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Guia do Iniciante

nelson_r

New Member
Ora bem, vou iniciar a prática do ciclismo e desta vez com montada apropriada.

Quais são os conselhos que os mais experientes podem dar para quem se inicia por estas lides?
 

Arlindo

New Member
Ora bem, vou iniciar a prática do ciclismo e desta vez com montada apropriada.

Quais são os conselhos que os mais experientes podem dar para quem se inicia por estas lides?


1º- Comessar a dar umas voltinhas durante a semana, exemplo 1 Hora de 2 em 2 dias, para os Musculos se Habituarem, ao FDsemana fazes uma volta maior.

2º- Anda os 1ºs Tempos mais em cadencia, velocidades mais leves, e aumentas a carga conforme te sentires.

3º- Carregar nos crenques.


Não há muitos conselhos a dar. apenas tens que ver que o treino tem de ser gradual. Não podes comessar logo com treinos a profissional.!

Espero ter ajudado. abraço
 

felizardo

New Member
Aqui ficam alguns conselhos que me foram úteis, transmitidos por outros mais experientes que eu.

- Para começar tens de te dedicar aos chamados "quilómetros base", que é a distância que consegues andar de bike confortavelmente de modo a conseguir chegar a casa minimamente "fresco" e sem "vomitar um rim" pelo caminho.
Não tem nada que saber, é pegar na bike e dar uma voltinha sempre que possível, aumentando gradualmente o número de km.

- Não começar as voltas a um ritmo muito elevado. Começar suavemente durante 10-15 minutos a respirar exclusivamente através do nariz, mudanças leves, só a deixar o peso das pernas cair em cima dos pedais. Não dá para ir a 25 vais a 10 km/h. Ter o cuidado de dispensar igual quantidade de tempo no final da volta para diminuir a intensidade do treino e voltar confortável e gradualmente para repouso. Como disse o Arlindo, dá preferência a cadência elevada em oposição ao uso de mudanças pesadas. Resistir o mais possível à tentação de usar a pedaleira grande, mesmo que o corpo pareça pedi-lo. Ganhar o hábito de fazer alongamentos imediatamente depois de cada volta.

- Comprar um medidor de frequência cardíaca se ainda não tiveres um. Palavras não conseguem descrever o quão importante este aparelhómetro é. Confia em mim: vais acabar por precisar de um se quiseres dedicar-te minimamente à prática da modalidade.
Se não tiveres ainda esse conhecimento lê um pouco sobre as várias zonas de exercício (aeróbico / anaeróbio) e os benefícios e malefícios de cada um deles do ponto de vista desportivo. Começa a explorar os teus limites mas sem exageros: um sprintzito quando a estrada o permitir ou uma subida mais inclinada a um ritmo forte podem fazer-nos sentir mais vivos que poucas outras coisas neste mundo e são uma boa forma de avaliar o nosso progresso.

- Procura um grupo/clube de ciclismo que possas integrar. Há todo um conjunto de aspectos que só se aprendem andando em grupo. Se vires um grupo numa estrada na tua zona não hesites em estabelecer contacto.
Há grupos e grupos, com andamentos completamente distintos, mas diria que a partir do momento em que comeces a fazer 70-80 km sozinho não terás grande dificuldade em acompanhar a grande maioria dos grupos recreativos que por aí andam.

- Acima de tudo diverte-te, não deixes que as voltas se tornem uma obrigação (embora deva avisar que há um grande risco de se tornarem uma obsessão ;) ) e não te deixes levar por "atalhos" para a melhoria de performance (se é que entendes o que quero dizer).
 
Boas

Nelson, para começar, como já foi dito, fazer 1h/2h de estrada, 30/40km (durante 2 semanas), depois de 2 em 2 dias (50km), depois começas a aumentar e vais ver o ritmo com que ficas

Abraço do Hugo
 

Burning Dogma

New Member
Bem, já foi dito tudo o que é importante. Só quero realçar, começa com CALMA. Dá tempo ao tempo, não queiras já fazer distâncias malucas a ritmos alucinantes. Se criares uma boa base, vais ver que mais para a frente só tens a ganhar com isso;)
 

nelson_r

New Member
Obrigado companheiros.

Nesta fase inicial estou a ambientar-me com a bicicleta. Para quem, como eu, está habituado ao BTT a coisa é mais difícil. É uma bicicleta em que a única semelhança é ter que pedalar (e mesmo assim com as diferenças já descritas neste tópico).

Andei na segunda pela primeira vez. Foi afinar a posição do selim, guiador, habituar à posição.

Hoje decidi fazer uma volta mais comprida e para estragar a vontade, fiquei a pé a uns 10 kms de casa devido a um furo. É o que dá não andar com a ferramenta atrás.

