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Garmin Edge 820

fmira

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Bom, fico satisfeito por ver tanta gente super contente com o 820. Eu não estou tão satisfeito. Mas assim fico mais moralizado e vou esperar um pouco mais para me adaptar e antes de ter um ataque e o atirar de encontro à parede (não se antecipem com pedidos, por parede leia-se devolução à loja ou OLX).

Tinha um Edge 800 com mais de 5 anos de uso. Sempre me dei por satisfeito com o dito. Este ano, durante uma viagem de touring na Alemanha, o GPS do 800 morreu a meio (penso que a antena do GPS se partiu quando o deixei cair) e tive que comprar um de urgência porque tinha os percursos todos planeados no 800. Parecia que os Edge tinham esgotado nos principais locais em Munique (e eu tb só tinha um par de horas) e acabei por comprar um Edge Touring Plus, que foi o primeiro Edge que encontrei para venda imediata. O Touring Plus é um bom compromisso preço/qualidade, resolveu o meu problema imediato, mas dado que está uns furos abaixo do 800 em termos de funcionalidades (numero de páginas de display e configuração, não suporta sensores de velocidade e cadência, etc) quando regressei resolvi encomendar o 820. Acabadinho de sair, o hardware é novo e com potencial para durar alguns anos, tem alguns "bell and whistles" de que gostamos (a possibilidade de enviar a localização, ver SMS e quem está a ligar, WiFi e bluethooth, detecção de acidentes, GLONASS, etc).

Acabei ontem de fazer o meu primeiro trajecto no terreno e confesso que fiquei a pensar se não devia enviar o meu velhinho 800 para reparação (sendo que a Garmin nos troca por um recondicionado por pouco mais de 100 Euros). Alguns considerandos neste primeiro pouco sucedido “hands on”. Se alguém com mais dias de experiência com o 820 puder e/ou se eu estiver a ver alguma coisa mal, que me ajude:

