• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Garmin Edge 820

RTC

Moderador
Staff member
Tem havido muita queixa em relação ao touchscreen do 820. A maior parte queixa-se de excesso de sensibilidade. As gotas de chuvas são suficientes para accionar o menu.
No entanto, e do que já mexi, não sinto isso. O touch é eficaz. Passar de página é fácil. Apenas a escrever os nomes das ruas ou renomear/editar nas opções é que podes achar as teclas demasiado pequenas (se tiveres os dedos grossos pode ser uma tarefa dificil :p ).

Usei o 820 em duas voltas e ao mesmo tempo levei o 810 para comparações para acima de tudo verificar no final as diferenças nos dados gravados.
-Elevação: O primeiro problema que se verifica logo é a calibração do GPS relativamente à elevação. Não consegues inserir a altitude de um ponto fixo (a tua casa por exemplo. A minha casa fica a 120m e ele, mesmo que introduzas manualmente esse valor, baixa logo para os 80. Relativamente ao 810 anda sempre uns 40/50 metros abaixo.
Segundo parece, é um defeito comum a todas unidades Garmin lançadas anteriormente (800/810/510/520 e 1000). Mas , segundo reza a experiência, a Garmin lá irá lançar um update que resolve isso. No entanto, não sei que é que os engenheiros da Garmin andam lá a fazer para isto estar constantemente a acontecer. :confused:
- Altimetria: Curioso. Na 1º volta o 820 fez mais acumulado que o 810. Nesta segunda saída foi ao contrário. Diferenças minimas, no entanto. (Exemplo: na volta de ontem de 72kms. 1020m des+ no 810 e 996m no 820)
- Distância: algumas diferenças. Nesta mesma volta (72kms) o 820 contou menos 600 metros.
- WI-Fi: Simplesmente não funciona. Detecta, consigo registar a rede mas assim que o gps fixa a ligação, cai logo. Pelos vistos é comum. Espera-se que seja um novo firmware a resolver isso mas a mim não me causa grande transtorno porque o upload via telefone (BT) funciona na perfeição.

Assim de repente não me estou a lembrar de mais nada. Nada de crashs até agora. Os menus são extremamente personalizáveis, mais ainda se fores buscar umas aplicações engraçadas que existem no Connect IQ.
O tamanho do ecran para navegação chega perfeitamente.
Outro aspecto importante é a bateria. Não deu ainda para tirar grandes conclusões mas acho (e isso é perceptível nas primeiras reviews) que a autonomia é mesmo muito boa. Pelo menos estou a achar isso, tendo em conta o que tenho mexido nele e com o que está conectado.
 

pratoni

Well-Known Member
Pois é sempre a mesma coisa.

Mandam os produtos cá para fora cheios de bugs e depois os clientes que esperem por firmwares que, às vezes, estragam mais do que arranjam...
 

RTC

Moderador
Staff member
Pois é sempre a mesma coisa.

Mandam os produtos cá para fora cheios de bugs e depois os clientes que esperem por firmwares que, às vezes, estragam mais do que arranjam...
É verdade! A Garmin usa e abusa da sua posição no mercado.
Uns mais que os outros mas às vezes lançam no mercado um produto final que quase parece uma versão beta. O 1000 então foi um caso desses. Eram tantas as queixas ao início com tanto bug...

O 810 agora com o novo firmware (5.1) é vê-los a crashar todos os dias. Um caos. O firmware tem cerca de 3 meses. São inúmeras as queixas junto da Garmin e que é que ela faz? Nada! Nem diz nada.
Por acaso só me aconteceu uma vez. Mas é um crash chato. Perdes tudo (dados, opções). Fica tudo como de origem.
Solução? Contornar o sistema e voltar à versão 5.0 lol
 

jppina

Well-Known Member
Após uma semana com o 820 e com 350km feitos com ele, confirmo os "defeitos" apontados pelo René.

A altitude simplesmente não funciona corretamente, está sempre aproximadamente 50m abaixo. Mesmo corrigindo introduzindo manualmente volta ao mesmo...

Marcando uma localização e respetiva elevação, não calibra para a altitude correta ao iniciar a atividade se se estiver nessa localização... O 520 (e os mais antigos 800 e 810) faz isso perfeitamente.

O touch funciona bem mas é muito sensível. Essa da chuva é que não deu para testar...

Há no entanto outros "defeitos"...

A percentagem de inclinação parece-me que tem o mesmo lag do 520, mas tenho ainda de dar uma volta com os dois lado a lado para confirmar.

