• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

Fonseca

New Member
Terminadas buscas de forma oficial!

Informação dada pela GNR na sua página de Facebook há 1 hora atrás:

"Buscas nos Picos da Europa

Terminou mais um dia de buscas nos Picos da Europa para localizar o montanhista português. Nos últimos dias as condições do terreno e do estado do tempo agravaram-se de forma significativa, tendo condicionado o trabalho das equipas de resgate da GNR e da Guardia Civil. O vento forte e a neve acumulada em altitudes mais elevadas impedem que sejam realizadas ações de busca, por falta de condições de progressão e de visibilidade que permitam a identificação de vestígios, cenário que se agravará nos próximos tempos, limitando assim o trabalho no terreno. Perante estas condições, a Guardia Civil espanhola deu por encerradas as buscas, terminando assim a colaboração dos militares do Subagrupamento de Montanha da Serra da Estrela e dos binómios cinotécnicos da GNR.
Os militares da GNR encararam cada dia de busca com a esperança de encontrar o montanhista português, sendo com profunda tristeza que regressam amanhã a Portugal."

Fonte da informação: https://www.facebook.com/GuardaNaci...54372.250287988402261/679961768768212/?type=1
 

duchene

Well-Known Member
Já era esperada para o final desta semana a desmobilização das equipas espanholas de resgate. O regresso da equipa da GNR é por isso natural, por uma questão de jurisdição.

Ao longo dos últimos dias certamente que todos os esforços foram desenvolvidos pelas equipas que enfrentaram condições bastante exigentes, com elevado risco pessoal.

Infelizmente não foi ainda possível fechar o ciclo para todos os que angustiam por novidades...
 

GMQ

Well-Known Member
Infelizmente são zonas inóspitas é dificil saber onde ele possa estar. Como relatava um pastor da zona existem pessoas que nunca chegaram a ser encontradas. Mas os familiares devem estar muito angustaidos pois a partir de agora vivem num dilema. E sempre se diz que a esperança é a ultima a morrer.
 

Fonseca

New Member
Agora é o momento para que os amigos do João se mostrem realmente amigos e continuem as buscas voluntariamente.

De salientar que no universo das amizades do João há centenas de pessoas experientes nas mais variadas vertentes.

Eu estaria disponível para ajudar se fossem organizados grupos.
 
Sinceramente, a confirmar-se o pior cenário, será um óbito que poderia e deveria ter sido evitado, tendo em conta a experiência do João Marinho.

Uma pessoa com a vivência desportiva, tanto do lado do praticante como do lado organizativo, que ele tem, vai numa aventura destas sozinho, sem facultar os planos de viagem, os percursos, estimativas de duração em cada um deles, etc, e ainda por cima em Novembro?

Fico desgostoso com esta eventual perda, mas raios, foi mesmo meter a cabeça na toca do lobo! Sei que não é coisa que se diga, mas caramba, por muita experiência que se tenha... sozinho em alta montanha nesta altura do ano e como se isso por si só não bastasse, sem informar ninguém do trajecto?
 

GMQ

Well-Known Member
Fonseca:

Há muito boa gente com capacidade para ajudar nas buscas e ajudas não faltariam. O problema são as condições climatéricas da zona que tendem a piorar e não o contrário. Acredito que possivelmente que por lá ainda se mantenham a malta que se voluntariou.

carlosdionisio:
Podia ter tudo corrido bem e o rapaz tinha feito o percurso que desejava e este topico não existia. Ele até podia ter deixado a rota, mas basta uma queda de uma ravina ou ter-se desviado da rota devido a tempestade de neve ou nevoeiro, são ses que infelizmente só ele poderia dar resposta. Mesmo numa volta banal que qualquer um de nós faça em solitário podemos ter um infortunio e ficarmos sozinhos e feridos numa zona onde o diabo perdeu as botas. Só temos a lamentar...
 

Armando

New Member
Eu penso nos familiares do João porque nem sequer um "corpo" têm para saber o estado do filho.

Eu também penso nos familiares e se o desfecho tiver que ser mesmo trágico, pelo menos o corpo que apareça para todos poderem descansar e colocar uma pedra no assunto.

Mas não esqueçamos, até porque o passado ja varias vezes mostrou isso mesmo (existem pessoas que dão a entender estar ou ter estado num certo local e terem redondamente desaparecido para outras bandas e refazer a sua vida incognitamente!).
 

Fonseca

New Member
Nesta história, ao olhar com atenção, podem vislumbrar-se, ainda que de forma subentendida, algumas coisas estranhas...


1°- Como é possível alguém, com a experiência do João, "deixar-se levar" por tal loucura de se propor sozinho a um desafio destes numa altura do ano tão instável em termos climatéricos?

2°- O João escreveu isto na última foto publicada: "...não importa o que queremos fazer com a nossa vida... desde que seja feito com paixão!"

3°- existem algumas fotos tiradas ao João que não me parecem de todo selfies. Estaria ele realmente sozinho?

Estes são os pontos que me intrigam...
 

duchene

Well-Known Member
O João era assim mesmo. Imprevisível. Ou imprudente, como se preferir.

