• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

E foi assim que....

Renovação do Alvará para Empreitadas

A fome de uma "empreitada" era muita e também de pedalar horas e horas sem parar com os meus colegas e amigos do Team Empreitadas S.A e por isso ao ver que no sábado iria estar um belo dia para a prática lancei o convite para conquistarmos a subida ao Alto do Velão no Alvão! Sabia que a minha forma física estava longe de ser boa mas a deles não seria melhor e isso dá sempre alento para saber que não seria o empenado do dia... Nem todos estes pensamentos se foram realizando ao longo do dia mas já lá vamos!

O Indy mostrou-se disponível para ir, assim como o Tiago e o Tico. Só o Brasa é que continuava desaparecido desde o ultimo combate que travamos contra o frio para os lados de Celorico.
Depois de uma noite longa e algo mal dormida devido às recorrentes dores nas costas, quando acordei vi umas nuvens no céu escuras e de seguida deu um chuveiro. Fiquei algo preocupado mas depois de tomar o pequeno almoço equipei-me e fui para o ponto de encontro! Eles foram pontuais e às 8:30h estávamos juntos seguindo a estrada para Vizela e de seguida até Felgueiras. Apesar de já muito rompida a estrada com uns dedos de conversa passou que foi um rápido e já com cerca de 45klm's paramos em Fervença numa pastelaria que tentamos animar apesar do ambiente mais tristonho que se sentia por lá. Seguimos por Arnóia até Celorico!

Rapidamente passamos a entrada para o Viso que belas imagens nos vieram à cabeça, pelo menos à minha e do Pedro. Tiramos os corta-vento porque a coisa ia começar a engrossar um bocado mais e frio ninguém teria apartir daqui! Meti num atalho que nos levou já perto da ponte em Mondim de Basto... Claro que tinha um brinde tremido para variar mas no topo víamos a Sra da Graça ao fundo, que este ano espero fazer uma visita de novo.

Passado o centro de Mondim engatamos na estrada que nos levaria ao Alvão. Tinha uma ideia que seriam cerca de 20klm's de subida, na verdade foram mais de 25klm's seguidos em que a inclinação no principio ronda os 8% passando depois para uns supostamente mais calmos 5%... Já tinha feito parte a descer, assim como os meus companheiros mas a subir nunca tínhamos feito. Era uma subida que estaria no caderno de encargos para este ano e a esta hora já está riscada! Isto das percentagens era tudo a teoria que trazia de casa e à partida a inclinação não trazia problemas por isso era só arranjar o ritmo certo para vencer o obstáculo. Mesmo em casa no sofá continuo sem saber qual é o ritmo certo para fazer esta subida de duas dezenas de klm's! Talvez mais para o verão a gente volte a passar lá e e tire uns bons 10minutos ao que conseguimos fazer...Ainda assim foi mais de 1:30h seguida sempre a dar-lhe!
Na parte inicial senti-me confiante e ataquei bem a parte mais inclinada mas depois quando começou a ficar teoricamente mais acessível comecei a quebrar, talvez por fome, até que passei para a parte de trás do grupo. O Tiago engatou de tal maneira que nenhum de nós lhe conseguiu sacar uma foto! Fiquei surpreendido com a forma física dele e deixou uma bela marca para o resto do ano. Durante toda a volta aliás! O Indy também atacou bem a subida mas com o andamento mais forte do Tiago resolveu encontrar um ritmo mais calmo para aguentar até ao fim. Já o Tico não ia muito melhor que eu e lá fomos jogando ao elástico os dois até que a faltar uns 3klm's deu um esticão e fiquei pregado sem puder responder!
No topo juntamos e o sentimento era unânime entre todos. Gostamos mais de subir que descer, mas já estávamos fartos da subida que nunca acaba pois levamos uma coça enorme estrada fora!

De barriga cheia de subir descemos para o vale da Campeã enquanto relaxávamos um bocado! Entretanto decidimos onde abastecer pois já passava das 13h e escolhemos a café da Avó na subida para o Alto de Espinho. Até à tasca ainda deu para para me rir um bocado quando um artista passou por nós armado em campeão sprintando como se não houvesse amanhã mas o Pedro deu em cima dele e não fosse o gajo virar para um quelho e estava a uns metros de levar uma banhada :D

O bife que nos foi servido deu luta mas certo é que também nos encheu bem a barriga! Como a lareira estava acesa aproveitamos para secar alguma da roupa molhada de suor enquanto nos riamos com algumas piadolas e lembranças de outras voltas que temos feito. Quando arrancamos custou a engatar no ritmo e a meia dúzia de klm's até ao alto do ip4 custou tanto a digerir como o bife que ainda hoje me anda aqui no estômago! O vento que de vez em quando nos puxava para trás também não ajudava mas a razão mais forte era a falta de ritmo que ainda temos.

A longa descida rendeu muitas fotos e pouca pedalada, ao contrário de outras vezes que por lá já tinha passado. As beiras da estrada também estavam bem encantadas mas sem duvida que as curvas apertadas é que propocionavam melhores momentos fotográficos.





