• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

Fonseca

New Member
Estas são a ultimas fotos do João... que, na minha opinião, estão longe de ser selfies...

Conseguidas aqui: https://www.facebook.com/santiobaya/posts/779225815491655

10403317_779225785491658_7866563551315854751_n.jpg


10686659_779225762158327_5622157128180753695_n.jpg


10710946_779225735491663_822697842316957496_n.jpg
 

Fonseca

New Member
Não me acredito que seja com temporizador, de todo!

Nas outras até posso acreditar que sejam selfies pois o João está a fazer claramente pose para a fotografia.

Custa-me a acreditar que, com estas condições climatéricas, haja disponibilidade para andar para trás e para a frente a tirar fotos... mas é a minha opinião e vale o que vale.

Continuo à espera de ver as fotos que dizem que o João tirou nos Lagos de Covadonga e que enviou para alguém das suas amizades através do Facebook, fotografias essas enviadas de forma privada e não publicadas.
 

Fonseca

New Member
É verdade bike-evora, o Santi é um excelente conhecedor da zona e estive a falar com ele ainda há cerca de uma hora atras.

Algumas coisas que ele me disse...

1377380_1498452317102070_1807377831101626871_n.jpg


1271676_1498452360435399_5882975286936361874_o.jpg


"Hola,esas fotos efectivamente son de Aliva, pero son del domingo, el lunes fue a refugio de urriellu y el martes fue la ulima vez que se le vio en lago ercina, esas fotos que el colgo en su blog son sacada con un tripode posiblemente y son por vega de ario. por eso aunque se miro todo, donde mas ese entre ellago ercina y vegabaño, que era su ruta prevista, en la Vega de la Rondiella, recibio una llamada, y luegoo bien apago el tlf, se perdio por esa zona"

"Es justo antes del refúgio de vegarredonda, al ser Sueli carstico, es un autêntico laberinto de aujeros, cuevas y simas, ayer estuvimos 14 por alli y es un caos, y ni rastro"

Eu: "Lo mas cierto es estar debajo de nieve... "

"Eso creen los greim que está en zonas altas, yo creo que no, pero son todo conjeturas"

Eu: "Lo achas posible que tenga caminãdo perdio por el camino que va a mirador de Cordiales?"

No será posible que tenga caido en um peñasco despues de lo mirador de Cordiales?

Por lo que consigo ver es una zona con peñascos. Cierto?"


"Pues si me temo que habra que esperar se Vaya la.l nieve, esa zona de ordiales tambien se miro si. Igual que el resto es caótica si te Sales del camino. Otra zona peligrosa en la que ya desapercieon dos personas es el rio junjumia que es donde vegarredonda tambien"

Eu: "Esas dos personas fueron encontradas?"

"No una fue un militar y otra un niňo de una excursion de un colégio"

Eu: De todo el track julgas essa zona la mas peligrosa??"

"Si, porque es un barranco que se baja rapelando, y si te metes no hay marcha atrás, y el problema que hay un zona que se abre y son vários rios"

Zona onde se presume que o João esteja...

10808342_813832092031027_1782039443_n.jpg

Vale do Rio Junjumia

10443950_813836098697293_1312346959_n.jpg


Nada como falar com alguém da zona...
 

duchene

Well-Known Member
Acho que as ideias de que o João viajava acompanhado começam a entrar na esfera das teorias de conspiração.

Senão vejamos:

Cenário A
Ambos os X montanhistas estão desaparecidos. Só existe história do lado do João? Não há família do outro lado? Essa família não vê notícias, não chega à fala com ninguém do lado do João e nem as equipas de resgate sabem de nada?

Cenário B
A suposta companhia a dada altura despede-se do João e segue a sua vida. Despedem-se até nunca? Não trocam uma SMS a perguntar se continua a curtir a montanha, mensagem essa que ficaria sem resposta? E vendo as notícias do desaparecimento ninguém comunica que partilhou caminhada com ele? Não se fornece uma última localização? Pura e simplesmente cala-se bem calado?