A ligação por bluetooth ao telefone cai com alguma frequência, mas volta logo a ligar. Parece-me que o faz com a mesma frequência que o 520.

A função de alerta de chamadas funciona como no 520, ou seja mal... por vezes somos alertados, outras não (ou se ouve o telefone tocar, ou então paci-ência...). Já as mensagem tem aparecido sempre.

A navegar para um destino, se não formos pelo caminho indicado calcula nova rota mas na maior parte das vezes pede inversão de marcha para seguir pelo caminho inicialmente indicado, embora exista caminho alternativo melhor.

No geral acho-o quase tão lento como o 520, o que não se justifica para um novo modelo... continuo a achar que o 800 (e 810 claro) é bem mais rápido a processar qualquer dos comandos...

Tem funções para todos os gostos, o group track pode ser interessante, mas ainda não consegui testar. Surgiu a oportunidade no domingo, mas infelizmente a aplicação connect dá erro sempre que se tenta procurar uma ligação pelo nome... só permite procurar pelo facebook, google ou lista de contactos...

Instalei há pouco a nova versão de software, mas pela descrição não resolve nenhum destes problemas...

Para já é isto!
 

klaser

Well-Known Member
Pensei que era só eu...no início não conseguia por os alertas de chamadas e mensagens a dar pq meu telemóvel era android 4.1.... Comprei um novo (não foi para esse efeito mas contribuiu) já com android 6.0 e a ligação bluetooth tá sempre a cair (para logo depois voltar,aguenta 1 minuto ou dois e cai ). Já consegui andar alguns minutos com mais tempo de ligação mas acaba por cair....Saiu uma atualização agora (soft 7.0) mas duvido q resolva,eu até não tinha identificado o problema se era no gps ou no telemóvel em si..enfim , não me faz tanta falta os alertas,mas se funcionasse era melhor...
 

rm6

Member
Boas, o meu ja cá está, mas como é prenda de aniversário, só amanha é que a minha metade, me vai dar...:mad:
Sabem dizer-me que mapas é que o bicho traz...
 

RTC

Moderador
Staff member
Nem vi bem os mapas que trazia mas salvo erro era o europeu (Centro).
A primeira coisa que fiz foi desactivá-los e instalar o openstreetmaps.
 

Wawando

Well-Known Member
rtc, onde compraste o teu?
Algum de vcs em powermeter da stages? Se sim sabem dizer-me se o 820 tem perdas de sinal como o 520?
Em relação aos pontos referidos vao ser resolvidos mais dia mennos dia (se bem que a Garmin contiua a fazer software de m***a!) mas o que me preocupa é a fiabilidade e bateria. Espero que a serie 800 continue fiavel!
Thx!
 

rm6

Member
RTC, eu vou utilizar o 820, tanto em estrada como em btt, esse openstreetmaps, é bom para as duas situações ou será melhor instalar o topolusitania ou topoPortugal?
como já tem o europeu, posso usar esse para estrada. !

Wawando, não posso dar opinião pois não uso powermeter! :)
 

jppina

Well-Known Member
Em termos de Powermeter não posso ajudar...

Em relação aos mapas o 820 vem bem apetrechado, tão bem que não a necessidade de instalar o City Navigator. René, não percebo por que razão os desativaste e instalaste o OSM... De facto os mapas instalados também são baseados no OSM...

O 820 vem com 4 conjuntos de mapas:

- O mapa base, que não serve de nada e pode muito bem ser apagado (ou desativado) já que não tem informação nenhuma de jeito (tem só 5MB salvo erro).

- Um mapa DEM (Digital Elevation Model) de 1,69GB que contem informação de altitude e serve para dar informação do desnível dum percurso que se crie.

- Um mapa GC (GeoCordinates) de 1,71GB que contem informação de endereços, localidades, POI's e serve para navegar.

- Um mapa PROM que tem 2,99GB e que corresponde ao Garmin Cycling mapa, que tem salvo erro a Europa toda.

Com isto tudo, tanto para BTT como para estrada não me parece que seja preciso mais nada, mas podes sempre instalar o topolusitania ou topoportugal (ou ambos) pois há muito espaço disponível ainda!

