• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

E foi assim que....

Que eu, Daniel Cardoso me iniciei nas belas aventuras pela estrada!!
Á algumas semanas atrás decidi juntar ao gosto pelo btt, um gosto pela estrada com a aquisição de uma "fininha"! A intenção é sem duvida melhorar a minha performance pessoal, sem intuito competitivo, mas para me sentir melhor ainda no btt....Por arrasto veio a vontade de fazer algo longo com a "fininha" pois os 600klm's que tinha feito pela minha zona, Guimarães e Santo Tirso, já me estavam a soar a mais do mesmo....

Sabado de manha levanto-me e vejo o tempo escuro e algo neublado, a minha ideia de uma volta á beira mar estava em perigo, mas a ideia de sair de casa não....
9h saio de casa pensando para mim até chegar ao entroncamento perto de casa: "esquerda ou direita"???.....Esquerda....

Assim foi, Pevidem, Brito, Taipas, Povoa de Lanhoso....


Cerdeirinhas



Rio Caldo


Depois de chegado a este ponto pensei para mim que poderia ir até á Vila do Gerês ver se ainda não tinha saído do sitio....Parece que não :)


Aqui parei e comi uma barrita enquanto pensava o que fazer...Sentia-me bem, e não sei o que foi, mas algo me puxou!! E subir até Leonte? Sim....Porque não?!
Lá comecei a trepar, sempre na mudança mais leve e com as devidas paragem para tirar fotografias(descansar, em português ciclistico), a ideia de ir passear mantinha-se bem presente!!


Cheguei a Leonte e claro, fiquei a pensar qual seria o proximo passo....


Portela do Homem!!


Chegado, depois de respirar tanto ar puro, sentia-me sem travões!!
Torneros, "aguas quentes"...


Aquele vento fresquinho na cara estava a deixar-me mesmo relaxado, mas ainda podia ficar mais :)
A roupa está ali....Como é obvio eu estava a aliviar tensões :)


Comi, relaxei e vesti-me! Eram cerca de 13h e estava a olhar para o vale que desci e as minhas celulas de auto-preservação estavam a faíscar ao imaginar-me subir aquilo tudo...Tive de tomar uma atitude de homem, virei para o Lindoso!!
O vento estava contra mim, pensava eu: "queres ver que vai ser em terra de nuestros hermanos que o homem da marreta me vai encontrar pela primeira vez?"......
A chegada até Lindoso foi um pouco mais dificil por culpa do vento, mas depois o vento não fez grande diferença!


Entre-ambos-os-Rios


Ponte da Barca


Em Ponte da Barca apanhei e N101 para Vila Verde...
Pouco depois do inicio da subida senti que precisava de reabastecer. Parei num café e comi umas coisas com cremes daqueles bem açucarados de maneira a que o caminho até casa fosse feito sem problema!

Já para o fim da subida senti um sinal a falar comigo:


Depois de uma breve troca de impressões com o sinal segui. Vila Verde estava em festa, o calor fazia-se sentir para bem dos olhos masculinos....Um bem haja ao verão :)
Passei a ponte de Prado em direção a Braga. A cidade dos arcebispos também estava em festa mas nem parei para apreciar as vistas!!
Daí foi cortar marquetes até casa, de novo pelas Taipas, Brito e por fim em casa!!



Já nos meus aposentos olhei para estes numeros:
193klm's.
8:55horas em andamento.
2924m acumulado subidas
Média:22.89klm'h
Pendente maximo 15.82%
Area coberta da peninsula iberica:734948873.4m2


Bem mas mais importante que os numeros, estes são só para conversa de café a medir pilas....Mais importante é a satisfação com que faço este meu relato, não por ter feito 3000m de acumulado, isso não porque ainda na outra semana fiz 3600 em btt, estou satisfeito porque vi na bicicleta de estrada um meio de me mover com outra liberdade e de atingir outros limites sensações que para mim só estariam ao alcance de uma btt.
Uma coisa fiquei com a certeza, quero continuar numas aventuras deste genero pelo prazer que nos transmitem!
Façam uma coisa, pedalem....Sem pressões para ir e vir a xxxx horas, sem pressão do trabalho, sem pressão de fazer mais e melhor que outros, apenas....Pedalem!!
Cumprimentos a todos!
 

