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Grupo 105

Zé da Pasteleira

Active Member
Tenho um amigo já com uma certa idade que foi ciclista profissional e chegou a fazer várias voltas a Portugal, creio que fez parte do Benfica.

Segundo o próprio os treinos eram principalmente feitos em cadencia. muitas vezes andavam com bikes com uma mudança apenas e tanto a subir como a descer tinham que fazer grandes cadencias para pedalarem, principalmente a descer.
Segundo ele diz, a diferença é mesma a cadencia alta nos profissionais. Andam sempre na ordem dos 100, ou um pouco mais ou um pouco menos. Claro que existem excepções mas a maioria é toda assim.

Eu pessoalmente ando quase sempre no prato 50 à frente e ele próprio diz que não deveria, pois desgasto-me mais depressa assim, ,mas como gosto e sou teimoso. MAs o que é certo e que no fim estou cansado e ele fresco :)

Ainda hoje quando vem pedalar o que é raro, é engraçado pois ele vai sempre na mesma mudança e a malta quando começa a subir é ouvir todos a trocar.
 

Bernalve

Well-Known Member
Os pro´s andam por volta dos 80 rpm, provavelmente em fases de ataque ou corrida mais rápida cheguem aos 100 rpm.
 
Basta fazer-se meia dúzia de treinos de cadência, com series na casa dos 110/120rpm, quando depois se volta a andar normalmente, nota-se uma grande facilidade a rolar na casa dos 90.
Mas como é lógico são treinos que fazem subir bastante a pulsação, o que assusta algum pessoal.
 

GMQ

Well-Known Member
Bernalve os prós andam mais do que isso e tu sabes...

O ciclismo por natureza é aconselhado por não "gerar" impacto que por exemplo o atletismo gera nas articulações.No entanto, se formos fazer uma exercício para ganhar força muscular normalmente desaconselha-se a quem tenha sofrido lesões nas articulações.

A forma de pedalar é muito própria de cada ciclista. No entanto, estudos demonstram que a cadência por volta das 90 rpm's é considerada a cadência ideal pois permitem prolongar mais o músculo evitando a produção de acido láctico. No entanto, é preciso mais trabalho do que pedalar a 90 rpm's para evitarmos atingir esse limite. Eu pessoalmente gosto de pedalar numa cadência elevada. Aponto sempre entre as 80 a 90 rpm's. Mas sei que a subir não vou conseguir manter, ai aponto as 60 a 70 rpm's.

Atenção trabalhar a cadência também se trabalha e doi muito fazê-lo...
 

GMQ

Well-Known Member
Eu quando falo em cadência no 90 rpm's é o que em norma procuro manter em plano. Mas nem sempre é constante. No percurso que faço inclui subidas logo é me impossivel estar sempre dentro desse parâmetro. Para ser sincero nunca ando a verificar a média da cadência, olho mais para os BPM's.
 

grouk

Active Member
Ao apresentarem esses valores de cadência, para a média contam com o valor zero ou não contam?

cadencia sem zeros e potencia com zeros sempre, acho que o dc rain usa cadencias com zeros mas é caso único e não concordo. se não rodas não conta
 

grouk

Active Member
o trabalho ou seja a energia produzida pela pedalada vai ser igual à força aplicada no pedal * o deslocamento, w=f*d se diminuirmos o deslocamento ou seja a velocidade de rotação vamos obrigatoriamente aumentar a força aplicada no pedal para produzir o mesmo trabalho.

teoricamente quanto maior a rotação menor a força necessária a exercer, mas claro que apartir de determinadas cadencias o pulso dispara, a rolar em flat out costumo usar 97rpm em subidas moderadas ou seja até 8/9% tento manter acima das 83rpm em inclinações acima disso é o que for, há uns dias fiz uma subida em que a media deu 61, mas tinha sectores a 27%, ou seja aqui não há milagres.

com o medidor de potencia vê se bem, se fizer um ataque à froome de rodar as pernas à maluca com cadencias de 120 ou mais calcam se 500w ou mais e não estás a fazer grande força nos pedais
 

Carlosafcosta

New Member
Eu confesso que não consigo ser daqueles ciclistas que se orgulha por andar sempre de Talega. até aos 28kmh +- prefiro prato pequeno e cadencias acima de 90. Eu ja tinha lido tudo o que ha para ser lido sobre cadencias vs treino de força etc. A única info errada com que fiquei, foi a que a @carolina já me ajudou a perceber .