Não me parece de todo plausível. Aliás ainda há dias um amigo do João referia em tom de brincadeira as secas que apanhavam quando ele fazia repetições das fotos, para garantir que saía exactamente como ele pretendia.

Quanto à foto do post acima basta pensar na mecânica da coisa. Quando carrega no botão da câmera e se activa o temporizador, não é obrigatório contorna-la e seguir em frente em direcção ao local de pose. Facilmente o nessa foto se sairia para a direita a correr, fazendo uma curva relativamente larga até aparecer de frente para a câmera e ligeiramente inclinado como na imagem. 10 segundos dão para muita coisa.

Por outro lado, e como o João usa um iphone, a fotografia poderia perfeitamente ter sido tirada com o tripé que se sabe que ele transportava, recorrendo simultaneamente a uma aplicação de intervalómetro. Da sequência de X fotos, escolheria a melhor. Simples e autónomo.

É exactamente assim como faço com as minhas fotografias e nunca me questionaram se de facto eu faço mesmo as minhas voltas a solo ou se levo companhia secreta...

--

Pessoalmente acredito que infelizmente aconteceu, a certa altura da jornada, um acidente de montanha que tanto acontece ao João com 31 anos de idade e 5 de experiência de montanha, como poderia acontecer a um veterano do Evereste com 50 anos de idade e 31 de experiência em alta montanha. Excluindo os inúmeros factores de erro humano com igual resultado, uma derrocada ou outra alteração súbita das condições seriam, por exemplo, situações completamente fora do controlo do João e que o poderiam ter apanhado de surpresa. A altura do ano não é propícia e o terreno é o que as fotos e vídeos documentam. Tudo somado e temos condições complicadas, como aliás testemunharam depois as equipas de resgate, que enfrentaram enormes dificuldades, mesmo estando extremamente bem equipadas, com toda a tecnologia à disposição e com a benesse de um sono retemperador no final de cada dia de buscas.

A sequência de fotos e acontecimentos mostra, até certa altura, perfeitamente o caminho que ele tomou: desde Posada de Valdeon (carro), Collado Jermoso (foto de dia 2/11) passando por Peña Vieja (foto do bastão de caminhada e calções). Mesmo a foto das placas que indica Sotres, acredito que tenha sido tirada numa rota perto de Bulnes, seguindo o enfiamento Norte deste Peña Vieja. A nevão de quarta-feira ainda foi documentado nestas últimas fotos e a partir daí... nada.

Acredito também que ele não estivesse a fazer a totalidade do Anillo mas sim uma rota alternativa congeminada ao sabor da caminhada, deixando de parte o maciço Oriental. De terça (data do último post oficial) até sexta (data em que deveria ter regressado a Portugal) não sei se teria tempo de fazer todo o percurso. Daí o corte para Norte, e daí o esforço de buscas estar concentrado no maciço ocidental, onde poderia estar em rota de regresso a sul, ao carro, nos últimos 2 dias de caminhada.

Mas tudo isto são suposições que certamente terão sido abordadas e exploradas por todos os envolvidos nas buscas. De qualquer forma, e embora compreenda a onda de esperança que rodeia o caso, é minha opinião que o João não terá sobrevivido à montanha.

Espero porém que, pelo menos com o degelo em Abril ou Maio, surjam respostas mais concretas para apaziguar a angústia dos que estão mais próximos.
 

Skyforger

Active Member
Credo, isto começa a assemelhar-se a um episódio de CSI...:rolleyes:

Na minha humilde opinião, a única coisa que estas últimas fotos mostram é que o João arriscou demasiado naquelas condições meteorológicas e de terreno e que, infelizmente, a montanha acabou por ser implacável...
 

GMQ

Well-Known Member
Como diz o ditado popular até ao lavar dos cestos é vindima, e é obvio que todos os cenários devem estar em aberto, nem que seja por uma questão de fé e esperança.

