• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mal disposto sera de que?

fred1983

New Member
boa noite ja devem ter reparado sou novo e tenho uma questao talvez alguem me saiba dar respostas ja fiz btt a 4 anos atras nunca me tinha acontecido nada do genero a cinco dias atras nao fazendo qualquer desporto ate esse dia fui anda para a estrada visto ter feito negocio com uma bicicleta de ciclismo estava muito bem media 19kmh ja andado 16km algumas subidas mas nada de especial comeco a ficar mal disposto vontade de vomitar fui continuando ate que comecei a subir a meio da subida tive que parar estava a ver que ia mesmo ao gregorio tive de me sentar no chao fechar os olhos e passado um bocado la aliviou mas a moinha da ma desposicao ficou ate casa no total fiz 20km fome nao era ja tinha feito a degestao visto ser 16 h agua levei no dia seguinte mais 20 km tudo bem a mesma volta que fiz no dia anterior mas mas devagar hoje fui andar apertei um bocado visto que ia atras de um amigo ja expriente comeco a ficar mal disposto na subida a bpm estava 180/190 sera que alguem ja teve estes sintomas ou sera por ser os primeiros dias ja agora como sei o maximo do meu ritmo cardiaco . obrigado pela atencao e parabens pelo forum
 

otreblig

Member
Fiquei sem perceber, fazes desporto regularmente, ou começaste agora outra vez?
Se calhar consultar um médico, para ver se está tudo bem com a máquina também é uma possibilidade.
 

fred1983

New Member
ha o meu ritmo cardiaco e baixo de nascença em repouso esta a 45/50 ja fiz prova de esforco isto em 2009 ja la vai algum tempo fiz um ulter tudo bem nao havia problema e que tambem deixei de fumar a 2 semanas mas acho que nao tenha haver com isso
 

otreblig

Member
Então nem penses duas vezes, vai a um médico ver se a máquina está boa.
Quanto a essa indisposição, pode ser mesmo "ferrugem", mas por favor não descures a parte da consulta médica.
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Isso da má disposição aconteceu-me nas 3 primeiras voltas qd comprei a minha bike, e na altura não fumava. Lembro-me q uma das vezes tb foi numa subida e tive de sair da bicicleta, parecia q ia ao gregorio.
Isto deveu-se ao meu corpo não estar habituado, pq nunca na minha vida tinha andado de bike a serio, e desde então já lá vai um ano e sinto-me bem. É claro que desde então fui aumentando gradualmente os Kms e o esforço.
Provavelmente é uma reacção por o corpo não estar habituado a tamanho esforço, por exemplo neste sábado fiz mais Kms do q o normal e perdi 3 Kgs qd cheguei a casa.
Isso parece-me que estás enferrujado, por isso tens de ir com mt calma e ter uma boa alimentação. é claro que não deves deixar de ir ao médico e fazer exames para ver se a máquina tá boa.

Cumps.
 

jnap

New Member
Isso da sensação do "gregório" também me acontece a mim às vezes...
Mas eu consigo identificar claramente qual a origem, pulso no RedLine, quando no meu caso anda nos 180 mais coisa menos coisa, começo a sentir uma má disposição, uma pressão no estômago, que me obriga a levantar o pé...
É daquelas coisas que com o treino deves conseguir ultrapassar, mas de qualquer maneira cada caso é uma caso, por isso se tiveres oportunidade consulta sempre um médico.

Abc e boas pedaladas
 

TelmoDias

New Member
Eu não tenho 100% certeza no que vou dizer, porque é assunto sobre qual já não leio à muito...