Luís Tomás

New Member
Muito bonito e bem ilustrado o relato. :)
Que interessa andar muito ou pouco, rápido ou devagar? interessa é pedalar e sentirmo-nos bem! Partilho o mesmo espírito. ;)
 

osicran

New Member
Bem... quem começa assim, até onde é que irá?... Pela amostra acho que o Minho vai ser demasiado pequeno e o rol dos novos cavaleiros solitários das grandes distâncias acaba de ganhar mais um nome de peso... Porra, que 193 e 2924 para começar, é obra!...
 

freitas

Member
Sinto inveja de não ter tempo de fazer uns passeios com essas paisagens. Mas se tivesse tempo tambem não iria contigo, aínda adormecia...nunca mais te dou sugestões. Agora a brincar...GRANDE KEZIA!! A continuar assim vais para escritor, já que a reportagem está bem relatada... Abraço maluco.
 

mariz

Member
Realmente, para começar foi grande passeio. Haja pernas ehehe.

Continuação de bons passeios.

Ab
 
Obrigado pelos comentarios a todos!! Como a maioria sabe, estes numeros não são nenhum feito, há quem faça mais e em menos tempo, mas isso é o que menos me importa e o quero realçar é a vontade de se fazer e conhecer....Para mim, desde á muito tempo, que pegar na bicicleta deixou de ser o "vou ali num instante e já venho"....Fui apanhando um bichinho através de influências de outras pessoas que até nem as conheço pessoalmente mas através das suas cronicas me fui identificando e tentando seguir os passos!
 

fogueteiro

Active Member
EXCELENTE!!!!!

Daniel,

posso dizer-te que li duas vezes o teu relato. É destes que eu gosto a sério, ainda por cima num palco extraordinário que é essa zona do Gerês.

Os meus parabéns pela tua atitude em relação a estes passeios: Gozá-los o mais possível sem ter nada para nos incomodar, nem preocupar... pedalar somente e apreciar. É a minha filosofia. Não estragues esse ponto.;);)

Já me esquecia dum pormenor: Esses passeios em cima de uma BH tem outro valor!:D:D:D:D É que eu também sou dono duma BH (muito inferior à tua);););)
 

Mingus

Member
Muito bom post. Parabéns pela grande volta e pelo espírito com que o relato foi escrito.

Abraços
 
Uma grande volta...grande!!



6:30H da manhã de sábado saio eu para mais uma volta na fininha....Ideias para uma grande volta tinha eu, mas será que tinha pernas e cabeça?!! A minha ideia era ambiciosa para alguém que ainda não tem grande estaleca na estrada!

Bem mas lá fui eu aproveitando o facto que conhecer cada vez melhor o meu corpo e ritmo e também embalado por cada vez mais conhecer pior os meus limites!!

O sol ainda se levantava e estava fresco o ar, mas lá me aguentei como mais ou menos frio até Fafe! Apartir daqui comecei a subir até á Lameira, onde na recta apanhei um susto devido a uma distração, mas no problem!! Até Mondim nada de novo há a registar para a maioria dos leitores aqui do fórum!

Comecei a subir para o Monte Farinha e logo a seguir ao parque de merendas, já com pessoal a marcar mesa, e parei para enxer água numa fonte improvisada que vem pelo antigo aqueduto que abastecia/abastece a vila, aproveitei para comer uma barrita também para que as suas migalhas me ficassem no meio dos dentes para ter que comer em toda a subida(brincadeira:D)!!
Arranquei...Um ciclista colou-se a mim e eu pensei cá para mim que ia ter companhia para toda a subida! Rapidamente começamos a falar e dizer umas asneiras! Ao meu ritmo, visto que o dele seria largamente superior ao meu ainda por cima estava a arrancar fresco de Mondim e só iria fazer a subida, fomos sempre ao meu ritmo e ele foi uma excelente companhia e a quem envio um cumprimento pela moral que me foi dando!
Cheguei ao topo numa boa, na minha cabeça isto não seria mais do que um aquecimento para o resto que aí vinha!:confused:

Esta foto regista o momento da chegada ao topo, ainda se conseguia sorrir!



Despedidas à parte e comecei a descer até aqui....



Segui para Vilar de Ferreiros!
Aguardava-me uma dura subida, passei por Vilarinho e Bilhó! Logo depois da aldeia parei para verter/abastecer águas ;)



Virei á esquerda para Bobal, uma curta e das ultimas subidas tinha pela frente...Para ajudar, passou-me algo pela frente e pela mente.... "Houston, we have a problem"! Uns belos exemplares de animais bovinos apresentavam-se a barrar a estrada e eu ali, com uma bicicleta vermelha e uma ferida num dedo com mercurio bem vermelho mesmo a desafiar aqueles lindos e aguçados cornos! Fiquei á espera a ver se eles se mexiam, nada.... Eis que passa uma Iveco a puxar bem e lentamente na subida, solução: meti-me no cone da carrinha e ultrapassei este obstáculo e nem parei para olhar para trás visto que eles têm tração ás 4 e eu apenas a duas e cansadas!!! eheh



Continuei para Bobal e logo de seguida Anta!!