Partilho a visão do Duchene. Pode ter sido um infortunio no meio de uma tempestade de neve, um novo obstaculo nao sinalizado, uma derrocada ou mesmo a falta de visbilidade, são tantos os factores que podem influir e que ultrapassam a experiência de qualquer um. As fotos do local corroboram que se trata de um sitio com zonas muitissimo complicadas e nada agradaveis de se estar no meio de uma tempestade. Infelizmente temos que nos preparar para o pior. A não ser que se encontre muito ferido e inconsciente julgo que o próprio tudo faria para dar sinais onde estaria. Este total silêncio nao augura nada de bom.

Pelo que li as condiçoes metereológicas não estão a ajudar vão piorar a partir de quarta, pelo que até lá é a janela de oportunidade dos grupo de voluntários. Se nada encontrarem teremos que aguardar pela primavera.
É tudo muito triste, para o próprio, e para a familia pois devem estar numa grande angustia e sofrimento.
 
Até agora todas as teorias são possíveis ... mas uma não pode ser tipo é ou não é , porque hoje com a tecnologia empregue é : CERTEZA ABSOLUTA !

Digo isto porque : A alegada operadora Vodafone tem de ter o último registo de rede do telemóvel até se apagar ou por impacto ou por falta de bateria .

Hoje os telemóveis ainda por cima o dele que permite localização por GPS , de x em x tempo mesmo sem chamadas feitas ou recebidas , regista-se na rede ou melhor procura de três antenas a mais forte em sinal e o cruzamento desse registo periódico dá um círculo muito limitado na zona em METROS .

É claro que a operadora só dá esses dados que no meio judicial se chamam de BASE e onde se incluem os de LOCALIZAÇÃO , se o Ministério Público os pedir , de resto a particulares dá apenas pistas ...

Existem outros dados , TRAFEGO e CONTEUDO , estes pedidos pelo juiz de instrução .

Estou certo que ele está na zona onde o telemóvel se desligou a última vez ou resvalou ou poderá ter encontrado uma casa abandonada que existem muitas ou abrigo .
 

duchene

Well-Known Member
A operadora (Vodafone) tem e forneceu às equipas de busca o registo da última triangulação com as torres. Essa localização revelou-se ser numa área já conhecida pelas autoridades. O pedido foi feito de forma desburocratizada ao mais alto nível, nos primeiros dias de busca.

Quanto ao registo GPS, os satélites não recebem qualquer tipo de informação de dispositivos GPS do tipo utilizado pelo João: iPhone, Suunto e Garmin.

Sendo estes dispositivos receptores, apenas recebem a informação dos satélites, numa única frequência, não tendo qualquer capacidade de transmitir feedback ao satélite. A triangulação e cálculos de posicionamento são todos feitos na unidade, recorrendo ao sinal recebido de, pelo menos, 3 satélites. Seria de todo impraticável os satélites terem de gerir tais registos, de milhões de aparelhos GPS que a eles se tentaram ligar a cada segundo.

No caso de sistemas de rastreamento em tempo real, aí sim, tem de existir um canal de comunicação para que a unidade de GPS envie o sinal com a sua localização naquele momento. Pode ser um sistema GSM ou então, como no caso dos localizadores SPOT, uma ligação de satélite dedicada o que, dada a natureza do dispositivo, faz todo o sentido.
 

Fonseca

New Member
Infelizmente também já aguardo a pior noticia... ou melhor... aguardo a noticia que já se espera. :(

Tenho mantido contacto com o atleta Santi Obaya que também ajudou nas buscas e é um excelente conhecedor do local em causa.

A minha conversa de ontem à noite com ele:

Eu: "Hola de nuevo amigo Santi

Me recorde de una situacion que puede ter ocurrido

No estaria Joao siguiendo el track tambiem por GPS en el movil?