Mas essas sensações deve-se ao facto de vocês atingirem 95% ou mais da vossa frequência cardíaca máxima. Essa zona de treino é uma zona de risco de lesões (se não me engano) e acho deve ser treinada apenas com o acompanhamento de técnicos (treinadores) e têm durações muito curtas de 1 a 2 minutos se não me engano.

sei que quem treina muito este nível/zona de treino são os profissionais de atletismo, apenas em algumas alturas da época acho eu, e eles chegam muitas vezes a ter os mesmos sintomas chegando inclusive a vomitar mesmo. Também já li um artigo qualquer que por aplicarem a dureza destes treinos (para profissionais ou elites) em camadas jovens no atletismo fez com que muitos viessem a abandonar o atletismo, isto é, não foi a metodologia mais adequada para formação.

Espero não estar a dizer asneiras e se o tiver que me corrigem, que tenho todo o gosto.

Logo no vosso caso tentem abrandar o esforço quando sentem que podem lá chegar, caso lá cheguem tentem ventilar o máximo possível o corpo e capturar todo o oxigénio possível respirando fundo com o diafragma.

Abc e boas pedaladas
 

PedroPereira

New Member
Se percebi as tuas perguntas, vou tentar ajudar com o pouco conhecimento que tenho do assunto. Existem várias formulas para medires o esforço máximo em treino mas a mais comum corresponde a 220 menos a tua idade. Não convém esticar muito dos 90% para cima sob o risco de te voltares a sentir mal disposto pois essas frequências são para pessoas já com muito kms em cima das pernas.

Depois, se fumavas também deves ter em consideração que a tua resposta pulmonar não será a mais eficiente neste momento. Para além disso, o corpo é um "gajo de hábitos". Se tinhas uma vida relativamente sedentária e fumavas, o corpo estava habituado a esse estilo de vida. De repente meteste-lhe esforço intenso para cima e ele entrou em pânico. No ciclismo, como em qualquer desporto, não podemos entrar logo a matar. Voltas curtas, sem grande esforço para criar alguma habituação ao corpo. Depois sim aumentar gradualmente a intensidade e a duração das voltas.

A meu ver devias ir ao médico e expor a situação a ver o que ele te diz, mas importante mesmo era comprares um frequenciador cardiaco para controlares melhor o nível e a intensidade de esforço que estás a pedir à tua "máquina".

Se estiver a dizer alguma barbaridade, por favor avisem.

Abraço e boas pedaladas.
 

torui

Well-Known Member
Concordo com o PedroPereira, porque quando começei a pedalar, na altura estava parada há muitos anos, fumava, e não tinha sensor cardiaco. Logo, nos primeiros dias não tinha a minima noção do que andava a fazer, procurava dar o máximo sempre, e acabavam por surgir os sintomas de vomitos e tonturas. Fiz alguns exames médicos, que não adiantaram qualquer sintoma anormal, informei-me junto de colegas que praticam ciclismo há anos, e acabei por descobrir que estava a fazer tudo errado. Se queres ser rápido, o melhor é treinar devagar porque a velocidade surge naturalmente, e após muitos kms o corpo adapta-se ao esforço.
 

PedroPereira

New Member
No meu primeiro post disse que não devias passar muito dos 90% da frequência cardíaca máxima e esse número até convém ser mais baixo, à volta dos 80% ou 85% da frequência cardíaca máxima.

Abraço e boas pedaladas
 

napster

Member
Boa tarde.
Quando comecei a andar em estrada(depois da paragem do BTT, +de 1 ano), também nos primeiros dias ficava mal disposto, ficava praticamente afogado e respirava mal. Sintomas da ferrugem
Tenho um colega que quando para, depois volta a treinar, na primeira semana, todos os dias vomita, esforço físico a mais.
Agora hoje em dia, já não tenho esse problema de afogamento e de má disposição, comecei a ganhar ritmo e a coisa foi ao lugar.
A meu ver é ferrugem ainda a falar mais alto.
Nos primeiros dias não comesses a bruta, vai no teu ritmo, tranquilo.
 

pratoni

Well-Known Member
Falaram aí da formula 220 - idade.

