• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Lesão no joelho... e agora como prevenir no futuro?

rfcarvalho

Active Member
Estando eu a recuperar de uma lesão no joelho (Condromalacia), que afectou a cartilagem do mesmo, e estando a chegar à época de tempo mais frio, gostaria de saber dicas vossas para proteger os joelhos na bicicleta.

Esta lesão começou a dar os primeiros sinais quando me iniciei na bicicleta há 4 meses, já praticando eu corrida há 3 anos sem nunca ter tido problemas nos joelhos. Com o aumentar de kms, a coisa piorou.

Desde a consulta que tive no ortopedista ando a tomar Glucosamina, para quem não sabe é um lubrificante das articulações, não sei se está a fazer muito efeito mas as dores praticamente desapareceram (há 12 dias que não faço qualquer actividade desportiva, e tenho aplicado gelo e elevação ao joelho todos os dias). Aguardo resultado de RX e ressonancia magnética, e eventualmente terei de fazer fisioterapia para fortalecer os musculos que implicam a estabilidade do joelho.

Enquanto na corrida preocupo-me em fazer aquecimento, alongamentos dinamicos antes, e alongamentos estáticos depois, na bicicleta simplesmente saio e começo a pedalar. No fim também limito-me a parar.
A este nível vou passar a fazer a mesma receita que na corrida.

Nos dias frios é importantes usarmos pernitos de maneira a cobrirmos o joelho?

Agradeço todas as vossas opiniões, estou mesmo empenhado em adoptar novos hábitos para evitar que esta lesão reapareça...
 

PedroPereira

New Member
Antes de mais, as melhoras.

Depois dizer que deves sempre fazer um aquecimento antes de sair de casa. Por pouco que seja, ajuda sempre a aquecer os músculos. E nos primeiros 10/20 minutos convém andar numa cadência elevada e em mudanças leves para aquecer bem os músculos. Quanto a essas dores nos joelhos, verifica o teu posicionamento em cima da bicicleta porque podes andar com as medidas erradas para a tua estatura.

Para o frio depende da zona onde moras e se és friorento ou não. Eu tenho umas calças com tecido fresco e umas térmicas (raramente as uso). Aqui para a zona da Grande Lisboa e tendo em conta o frio que sinto quando ando serve perfeitamente. Mas cada caso é um caso ;)

Abraço e boas pedaladas
 

ivan

New Member
antes demais as melhoras
como inicias-te o ciclismo, foi suavemente ou logo a bravo?
normalmente a corrida é que costuma ser mais prejudicial aos joelhos..
agora no inverno proteje bem esse joelho calças e pernito em cima ou vice versa, apenas uma camada pode nao ser o suficiente.
eu tambem ja andei com dor de joelho, mas no final tudo se resumia a uma coisa: coluna uns estiramentos e alongamentos com umas flexoes serviu para aliviar e desaparecer a dor, nos esquecemo-nos imensas do apos treino ou volta e depois sofremos com isso.
segue aconselhamento medico e se possivel usa um gel de aquecimento antes de iniciar as voltas (é coisa barata, ai uns 8 euros)
as melhoras e força nas canelas
 

rfcarvalho

Active Member
Quanto a essas dores nos joelhos, verifica o teu posicionamento em cima da bicicleta porque podes andar com as medidas erradas para a tua estatura.

Para o frio depende da zona onde moras e se és friorento ou não. Eu tenho umas calças com tecido fresco e umas térmicas (raramente as uso). Aqui para a zona da Grande Lisboa e tendo em conta o frio que sinto quando ando serve perfeitamente.

A nível das medidas quando comprei a bike fui a uma loja onde me tiraram várias medidas ao corpo e afinaram a bike para mim. Mas há uma coisa em que fico a pensar...
Como tenho 1.91m, comprei um quadro 60, e mesmo assim segundo as medidas dava jeito o avanço ser um bocado mais longo (tem 110, devia ter 120). O selim foi um bocado mais para trás, e a coisa ajustou-se, mas se trocasse o avanço para esses 120 e puxasse esse cm do banco para a frente os joelhos provavelmente agradeciam. Toda a posição avançava para a frente, basicamente. E sabe-se que quanto mais para trás se pedala, mais tensão se mete nos joelhos.

