• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hybrid/fitness bike

open

Active Member
Olá a todos,

pretendo adquirir uma bicicleta para fazer essencialmente ciclovias, ecopistas e dar umas voltinhas (dificilmente passarei dos 100km de distância, a não ser que fique viciado!).

Aspetos que não prescindo: travão de disco, guiador reto.

Ainda só consegui ver ao vivo a Bad Boy 6 e a BMC Alpenchallenge AC02 Alivio. Vi também a Specialized Sirrus Comp Disc mas queria ver a Expert!

Após análise de mercado, as minhas escolhas são estas, divididas em duas gamas (média e alta):
(duas gamas porque tenho receio de comprar algo para "desenrascar" e depois ficar viciado e não ter margem de evolução)

Procuro opiniões essencialmente ao nível do quadro e geometria. Idealmente alguém proprietário de alguma destes modelos para dar o seu feedback.

Obrigado desde já pela atenção.

Média:

Cannondale Bad Boy 6
999€
Quadro: Bad Boy, Optimized 6061 Alloy, 1-1/8" head tube
Suspensão: Cannondale Fatty Rigid, 1-1/8" steerer
Caixa Direcção: Tange Si 1-1/8"
Avanço: Cannondale C4, 31.8
Guiador: Cannondale C4, 6061 alloy, Flat, 620mm
Punhos: Cannondale Luxe Leather, Lock-On
Travão Dianteiro: Shimano M395 hydraulic disc, 160mm
Travão Traseiro: Shimano M395 hydraulic disc, 160mm
Manetes Travão: Shimano M395
Mudança Dianteira: Shimano Acera, 34.9 clamp
Mudança Traseira: Shimano Deore
Manipulos Mudança: Shimano Alivio
Pedaleiro: Shimano M431, Octalink, 48/36/26
Eixo Pedaleiro: Shimano BB-ES25, Octalink
Cassete: Shimano HG30, 11-32, 9-speed
Corrente: KMC Z99, 9-speed
Pedais: Cannondale Urban 6point3 Alloy
Aros: Cannondale C3 Bad Boy, 32-hole
Cubo Dianteiro: Shimano RM66
Cubo Traseiro: Shimano RM66
Raios: Stainless, 15g
Pneu Dianteiro: Schwalbe Kojak Race Guard, 700X28c
Pneu Traseiro: Schwalbe Kojak Race Guard, 700X28c
Selim: Cannondale Bad Boy Urban
Espigão Selim: Cannondale C4, Alloy, 31.6x350mm

BMC Alpen Challenge AC02 Alivio
936€
Frame: alpenchallenge AC02
Tubing: triple butted aluminium
Fork: alpenchallenge AC02, aluminum
Gears: 27
Crankset: Shimano M391, 48-36-26
Cassette: Shimano HG20, 11-34
Front Derailleur: Shimano Alivio M431
Rear Derailleur: Shimano Alivio M430-SGS
Shifter: Shimano Alivio M430, Rapidfire Plus
Brakes: Shimano M395 hydraulic disc
Handlebar: BMC LFB03
Stem: BMC LSM03
Seatpost: BMC LSP03
Saddle: Selle Royal Saba
Hubs: Shimano RM66
Rims: Alex X2100
Tyres: Conti Sport Contact, 700x37c
weight: 11.56 kg
Pedal: VP-535, resin platform

Gama Alta

BMC Alpen Challenge AC01 Via-GT
1852€

Frame: alpenchallenge AC01
Tubing: triple butted aluminium
Size: S / M / L / XL
Fork: alpenchallenge AC01, carbon
Gears: 20
Crankset: SRAM Via GT, 50-34
Cassette: SRAM PG-1030, 11-32
Front Derailleur: SRAM Via GT, braze-on
Rear Derailleur: SRAM Via GT
Shifter: SRAM Via GT, Trigger
Brakes: Shimano M505 hydraulic disc
Handlebar: BMC LFB03
Stem: BMC LSM03
Seatpost: BMC LSP02
Saddle: Fizik Rondine manganese
Hubs: SRAM Via GT
Rims: Alex Rims ATD490, reflective decals
Tyres: Conti Sport Contact, 700x32c
weight: 9.58 kg
Pedal: Wellgo M195R, aluminum mini-platform