A mim particularmente, não me é fácil treinar cadência porque fumo que nem um cavalo, as bpm´s upa upa. Mas é um desafio interessante tentar conseguir dar Watts/cadencia alta/controlar bpm tudo no mesmo ride. Eleva o nível de concentração e pedalada. Isto a treinar..na minha outra vertente de bicicleta (enduro) o valor que mais interessa é a quantidade de minis que se consegue beber depois do ride :D
 

edununo

Well-Known Member
Eu gosto de pedalar em cadência. Noto também que desde que passei a usar os Q-rings esta aumentou.
Em plano rolo facilmente a 95 - 100 de cadência. Não é que vá muito rápido mas é assim que gosto.
 

Bernalve

Well-Known Member
Bernalve os prós andam mais do que isso e tu sabes...

O ciclismo por natureza é aconselhado por não "gerar" impacto que por exemplo o atletismo gera nas articulações.No entanto, se formos fazer uma exercício para ganhar força muscular normalmente desaconselha-se a quem tenha sofrido lesões nas articulações.

A forma de pedalar é muito própria de cada ciclista. No entanto, estudos demonstram que a cadência por volta das 90 rpm's é considerada a cadência ideal pois permitem prolongar mais o músculo evitando a produção de acido láctico. No entanto, é preciso mais trabalho do que pedalar a 90 rpm's para evitarmos atingir esse limite. Eu pessoalmente gosto de pedalar numa cadência elevada. Aponto sempre entre as 80 a 90 rpm's. Mas sei que a subir não vou conseguir manter, ai aponto as 60 a 70 rpm's.

Atenção trabalhar a cadência também se trabalha e doi muito fazê-lo...

Eu falei baseado nas corridas que os pro´s fazem. A média raramente passa dos 90 rpm porque muitas vezes ele vão em pelotão e chegam a não pedalar em certas fases. Mas em fases onde estão sempre a pedalar no plano, por volta dos 90/100 rpm. Ao ataque no plano devem chegar a um máximo de 130, por aí. Mas em subida é muito difícil andar muito tempo acima dos 90, só mesmo os melhores. Talvez o Froome quando ataca sentado passe os 100 rpm.
Exemplo do Bardet:

https://www.strava.com/activities/651291542/analysis
https://www.strava.com/activities/649954030/analysis
https://www.strava.com/activities/645821508/analysis
 

GMQ

Well-Known Member
Eu falei baseado nas corridas que os pro´s fazem. A média raramente passa dos 90 rpm porque muitas vezes ele vão em pelotão e chegam a não pedalar em certas fases. Mas em fases onde estão sempre a pedalar no plano, por volta dos 90/100 rpm. Ao ataque no plano devem chegar a um máximo de 130, por aí. Mas em subida é muito difícil andar muito tempo acima dos 90, só mesmo os melhores. Talvez o Froome quando ataca sentado passe os 100 rpm.
Exemplo do Bardet:

https://www.strava.com/activities/651291542/analysis


https://www.strava.com/activities/649954030/analysis
https://www.strava.com/activities/645821508/analysis


Desculpa Bernalve mas eu não falo em média. Os pros sobem montanhas logo é muito difícil manter essa média . Quando falei foi apenas no rolar a 90 rpm como cadência média optimizada.
 

Martins

Well-Known Member
Mesmo..gostava muito. Já uma vez consegui reduzir..mas ou se deixa como deve ser ou se deixa como deve ser..Reduzir deve ir dar na mesma coisa que fumar 5 ou 10 ou 20 cigarros por dia

UM ANO E UM MÊS

Coisas que aprendi aqui http://www.exsmokers.eu/pt-pt/ (tem aplicação para android e iphone que dá muito jeito):

- Definir um dia para definitivamente deixar de fumar (ser realista aqui é essencial e tentar apanhar uma altura em que tenhamos muito tempo para andar de bicicleta)
- Adiar e de preferência eliminar aqueles cigarros que não sabem a nada (no último mês antes de deixar de fumar só fumava 6 cigarros por dia religiosamente e tirava todo o prazer de fumar um cigarro. Nada de fumar no carro por exemplo ou na rua com vento. Um cigarro e um café sentadinho a descontrair num sitio onde o podesse fazer tranquilamente)
- No dia do tudo ou nada comprar uns rebuçados de nicotina (por prevenção) e AGUENTAR a primeira semana. Depois disso não sejamos burros!

PS - Não poupei dinheiro porque gasto mais com a bicicleta do que gastava com tabaco. Não se pode ter tudo

Abraço

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