Neste momento a única coisa que me preocupa é a altimetria errada... não sei se vai ser corrigido por software... Na 4ª fui até à Torre, parti com cerca de 50m a menos em relação à elevação real, e cheguei lá com 97m a menos. Calibrei para a elevação correta mas essa introdução de elevação não foi considerada no registo do percurso (mostra que cheguei apenas aos 1896m) e à chegada estava novamente com os tais 50m a menos (pelo menos marcou a mesma elevação no lugar de partida e chegada...). Outra coisa é ele não atualizar para a elevação correta depois de se gravar um determinado local. É uma das funções que sempre usei no 800, 810 e 520 e funcionava muito bem. Marca-se a elevação à porta de casa, e sempre que se liga o GPS, na maior parte das vezes não está na elevação certa (só se se deixar ligado durante uns minutos ele atualiza a elevação para o valor certo) e basta carregar em iniciar que ele corrige a elevação para o valor memorizado (e dá uma mensagem com essa informação). Este não faz isso, provavelmente vão resolver com um update, mas que é vergonhoso para a Garmin é...
 

Wawando

Well-Known Member
Alguém sabe que dados são estes? Fat rate e Carb rate?
ebike-device.png
 

Wawando

Well-Known Member
Ora bem, já cá canta o 820.
Primeiro feedback (firmware v3.10): maneirinho e rápido.
Menus cada vez com mais lógica: no 800 era lotaria completa descobrir onde se punhas as zonas. Agora faz tudo mais sentido.
Setup normal que no meu caso demora um bocado (4 ecrãs cheios de tralha) acho que podiam ter umas templates já pré definias mas tb só se faz uma vez.
Apanha satélites muito mais rapidamente que o 810.
Para minha surpresa não se liga ao iphone em background como faz o fenix3. É preciso lançar a app. Não consigo perceber porquê...
Ligação aos sensores simples e rápida.
Mapas instalados têm mais detalhe do que esperava. Ainda não andei na serra para ver se tem trilhos de btt (já vi que tem alguns).
Fiquei com a sensação que os botões de start/stop e lap são mais sensíveis que os do 520. É um pormenor mas quando um gajo vai a ganir é porreiro.
O ecrã parece-me realmente sensível demais. Ainda n vi se dá para calibrar.
Na primeira voltinha de teste não teve drops de sinal do stages (como acontecia com o 520).
Dá para desligar a ***** do turn-by-turn que nem sei como é que a malta quer essa porcaria que estraga completamente a navegação quando se está a seguir um track complicado. No 810 era preciso rezar 3 avé-marias para desligar aquilo...
Resumindo: até agora parece-me ser o que realmente procurava: tem tudo, boa bateria e maneirinho. Vamos ver como se comporta em voltas grandes com navegação.
O meu maior desejo é que tenham mudado a porcaria do plástico das patilhas. 800 partiu-se, 810 tb. Como é possivel não resolverem isto?
 

Wawando

Well-Known Member
Um pormenor MUITO PORREIRO é o ajuste de luminosidade automático. Ao fim do dia ele acende a luz quando a luminosidade baixa (acho que o 1000 já tinha isto). É mt fixe!
 

rm6

Member
Boas,

Rendido!!!Recebi o meu 820, e ando a experimentar e cenas e coisas e tais...
Até ver, está a funcionar 5*. Ainda não testei algumas funcionalidades tais como o livetrack e grouptrack, mas vai lá...
Uma coisa que me agradou muiiiito é o facto de por exemplo, criar um workout e ao mesmo tempo seguir um track, ou seja posso treinar numa região e seguindo um track que tracei... :) TOP
A questão dos valores de elevação é que ainda não testei ou melhor ainda não verifiquei se está correcta ou não :)

ou seja,

até ver, **** muito bom investimento...

P.S. - Não me "perdi" uma unica vez, ao seguir o track!!! :) :)
 

Wawando

Well-Known Member
Até agora o unico "propblema" é que a elevação do meu tb está errada (quando estou ao nivel do mar dá -50m lol) mas como o acumulado dá certo, caguei no assunto.
O auto sleep devia ter tempo configuravel. 5min é claramente curto demais e já desliguei.
 

RTC

Moderador
Staff member
Ao que parece, não há nenhum problema com o wifi do 820.
Acontece que ele funciona de maneira diferente do 1000. No 1000 tem que se seleccionar e activar a rede manualmente enquanto no 820 para fazer o upload ele vai buscar a rede registada no GPS e o wifi fica ligado apenas o tempo necessário para fazer o upload da actividade. Assim que ficar completo, a ligação cai.
Já testei isto e é assim que funciona. No entanto, como tenho sempre o gps emparelhado, o upload é sempre feito pelo telemóvel.

Até agora o gps tem trabalhado bem. Só mesmo a questão da elevação é que me irrita um pouco.
 
Top