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GT Grade Carbon 105 2015

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de origem trazia uns kenda 32mm, uma merd@ de pneus agora estou com uns challenge grifo 32mm em tubeless e estou a adorar, saio de casa com 4bar por causa do alcatrão e quando chego ao mato tiro até ficar por volta dos 3, estou ansiosamente à espera da chuva para ir javardar para a lama.

quanto aos travoes é o seguinte tenho uns bb5 e até que trava na terra nao tenho razao de queixa e até faço as curvas em peão, mas no alcatrão tenho que apertar com alguma força gostava de experimentar uns hidráulicos

Mais uma questão, levas "ferramenta" para medir a pressão do pneu ou é a olhometro?

Tipo bomba de ar pequena com manometro
 

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Bem, vou tentar ser o mais objetivo possível, apesar do entusiasmo que a primeira volta provocou.

!ª volta - adaptação da posição na bike e claro primeiras impressões.

37.7 km
160m de elevação
1h43m tempo de andamento

Os pneus foram com 4 bar, mas na próxima volta vou reduzir!

O percurso foi do Jamor até à zona do Parque das Nações e voltar.
O piso bastante irregular, muito paralelo, especialmente na zona de Algés. Fui ao longo da ciclovia, mas foi mal pensado porque havia muitos turistas e pessoas que não respeitam as zonas de passagem dedicadas às bikes.

Quanto à posição: de uma forma geral "encaixei" muito bem na bike, a altura do selim estava no ponto.

Agora a distância ao guiador vou precisar de ajustar.
Passei grande parte do tempo com as mãos próximas dos travões, e nesta posição não tenho ângulo de cotovelo de modo a amortecer as trepidações e transpor obstáculos, desta forma creio que um avanço de 90 para substituir o de 110 vai ser a primeira alteração.

Outra questão é a largura do guiador e o diâmetro do mesmo.

Quando fui à loja ver a GT GRADE, em tamanho 53 tinha achado o guiador pequeno, para espanto meu, quando fui buscar a minha 56 o guiador é igual. Na loja disseram que era um 42, ainda não confirmei.

Durante a volta parei ao pé de um ciclista em apuros, pois tinha furado e não estava a conseguir resolver o problema, reparei na sua Synapse e especificamente no guiador que me pareceu claramente mais largo em diâmetro.

Quando agarro o meu guiador na posição horizontal é muito fininho e tenho que fazer força para envolver a mão.

A bicicleta:

SURPREENDEU-ME, na positiva, por completo.

A distribuição da trepidação, por toda a bicicleta foi o que mais gostei.

O conforto geral foi muito melhor do que eu esperava!

A transmissão funcionou bem, mas creio que precisa de uma ajuste, pois em mudança alta roça um pouco no desviador frontal (mas tb sei que com as primeiras voltas vai desafinar).

Os travões, para ser sincero foi o que mais me desiludiu, o poder de travagem lá foi melhorando à medida que andava, o que tb compreendo, com o acamar das pastilhas.

Mas tenho um barulho no travão da frente, tipo "clic" parece um pequeno estalo cada vez que travo, ou melhor, quando estou algum tempo sem travar e travo faz esse barulho, mas se travar duas vezes logo seguidas já não faz à segunda. Estranho no mínimo, para continuar a "estudar".

o selim, foi a primeira "coisa" que não gostei na bicicleta. Pois também foi uma boa surpresa, agradável ao pedalar e não provocou aquelas dores que estava à espera. O ângulo não sei se vou ter de ajustar um bocadinho...


Bem, não me vou alongar mais, quero apenas referir que "CURTI BUÉ" :cool:
 
Gostei muito da bicicleta!
A nível estético pode precisar de uns toques mas é tudo parte do gosto pessoal!

As rodas sao o principal entrave ao peso, nos periféricos não se consegue grande coisa e sao coisas a mudar em último!

Eu ando com pneus 32c e a bicicleta está perfeita. Têm um pouco de taco e para o monte/estradoes são muito bons. Já para a estrada uns pneus mais lisos é o ideal! Vai do gosto pessoal.
Vê aí num tópico abaixo a minha Trek e podes tirar umas impressões.
 

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Não resisti e lá fui eu testar a máquina na terra!

2ª volta
25.4 Km
397m de elevação
1:25:14 Tempo de andamento

Percurso: Odivelas - Monsanto - Odivelas












Não foi a melhor escolha no que toca ao tempo mas...que BRUTALIDADE de bicicleta!

Em Monsanto, a fazer trilhos (ao ponto de sentir falta do meu RS reverb), subidas (uma delas curta mas complicada piso/inclinação) e estradões...a sério que adorei!

Ou eu meti a fasquia muito baixa em relação às potencialidades e diversidade desta bicicleta (ou este género de bicicletas) ou então isto é realmente FENOMENAL!

LIÇÃO DO DIA:

Tenho de aprender a andar devagar com isto! Só me dá para acelerar! Tenho é de arranjar uns cartuchos de O2, sim O2, não CO2, dei por mim duas ou três vezes a ter de abrandar para recuperar a respiração e Fcardíaca!

Os pneus, e aqui tenho de agradecer ao @albertosemcontador e ao @RTC pelas opiniões e realmente comprovei que estes pneus aguentam-se muito melhor do que aquilo que eu estava à espera.
Também por ter chovido, o piso já não estava tão solto, mas mesmo assim, se com estes pneus fiz o que fiz, então outros com algum taco vai ser descomunal a diversão!