Quando el movil se ha desligado em Rondiella talvez Joao tenga optado por navegar en azimute

Trazando un azimute a Vegabaño

Se Joao hecho iso la linea de azimute passa por el peñasco cerca de Mirador de Ordiales

Que te parece? A mi me parece una de las hipotisis mas probables"


Santi Obaya: "puede ser tambien, pero te aseguro que por ahi tambien se miro, incluso canales que ni aparecen en los mapas
 

GMQ

Well-Known Member
Não tenho conhecimentos que me permitam aventar sobre um assunto. O que é um facto é que a tecnologia está cada vez mais desenvolvida e crimes já foram resolvidos com base na triangulação de telemoveis nas torres de captação. Como referes existe essa vantagem do GPS. Uma coisa é a impossibilidade de a Vodafone faze-lo por razões tecnicas. Outra bem diferente respeita a questões de deveres de sigilo que recaem sobre a Vodafone. Aceito que possa existir da parte da Vodafone reservas em revelar essa informação sem ter sido obrigada via judicial. Tendo em conta as circunstancias julgo que por uma questão humanitária a dita operadora o devia fazer, sobretudo quando pode estar em causa a sobrevivencia de alguém pode depender dessa informação. No entanto, nunca sabemos o que passa pela cabeça de quem gere essa informação nas operadoras e se não será mais papista que o papa. De qualquer modo, a familia se não estiver totalmente convencida da informação já prestada pela Vodafone terá que julgar mão desse recurso judicial.

Nos tempos em que vimos filmes que nos dão a ideia de que com base nas tecnologias é possivel monitorizar a vida de uma pessoa afinal a realidade diz-nos outra coisa.

Não ponho de parte a ideia que possa estar vivo, mas o que me faz impressão é que sendo um montanhista com experiência e estando consciente quando deveria voltar é não ter dado sinais de onde se encontra ou procurar ajuda. Como o Duchene nos fez saber, é uma pessoa que vive nos limites e tudo menos um inconformista. Logo acredito, não conheço a pessoa, que faria tudo para estabelecer contacto ou procurar ajuda. Uma pessoa que anda metido nestas coisas recebe preparação para o caso de sofrer uma acidente. Por mais audaz que se possa ser, julgo que um montanhista em caso de acidente começa a logo a engendrar meios de obter socorro. É isso que me diz apreensivo. Já lá vão mais de 15 dias e por certo já se verificaram melhorias meteorologicas que lhe permitiam tentar o contacto. Isto pode ser um pouco louco, nem seja tentado fazer uma fogueira. Daí ser conduzido à ideia de fatalidade, mesmo que esta possa a ter sucedido posteriormente mas como resultado de um infortunio.
 

Fonseca

New Member
O João frequentou há pouquíssimo tempo uma formação de Socorrimo e Sobrevivencia!

Por mais esta formação acho que algo de muito errado e inesperado lhe aconteceu... e a esperança vai fugindo por entre os dedos... :(
 
Uma pessoa qauando lá vai e cumpre as rotas já espabelecidas , tira fotos e aprecia a natureza e nem se dá conta do abismo que aquilo é :

Por acaso revi umas notícias que metem medo e são apenas algumas entre dezenas de mortos e outros desaparecidos , o que não se fala muito , claro , devido ao interesse turístico :

http://www.eldiariomontanes.es/2013...usqueda-ingles-picos-europa-201307221222.html

http://www.lne.es/sucesos/2012/06/10/semana-negra-picos/1254664.html

http://elpais.com/diario/1998/12/27/espana/914713219_850215.html

http://elpais.com/diario/1998/09/22/espana/906415222_850215.html

http://elpais.com/diario/1998/07/27/espana/901490413_850215.html


Etc....
 

GMQ

Well-Known Member
As imagens são de uma rara beleza mas de uma perigosidade que merece muito respeito. Eu não queria estar naquelas bandas em caso de uma tempestade forte de neve. Já li as noticias que postaram antes e de facto são aterradoras.
 

Fonseca

New Member
Quando recebi estas fotos fiquei a perceber o possível desligar repentino do telemóvel do João... ou talvez não se tenha desligado, mas sim ficado sem rede... :(

Agora é preciso que especialistas em espeleologia se voluntariem para fazer as buscas nesses buracos... :(
 
Top