Até Amarante pouca mais história houve mas à passagem da bela cidade o Tico resolveu brincar um pouco fazendo uns contactos a conhecidos dele para ver se algum nos queria dar boleia para casa. É claro que não queríamos isso e foi só uma brincadeira apesar do imenso cansaço que já nos consumia! Faltava-nos digerir a subida para a Lixa e já sabia que ia fazer doer... Meti-me a ir na roda do Tiago mas não aguentei mais de 1klm e deixei-o ir! Pelo menos quando reagrupamos no alto estava mais aliviado e sabia que até casa era só sobreviver. Paramos mais uma vez numa padaria onde avistamos umas carnes brancas que nos deram mais vontade para os klm's finais até casa! Estranho, ou muito estranho é a parte em que a cada hipótese na estrada entre Vizela e Guardizela dávamos grandes sprints como se a meta estivesse logo ali... Brincadeiras que nos fazem sorrir nos pós aventura e ficam sempre gravadas!
Para o registos ficam os cerca de 3000D+ para 180klm's de aventura e grande empeno.
O Indy queixou-se que menti na kilometragem, o Tico chegou a casa e meteu a bike à venda no olx juntamente com o cartão do tlm para que eu não o possa contactar mais. Já o Tiago disse que agora somos só amigos no facebook... Arranjarei novos amigos certamente :D
http://www.strava.com/activities/115220158
 

duchene

Well-Known Member
Como não podia deixar de ser, uma excelente empreitada para abrir as hostilidades.

A descida do Velão sabe-me sempre a desperdício, porque acaba tão tão depressa... por isso não admira que a subida seja ainda mais interessante, especialmente no último terço onde o vale se abre à nossa direita e ajuda bastante a levar de vencida a longa tirada.

Parece que o tasco do PIF ficou como referência! Agora já sei porque não apanharam o atalho da Campeã para o alto de Espinho.

Parabéns e espero que esta seja a primeira de muitas obras contratadas para este ano. Quanto às amizades, só é pena é que sejam tão mentirosas. Fazem essas fitas todas no final da obra, mas na próxima estão lá certinhos! É o que dá seres um bom empreiteiro!

Abraço e valentes pedaladas!
 

jocarreira

Well-Known Member
Eu leio estes relatos e no fim fico sempre com a sensação: estes tipos são é "malucos"!! :D
Aquela foto da subida em paralelo com a Sra da Graça ao fundo está 5 estrelas! :)
 

paradawt

Moderador
Bom relato companheiro...

Foi sem dúvida uma boa voltinha.

Aproveitem bem para as pedaladas. Desta vez serei eu no papel de apenas leitor, porque as duas rodas vão parar durante um período.

Força nisso. Abraço.
 

fogueteiro

Active Member
Daniel,

para quem esteve parado ou quase, e apresentar uma coisa destas... Bem já está no sangue.

Essa subida do Velão é realmente dura, não pela inclinação mas pelo cumprimento. Nunca mais se chega à curva para a esquerda lá no alto.

Agora desafio-te a esta empreitada: Guimarães, Fafe, Mondim, Alto da srª da Graça, Mondim, Alto do Velão, Amarante, Felgueiras, Guimarães...

Acho que vais gostar. Eu gostei. Para ti não é nada.
 

Paulo V.

New Member
Para quem esteve parado não se nota nada!!!!!
Se fazes isto aos teus amigos nem quero imaginar o que farias se não fossem teus amigos :D

Bem vindo de regresso ás tuas voltas e aos relatos que nos dás.
 
Luís Silva: Muito obrigado pelo comentário. Mais virão!

Armando: A gente só escreve porque aproveitamos bem as voltas e não são usadas para fazer corridas, ou melhor, às vezes são mas é na brincadeira!

Bruso: Obrigado :D

Duchene: A subida do Velão no verão com uma forma fisíca melhor será sem duvida uma bela maneira de passar cerca de 1:15h de prazer mas no dia de sábado acabou por ser mais de 1:30h de algum sofrimento e endurance... Tinha sido um bom dia para a ter descido! Quanto à tasca, confirmo que dá um belo local de paragem :D

Jocarreira: Na verdade tens razão, a gente tem uns parafusos meios desapertados mas também somos felizes assim :)

Ricardu: Os amigos começam é a escassear agora, há que arranjar incautos! (brincadeira)

Paradawt: É pena uma bike como a tua estár a ganhar teias de aranha, dava-lhe cá um uso... Melhores dias virão!

Zealexandre: Obrigado!

Fogueteiro: Esta custou e foi arrancada a ferros ao bom estilo de empreitada! Quanto à tua sugestão, será que isto serve os teus interesses? : http://www.forumciclismo.net/showthread.php?3076-E-foi-assim-que/page2 Abraço :D :D :D

Paulo: Ainda falta muito para conseguir ter estas costas bem reforçadas afim de aguentar tantas horas em cima do selim porque na verdade ao fim de 4/5horas já sinto as costas todas amassadas mas a vontade é maior! Abraço

Contra7ivo:Obrigado pelo comentário.

A todos mais uma vez obrigado! É vir uns sábados com sol porreiro e arranjar amigos para as voltas :D
 

Zeni7

Active Member
Gostei imenso de ler esta vossa empreitada, parecem ter um óptimo espírito em cima da bicla, fiquei com alguma inveja. Força nos pedais e, já agora, nas teclas.
 

pedro30

Well-Known Member
bem....... que heide dizer.....
é só a minha subida de eleição para fazer,de mondim ao alto espinho,nas férias fui lá faze-la duas vezes,mas numa delas "atalhei" por a campeã,e foi bem durinho...

os meus parabéns,para mim essa estrada é maravilhosa pela subida pelas vistas e por a meditação que se pode fazer subida a cima,já lá levei alguns amigos meus,mas quero levar todos quantos puder porque acho que toda malta que tem este espirito como o daniel e os demais,deveriam fazer esta subida fantástica.
da última vez que lá passei,que foi a coisa de um mês,pus-me a inventar,quando ia a descer para amarante,acabamos por andar no meio do monte, perdidos hi hi hi (isto com bikes de estrada...)
boa malha sim senhor parabéns a todos,excelente rescaldo.
 
Top