De referir, que fui com 3.5bar atrás e 3 à frente, sinceramente não notei nada de especial, mas tb acho que é muito cedo para notar este tipo de diferenças!










Os travões, continuo com aquele barulho no da frente...mas portaram-se lindamente no controlo que dão nas descidas mais técnicas.

O selim, como levei uns calções mais fraquinhos desta vez, senti um ligeiro desconforto, mas nada que não se aguente. Mas se a volta tivesse mais 1 hora ou mais, ia sofrer!

Transmissão - o desviador da frente precisa claramente de um toque, mas fora isso sem problemas!
 

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O entusiasmo é tal, que só a +-1km de casa é que reparei que nem música levei!

E outra curiosidade, falou-se recentemente na questão de cães vadios...pois aqui na minha zona nunca tinha dado conta, logo hoje haviam de estar dois à minha espera a escassos metros de casa. Um ainda esboçou uma corrida mas desistiu!

Questão: qual a largura do vosso guiador?

Eu meço 51cm de ombro a ombro e o guiador é de 42cm.

Neste momento é "a" dor de cabeça. É estreito e pequeno em diâmetro para mim.

Mas como venho do BTT sou suspeito para falar! Queria saber o que o pessoal usa!
 

grouk

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esse guiador nao é estreito, tem o diâmetro que todos têm, podes ir para um guiador deda 35 que tem 35mm mas é só na parte superior, nos drops tem sempre o mesmo diametro. a solução das duas fitas vai resolver o teu problema
 

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Ontem tive a fita lizard skins 3.2, nas mãos e até pedi para a reservarem.

Só não comprei logo porque ainda não sei se vou realmente mudar de guiador, mas por causa da sua largura!

Há alturas em que realmente o guiador se nota estreito de mais.

Daí ter questionado ao pessoal a largura dos guiadores! Sinceramente estou a equacionar mudar para um de 46cm, mas queria "ver" um 1º.
 

ohomemdobussaco

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46cm parece-me algo exagerado, a não ser que tenhas uma largura de ombros anormal. Eu uso um de 44cm em carbono e gosto. Passei de um de 42 para este, e quando troquei notei melhorias no conforto em voltas grandes, mas também no controlo da bicicleta a baixa velocidade e principalmente a subir, em pé...
 

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46cm parece-me algo exagerado, a não ser que tenhas uma largura de ombros anormal. Eu uso um de 44cm em carbono e gosto. Passei de um de 42 para este, e quando troquei notei melhorias no conforto em voltas grandes, mas também no controlo da bicicleta a baixa velocidade e principalmente a subir, em pé...

Eu tenho 51 cm de largura de ombros! E tu?

Mas obrigado pela ajuda. Realmente pensei em 46 mas tenho de ver primeiro!
 

ohomemdobussaco

Active Member
Nem sei, mas posso medir mais logo. Também podes ver se o teu guiador é pequeno para ti, pousando as mãos nas manetes e olhando para a posição das mãos em relação ao plano exterior dos teus ombros. Se as mãos estiverem para dentro - /_\ - estás a usar um guiador pequeno. Se fizerem um plano recto - |_| - será a medida indicada. Se tiveres as mãos mais abertas que os ombros - \_/ - será um guiador grande, mas que até te pode trazer vantagens em termos de conforto e controlo...
 

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Pois, vou pôr em prática essa sugestão no meu guiador e vou à loja ver se tem lá alguma bicicleta com um maior e tentar tirar as dúvidas!
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu, na bicicleta de estrada uso (e sempre usei) 42. Na ciclocross coloquei 44 para dar mais alguma estabilidade a rolar e curvar em terra batida.
42 para 46 parece-me um salto muito grande.
 

pratoni

Well-Known Member
mede os ombros do osso onde, salvo erro acaba a clavicula, ao osso do outro lado e não nas extremidades.

É como no guiador também deves medir do centro do tubo e não na extremidade.

No meu caso os ombros medem mesmo 42 cm e é essa a medida adequada para estrada.

O que podes fazer é arranjar um guiador em que os drops são mais largos do que a parte superior e que são muito usados em bikes de ciclocross ou hibridas.

Supostamente dão mais controlo em off-road...
 

open

Active Member
mede os ombros do osso onde, salvo erro acaba a clavicula, ao osso do outro lado e não nas extremidades.

É como no guiador também deves medir do centro do tubo e não na extremidade.

No meu caso os ombros medem mesmo 42 cm e é essa a medida adequada para estrada.

O que podes fazer é arranjar um guiador em que os drops são mais largos do que a parte superior e que são muito usados em bikes de ciclocross ou hibridas.

Supostamente dão mais controlo em off-road...

Para dizer a verdade era para medir dessa forma, na zona do acrómio, mas para facilitar comparações medi na parte externa do ombro.

O meu guiador já é desses, mas ontem numa subida com bastante inclinação e técnica devido ao piso, levava as mão em cima e o controlo era mínimo, aliás dei por mim a fazer uma força tremenda a puxar pelo guiador!

Também ainda não experimentei fazer as subidas com as mão nos drops!

Obrigado a ambos pelas respostas!
 

pratoni

Well-Known Member
O que estava a falar do formato do guiador era isto:

DSCN0386_356Proc.jpg


É um exemplo algo extremo, mas dá para fazer entender o que queria dizer.

PS: open, sei que percebeste que tipo de guiador falei mas a foto é para, caso alguém não tenha percebido, entender o que estava a dizer...
 
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