas podem ser feitas de material XPTO, mas o facto é que são superficies que rápidamente se molham, e se pensar que o poder de travagem, está na capacidade de transformar energia cinética em energia térmica (e sua dissipação), menos sentido faz, termos travões no aro, e este ser em carbono.

Além do inconveniente de travagem, temos ainda o problema associdado às cargas que o aro tem de suportar. A travagem, ou melhor o aperto do aro, é algo que tem de ser suportado, e no caso do carbono, o uso de mais telas ou a introdução de uma parede interna, o que faz incrementar o peso da jante.

Depois disto, ainda temos a mínima distância entre os calços e a jante que faz com que toquem. Aqui a culpa pode ser de um quadro menos rígido lateralmente ou até de jantes menos rígidas (mais leves?), mas creio que faz muito sentido, separar dois mundos:

- Rodagem
- Travagem

A questão aerodinâmica, é algo duvidosa, principalmente quando o cicloturista rola na casa dos 25/30 Km/h e onde a posição do corpo influência mais o CxA que um cabo ou "apêndices" num quadro. Mesmo os mais rápidos e PRO, a rolarem nos +50Km/h, a posição tem mais influência que o cabo ou o travão. Sou muito céptico ao ver travões ditos "aerodinâmicos"... afinal, isso traduz-se em quantos segundo por 100kms?

Acredito que ao passar a existir mais grupos electrónicos (para mal dos meus pecados....) aparição de sistemas de travagem hidráulicas será tão natural como beber água.

PS - Eu vou continuar adorar os travões de jante! É a beleza da simplicidade!
 

grouk

Active Member
Numa bicicleta com um quadro tão aerodinaminco, nem fazia sentido colocar travões de disco. Estragava logo a montagem.

claro que nao o que eu quis dizer é que aqueles travoes sao uma soluçao exelente para as restantes bikes
 

Bruso

Well-Known Member
Sim ,eu percebi grouk

Tiras peso da jante mas ganhas peso no sistema hidráulico. Para além disso, tendo em conta os limites de peso atuais, não acho a questão do peso importante. Os hidraulicos vão continuar fora das bikes de TT. Nas etapas de alta montanha, em que não existem grandes descidas também acho que não se justifica. Nas etapas planas também não.

No cross é que têm grande potencial.
 

gonpalco

Member
Sim ,eu percebi grouk
não acho a questão do peso importante. Os hidraulicos vão continuar fora das bikes de TT.

Em BTT, quando apareceram, ninguém ficou convencido e todos indicavam o peso como muito negativo, deixando apenas para DH.
Hoje, temos sistemas hidráulicos abaixo dos 250grm.
Se pesares as manetes+calipers, não devem andar muito longe
 

Bruso

Well-Known Member
Não digo que sejam mais pesados. Mas trocar os calipers por um sistema hidraulico composto por disco, pastilha etc de certo que ganhas algum peso. Mas para o ciclismo de estrada nem se coloca essa questão porque todos os fabricantes já estão no limite do peso. Se eles quiserem por travoes de disco facilmente compensam o ganho de peso, noutro elemento.
 

Bruso

Well-Known Member
Nos aros é o lógico. Mas até nem falava nos aros. Porque ao colocar travoes de disco não faz sentido manter os aros que se usava nos outros.
 

patrick pires

Well-Known Member
Time..

time_01_a.jpg

time_03_a.jpg

time_06_a.jpg

time_08_a.jpg

time_09_a.jpg

time_12_a.jpg
 
Não encontro o nome do quadro da primeira foto em lado nenhum... alguém sabe?
É muito idêntica à RXRS, mas pensava que seria descontinuado.
 
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