Estou certo que com os vossos conselhos daqui a nada serei mais um a dar "bitaites" aos novatos. :D:D:D

Cumprimentos estradísticos
 
Obrigado companheiros.

Nesta fase inicial estou a ambientar-me com a bicicleta. Para quem, como eu, está habituado ao BTT a coisa é mais difícil. É uma bicicleta em que a única semelhança é ter que pedalar (e mesmo assim com as diferenças já descritas neste tópico).

Andei na segunda pela primeira vez. Foi afinar a posição do selim, guiador, habituar à posição.

Hoje decidi fazer uma volta mais comprida e para estragar a vontade, fiquei a pé a uns 10 kms de casa devido a um furo. É o que dá não andar com a ferramenta atrás.

Estou certo que com os vossos conselhos daqui a nada serei mais um a dar "bitaites" aos novatos. :D:D:D

Cumprimentos estradísticos


Querias não era ?? :D
Dá lhe calor :)
 

nelson_r

New Member
O que me faltou foi a bomba, porque ainda não comprei nenhuma. Câmara de ar e desmontas levei (não sei bem o porquê pois de nada me valeram).

Ser iniciante é assim mesmo "penso eu de que". O que não é desculpa pois já pratico BTT à algum tempo e normalmente ando com a ferramenta toda atrás.

O telemóvel anda sempre comigo e ontem bastou chamar a assistência familiar. Pior seria se estivesse a muitos quilómetros de casa...
 
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Hudju

Member
uma boa "ferramenta" é um andante, ou dinheiro para taxi, caso a assistencia em viagem esteja indisponível! :eek:
 

cesarazul

New Member
Boas,

Vou tentar dar o meu contributo da melhor forma.

Já pratico BTT desde 2003 +/-, andar de bike isso já nem me lembro mas mais acério é desde 2003.

À cerca de 2 anos, nos incios de 2007, comecei a fazer RPM em ginásio 2 vezes por semana, desde essa altura que sinto muitas melhorias no rendimento.
Mas em meados de 2008, deixei os ginásios e dediquei-me aos rolo, notei uma quebra no ritmo, pois deixei de treinar com mais frequancia...

Bom as agóra o que eu faço é o seguinte, desde que comprei a bike de estrada e sinceramente sinto muitas melhorias em termos de resistencia em altas rotações e nas subidas também.

Segunda: Estrada ou rolo (Rolar soft, se for rolo 20min a 100rpm e 150bpm, se for estrada 30 a 40km também softs e tb a 150bpm média)
Terça: (Rolo, 40min misto subidas a 60/70rpm c/ peso e sprints longos muito softs de peso a + de 100rpm e sempre entre 150 e 160bpm)
Quarta: descanço
Quinta: Idem terça
Sexta: descanço
Sábado: se não tiver prova no domingo faço 50 a 60km de estrada
Domingo: Prova e se não tiver, ou vou fazer uma volta grande de estrada mais de 80km preferencialmente 100km ou então simulação de prova em BTT

E é assim..., mas só comecei à duas semanas com este plano, o fim de semana de dois dias de estrada ainda não experimentei, mas até agóra está a dar resultados significativos...
 
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nelson_r

New Member
Já agora o que devo fazer para não me doer tanto as mãos? É uma questão de posição, protecção do guiador (fitas) ou algo mais técnico?
 

Burning Dogma

New Member
Se umas boas luvas e uma boa fita não resolver, é porque tens muito peso nas mãos. Pode ser o selim muito alto ou o guiador muito baixo. Mas experimenta umas luvas com uma boa espuma e uma fita com gel. Eu uso luvas da Campagnolo e fita Fizik com gel por baixo e é um espectáculo, nem no empedrado dá dores:D
 

Figueiredo

Active Member
Em 1.º lugar deves descontrair em cima da Bike, eu lembro-me que as primeiras vezes quando passei do BTT para a Estrada, devido á posição nova agarrava o volante com demasiada força, uso também um truque que li uma vez numa revista, e comigo resulta "agarra o volante com a palma da mão e deixa os dedos soltos e livres como se fosses tocar piano", de qualquer das formas existem no mercado umas fitas + confortáveis, pode ser que ajude...
 

Figueiredo

Active Member
Após alguma pesquisa descobri este sistema "BG Bar Phat" da Specialized : http://www.specialized.pt/?sc=0218&id=767, que prometem reduzir até 50% a pressão nas mãos, eu pessoalmente não uso portanto não posso dar opinião, contudo pode ser uma solução para o teu problema, não sei se outras marcas também tem este sistema.
 
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