• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Giro de Itália 2018

cou7inho

Well-Known Member
Será que vamos ter um Tour com Valverde + Quintana + Landa vs Froome vs Dumoulin? Se assim for a coisa vai ser interessante.

Apesar de termos visto um Yates a "morrer" no fim do Giro acho que está de parabéns por aquilo que fez durante os dias todos que andou de rosa. Não acreditava na vitória dele mas mostrou atitude nos dias em que liderou. Quanto à vitória do Froome foi uma corrida de trás para a frente incrível. Mais uma vez vimos que é um grande campeão e que apesar de ter uma super equipa consegue mostrar o seu valor quando o tem de fazer. Não sou fã dele mas foi de tirar o chapéu a vitória dele. Já o Dumoulin, apesar do segundo lugar mostrou-se um verdadeiro "faz tudo". Uma prestação incrível.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Grande giro para o Yates, morreu completamente na 3ª semana mas ganhou várias etapas e fez o que fez aos 25 anos, é mais uma etapa de aprendizagem, Parabéns

Parabéns ao Froome, foi o mais forte mesmo com alguns problemas nas primeiras semanas acabou fortissimo e com 2 ou 3 companheiros que fazem a diferença

Grande Dumoulin, para mim "caiu" de pé, o vencedor do ano passado para mim mostrou outra vez a sua grande qualidade, sempre certo na alta montanha e sem perder muito (não rebentou como outros) teve menos CR para fazer a diferença e teve um Froome fortissimo, parabéns

Parabéns também ao Carapaz, excelente Giro a para mim a surpresa
 

qwerAC

Well-Known Member
Só eles saberão se é verdade ou mentira. Irrelevante, ele já abandonou. Foi para o hospital exausto, desidratado e com febre.

Espero que salte o tour e se concentre no WC e na Lombardia.

Podes mandar o avatar.
podes escolher qualquer uma com o kittel de amarelo. Deixo ao teu critério
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Alguem encontrou alguma opiniao do Comtador sobre o ataque do Froome? Thx
Estava a ver a prova na eurosport de espanha, com ele a comentar, e quando atacou, achou um bom ataque, mas não acreditava na vitória, com o a avançar do tempo, comentou o estar a comer, que fazia bem, comentou a descida super rápida, e até uns 20km do fim, não estava convencido da vitoria, mas depois viu que pouco havia a fazer, despediu-se e foi para Roma.
 

BMFL

Well-Known Member
Estou solidário contigo Carolina...Isto foi muito injusto, o Pinot não merecia terminar o Giro desta forma...Batalhou imenso pra conseguir o pódio e na penúltima etapa vê tudo ir por água abaixo :S

Para mim o mesmo se aplica ao Pozzovivo, merecia claramente o 3° lugar em vez do Lopez.
 

Rapido

Well-Known Member
Que Giro.

Não nutro especial simpatia pelo Froome mas esteve perfeito e provavelmente aquela primeira semana menos boa, com altos e baixos, foi o melhor que lhe podia ter acontecido e que o levou à vitória. Yates, levar uma lição para o futuro e para vir a lutar mais a sério (e dar uma boas dicas ao irmão, talvez já para o Tour). Dumulin, a ser ele próprio e um ciclista para lutar por qualquer GT nos próximos anos. Carapaz e Angel Lopez a marcarem o futuro desta modalidade nos GT's :)

Já agora, ninguém falou, José Gonçalves, que melhorou (segundo os gajos da eurosport) a melhor prestação de sempre no Giro de um português, fechando em 14º (se nada acontecer hoje claro) e isso também é de relevo. Pareceu-me que a dado momento desistiu de ganhar uma etapa para obter a melhor classificação geral possivel, sendo, de longe, o melhor Katusha :)
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Olá.

É triste ver os adeptos da modalidade a desconfiar em de tudo e mais alguma coisa... Qualquer dia isto está como o futebol.

Froome arrisca mais nas descidas e ganha a maior parte da vantagem nas mesmas. Não sabia que andar carregado fazia andar mais nas descidas.... De resto, a subir, um Froome normal, que aponta o pico para a ultima semana e a subir é superior (como tem sido nos últimos anos) a todos os outros.
 

NULL

Moderador
Staff member
Bem, apesar de ainda faltar uma etapa acho que se pode fazer uma análise final. (Logo é mais uma para o Viviani... ;))

Grande Giro! Grandes protagonistas num GT onde as equipas não conseguiram dominar a corrida.

Individualmente houve vários atletas com prestações bastantes positivas. Yates, Dumoulin, Froome, Pozzovivo, Pinot, Lopez, Carapaz... o próprio Samm Oman... todos se mostraram em excelente forma. A questão neste giro é que o nível foi sempre tão elevado que não houve tempo para recuperações.