Specialized Sirrus Expert Disc
1881€

QUADRO Specialized SL4 em carbono FACT 8r para disco, direção de 1-1/8", eixo com rosca
FORQUETA Specialized em carbono FACT totalmente monocoque c/ Zertz inserts
CAIXA DIRECÇÃOFSA estilo Campy de 1-1/8", cartridge integrada, espaçador cónico em alumínio de 15mm
AVANÇO Specialized Elite-Set, alumínio forjado 3D, ajustável em 4 posições, 4 parafusos, braçadeira 31.8mm
GUIADOR Specialized reto, alumínio de espessura variável, recuo 10 graus, 31.8mm
FITA Specialized Body Geometry Targa, fixação lock-on c/ barend integrado
TRAVÃO DIANTEIRO Formula C1, disco hidráulico, pistão duplo, rotor de 160mm
TRAVÃO TRASEIRO Formula C1, disco hidráulico, pistão duplo, rotor de 160mm
MANETES TRAVÃO Formula C1, manete hidráulica
DESVIADOR DIANTEIRO Shimano Tiagra
DESVIADOR TRASEIRO Shimano 105
MANÍPULOS MUDANÇAS Shimano Tiagra
CASSETE Shimano HG-62, 10 velocidades, 11-32
CORRENTEKMC X10 PEDALEIRAFSA Gossamer, alumínio forjado, 10 velocidades
CREMALHEIRA50/34 EIXO PEDALEIROFSA, OSBB
PEDAIS Sirrus, ângulo varus 1.5mm, corpo em nylon, base em alumínio simétrica, sistema de rolamento de baixo perfil, compatível com gancho frontal
RODA DIANTEIRAAXIS 1.0 Disc
RODA TRASEIRAAXIS 1.0 Disc
PNEU DIANTEIRO Specialized Espoir Sport, 60TPI, flancos em arame, proteção dupla BlackBelt, 700x25c
PNEU TRASEIRO Specialized Espoir Sport, 60TPI, flancos em arame, proteção dupla BlackBelt, 700x25c
CÂMARAS DE AR Válvula Presta standard
SELIM Body Geometry Targa Comp, carris em Cr-Mo, 143mm
APERTO ESPIGÃO Specialized Pro, carbono FACT, 27.2mm
ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM Alumínio, 32.6mm
 

cutkiller

Well-Known Member
Acho que com as escolhas que tens aí sabes exatamente o que pretendes....

É só uma questão de largares mais 1000€ ou não :p
 

grouk

Active Member
o problema é se ficas mesmo viciado e o guiador recto e o travão de disco começar a incomodar, eu se pretendesse uma bike desse tipo comprava uma btt e punha lhe pneus finos, sempre fica mais versátil
 

open

Active Member
o problema é se ficas mesmo viciado e o guiador recto e o travão de disco começar a incomodar, eu se pretendesse uma bike desse tipo comprava uma btt e punha lhe pneus finos, sempre fica mais versátil

BTT já tenho, aliás isto começou com a ideia de por uns pneus de estrada numa bike velhinha de BTT!

Também pensei em comprar uma BTT roda 29' gama baixa e colocar pneus de estrada, tirar a suspensão e meter uma forqueta rígida, mas contas feitas vai dar ao mesmo e só dá trabalho andar a remediar!

Por exemplo já estive a ler sobre a Specialized Sirrus e a geometria é muito semelhante à Roubaix. Ora se isto da estrada pega, facilmente tb coloco o outro guiador, e não vai ser o peso dos travões de disco que me vai "abrandar"!
 

Bruso

Well-Known Member
O problema é que não é só por outro guiador. Precisas de manetes novas. E depois é preciso ver o preço de umas manetes compativeis com os travões de disco e mudanças.
 

marcio800

Member
O problema é que não é só por outro guiador. Precisas de manetes novas. E depois é preciso ver o preço de umas manetes compativeis com os travões de disco e mudanças.
Dá com qualquer manete de estrada, tem e de meter travões de disco a cabo em vez dos hidráulicos...
 

Bruso

Well-Known Member
Pois mas as opções que ele mostrou são todas com travões hidráulicos. Para além de ter que comprar manetes, terá ainda de alterar os travões e comprar cabos. No fundo vai dar quase ao mesmo que "Também pensei em comprar uma BTT roda 29' gama baixa e colocar pneus de estrada, tirar a suspensão e meter uma forqueta rígida, mas contas feitas vai dar ao mesmo e só dá trabalho andar a remediar!"