Um tipo que vai fazer o Transpyr (780Km), na véspera da partida dorme na praia depois de pedalar desde Barcelona, acaba em segundo e volta a pedalar e a dormir na praia na viagem de regresso, não pode ser certo das ideias.

Para ele, portanto, seria apenas mais uma aventura. De estreante, tal como quando meteu na cabeça que queria descer o Rio Douro de caiaque...

Quanto às fotografias, ele próprio já tinha explicado o processo: Temporizador e uma corrida para fazer pose. Repetir até ficar perfeita...
 

SBRDYDY

Well-Known Member
mais buscas? acho que todo o trabalho feito foi de grande valia, profissionalismo e de muito querer de o encontrar vivo, tanto do lado espanhol como o dos portugueses, mas chega uma hora que há de ponderar quantas vidas estão a ser colocadas em risco por causa de uma que infelizmente tudo indica que já se foi.
 

GMQ

Well-Known Member
Nesta história, ao olhar com atenção, podem vislumbrar-se, ainda que de forma subentendida, algumas coisas estranhas...


1°- Como é possível alguém, com a experiência do João, "deixar-se levar" por tal loucura de se propor sozinho a um desafio destes numa altura do ano tão instável em termos climatéricos?

2°- O João escreveu isto na última foto publicada: "...não importa o que queremos fazer com a nossa vida... desde que seja feito com paixão!"

3°- existem algumas fotos tiradas ao João que não me parecem de todo selfies. Estaria ele realmente sozinho?

Estes são os pontos que me intrigam...

Sim no minimo dão que pensar esses factos...
 

Fonseca

New Member
Existe uma foto do João, que se não me engano era uma indicação de Bulnes.

Na minha opinião, o que quer que seja que possa ter acontecido, foi depois do Canal de Trea... mas é apenas a minha opinião.

Estou a aguardar que me enviem o track que o João estava a seguir, mas tenho quase a certeza que o João desviou-se do track, pois no track (Anillo dos Picos de Europa) original não se passa junto aos lagos e ele esteve juntos deles...
 

GMQ

Well-Known Member
Citação desnecessária!

Essa é que é a questão o quão ele se desviou da rota que tinha prevista. Pareces bem informado já partilhaste essas duvidas com alguém que tenha feito parte das equipa de buscas ou familia?
 

Fonseca

New Member
Sim, tenho falado com algumas pessoas e hoje aguardo que o irmão do João me envie o track que ele provavelmente ia seguir.

Também ando à procura da fotografia que me levantou esta suspeita.

As buscas centraram-se na zona da Pena de Santa Castilla, no entanto e na minha opinião ele deve ter passado nessa zona sem problemas...
 

Fonseca

New Member
Isto é o que eu acho provável ter acontecido...

Download mapa: https://www.dropbox.com/s/hbhj0oqu19m1md2/fghfgh.png?dl=0

Legenda:

- percurso original do Anillo dos Picos da Europa a traço laranja fino

- Circulo laranja: Lagos (local onde existe a ultima foto e prova que saiu do percurso)

- Azul: zona onde se centraram as buscas (Pena de Santa Castilla)

- Vermelho: Canal de Trea (única ligação ao rio Cares e à povoação de Cain, julga-se que o João tenha descido por ela quando se apercebeu da tempestade vindo do abrigo de Vega de Ario, tem um desnivel de cerca de 1000 metros e o terreno é bastante complicado)

Imagem do Canal de Trea: http://www.panoramio.com/photo_explorer#user=51780&with_photo_id=63173381&order=date_desc

- Roxo: localidade de Bulnes

- Amarelo: localidade de Sotres

-Verde: zona onde acredito que possa ter acontecido o possível acidente...

Se repararem os lagos estão a norte da zona de buscas, ou seja, o João passou a zona onde centraram os esforços.

O percurso entre os lagos e o Canal de Trea é extremamente acessível e acredito que o João possa ter ficado no abrigo de Vega de Ario que fica a 1.5kms antes do inicio da descida do Canal de Trea.
 

Fonseca

New Member
A imagem em que me baseio para achar o que disse no post anterior...

10419510_642912925819802_481020346360772511_n.jpg
 

GMQ

Well-Known Member
Não querendo ser agoirento apenas me recordo o que tem acontecido a alguns turistas que exploravam aqueles trechos na madeira extremamente estreitos ( o bruso é capaz de esclarecer como se chamam) . Como referes existem zonas que são de acesso complicado e num aperto não terá tido uma infelicidade num momento de maior aflição. Já agora a área que consideras ter havido o infortunio tem que área? Parece muito grande e de relevo significativo?
 

Fonseca

New Member
Não sou muito bom a matemática para calcular a áreas de forma eficaz, mas estamos a falar de uma área rectangular com cerca de 15Kms de largo por 9/10Kms de alto.

GMQ o terreno e o relevo nos Picos da Europa são sempre complicados! A zona em que eu julgo ter acontecido algo não foge à regra... :(

O termo a que te referes GMQ são as levadas.

O percurso ao longo do rio Cares pode ser considerado perigos devido ás suas características, mas talvez seja das partes mais fáceis de todo o track, já que existe um caminho bem delineado.
 
Top