Aqui o alcatrão começou mais duro um pouco, mas é tão belo! Se há estrada que sabe bem fazer, certamente esta é uma delas! A quem tiver hipotese, recomendo!
Após ter tirado esta excelente fotografia prossegui mas não por muito tempo.



Acho que ter reparado/parado nesta placa me trouxe alguma musica ao caminho!
Ando á dias e ver um filme sobre os caminhos de Santiago, "The Way" e tem uma musica que eu desconhecia e os peregrinos usam...."it's a long way to Santiago, it's a long way too do...."
E ao sabor e ritmo desta musica, prossegui!!



Lamas de Ôlo estava proximo e também um dos meus objetivos!!
Já tinha passado inumeras vezes pela aldeia e não fiz questão de uma passagem pelo "centro", não vá a senhora bem humurada do café me querer fazer a folha!!

P.S. é das poucas vezes que passo aqui, com sol!!



Bem, se queriam ver o meu sorriso na chegada á Barragem do Alvão....A sério é uma sensação excelente, sentia-me um puto vá....
A passagem pelo topo assinalou a passagem pelos 1080m de altitude e também os 100klm's da minha meia jornada!!
Sentia-me mesmo bem, pensava para mim :"agora já te podem sair os musculos porque o que queria está feito e com distinção"....



Depois de alguma contemplação e fotos, comecei a descer até Vila Real! Faltavam 10klm's pela estrada M313 até á cidade que para mim tem um gosto especial visitar por muitos e bons momentos que por lá vivi!!
Depois de um curto passeio pela cidade para ver as novidades, procurava então a N15...Placas que são bonitas nada, mau...
Perguntei a um transeunde que me indicou e mal saí da cidade uma fonte e uns banquinhos me chamaram para um banquete!! Foi hora de trocar o peso que arrastava de sitio a ver se ele era mais util! Depois de comer fiz-me á estrada, sinceramente não sabia bem o que a N15 me esperava mas vamos indo e vamos vendo pensei eu!!



A certo ponto da escalada até ao Alto de Espinho e no fim de uma aldeia que não registei o nome:confused: o alcatrão fica tipo tabaco para mim....Improprio para consumo!! Para quem não conhece passo a avisar que o seu estado é lastimoso e torna a subida mais dura do que na realidade é!



Devagar lá cheguei ao topo, fui observando as grandiosas obras no tunel do Marão e em seu redor...Incrivel como nos sentimos pequenos por vezes!

Alto de Espinho


Aqui começaria uma das partes mais esperadas para mim do percurso, a descida até Amarante que para mim iria servir de contemplação e também para descanso!
Começei a descer e fiz uma paragem para verter/abastecer águas!!



Penso que até Amarante mais vale estar calado....









Passagem por Padronêlo, ainda me terei lembrado de comer um pouco do famoso pão da região...Mas fiz escala na cidade e comi, com São Gonçalo a olhar para mim uma bela bola de berlim assim daquelas todas cheias de creme e bem saborosas!!



Depois desta pequena pausa segui pois ainda tinha umas subidas pela frente e as pernas iam dizer de si por elas fora....
Iniciei então a subida para o Alto da Lixa, pelo meio paragem estratégica para comprar fruta, coisa que já não sabia o que era desde que peguei na bicicleta, e que bem que soube!



Na cidade da Lixa segui por Felgueiras em direção a Vizela! A ideia era subir por Revinhade e depois seguir para casa! Como é obvio a subida para Revinhade com 10% de inclinação foi feita em pé e a custo, custo esse que foi esquecido 1 minuto depois da chegada ao topo com uma descida!!

Pouco depois estava em casa, e no conforto de algo que me abrange o rabo todo verifiquei estes numeros graciosos, porque o resto, as emoções estavam bem guardadas comigo e cá ficaram...Vou partilhar alguns dados!!



Como é natural isto mais parece uma qualquer escala de rister no Japão, mas não! É o resultado da minha epopeia!!