Em relação ao frio vou mesmo proteger de alguma forma, sem duvida.

como inicias-te o ciclismo, foi suavemente ou logo a bravo?

Penso que não fiz nada de especial, começei com uns 10 kms, e em cada semana passei para 15, 20, 25, 30, e actualmente vou nos 40, 50. Sempre tentando cadencias elevadas, com um sprint aqui e ali, ou uma subida de pé. A coisa só passou a doer mais quando fiz 40 num dia e passados 2 dias fiz outros 40 kms, isso sim tinha sido meio escusado... mas a vontade falou mais alto!

Vou ter de reiniciar a coisa de forma mais suave...

segue aconselhamento medico e se possivel usa um gel de aquecimento antes de iniciar as voltas

Como disse já fui ao ortopedista, especialista em membros inferiores. Em relação ao gel, nunca ouvi falar, usas?
 

rfcarvalho

Active Member
uns estiramentos e alongamentos com umas flexoes serviu para aliviar e desaparecer a dor, nos esquecemo-nos imensas do apos treino ou volta e depois sofremos com isso.

Andava com tensão na zona do pescoço e ombro, vi uns exercicios de relaxamento na net, que se fazem em 2 minutos, de preferencia várias vezes ao dia, e funcionam muito bem! Realmente o pós-treino é muito importante, concordo. É toda uma ciencia, as massagens, os exercicios, alongamentos, banhos, recuperação activa, há muita coisa para aprender. O corpo agradece!
 

ivan

New Member
ja usei, aqui como faz muito frio se calhar procuro este ano. ja me esqueci do nome mas era de venda livre na farmacia e funcionava muito bem, e no verao havia um da mesma marca mas para relaxamento, sao naturais de extracto aloe-vera e por ai.
informa-te na farmacia perto de ti
 

Pedro Fernandes

New Member
Vim aqui ao forum para ver se havia mais alguém com o mesmo problema. Pelo que li na net também sofro de "condromalacia". Começou também passados 3 meses de retomar a actividade. Agora preciso de ir a um ortopedista para confirmar o problema e para o tentar resolver. Entretanto, ajustei a altura do selim e também as cleats, reduzi a intensidade do treino e também ando a tomar glucosamina+condroitina. Tenho sentido melhoras, mas temo que se aumentar o ritmo volta tudo atrás.

Vou experimentar o gel para aquecer. Penso que tenho que melhorar os meus aquecimentos.
 

rfcarvalho

Active Member
Pedro para além de melhorares os aquecimentos, conforme o grau da condromalacia, poderás ter de fazer reforço muscular dos musculos envolvidos na estabilização do joelho. Isso pode ser feito em casa, ou com fisioterapia dedicada.

Já tenho os exames e confirma-se, é condromalacia de grau II, agora aguardo consulta de ortopedia para avaliação do médico. Não pratico nada há 2 semanas e meia e continuo com umas dores ligeiras de vez em quando, e sinto que o joelho nao está tão forte quanto o outro.

A nível de aumentar o ritmo, o melhor mesmo é parar enquanto sentires dores, e quando passarem voltas muito progressivamente. O ortopedista inclusivé não me disse para parar, mas como sinto dor nas actividades normais do dia-a-dia prefiro não arriscar em desporto.
 

Pedro Fernandes

New Member
rfcarvalho, não sei de onde és, mas se fores do norte podes-me indicar quem é o teu ortopedista?

Também ando a fazer uns exercícios em casa para reforçar os musculos, mas como não tenho grandes conhecimentos na área, talvez não esteja a fazer o necessário.

Obrigado
 

rfcarvalho

Active Member
Pedro sou de Lisboa. Mas faz o seguinte, no sitio onde marcares consulta pede para que sejas visto por um ortopedista especialista em membros inferiores (joelho).