Se fores para a Sirrus tens a vantagem de já ter shimano Tiagra
 

Skyforger

Active Member
Gosto deste tipo de bicicletas e já dei por mim a pensar se não serão o compromisso ideal para a maioria de nós, amadores e cicloturistas, que andamos por aí montados em bicicletas de competição. Nunca experimentei nenhuma, mas acho que devem proporcionar um compromisso muito interessante entre conforto e ligeireza. No fundo, reúnem o melhor de vários mundos: a posição mais descontraída e confortável do BTT, a segurança de uns pneus mais largos e uns travões mais potentes e a leveza e simplicidade de uma bicicleta de estrada. Parece a solução perfeita para muitos de nós, não parece? Então porque não vemos por aí mais bicicletas destas? Em primeiro lugar acho que, apesar das suas reais vantagens, acabam por não ser carne nem peixe. Se nos quisermos aventurar off road não nos permitirão grandes aventuras e se quisermos tirar partido da velocidade da estrada e acompanhar colegas com bikes de estrada, não nos permitirão um comportamento tão reactivo. Depois, e caso a pessoa acabe por pender para um dos lados da balança (BTT ou estrada) irá procurar uma bicicleta específica de uma das vertentes e julgo que terá dificuldade em vender esta híbrida. Por último, julgo que são bicicletas com o preço algo elevado para o equipamento que trazem. Embora confesse, principalmente as BMC e a Specialized são lindas!!

Sinceramente, não estou muito por dentro deste mercado, mas, além das marcas mais convencionais, sei que existe uma vasta oferta em montagens mais personalizadas e pequenas marcas. Coisas como a Charge, a Cielo, a Singular, a Surly, a Genesis, etc...apresentam soluções deste género. Dentro das chamadas "grandes" marcas, estive há pouco tempo junto de uma Trek que também me pareceu interessante e também já vi umas Cube nessa linha. Mas as opções que apresentas já são excelentes, agora é uma questão de euros ;)
 

open

Active Member
Coisas como a Charge, a Cielo, a Singular, a Surly, a Genesis, etc...apresentam soluções deste género. Dentro das chamadas "grandes" marcas, estive há pouco tempo junto de uma Trek que também me pareceu interessante e também já vi umas Cube nessa linha. Mas as opções que apresentas já são excelentes, agora é uma questão de euros ;)

Para ser sincero já me tás a dar trabalho de casa, dessas marcas que referiste não conheço nem uma!

Pelo facto de ser aficionado do BTT, não me estou a ver com uma bike 100% estradista pq sei que não vou tirar partido.

Na prática é isto, por exemplo: vou passar uns dias a Viseu, levo a bike, vou à pista de Santos Ivos e parto-me todo (pq ultimamente é só descidas e saltinhos, nem a bike está preparada para a pista - transmissão1x10). Só volto a andar 2 dias dpo!

Se tivesse uma bike de estrada ou uma destas dava para ir à ecopista rolar um pouco, fazia uma recuperação ativa e claro andava de bike. Pq realmente neste momento, colocar uma bike de 13kg, pneus 2.35 e fazer km em alcatrão não dá mesmo!

Outro exemplo: experimentei recentemente fazer desde a Estação do Oriente até Algés sempre ao lado do rio, à noite e é bastante agradável, mas tb sei que a minha bike neste momento realmente n se adequa!

"Por último, julgo que são bicicletas com o preço algo elevado para o equipamento que trazem. Embora confesse, principalmente as BMC e a Specialized são lindas!!"

CONCORDO! Eu olho para as bikes e penso, onde raio está o valor do dinheiro que pedem!? Dava para comprar uma scooter!!!
 

pratoni

Well-Known Member
e porque não uma bike de ciclocross?

mas daquelas viradas para a polivalência e conforto e não as viradas para a competição pura...

Por exemplo, na specialized as tricross e não as crux....
 

open

Active Member
e porque não uma bike de ciclocross?

mas daquelas viradas para a polivalência e conforto e não as viradas para a competição pura...

Por exemplo, na specialized as tricross e não as crux....

Principalmente pq têm guiador de corrida!!! E agora no inicio queria mesmo guiador reto.

Já agora, qual é o termo adequado para a parte de baixo do guiador? Downs!? "Não uso os downs"!?

No caso da specialized tricross os travões são mecânicos!
 

Carolina

Well-Known Member
drops

não precisas de andar com as mãos em baixo. eu normalmente só ando quando estou a descer, porque dá para manusear melhor a bicicleta.
 

pratoni

Well-Known Member
concordo com a carolina, eu mal coloco as mãos nos drops e tenho uma de estrada.

Quanto à tricross foi apenas um exemplo do tipo de bike.

Discos hidráulicos com manetes de estrada do tipo sti e transmissão mecânica, só ultimamente é que saiu pela shimano (a sram lançou mas teve de recolher tudo de novo...)
 

open

Active Member
drops

não precisas de andar com as mãos em baixo. eu normalmente só ando quando estou a descer, porque dá para manusear melhor a bicicleta.

