Aqui ficam alguns conselhos que me foram úteis, transmitidos por outros mais experientes que eu.
- Para começar tens de te dedicar aos chamados "quilómetros base", que é a distância que consegues andar de bike confortavelmente de modo a conseguir chegar a casa minimamente "fresco" e sem "vomitar um rim" pelo caminho.
Não tem nada que saber, é pegar na bike e dar uma voltinha sempre que possível, aumentando gradualmente o número de km.
- Não começar as voltas a um ritmo muito elevado. Começar suavemente durante 10-15 minutos a respirar exclusivamente através do nariz, mudanças leves, só a deixar o peso das pernas cair em cima dos pedais. Não dá para ir a 25 vais a 10 km/h. Ter o cuidado de dispensar igual quantidade de tempo no final da volta para diminuir a intensidade do treino e voltar confortável e gradualmente para repouso. Como disse o Arlindo, dá preferência a cadência elevada em oposição ao uso de mudanças pesadas. Resistir o mais possível à tentação de usar a pedaleira grande, mesmo que o corpo pareça pedi-lo. Ganhar o hábito de fazer alongamentos imediatamente depois de cada volta.
- Comprar um medidor de frequência cardíaca se ainda não tiveres um. Palavras não conseguem descrever o quão importante este
aparelhómetro é. Confia em mim: vais acabar por precisar de um se quiseres dedicar-te minimamente à prática da modalidade.
Se não tiveres ainda esse conhecimento lê um pouco sobre as várias zonas de exercício (aeróbico / anaeróbio) e os benefícios e malefícios de cada um deles do ponto de vista desportivo. Começa a explorar os teus limites mas sem exageros: um sprintzito quando a estrada o permitir ou uma subida mais inclinada a um ritmo forte podem fazer-nos sentir mais vivos que poucas outras coisas neste mundo e são uma boa forma de avaliar o nosso progresso.
- Procura um grupo/clube de ciclismo que possas integrar. Há todo um conjunto de aspectos que só se aprendem andando em grupo. Se vires um grupo numa estrada na tua zona não hesites em estabelecer contacto.
Há grupos e grupos, com andamentos completamente distintos, mas diria que a partir do momento em que comeces a fazer 70-80 km sozinho não terás grande dificuldade em acompanhar a grande maioria dos grupos recreativos que por aí andam.
- Acima de tudo diverte-te, não deixes que as voltas se tornem uma obrigação (embora deva avisar que há um grande risco de se tornarem uma obsessão
) e não te deixes levar por "atalhos" para a melhoria de performance (se é que entendes o que quero dizer).