Todos eles especializam-se numa determinada zona do corpo.
 

rfcarvalho

Active Member
Para actualizar aqui o tópico:

Acabei a minha primeira semana de fisioterapia, basicamente é composta por exercicios feitos numa marquesa, de elevação das pernas, outros feitos com um rolo de espuma, e outros com bola medicinal. No total são uns 15 diferentes (demoro mais de 1 hora em todas as séries).

Notei diferenças desde o 1º dia, gradualmente começo a ficar com o joelho mais forte, ao ponto de me esquecer da lesão durante o dia. Espero que assim continue (ainda tenho mais 2 semanas de fisioterapia).

Continuo a fazer gelo 2 / 3 vezes ao dia, a fisioterapeuta disse que podia continuar a faze-lo em casa.

Nos ultimos 2 dias, no final da sessão mandaram-me fazer 10 minutos de bicicleta :) hehe é uma estacionária, mas mesmo não saindo do mesmo sitio já alivia um bocado o bichinho de dar ao pedal...
 

RichieValens

New Member
Olá rfcarvalho.
As melhoras... desde já.

Usualmente, é na corrida que se estraga o joelho. Corrias muito? Pergunto isto porque a lesão poderiavir da corrids (digo eu, porque não sou médico).
Eu corro (muito) e ando de bike. Nunca tive problemas.
Quando corria mais, tipo 90/100Km por semana, tomava a glucosamina (numa dose menor) para precaver as articulações.
Com o pedalar, tentei sempre ter uma pedalada redonda.
Tenta ver se, por acaso, metes o joelho para fora quando o pedal vem cá acima. Se fizeres, a pedalada não é muito redonda.
Pedalar em pé também não é benéfico para os joelhos. Eu faço-o muito, mas sei que esforça em demasia os joelhos.

Já agora, e a titulo de curiosidade, nunca tive problemas de andar debike, nunca senti dores e as pressões que sentia pensei serem "naturais" ao desporto em si e ao esforço.
Esta Sexta fiz um BGFit (da Specialized) e bem... que diferença!!!
Deixei de sentir uma pressão nos "tomates" e "tive" de reduzir a distância entre o selim e o guiador, criandomenos esforço nos ombros.
Parece que agora, nem estouemcima de umabike, estou confortável (isto numa Tarmac que é a bike de competição da Specialized). Pensei que a bike não fosse assim tão confortável!!!
O que fizeram no meu caso? Puxaram o selim para a frente, desceram o ângulo, e subiram o espigão.
Nos sapatos meterem cunhas no sapato direito e palmilhas com mais pressão em ambos os sapatos.
Noguiador, subiram a posição do avanço, aumentaram o angulo e sugeriram trocar o avanço de 90mm para 80mm.
Diferenças pequenas à vista desarmada mas que tornaram muito mais confortável a posição em cima da bicicleta.
Acho que vou tirar ainda mais prazer da biciicleta!!!! :)
Abraço e as melhoras
 

rfcarvalho

Active Member
RichieValens não corro muito, faço treinos de 5 / 6K, eventualmente um ou outro um pouco mais longo, o que aconteceu é que de Junho para cá vinha a intensificar os treinos. Na corrida fiz um treino mais intenso com subidas e descidas, e com um treino de bike passados 2 dias, foi aí a 1a vez que a lesão deu sinal. Fiz uma massagem desportiva, gelo, voltaren, fui de férias na altura, piscina, e a coisa passou.

Quando fui a essa massagem o fisioterapeuta disse que tinha o quadricep super tenso, pedra mesmo, e isso teria sido a causa da lesão. Perde-se a capacidade de amortecimento, perde-se elasticidade, etc.

Agora há umas semanas piorou de novo. Uma coisa que fazia de mal é que antes de arrancar de bike não fazia nenhum aquecimento, só metia uma cadencia alta nos primeiros minutos. Isso não é suficiente.

A nível do joelho para fora penso não ser esse o problema. Mas sabes, há quem diga que um iniciado precisa de uns milhares de kms só com cadencia, e zero carretos 50 e pedaladas de pé, e nesse aspecto eu já abusei por umas poucas vezes... é muito dificil resistir.