1. Lento. E ponham lento em cima disso. Sobretudo, quando se carrega um novo percurso para seguir. Parece que aquilo demora uma infinidade (e estou a falar de percursos de cerca de 70-100Km).
2. Ontem tentei carregar um TCX obtido a partir de um percurso do Garmin Connect feito por um parceiro. Encravou e não conseguiu processar o ficheiro. Acreditem ou não, a forma como consegui resolver o problema foi carregar o dito TCX no RideWithGPS, e a seguir exportá-lo, e o TCX depois de filtrado pelo RideWithGPS funcionou bem (mas foi igualmente lento a ligar e a digerir o novo percurso). Parece que o 820 é mais eficiente a carregar ficheiros TCX a partir de outros editores do que a partir do próprio Garmin. Não me recordo disto alguma vez me ter acontecido com o 800.
3. Ontem, depois de carregar o tal percurso (era um percurso de ~55Km em BTT), fui para Montemor onde o dito começava. Primeira constatação: tinha carregado mais dois ou três percursos que uso frequentemente perto de casa (zona de Sintra). No 800 (e penso que no Touring Plus tb) apareciam-me ordenados por distância desde o local em que estava ao início do percurso, o que era simpático. Se tiver 100 percursos carregados em múltiplos locais do país ou do mundo, fazer browse pelo nome pode ser chato, portanto aparecerem em primeiro lugar os percursos mais próximos parece uma boa opção. Neste aparecem por ordem alfabética de nomes.
4. Tal como muitos de vós, não uso a navegação e em 95% dos casos e limito-me a seguir percursos pré-estabelecidos. Prefiro os 800 aos 500 apenas porque já me aconteceu mais de uma vez dar-me geito os mapas (até em locais remotos onde carrego mapas de OSM e uso em automóvel, para evitar comprar mapas para o meu TomTom de automóvel). Como devem saber, a navegação destes Edge em bicicleta com base nos maps do OSM depende muito da qualidades destes, que em Portugal ainda é fraquita (nossa culpa, que colaboramos pouco com a edição de mapas do OSM) e por vezes manda-nos dar voltas ao bilhar grande idiotas ou por percursos pedestres com escadas... Como tal, o meu primeiro passo é desligar todas as opções de navegação. Geralmente desligo tb os mapas porque para seguir rotas a cor da rota confunde-se frequentemente com as estradas do mapa e torna-se mais difícil de seguir -- e normalmente, na escala de 50m, todo o trajecto e viragens são mais que óbvias e os mapas inúteis. Retiro também o "keep on road", “step by step”, "calculation off", etc, coloco o intervalo de gravação em 1s, enfim, o habitual (penso). Quando cheguei a Montemor, liguei o animal e carreguei a rota (Goto/Saved courses/etc), aparecendo-me a habitual pergunta "Navigate to the beginning of the course?", que por acaso era a 600m dali. Como quase sempre, respondo que não (ou seja, o X nestes novos modelos). Como já referi, desconfio da navegação e geralmente é fácil seguir por aproximações sucessivas com o ecran do mapa até ao início do percurso. Qual o meu espanto quando ele começa lentamente com o "Calculating 10%, 15% 25%...". "Calculating" o quê, se eu disse que não queria navegar para o início? Isto no 800 só aparecia quando se pedia para calcular uma rota (para o início do percurso, para um POI, o que fosse). Haverá algum setting que me esteja a escapar?
5. Bem seja lá o que o animal estivesse "Calculating", encravou nos 99% e não saía de lá. Tentei desligar com o habitual power down, mas provavelmente como estava ainda "Calculating 99%", não reagia. Desliguei com um reset (botão 10s), liguei. Quando o liguei de novo, felizmente o percurso já lá estava carregado.
6. O écran é já mais curto em altura do que no 800/810/touring. Porque raio é que me cortam um 1/4 no topo do visor para me informar (importantíssimo!) que estou "riding on the road” ou “riding west”? Mais, se seleccionar dois campos numéricos em baixo (velocidade, distancia, ...) corta-me mais 1/4 em baixo, ficando o espaço para o mapa reduzido em altura a metade de um écran já por si curto;
7. Falando de ecrans de mapas já pequenos, porquê “borrar” o ecran em permanência com mais um incomodativo botão vermelho para um “stop navigation” que rarissimamente é necessário e, se for, facilmente se consegue pelos menus?
8. Frequentemente tocava no display para mudar de ecran e em vez disso aparecia-me aquele resumo com a luminosidade, estado do GPS, etc. Provavelmente um pequeno erro meu a mexer no ecran (arrastar mais para baixo do que para o lado), mas pareceu-me sensibilidade a mais.
9. Ainda não percebi para que serve o WiFi, dado que toda a sincronização parece ocorrer automaticamente via bluethooth/Smartphone.
10. Com o bluthoith e o wifi ligados, a bateria pareceu-me estar a evair-se ao fim de 6 horas, pelo que liguei o power save. Não sei se seria necessário mas não quis arriscar. É verdade que este era tb o primeiro ou segundo “power cycle”, pelo que pode ser que as coisas melhorem ao fim de 3 ou 4 utilizações.
11. O local de ligação do cabo, por trás, obriga a ter o GPS de lado durante o carregamento. Pormenor pequeno, mas que no Edge 800/810/Touring era resolvido de forma mais elegante.
12. Ainda tenho que analisar melhor o GPX, mas coloquei o intervalo de gravação em 1 segundo, e depois de exportar o percurso de ontem para o Google Earth, o percurso parece ter muitas linhas quebradas, sugerindo um intervalo de gravação superior. Mas hei-de ver melhor, pode ser "nabice" minha.
13. Partes boas: a sincronização com o meu android funcionou bem, e a detecção de incidentes também. Esta não teve falsos positivos e a única vez que ligou foi de facto num pequeno "incidente", dando-me tempo para desligar carregando no ecran por alguns segundos.

Enfim, aqui fica um curto resumo. Espero que os updates de firmware cheguem rapidamente. Ou que alguém me ajude a melhorar a minha relação com o dito.
 

fmira

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Edge 820 para treino

A serie edge não a acho indicada para aventuras e navegação. Sao gps de "treino"

Hmm, discordo profundamente. Globalmente falando, a série Edge engloba todos os GPSs de bicicleta da Garmin. O Edge Touring, por exemplo, é mais indicados para aventura e navegação do que para qualquer outra coisa. O Edge Touring simples, por exemplo, nem suporta monitor cardíaco (só o Plus suporta). Embora as séries 200 e 500 sejam só para treino, dado que nem mapas têm, os 800 e 1000 pouco mais são do que o 500 + navegação... E, já agora, uso os meus Edge maioritariamente para treino, embora os possa usar também noutras circunstâncias, seja touring, sejam outras -- como já referi, até já de automóvel me ajudaram...
 

