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Hybrid/fitness bike

pratoni

Well-Known Member
as de ciclocross são mais versáteis porque estão mais preparadas para o (ab)uso do off-road do que as sirrus e afins, quer no quadro, quer nos componentes, principalmente rodas, pneus e forqueta...

Ia dizer também travões, mas as apresentadas já têm travões de disco hidráulicos logo, nesse pormenor, não será bem verdade...
 

open

Active Member
Eu estou como o Skyforger diz, uma bike com guiador plano tipo a Sirrus servia para a maioria dos simpatizantes desta modalidade. Obviamente que o guiador de corrida tem as suas vantagens, mas eu também sou mais um que não usa muito os drops. Ok, a descer bem costumo usar, mas não passa muito daí.

A minha mulher tem uma Sirrus, e em tempos a minha bike estava a fazer manutenção e fui fazer uns km´s com a Sirrus... E sinceramente, gostei bem da bike, mesmo sendo um nadinha curta para mim. Com os extensores no guiador dá para atacar bem as subidas e mudar de posição das mãos, e de uma forma geral vai-se mais confortável. A descer obviamente não é tão aerodinâmica, e quando nos baixamos para cortar o vento fica mais desconfortável do que se formos nos drops, assim como o controlo da direcção não é tão preciso. De resto, e mesmo pesando 9.5kg contra os 8.5kg da minha Bianchi, não notei nada de muito assinalável em termos de desempenho.

Se queres algo mais "user friendly", virada para o conforto, parece-me sinceramente uma boa opção :)

Obrigado pelo feedback!

Já agora, posso estar enganado, até porque no BTT acontece isto, qto maior o guiador, melhor o controlo da bike. Nas de corrida, qdo coloco as mãos no guiador, aquilo é tão pequenino, que tenho a sensação que se espirrar enquanto rolo, vou ao tapete!

Deduzo que tb nos guiadores de estrada existam medidas diferentes (largura)!?
 

open

Active Member
as de ciclocross são mais versáteis porque estão mais preparadas para o (ab)uso do off-road do que as sirrus e afins, quer no quadro, quer nos componentes, principalmente rodas, pneus e forqueta...

Ia dizer também travões, mas as apresentadas já têm travões de disco hidráulicos logo, nesse pormenor, não será bem verdade...

À partida eliminei as de ciclocross pq para trilhos, pequenos ou grandes tenho a de btt.

Agora, estas que apresento, creio que ganhando o gosto de rolar em estrada, dão para melhorar em componentes, mantendo um peso relativamente baixo e uma boa prestação (referindo que dificilmente vou andar a treinar que nem um animal no alcatrão!)
 

Skyforger

Active Member
Sim, nos guiadores de estrada também tens várias medidas, mas normalmente a medida do guiador deve corresponder à tua medida entre ombros.
Quanto à bicicleta, também acho que se já tens uma de BTT estás bem servido para trilhos. Quer queiramos quer não, o que combina melhor com terra e buracos são as bicicletas de BTT. Uma ciclocross por muito boa que seja nunca transmitirá a segurança que uma BTT pura transmite nos trilhos. Se estás servido para off-road, aquilo que procuras será algo para andar na estrada ou na ciclovia sem, no entanto, ser uma bicicleta de estrada pura e, nesse aspecto, acho que estás a apontar para o sítio certo quando colocas a hipótese destas bicicletas híbridas. O único risco que corres ao optar por uma bicicleta destas é o facto de poderes vir a tomar o gosto pela estrada e a quereres encarar essa vertente com mais afinco e, nesse caso, vais sentir-te limitado com uma bicicleta híbrida. Mas reforço aquilo que disse, acho que este tipo de bicicletas seriam mais do que suficientes para a maioria de nós, meros amadores. Mas não menosprezes o bichinho da estrada, quando pica é lixado :)! Hoje achas impensável vires a tomar o gosto pela estrada "pura", mas a vida dá muitas voltas. Quando recomecei nisto das bicicletas fi-lo exclusivamente através do BTT e achava que era a melhor coisa do mundo e que jamais voltaria a fazer estrada. Neste momento, e passados alguns anos, já não tenho qualquer bicicleta de BTT e faço apenas estrada. Há razões que a própria razão desconhece...:)
 