Em primeiro queria falar aqui do meu vizinho José Gonçalves. Criticado por alguns por não se dedicar a ganhar etapas mostrou que pode ser muito regular nos GT´s. Um 14º lugar no Giro é um resultado de muito respeito, um resultado incrível para um atleta como ele, um puncher nato! Está de parabéns!

O Yates esteve a um nível brutal durante 2/3 da prova, mostrou-se com uma facilidade e disponibilidade brilhantes... mas isto são 3 semanas, não 2... Quebrou com estrondo. Partiu o motor de uma forma que não me recordo de ver num líder de corrida. Foi penoso vê-lo naquela etapa de Finestre.

Carapaz e M.A. Lopez animaram e muito este Giro... a sua luta foi boa para a corrida e, apesar de a Movistar ter conseguido trabalhar muito e bem para fazer subir Carapaz tal não foi possível... o pequinito Lopez defendeu-se muito bem.

Pinot... ai Pinot... estava tão bem! Tinha conseguido defender-se como nunca na alta montanha... sairia com um lugar no pódio, mas é a vida. Teve uma noite má, teve um dia muito pior. Não se sabe ao certo o que lhe aconteceu mas bateu duro. Foi triste vê-lo pedalar naquelas condições. Uma palavra de apreço para a equipa que escoltou o líder naquelas condições até ao fim da etapa.

Pozzovivo esteve muito consistente durante praticamente toda a corrida... mas é a tal coisa, um dia mau e lá se vai o objectivo pódio... Estava divertida a luta com o Pinot mas apesar de não ter colapsado como Pinot acabou por perder a hipótese de ir pódio.

Dumoulin voltou a confirmar aquilo que já se esperava dele. Cada vez mais um ciclista "completo". Defendeu-se muitíssimo bem na alta montanha, continua 1 dos melhores no CRI (apesar de esperar mais dele no CR do Giro), sabe controlar e gerir o esforço como poucos... enfim, um verdadeiro atleta para GT´s. Fez um giro absolutamente consistente, nunca quebrou, nunca entrou em pânico. Encontro neste atleta apenas um defeito... a sua incapacidade para variações de ritmo. Este handicap trará dissabores para ele no futuro. Um atleta para ser completo tem que ter a capacidade de fazer variações de ritmo... Tem idade para progredir e melhorar nesse ponto, pois acho que é o único defeito dele...

Froome... bem, o que dizer do Froome... Já aqui li de tudo. Uns detestam-no, outros adoram-no... eu sou sincero, eu adoro a sua forma de correr. Acho-o o melhor ciclista da actualidade no que a GT diz respeito. Há quem o acuse de ganhar por ter a melhor equipa, concordo em parte, tem a melhor equipa, mas não ganha apenas por ter a melhor equipa, ganha por ser o melhor. Uma das coisas que faz com que ele não dê mais espectáculo é que por exemplo no Tour ele anda quase sempre de amarelo. Mas de uma coisa tenho a certeza, quando não está na liderança é dos ciclistas mais agressivos e mais letais da actualidade. Entrou neste Giro fora de forma, perdeu tempo onde nenhum candidato ao TOP10 perdeu, falou-se em abandono, mas parece que ele não aceitou. Foi melhorando até que no Zoncolan deu um ar da sua graça... apesar de não ter ganho grande tempo ao Yates, um pouco mais ao Dumoulin, foi uma demonstração de força ganhar numa das subidas mais duras e temidas do ciclismo mundial. Para além disso foi um alerta à concorrência.
E não... a tal etapa, a da reviravolta, não foi uma etapa à Landis... acho até falta de cultura ou respeito comparar uma à outra. Na etapa onde Froome ataca a 80km do final ganhou uns 38seg (final da subida) ao grupo onde seguia Dumoulin. No grupo de Dumoulin apenas esse trabalhava... o Pinot passou pela frente uma vez e a vantagem alargou logo... portanto, nesta fase havia apenas um "mano a mano". No final da descida a vantagem tinha alargado para 1:40m, portanto, a descer o Froome tinha alargado a vantagem em 1 minuto.... na outra descida aconteceu precisamente o mesmo. O que quer dizer que, em subida, o Fromme ganhou apenas cerca de 1 minuto ao grupo do Dumoulin, sendo o restante conseguido em descida. Importa salientar que no grupo perseguidor só um é que trabalhava e mesmo esse deu-se ao luxo de esperar pelo Samm Oman! LOLL Qual Quintana à espera do Valverde... LOLL
Pois é... a sorte protege os audazes e neste caso protegeu quem arriscou de muito longe! São poucos os que arriscavam um ataque de tão longe naquelas condições. Mostrou coragem e determinação fora do comum. Entrou neste Giro como um gatinho e acabou como um leão. Creio que se houvesse mais 2 ou 3 etapas duras alargava a vantagem para o Dumoulin... mas isso sou eu que acho.