Drops :confused: para mim é uma forma de voar com a de btt :)

(mas já aprendi mais um bocadinho)

Obrigado

concordo com a carolina, eu mal coloco as mãos nos drops e tenho uma de estrada.

Quanto à tricross foi apenas um exemplo do tipo de bike.

Discos hidráulicos com manetes de estrada do tipo sti e transmissão mecânica, só ultimamente é que saiu pela shimano (a sram lançou mas teve de recolher tudo de novo...)

Os drops são usados em que situações, sprints, descidas???

Por acaso é raríssimo ver alguém numa bike de estrada com as mão nos drops!
 

pratoni

Well-Known Member
eu confesso que nunca desço as mãos abaixo dos hoods (manetes), mas eu sou um nabo a descer.

Basicamente usa-se a descer, quando se quer rolar a fundo e em sprints...

Um guiador de estrada tem as mesmas posições de um plano e mais algumas. Nada te impede de ir sempre com as mãos em cima...
 

pratoni

Well-Known Member
A vantagem de uma bike de ciclocross em relação às que indicaste é que podes ir para estradões ou mesmo alguns trilhos, sendo muito mais versátil...
 

grouk

Active Member
Drops :confused: para mim é uma forma de voar com a de btt :)

(mas já aprendi mais um bocadinho)

Obrigado



Os drops são usados em que situações, sprints, descidas???

Por acaso é raríssimo ver alguém numa bike de estrada com as mão nos drops!

raríssimo?, descidas rolar a mais de 30 sprints são sempre feitas nos drops, alias é a posicao com melhor controle da bike e bastante aerodinâmica
 

Carolina

Well-Known Member
em descidas as mãos nos drops permitem manusear a bike com muito mais facilidade, nem tem comparação. de resto, usas em sprints e se quiseres ir mais rápido no plano também dá jeito, porque confere uma posição mais aerodinâmica.

uma coisa que me chateava no guiador recto (comecei pelo btt), era não poder trocar a posição das mãos. num guiador de estrada tens várias opções.

uma bike de cross é realmente um compromisso interessante: dá para estradões e se quiseres fazer estrada mais a sério é só trocares as rodas.
 

Lyp

Active Member
Eu estou como o Skyforger diz, uma bike com guiador plano tipo a Sirrus servia para a maioria dos simpatizantes desta modalidade. Obviamente que o guiador de corrida tem as suas vantagens, mas eu também sou mais um que não usa muito os drops. Ok, a descer bem costumo usar, mas não passa muito daí.

A minha mulher tem uma Sirrus, e em tempos a minha bike estava a fazer manutenção e fui fazer uns km´s com a Sirrus... E sinceramente, gostei bem da bike, mesmo sendo um nadinha curta para mim. Com os extensores no guiador dá para atacar bem as subidas e mudar de posição das mãos, e de uma forma geral vai-se mais confortável. A descer obviamente não é tão aerodinâmica, e quando nos baixamos para cortar o vento fica mais desconfortável do que se formos nos drops, assim como o controlo da direcção não é tão preciso. De resto, e mesmo pesando 9.5kg contra os 8.5kg da minha Bianchi, não notei nada de muito assinalável em termos de desempenho.

Se queres algo mais "user friendly", virada para o conforto, parece-me sinceramente uma boa opção :)
 

Skyforger

Active Member
Não sei até que ponto uma bike de ciclocross será mais versátil que uma das que atrás foram apresentadas, com guiadores rectos. Nunca experimentei uma bicicleta de ciclocross, mas tenho a sensação que um guiador recto dará sempre uma capacidade acrescida de manuseamento da bike, tornando-a mais segura em terrenos mais acidentados, daí termos guiadores rectos nas BTT. Mas isto é apenas uma opinião sem ter experimentado, pois só entrando com uma bike de ciclocross por um estradão ou mesmo num circuito urbano poderei tirar conclusões. Tenho muita curiosidade sobre este tipo de bikes, quer este conceito híbrido como as que estão aqui em causa, quer mesmo as de ciclocross. Agrada-me a versatilidade das mesmas e o maior conforto e segurança que proporcionarão, sendo que vejo-me perfeitamente a optar por algo dentro desse género futuramente.

Quanto à questão dos drops, serei eu o único a sentir-me mais seguro a descer com as mãos nas manetes/hoods? Uso os drops muito raramente e quando o faço é a descer ou em plano, mas quando preciso de travar ou curvar sinto muito mais segurança passando para as manetes. Já pensei se não será uma questão de guiador, de geometria, de flexibilidade ou somente de jeito, mas já lá vão uns bons aninhos que ando com bicicletas de estrada e não consigo sentir-me confortável e seguro nos drops.
 
Top