• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Espigão selim - Easton Carbon EC90

jocarreira

Well-Known Member
Pessoal,

Tenho uma bicicleta B'twin FC3, quadro em carbono, e estou a pensar em aproveitar uma promoção e fazer um upgrade ao espigão do selim que vem com a bicicleta, B'twin de alumínio, para este:

Easton EC90 Offset

ec90_post_1.jpg



O principal motivo que me leva a pensar em trocar o espigão está representado nesta foto:

7zr4.jpg


Tenho o meu selim puxado o máximo para a frente, inclusive já está fora do limite dos carris recomendado pelo fabricante. Isto não é muito grave tendo em conta que eu sou um peso-pluma, mas digamos que gosto de andar dentro da "lei" :)

O fabricante anuncia um setback de 20mm mas eu não sei bem onde começa a medição. No entanto, parece-me que o meu espigão B'twin tem mais do que esse setback (conforme imagem seguinte) pelo que os 20mm de setback parecem-me bem.

pifz.jpg


Outra razão, secundária ou não dependendo do ponto de vista (ou dos buracos na estrada), prende-se com o aumento de conforto que a mudança de um espigão de alumínio para um de carbono possa trazer.

Mais uma consideração, o mais provável é ter que cortar o espigão pois o seat tube deste quadro B'twin "afunila" logo abaixo da interseção com o top tube. Haverá problema em cortar o espigão? Sendo de carbono ficará mais fragilizado? Penso que nesta foto é visível o que eu quero dizer:

p2mq.jpg


O espigão tem de diâmetro 31.6mm e o que tenho agora diz Overzise, pelo que eu penso que seja de 31.8mm. Os 0.2mm fazem diferença?
Última pergunta, os carris do meu selim, Selle Italia SLS, são de 7mm de diâmetro. O fabricante do espigão não faz qualquer referência ao diâmetro dos carris compatíveis, haverá algum problema neste campo?

Feita a exposição, gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre este espigão (se é bom, se é adequado à minha bicicleta, ...)

Desde já obrigado! :)
 

pratoni

Well-Known Member
o setback é calculado desde o centro do tubo do espigão até ao centro do "berço" onde fica preso o selim...

Quanto ao espigão não me parece que tenhas de cortar, mede o espigão actual e vê quanto tem de comprimento...
 

grouk

Active Member
comecando pelo fim o diametro dos carris nao tem importancia porque ao apertares ele adapta se, quanto a cortar o espigao eles costumam trazer uma marca com minimum insertion podes cortar mas convem manter aquela medida que costumam ser 10cms quanto aos 2mm de diferenca tens que usar uma camisa

http:// http://www.wiggle.co.uk/cane-creek-seat-post-shim/



em relacao ao conforto, sim o carbono absorve muito mais vibracoes que o aluminio por isso e mais confortavel
 

jocarreira

Well-Known Member
grouk, a diferença não são 2mm mas sim 0.2mm o que é mesmo muito pouco (aproximadamente 2 folhas de papel 80g/m2). Talvez por isso eu não consiga encontrar uma "camisa" que adapte um espigão de 31.6mm num seattube de 31.8mm. Pensando bem, se calhar estes 0.2mm até são necessários para que se consiga inserir/retirar o espigão sem andar a "martelar".

Descobri também um review deste espigão (aqui) e gostei do que li, acho que vou mesmo avançar com a compra :)
 

pratoni

Well-Known Member
há um colega aqui do fórum que tem um espigão igual, não me lembro é quem.

Apareceu à pouco tempo numa análise aqui do fórum.

Parece-me que aí estás a falar mais das tolerâncias de fabrico do quadro do que propriamente de outra medida, de certeza que conseguirás apertar...

O teu espigão actual não tem escrito qual a largura? Se sim é essa largura que vais ter que comprar e nada mais...
 

jocarreira

Well-Known Member
Pois, eu também tinha ideia de já ter visto fotos do espigão montado na bicicleta de um membro aqui do forum, mas quando pesquisei por Easton EC90 não encontrei imediatamente.
Voltei a pesquisar agora e já encontrei o referido tópico (aqui). Não o tinha encontrado porque na mesma página aparece um guiador também Easton EC90 e eu quando vi o guiador fechei a página... Afinal o espigão estava mais em baixo :p

O espigão é um B'twin e não tem lá nada escrito a não ser "Over Size".

Bem, vou mesmo avançar com a compra, acho que é um negócio bom demais para deixar passar. :)

Obrigado!
 

pratoni

Well-Known Member
Sim, está a um preço bombástico, até é pena eu já estar bem servido (Canyon VCSL) e esse não ser a medida do meu quadro (27.2).

Atenção que olhando para a foto do teu espigão com a régua, parece-me que o setback do teu actual está muito perto dos 20mm do espigão novo, portanto mede melhor senão podes continuar com o mesmo problema de posicionamento dos carris do selim...

31,8mm é uma medida que nunca vi em espigões, mas sim em avanços e guiadores, portanto acho que devias medir o diâmetro do teu espigão, antes de comprar o novo, para tirar as dúvidas e não deitar dinheiro à rua... ;)
 
Presente! :)

O espigão Easton penso que tem 20mm de seatback...

Notei algum conforto extra, mas coisa pouca.. O meu quadro já é de carbono e direccionado para o conforto. Onde notei claramente diferenças foi no guiador! ;)

Visto que tens o selim todo puxado à frente, não sei se precisarás de um espigão com seatback, ou se um recto não será melhor opção para ti. É uma questão de comparar o recuo do espigão que tens com o do Easton.

Quanto a essas tolerâncias, deve ser o suficiente para conseguir colocar o espigão dentro do quadro. Quando apertado a aperto do espigão, essa "folga" deve desaparecer.