Já tenho um plano para os próximos meses, em vez de corrida vou fazer caminhada pelo menos durante 1 mês, na bicicleta vou fazer treinos curtos e só com cadencia, e depois muito gradualmente vou aumentando.

Vou passar a fazer aquecimento e alongamentos dinamicos antes, e alongamentos estáticos depois, e vou meter gelo após o treino. Já comprei uns pernitos para proteger os joelhos do frio.

Vou trocar o selim (é de 130mm e devia ser de 143mm, fiz o teste na Specialized), vou passar para pedais de encaixe, e daqui a uns meses vou também fazer o BGFit. Quando comprei a bike paguei para que me fizessem uma regulação noutra loja, apenas estática, na altura foi identificada a necessidade de se trocar o avanço por um maior (tenho 1.91m, e o quadro é um 60), mas decidi trocar depois, e assim ficou.

Até ter isto tudo afinado e comprovado não vou fazer treinos longos, apenas 10K ou 20K. Prefiro esperar e evitar que isto piore.

Epa e fico satisfeito pelo teu feedback em relação ao BGFit, tenho mesmo esperança que me ajude a ter uma melhor postura em cima da bike!
 

RichieValens

New Member
Pois... Isto cada corpo tem as suas próprias características.
Vai andando como te sentires bem. O que temos é de desfrutar do nosso desporto! :)
As melhoras!!!!
 

Pedro Fernandes

New Member
Boas. Passadas algumas semanas do meu post, venho partilhar a minha situação.
Como a dor não era muito intensa, resolvi rever a minha posição na minha bicicleta, isto é, subir o selim e "ajustar" as cleats. Diminuí a intensidade das voltas, embora não tenha parado completamente. Tenho feito uma média de 50 km por semana, só para matar o vício :) Entretanto fui a um ortopedista, que como era natural, me mandou fazer uma resonância magnética. Entretanto, a dor no joelho foi diminuindo, ao ponto de agora não a considerar dor. Na semana passada fui outra vez ao médico, com o resultado do exame e o mesmo informou-me que tenho uma pequena lesão no menisco, que tem tendência a curar-se, sem necessitar cirurgia. Isto porque o menisco não "rasgou". Já não me lembro bem do termo técnico! Disse-me para não me preocupar, que dentro de 2-3 meses isto vai ao sítio. Assim o espero!
 

dgzbj40

New Member
Tenho condromalacia patelar no joelho esquerdo há anos. Em boa verdade quem sofre deste mal não deveria praticar ciclismo por razões obvias.
Normalmente quando a malta se queixa de dores, já existe um dano estrutural relevante ao nível das cartilagens normalmente provocado por anomalias biomecânicas do indivíduo.

Mas para quem como eu não consegue deixar de pedalar, existem 4 factores muito importantes a ter em conta:
1 - A altura do selim é fundamental, de preferência afinar para que se dê a extensão quase total do joelho quando o pedal está em baixo. Pedalar com o selim baixo é a morte do artista...
2 - Reforço muscular (músculo vasto medial) como já aqui foi explicado para equilibrar as forças provocadas sobre a patela. (No fundo a ideia é a parte muscular compensar o desvio articular)
3 - Manter cadências de pedalada elevadas (pelo menos 80rpm). Cadências lentas prolongadas são proibidas.
4 - Evitar espigões muito recuados. Quanto menos offset melhor.

Alguém perguntou por um médico ortopedista (joelho) no Norte: Prof.Dr. Espregueira Mendes - Estádio do Dragão, Porto. Podem procurar no google.

O melhor produto que utilizo nas agudizações é o 'Movendo' (Glucosamina + Condroitina).

Boas pedalas saudáveis de preferência :rolleyes:
 
viva,
muito interessantes estas dicas do @dgzbj40!
identifiquei o meu estilo de pedalar com muitas destas dicas/sugestões!

Boas pedaladas
Cumps,
Pedro
 
Top