rm6

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O ideal então é devolver à loja! :) e talvez arriscar no edge 1000! Penso que irá mais de encontro ao que procuras! Ou então realizar a tal reparação do 800 e continuar a utilizar esse! :)
O meu funciona maravilhosamente, tanto a carregar ficheiros, como a calcular etc...
No inicio também andei um bocadito "perdido" com os menus e afins, mas com o tempo já estou bem mais familiarizado com ele!
 

fmira

New Member
O ideal então é devolver à loja! :) e talvez arriscar no edge 1000! Penso que irá mais de encontro ao que procuras! Ou então realizar a tal reparação do 800 e continuar a utilizar esse! :)
O meu funciona maravilhosamente, tanto a carregar ficheiros, como a calcular etc...
No inicio também andei um bocadito "perdido" com os menus e afins, mas com o tempo já estou bem mais familiarizado com ele!

Pois :eek:. É a resposta merecida dado o tom em que escrevi. Mas o hardware do 820 é mais recente e o 1000 mais caro, e não me parece muito melhor à parte de ter um ecran maior. Escrevi o post acima em tom de desabafo porque a primeira experiência foi frustrante, mas tinha esperança que alguém aqui me apontasse alguma nabice óbvia. Não sendo assim, e estando toda a gente genericamente satisfeita, nomeadamente quem evoluiu, como eu, do 800 ou 810, vou admitir que a culpa é também em parte falta de habituação minha :confused: e que no restante o software há-de melhorar. A ver vamos. E talvez recondicione mesmo o 800 como backup...
 

Wawando

Well-Known Member
@fmira uma das piores coisas de qualquer garmin é a ***** da navegação como se tivessemos num carro que só atrapalha!
Agora não tenho aqui o gps e não me lembro da opção mas no perfil de actividade tens que seleccionar a direct navigation para resolver esses problemas.
Em relação a ele ter calculado a rota para o inicio é estranho, digo sempre que não e ele não calcula nada...
Eu tenho 800, 810 e 820. O 810 é 2x mais rapido que o 800 e o 820 mais rapido que o 810.
MAS eu não utilizo a navegação turn-by-turn-da-treta em nenhum, ainda para mais em btt, aquilo só atrapalha mesmo!!! (e pelos vistos está mal implementado para ter os problemas que referes)
Quanto aos Edge não serem bons para navegação tb discordo, já fiz 2x o transportugal com 800 e com 810 e zero erros de navegação!
 

fmira

New Member
@fmira uma das piores coisas de qualquer garmin é a ***** da navegação como se tivessemos num carro que só atrapalha!
Agora não tenho aqui o gps e não me lembro da opção mas no perfil de actividade tens que seleccionar a direct navigation para resolver esses problemas.

Concordo que o "turn by turn" é uma treta. Só usei a navegação por destino e o turn by turn pontualmente quando estou perdido em locais em que não tenho a rota pré-estabelecida. Obrigado pela sugestão do "direct routing". Já tinha visto que havia algumas opções e tinha colocado a navegação como touring ou semelhante, mas não tinha feito o "scroll down" completo -- o direct routing é a última opção. Já lá coloquei o "direct route" mas ele continua na mesma: assim que selecciono a rota e indico que que NÂO quero navegar para o início ele começa com o "Calculating 2%..3%...". Não entendo bem. Pensei que já tinha desligado todas as opções de navegação mas provavelmente ainda me falta alguma que tenho que descobrir.

Estou tb de acordo que, excluindo a navegação por destino e sem a treta do "turn by turn", estes edge são fantásticos para seguir rotas pré-estabelecidas. Já fiz milhares de Km por estradas secundárias e trilhos perdidos por cá e no estrangeiro que nunca teria tido oportunidade de encontrar sem a ajuda dos meus Edge (e por isso continuo adepto, sem deixar de reclamar com o que me parece que pode ser melhorado). O facto do "distance to next" indicar a distância à rota pré-estabelecida quando nos afastamos da dita, é uma ajuda fantástica (e estes novos ainda incluem até o compasso que indica a direcção da rota, o que é um bom complemento).
 

fmira

New Member
Isto está a melhorar:

1. Desligando os mapas todos, o infindável "Calculating" inicial desaparece. Mas continuo sem perceber o que é que ele estava a tentar calcular, porque a visibilidade ou não
dos mapas não devia afectar o cálculo.
2. Descobri que no navigation/map é possível desligar o "Guide Text", que me estava a comer 1/4 do topo do écran com a informação inútil tipo "Riding on road".