Bruso

Well-Known Member
Aqui na Madeira tem uma Sirrus à venda (usada). Ainda não a vi na loja mas já me cruzei com uma na estrada e acho uma bicicleta bastante versátil. Junta o melhor de dois mundos mas é como já aqui foi dito. Nem vais tirar proveito do conforto da BTT nem da aerodinamica da de estrada. Mas sinceramente para quem apenas quer dar uns passeios em ciclovias ou mesmo uma voltinha de fim de semana é o ideal.

O único grande problema que podes encontrar é se futuramente quiseres vender porque há pouca procura para este tipo de bike.
 

open

Active Member
Sim, nos guiadores de estrada também tens várias medidas, mas normalmente a medida do guiador deve corresponder à tua medida entre ombros.

Mas reforço aquilo que disse, acho que este tipo de bicicletas seriam mais do que suficientes para a maioria de nós, meros amadores. Mas não menosprezes o bichinho da estrada, quando pica é lixado :)!

Pois...no BTT tb foi assim!

O único grande problema que podes encontrar é se futuramente quiseres vender porque há pouca procura para este tipo de bike.

Tb já pensei nisso, querer mais tarde alinhar numa estradista a 100% e perder mto numa retoma ou até numa venda!

Mas tenho de ser realista e concordar que este género de bike, nesta fase é mesmo o ideal para mim.

Já agora aproveito para colocar estas questões:

Uma forqueta de carbono faz alguma diferença, mesmo na prática, sentem algum extra em relação ao alumínio? (não falo no peso mas sim no conforto)

Pergunto isto pq o modelo da BMC Via-gt tem forqueta em carbono e a com 105 em alumínio e é 300€ mais barato (claro q tb tem as diferenças na transmissão) e com esse € podia apostar noutras rodas, pq pelo que pesquisei, as que vem são mto fraquinhas!?
 

Bruso

Well-Known Member
Sim a forqueta de carbono melhora muito a nivel de conforto. Se a diferença entre as bike fosse só a forqueta dizia-te que nao valia a pena os 300€.
 

Skyforger

Active Member
Pois, já alertei para a desvalorização e a dificuldade de venda poder ser o grande problema de uma bicicleta destas. Pessoalmente, e caso algum dia eu venha a optar por uma bicicleta deste género, optaria por algo muito mais barato e até mesmo usado. Não consigo encontrar justificação para uma bicicleta com quadro em alumínio e equipamento de entrada custar acima de 1000€. Acho que estão inflacionadas e isso é problemático se decidires avançar para uma estradista pura, levando-te a perder muito dinheiro com esta compra. Mas quanto a questões de carteira, cada um sabe da sua :)
 

pratoni

Well-Known Member
Acho que têm toda a razão, para além do facto de não perceber porque seria absolutamente fundamental uma bike destas ter uns travões de disco hidráulicos, já me parece algo overkill...

Mas ei cada um sabe de si e da sua bolsa... :)
 

open

Active Member
porque é que não optas por umas destas: http://www.decathlon.pt/bicicleta-urbana-nework-500-id_8303893.html ou http://www.decathlon.pt/bicicleta-nework-700-id_8245154.html

sai mais barato e vai-te servir para o mesmo. se tiveres de vender não perdes tanto €€...

nem mais, barata e tem tudo o que queres, travao de disco, guiador recto

Bem, já me estou a ver a "arrastar" alguns 14kg de bike pelo alcatrão!!!

Por esse pensamento mais depressa meto uns pneus slicks na minha BTT e praticamente n gasto um tusto!!!!
 

open

Active Member
Acho que têm toda a razão, para além do facto de não perceber porque seria absolutamente fundamental uma bike destas ter uns travões de disco hidráulicos, já me parece algo overkill...