Distancia:203klm's
Horas fora de casa: 11:50h
Altitude maxima: 1085m's
Altitude minima:91m's
Acumulado de subidas: 4225m's
Inclinação maxima:16.04%
Velocidade média 19.78

Adorei isto, era uma ideia que me passava pela cabeça mas claro...Nada melhor que ir para o terreno ver se somos capazes!! Vamos ver o que me trazem os proximos tempos, para já estou de barriga cheia!

Grande abraço a todos e esperam-se comentários!
 

Scorpio

Banned
Eh pá, só de ler caem-me os colh**** ao chão!

Gostava de ter a tua coragem, mas falta vontade e tenho sempre o receio de um imprevisto (queda, avaria, indisposição fisica) longe de casa.

Continua assim!!!!
 

TigasPT

New Member
Tenho a dizer: Fantástico!
Obrigado pelas fotos com que nos brindas, com os percursos que fazes e como escreves :D
Para primeiras voltas de fininha, muito bom mesmo:cool::cool:
 
Obrigado pelos comentarios pessoal :) vão dando força também!!!

Georcz, pensas que eu também não tenho?! Há sempre aquele receio mas sinceramente nunca penso nisso porque estar na estrada é diferente de btt e nesse nunca fui ou vou sozinho. Na estrada é sempre aquela, ha sempre pessoas a passar com mais ou menos frequência e também eu faço questão de dizer para onde vou e vou mandando mms dos sitios frequentemente e claro a gente sente-se mais á vontade!! Tivesse eu mais um par de horas disponiveis e este dia não teria terminado assim!!
 

RJLA

New Member
Bem, parece que temos mais um bravo solitário das longas distâncias para nos fazer inveja com os seus magníficos relatos! Parabens e continua com essa pedalada...eu enquanto não tiver disponibilidade para tamanhas aventuras, vou seguindo por aqui as tuas ;)
 

Miro

New Member
Excelente. A mim falta-me realmente a paciência para parar e tirar fotos para partilhar com o pessoal. Etapas longas gosto cada vez mais de fazer. Dá-me cada vez mais gozo.

Agora de facto, aqui pela zona Oeste não tenho nem de perto nem de longe essas serras lindíssimas... É de ficar babado. E se eu não me importo de subir.

Continuo a desfrutar daquilo que é realmente andar de bicicleta.
 

duchene

Well-Known Member
Daniel, parabéns pela entrada em força no mundo da roda fina, logo com 2 etapas extremamente interessantes do ponto de vista cénico e altimétrico.

Já tive o prazer de cruzar todas essas estradas e o bloco Mondim - Alvão - Marão é sem dúvida inolvidável que pela sua beleza, quer pela dificuldade inerente e que só valoriza e recompensa toda a conquista.

Com o Gerês e o maciço central do Douro conquistados, podes-te virar agora a Sul, com o Montemuro e a Freita logo ali à espreita. :D

Há um sem número de possibilidades para explorar e certamente que tirarás imenso prazer de qualquer uma delas.

Não poderia ainda deixar de registar com agrado o facto de te predispores a investir algum tempo na produção de um relato de qualidade, facto que só enriquece o fórum e que para ele contribui, de forma realmente positiva.

Espero que a dinâmica seja para manter, devolvendo à ribalta sítios que muitas vezes são esquecidos, em favor da cruel rotina das voltas padrão.
 

osicran

New Member
Bem... ao olhar para aquele gráfico e para os dados do GPS vem-me à cabeça uma palavra única para rematar toda a beleza que me encheu antes o cérebro, não valorizem a grosseria, mas essa palavra é ...dasssssss!...:)Que grande aventura!...
 
Fico feliz pelo vosso reconhecimento!! É duro para o corpo isso é, mas temo que 4200m de acumulado ainda não tenham sido suficientes para me deitar abaixo!! É algo que me preocupa realmente! Tenho a certeza que muitos de vocês conseguiam fazer igual ou mais de certeza, mas o ritmo é que é algo que tem de se controlar! Como vêm tiro fotos, alimento-me, gozo as descidas a velocidades moderadas, tenho tempo para tudo.....A mim não me interessa ir rapido, apenas ir!!

Peço desculpa aos outros por responder ao Duchene em particular, mas essa zona para mim é totalmente desconhecida e como tal tenho de me debruçar sobre os mapas e google para me fazer á estrada! Se calhar vou fazer o P.I.F ultimo para ir conhecendo melhor a zona mediante os vossos relatos tb!....Mas Duchene, tu faz que eu sigo :)
 
Top