Já não o atiro de encontro à parede :D. Obrigado pelas sugestões.
 

fmira

New Member
Isto está a melhorar:
Desligando os mapas todos, o infindável "Calculating" inicial desaparece. Mas continuo sem perceber o que é que ele estava a tentar calcular, porque a visibilidade ou não
dos mapas não devia afectar o cálculo.

Actualização: afinal devia ser um glitch qualquer de software, porque o infindável "Calculating" inicial desapareceu de vez, mesmo depois de voltar a ligar os mapas. Enfim, venham lá os updates de firmware...
 

jppina

Well-Known Member
Isto está a melhorar:

2. Descobri que no navigation/map é possível desligar o "Guide Text", que me estava a comer 1/4 do topo do écran com a informação inútil tipo "Riding on road".

Já não o atiro de encontro à parede :D. Obrigado pelas sugestões.

Chuta lá aí como se faz isso que também não me interessa nada ter lá essa info ;-)

A mim só me chateia:

- A altitude não estar nunca certa (e mesmo depois de corrigida a elevação ele volta ao mesmo...) Espero que um update de software resolva isso.

- Não fazer como no 800 a correção automática para a elevação calibrada dum determinado ponto (normalmente a porta de casa) ISto estou convencido que vai ser resolvido por update.

- Não ser possível fazer (como era no 800) scroll no ecrã de altimetria para poder ver o que está para a frente quando se carrega um percurso. No 820 está limitado ao que está à vista no ecrã, não se consegue ver mais além. Espero também que um update de software resolva isso.
 

RTC

Moderador
Staff member
Vais às definições activity profile e em navigation selecionas map. Encontras la guide text e tens 3 opções. On,off ou só quando estás em navegação.
 

jppina

Well-Known Member
Hoje o 820 teve a primeira verdadeira falha. Aos 48km deixou de apanhar os sensores (cadÊncia, velocidade e FC) mas continuou a contabilizar os km e acumulado. Apesar de ter tentado reconectá-los em andamento, não deu. No final da volta depois de fazer guardar e visualizar o resumo, o GPS bloqueou! Só voltou à vida com um reset (carreguei durante cerca de 12 segundo no botão de desligar). Fui ao histórico e a volta não estava lá...

Agora ligado ao pc a volta já está lá nas atividades e já a carreguei manualmente para o Strava.

Depois de o tirar do PC vou confirmar se já aparece no histórico do GPS ou se continua a ser uma volta fantasma para o 820...
 

Carolina

Well-Known Member
já tive um problema parecido, mas no 520. não sei se vai ajudar, mas aqui vai:

ao fim de 25 minutos a andar o edge desligou-se sozinho. voltei a ligar e ao fim de 3 ou 4 minutos desligou outra vez. liguei novamente e terminei a volta. quando terminei ele passou os primeiros 25 minutos e depois não encontrou mais nada porque dava erro de sincronização. quando fui à pasta estava lá tudo, mas só quando apaguei a volta de 3 minutos é que ele reconheceu o resto.

quando tiveste a falha com os sensores o ficheiro se calhar ficou corrompido e não o consegue ler.
 

Wawando

Well-Known Member
Eu tenho uma falha dessas para ai 1x por ano no 810. Quando isso acontece desliga e volta a desliga o gps durante a volta e continua a gravar, se nao perdes o treino. Eu nao tenho pachorra para andar a corrigir e recuperar ficheiros, alem disso levo sempre o fenix3 como backup.
Com o 820 ate agora nunca tive falhas.
 

Wawando

Well-Known Member
O Wawando faz coleção dos garmins.

depois vai abrir um museu :p

Já tive quase todos os Edge mas vou vendendo. Acredita que há aqui quem tenha muito mais! Agora só tenho fenix3, 810 e 820. Já tive 705,500,520,800,810,820,Fenix3,VIRB Elite(que tem gps).

Nunca tive um 1000 :)
 
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