Mas ei cada um sabe de si e da sua bolsa... :)


Eu n tenho experiência praticamente nenhuma com bikes de estrada mas, se na minha Btt facilmente dou 30, 35km/h qdo vou ao alcatrão e dpo p entrar no trilho já tenho que travar com alguma antecedência, com uma bike de estrada começas a "abrandar" 200m antes de curvares!!!

Os travões foi a grande diferença que notei, aliás quem vem do Btt diversas vezes refere-se aos travões de estrada como "abrandadores".
 

grouk

Active Member
caro amigo, certamente ainda não andas te numa bike de estrada. o problema dos travões parece ser um problema do pessoal do btt, eu e toda gente desço a 70 e 80 e nunca tive problemas de falta de travões. alias se eles travassem mais ou voava pelo tablie ou rebentava os pneus de trás. pergunta ao pessoal da estrada se tem problemas de falta de travões, vais ver que ninguém te vai dizer que sim
 

Skyforger

Active Member
Pois, também me parece que há algum estigma e uma ideia errada em relação às bicicletas de estrada. Nunca senti necessidade de ter uns travões hidráulicos na estrada. Aliás, acho que o facto de os ter até se tornaria mais perigoso, pois travagens bruscas na estrada não me parece que resulte bem. Os travões de disco funcionam lindamente off road, com terra e lama à mistura. Para ires pedalar na ciclovia e em estrada sinceramente não vejo os travões de disco como algo essencial. O melhor mesmo é experimentares uma bicicleta de estrada pura e uma híbrida para tirares dúvidas e desmontares preconceitos. Só assim conseguirás tomar a decisão mais acertada para a tua necessidade.
 

Carolina

Well-Known Member
concordo com o grouk, as bikes de estrada não precisam de travões de disco. mesmo os ciclistas profissionais que atingem velocidades muito superiores às nossas usam isso. aliás, é proibida a utilização de travões de disco!

eu sugeri essas porque referiste esse tipo de travões, mas na decathlon tens mais opções com guiador recto e travões normais. com certeza o peso é mais baixo.
 

open

Active Member
Todas as vossas opiniões são válidas, e realmente a minha falta de experiência nesta área, leva-me se calhar a levantar falsas questões!

Retirando a questão dos travões de disco, acabo por equacionar as estradistas de entrada de gama, porque aí os preços são semelhantes entre sí (mais coisa menos coisa e já existe muita informação aqui no fórum).
 

pratoni

Well-Known Member
Sinceramente falando na decathlon acho que as fit 500 ou fit 700 são bem mais interessantes principalmente comparando com a primeira que a Carolina indicou porque essa só tem 3 mudanças. Quanto aos discos sinceramente penso que as bikes de estrada vão passar por aí mas não por uma questão de necessidade pura mas mais por imposição dos fabricantes e do seu marketing...
 

Carolina

Well-Known Member
mesmo que entrem "na moda", para a utilização em cidade e umas voltas maiores de vez em quando acho que não há interesse.
 

Lyp

Active Member
Quanto medes?

Está aqui uma boa opção. Este quadro é igual ao da minha micas, tem escora superior em carbono assim como a forqueta, claro. Na minha opinião é um quadro mais interessante que os actuais Sirrus de aluminio.

Isto de origem vinha com 8x3 velocidades, ou seja, ele já trocou o pedaleiro para 50-34, e meteu transmissão de 9v atrás. As rodas também já são melhores, as de origem eram umas AlexRims pesadotas (não sei quanto pesam essas Mavic, mas em fiabilidade pelo menos serão melhores).

E de certeza que não pesa muito mais que os 9.6kg da melhor BMC dos teus links.

A da minha mulher tem 10x2, com transmissão 105, shifters superiores a esses, é certo, periféricos Ritchey WCS, e Fulcrum Racing7 (nada leves também) e está com 9.7kg com pedais. O Pneu é 23c.

A que eu digo é esta http://seixal-seixal.olx.pt/specialized-sirrus-iid-435792696

Por 500€ parece-me bem. Travões de disco acho que podes dispensar bem.
 
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