Este espigão dá para os carris normais e os de carbono ovais, sim!

Se ainda tiveres mais alguma dúvida é só perguntar.
 

moshinho

Well-Known Member
Penso se queres chegar o selim à frente terás de comprar um espigão sem recuo.
Eu fiz isso e estou a gostar imenso da alteração.
Acabaram-se as dores nas costas e nos ombros :)
Quanto ao espigão de carbono...sinto mais conforto, mas possivelmente porque coloquei sem recuo e era isso que necessitava.
Claro quer deixei a bicicleta mais curta (pouco). Nota-se e bem, mas ganhei em conforto e era isso que pretendia que acontecesse com esta alteração.
 

jocarreira

Well-Known Member
O meu selim está na posição que eu acho confortável, inclusive aquela medição do joelho bate certo com o eixo do pedal.
Como dá para ver na primeira imagem, se eu colocar um espigão sem recuo passo a ter o problema de os carris do selim ficarem fora da margem de segurança, mas desta vez da parte da frente.
 

pratoni

Well-Known Member
mede melhor o setback do teu actual porque, se tiver o mesmo que o Easton, vais continuar com o mesmo problema...
 

edununo

Well-Known Member
Mede o offset e mede o diâmetro do teu espigao. Isso de dizer oversized pode nao significar 31.8mm. Isso e nos guiadores e avanços.
Eu tenho um Easton EC 90 zerona de btt e estou satisfeito. A versao zero é sem recuo.

Outra hipótese é o EC70 que tem o mesmo tubo do EC90 mas tem uma zona de aperto mais pesada. Contudo com uns toques fica bem leve!
http://www.kompressor-bike.com/pt/5.../4449-easton-carbon-ec70-zero-400316-cnt.html


Ve aqui o tuning que fiz ao meu EC90.
http://www.forumbtt.net/showthread.php?34002-BH-Ultimate-RC/page45

Como o que fica do EC70 é igual ao EC90, o resultado final sera igual.
 

jocarreira

Well-Known Member
Ora bem, vamos a medidas :D

Com um acessório de medição super-preciso, i.e. um bocado de papel, caneta e régua medi o perímetro do espigão que dá aproximadamente 10cm. Aplicando fórmulas matemáticas avançadas dá um diâmetro de espigão de 31.85mm.

Do centro do espigão ao centro do setback (onde está o parafuso) vão cerca de 35mm.

Agora sim, fiquei convencido. O espigão vem a caminho :)

Obrigado pessoal!
 

jocarreira

Well-Known Member
Ora bem, encomenda feita e expedida na 6ª feira, o espigão chegou hoje.

Também só hoje é que retirei pela primeira vez o espigão que vinha com a bicicleta e é mesmo pequeno! Nem sei se hei-de rir ou chorar...
gcg7.jpg


O espigão quando está na bicicleta está mesmo no mínimo de inserção recomendado pelo fabricante e eu nem sabia, porque a bicicleta em cima da "braçadeira" que aperta o espigão tem uma cena de plástico que deve ser para proteger aquela zona e tapava o texto.

Visto isto, vou ter que cortar e bem o espigão novo, e pelas minhas contas de cabeça (imagem seguinte) ele vai ficar inserido até tapar as letras EC90. Isto fica acima do máximo indicado no espigão, acham que poderei ter problemas no futuro? Este máximo é para acautelar o quê?
j1td.jpg


Sobre o setback, colocando os espigões lado a lado e olhando de perfil parece-me que é mesmo o ideal, o espigão novo vai agarrar o selim no meio dos carris.
 

jocarreira

Well-Known Member
Hum... o que li agora num manual da EASTON deixou-me preocupado: :confused:
The seat post must be inserted into the seat tube at least to the
MINIMUM INSERTION mark for proper post life. For Carbon seat
posts, do not insert past the MAX insertion mark.

Eles dizem para não inserir mais do que o MAX por causa disto:
IMPORTANT: Easton carbon seat posts are constructed with Relief Area Design™ (RAD), a patented Easton design feature. The relief area is a flattened section of the seat post quill that protects the post from being pinched when the seat tube collar is tightened (see Figure 2). Because the relief area does not extend
the full length of the quill, it is important to make sure that your seat tube collar is positioned within the relief area. If you insert the post too far into the seat tube, you may clamp down on an unrelieved area of the quill.

Clamping the seat post in an unrelieved area of the quill could damage the seat post and result in seat post failure. Overtightening the seat post collar could damage the seat post and result in seat post failure.

A imagem que falam é esta:
dyha.jpg


Pelo que percebo, existe uma zona ao longo do espigão que absorve algum do aperto que se dá na braçadeira para evitar danificar quer o espigão quer o quadro. O problema é que essa zona não existe em todo o espigão e provavelmente não existe após a linha MAX.
 

pratoni

Well-Known Member
não me parece boa ideia cortar o espigão pelo tamanho do outro...

Tens a certeza que não o consegues enfiar até mais abaixo dentro do quadro??
 

jocarreira

Well-Known Member
Se eu o cortar irá ficar uns cm maior que o original, mas acho que o problema nem era esse desde que eu respeite a mínimo de inserção.
O problema agora é mesmo ultrapassar o máximo superior, tudo isto porque a bicicleta tem um seat-tube bastante elevado para o que é normal nas bicicletas e custa-me não respeitar a tal recomendação do fabricante, ainda por cima porque o espigão tem aquela tecnologia RAD que mais não é que uma parte plana ao longo do espigão.
No entanto, eu sou um tipo bastante leve (<60kg) por isso acho que não é pelo peso nem pelo aperto que aquilo vai à vida (penso eu de que...) :rolleyes:
 

pratoni

Well-Known Member
já percebi o que queres dizer...

Sim, também não me parece boa ideia ultrapassares essa marca de max...
 
Top