Bem... venha agora o Tour que aquilo vai ser mais animado do que nunca. A Movistar vai meter todos os ovos no mesmo cesto... vamos ver o resultado.

E não vale a pena falar do Aru... ;)
 

BMFL

Well-Known Member
Já agora, ninguém falou, José Gonçalves, que melhorou (segundo os gajos da eurosport) a melhor prestação de sempre no Giro de um português, fechando em 14º (se nada acontecer hoje claro) e isso também é de relevo. Pareceu-me que a dado momento desistiu de ganhar uma etapa para obter a melhor classificação geral possivel, sendo, de longe, o melhor Katusha :)

Temos o José Gonçalves que fez 5° no Giro de 2001.
 

BMFL

Well-Known Member
O que é se está a passar na etapa com tantas combinações entre ciclistas e director de prova?
 

qwerAC

Well-Known Member
Que palhaçada mais uma vez... qual foi a razão para neutralizarem a etapa?? esta etapa é como as outras, e ao que parece o froome teve dedo nisto...
 

Wawando

Well-Known Member
Dizem que foi por questões de segurança... tb acho uma palhaçada. Ultima etapa é no aço. Se quem vai à frente cair, azarucho. Corrida é corrida!
 

JCS

Active Member
Olá.

É triste ver os adeptos da modalidade a desconfiar em de tudo e mais alguma coisa... Qualquer dia isto está como o futebol.

Froome arrisca mais nas descidas e ganha a maior parte da vantagem nas mesmas. Não sabia que andar carregado fazia andar mais nas descidas.... De resto, a subir, um Froome normal, que aponta o pico para a ultima semana e a subir é superior (como tem sido nos últimos anos) a todos os outros.
O froome não ganhou maior parte do tempo nas descidas. aquela conta no twitter do finlandês fez os calculos e onde ele ganhou mais tempo foi em subida.
 

Carolina

Well-Known Member
Só ganhou 55 seg nas descidas e foi só porque o Dumoulin é burro e quis esperar pelo Pinotzão/Reichembach.

Parabéns ao Froome.
 

Wawando

Well-Known Member
Que Giro do cacete!!!
Só espero q os que stao “frescos” metam tempo no Froome para ele ter q fazer (ou tentar) alarvidades destas (igual n deixam, mas inventam outra solucao).
Venha o tour!!!
 

Bruso

Well-Known Member
Ora bem, depois de uma semana ausente acabo agora de ler os comentários desde a etapa do zoncolan e só tenho uma coisa a dizer: ahahahahahha

A maneira como este desporto lindo chamado Ciclismo continua a nos enganar(mais alguns que outros) é lindo de se ver. Aconselho-vos a voltarem lá atrás e lerem tudo o que escreveram.

Eu não sigo Ciclismo há muitos anos e a minha memória não é tão boa como a de muitos aqui mas se há coisa que já aprendi é que todos têm pelos menos 1 dia mau durante um GT. E mais uma vez isso veio se a comprovar.
Dizer que o era impossível o Yates perder 40seg para o Dumoulin nas duas etapas mais duras do Giro foi a maior barbaridade que já li por aqui. Acho que apenas o Wawando referiu que o Yates ia quebrar.

Mas depois há outro lado que me deixa cada vez mais desiludido: o Yates estava em grande = doping, o Froome ataca a 80km e ganha =doping, o Poels melhora na última semana =doping, fdx mas vocês querem o quê do Ciclismo? Querem ataques mas quando há ataques dizem logo que há doping. Fica difícil ler sempre a mesma coisa quando um ciclista tem uma prestação melhor. O Yates passou de super dopado para um puncher que afinal não passa bem a alta montanha, o Aru dopou-se todo no dia de descanso e fez o CRI da vida dele mas afinal ficou provado que andou a chupar a roda da mota durante grande parte do percurso.

Agora tenho de abrir o YouTube e ver a última semana do Giro.



Esta última etapa foi daquelas que na TV deve ter sido alta seca mas ao vivo foi emocionante. O mais emocionante foi ver o esforço do Chaves para acabar a prova. Deu as últimas 6 voltas completamente isolado, para trás do carro vassoura e sempre que passava por mim dava para ver que ia a sofrer imenso.
Tal era o atraso que a certa altura a polícia abre a estrada para passarmos para outro lado pensando que já tinham passado todos e afinal ainda faltavam o Chaves.

Loucura completa à volta do Froome. Ao menos na estrada não notei nenhum ódio ou acusações de doping direccionadas a ele.

Para o ano à mais e não se esqueçam da lição que o Yates nos deu a todos.

Que venha o Tour!! E que seja o melhor Tour da década.
 
Top