Vou dar uma formula considerada ligeiramente melhor, mas, tal como a anterior, não deixa de ser teórica:

208-(0,7* idade)
 

fred1983

New Member
obrigado por estas dicas irei ao medico fazer um check up mas como alguns aqui o dizem deve ser ferrugem e devo estar a apertar demais com o corpo e que ja tenho um controlador frequência cardíaca ja agora um Kalenji 300 a subir foi aos 190bpm tenho de me controlar mais pois devagar se vai ao longe ... que conselho dao para ganhar ritmo e baixar os bpm fazer que media de km mais a rolar plano ou algumas subidas e que como sou de sintra tenh omuitas subidas e algumas dao trabalho
 

Samuel.R

New Member
Muito simples, duas causas, pulsação no máximo por esforço excessivo e não deste tempo ao teu corpo para se habituar ao desgaste do treino.
Devagar se vai ao longe é o que se costuma dizer.

Cumps.
 

rfcarvalho

Active Member
fred1983 sei que no principio queremos é meter kms e a vontade é muita, mas tens mesmo de ter calma. Preocupa-te nessas subidas em manter uma cadência alta, vai devagar o suficiente para te sentires bem durante toda a subida, respira profunda e pausadamente, hidrata-te bem. Se paraste de fumar há tão pouco tempo o teu corpo não deve estar a ser oxigenado devidamente, tens de lhe dar muito tempo para ganhar ritmo. O processo de limpeza demora anos.

Eu já corro há uns anos, não tenho peso a mais, iniciei-me no ciclismo há poucos meses, e acredita que sinto o amasso dos treinos de 2h / 3h. É um exercicio aérobico intenso.
 

rjferraz

Member
hoje estive em converssa com o meu amigo nelson pires e como todos ja o disseram ferrugem e muita calma no comeco .

Concordo totalmente amigo...

Sabes que o corpo tem uma espécie de "memória ao esforço" e, principalmente quem já praticou determinada modalidade e depois parou, tenta retomar no nível de intensidade anterior. Isso é impossível pois o teu corpo já perdeu o condicionamento. Se ficares parado por duas semanas, podes perder quase metade do teu condicionamento físico. A boa notícia é que, se tiveres praticado exercício regular anteriormente, teu corpo vai entrar em condicionamento mais rápido que um sedentário sem história desportiva. A má notícia é que vais ter de começar devagar my friend, um passo de cada vez. Vai a um médico especialista em medicina desportiva (Se estiveres na zona de Lisboa ou Porto é fácil encontrar, no Porto posso te dar uma excelente referência) e refaz um historial do teu corpo, pra treinares com segurança.

O DESPORTO SERVE PRA VIVERMOS MAIS, E NÃO VIVERMOS MENOS, NÃO TE ESQUEÇAS DISSO!!

Boa sorte e força no pedal, mas com calma;)!
 

toffy

Member
Já que a formula de cálculo da freq cardiaca máxima e a freq. de treino estão cada vez mais apuradas, aqui vai o meu contributo.

Freq Max= 208 - (0,7*idade)
Freq. Reserva=Freq Max - Freq. Repouso
Freq(%)=%treino*Freq Reserva + Freq Repouso

Ou seja, se quisermos saber a freq. cardiaco de treino para 70% (0,7) temos:

Freq(70%)=0,7*Freq Reserv + Freq Repouso

Tal como também aqui já foi escrito, esta frequência de treino não deve ir além dos 85%. Acima desse valor (aproximadamente, pois depende de atleta para atleta e da sua condição física), estamos a treinar na chamada zona de limiar anaerobico, ou seja, em que o oxigenio inspirado já não é suficiente para levar os nutrientes aos musculos. O treino nesta zona não deve ultrapassar 1 a 2 minutos e sempre acompanhado por um treinador.

Finalmente, dizer também que sempre que há alteração de condições, ou quando nos estamos a iniciar na pratica da atividade desportiva, devemos SEMPRE consultar previamente um médico para um check-up.

Espero ter ajudado
Boas pedaladas
 
Top