• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping

GMQ

Well-Known Member
Basicamente doping significa o recurso a substancias que vão melhorar o desempenho do atleta. Sempre existiu no desporto o recurso a substancias para melhorarem os resultados, desde do alcool a substancias sintenticas. O bloco de leste URSS, RDA, etc, guiados pelos princípios de que o comunismo era a melhor forma de estruturar uma sociedade e de potenciar os seus membros sempre procurou promover o sistema e encontrou nos jogos olímpicos/desporto o local prefeito para promover essa suposta superioridade. A URSS e RDA estiveram na frente do desenvolvimento de substancias dopantes criadas em laboratório. Era um programa oficial do Estado. Como o MigC77 salientou os Jogos Olimpicos de Moscovo foram o seu expoente máximo. Sucede que entretanto se foram também apurando métodos que permitiam Os anos 90 marcam a chegada ao desporto de um medicamento/substancia que replicava uma hormona que o corpo humano gera e que está na base da produção de globulos vermelhos a Eritropoietina, EPO ou Allen Poe. A grande vantagem desta substancia é não era detectável e tinha a capacidade de suprir um dos problemas que o esforço fisico acentuado gera no corpo humano, que é o colapso do sistema sanguineo e imunitário. Não se pense que basta tomar epo e ficamos como o Asterix. É preciso trabalhar e muito. A vantagem desta substancia é que gerando mais globulos vermelhos possibilita mais oxigénio nos músculos e o corpo não se ressente do esforço não ocorre destruição de globulos vermelhos e a fadiga é menor, etc, etc. Como não havia método para detectá-la, pois o corpo humano também a produz, aquilo tornou-se o elixir dos ciclistas e outros desportistas, até que começaram a surgir métodos de detecção entre 1999 e 2000 que visavam identificar a presença no corpo de EPO sintético. Daí ter se voltado para as transfusões sangue. Mas como vamos sabendo existem inúmeras substâncias que os atletas recorrem. A ciência do desporto tem evoluido e não é apenas no sentido de criar métodos de treino xpto.

Quanto ao Conconi sendo o mentor do Ferrari, tenho ideia que hoje está na vanguarda da implementação métodos de detenção de doping quando no passado foi o guru do posto. As voltas que a vida dá.
 

MigC77

Well-Known Member
Sim a EPO teve mais prevalência nos anos 90 mas começou a ser usada no final dos anos 80.

The emergence of EPO - In the late 1980s a recombinant drug created for people suffering from kidney failure became a substance abused by athletes seeking enhanced stamina and performance. The drug is recombinant erythropoietin, known as EPO, which was developed by the Amgen company. Recombinant EPO is a bio-manufactured copy of a hormone normally produced in the kidney and was not detectable by any test at the time.[98]
EPO stimulates the bone marrow in order to increase red blood cell production and thus the body's ability to carry oxygen. A study of 15 Swedish athletes by the Stockholm Institute of Gymnastics and Sports found an improvement of nearly 10 percent in aerobic performance. "Average" red blood cell volume of the population at sea level is about 45% red blood cells. About 5% of the population has less than 40% red blood cell, which is defined as "anemia" and 5% of the population, including many world class athletes, have a natural red blood cells volume of 50%... 1% of the population has 54% red blood cell volume.
The increased thickness of the blood (above 70% red blood cells) increases the risk of blood clotting which can block blood vessels causing a heart attack or stroke, especially in the middle of the night when the heart's rate is lowest. Doctors and blood specialists concluded that the drug could have been implicated in the deaths of as many as 18 European professional bicycle racers between 1987 and 1991. One of them was Johannes Draaijer, a 27-year-old Dutch rider who finished 130th in the 1989 Tour de France, and died from a heart attack in February 1990.[98] Although the autopsy did not specify the cause of death, Draaijer's wife later told the German news magazine Der Spiegel that her husband became sick after using EPO.[98][99][100][101]

Querem um bom livro sobre doping… leiam o Breaking the Chain do Willy Voet, ex-fisioterapeuta da malfadada equipa Festina que foi banida do Tour de 98 quando este senhor foi apanhado pelas autoridades a atravessar a fronteira entre a Bélgica e a França com um carregamento de drogas.

O mais “interessante” é que apesar do que ele relata no livro ser verdade e ter sido provado em tribunal durante o julgamento da Festina. O autor foi processado pela UCI devido ao conteúdo do livro e foi declarado como pessoa non-grata pela organização do TdF. Bastante revelador…

Existe outro livro do mesmo autor que não sei se existe traduzido em inglês que é o Sexe, mensonges et petit velos (Sexo, mentiras e pequenas bicicletas) que é uma ficção baseada em factos reais acerca da vida dos ciclistas onde se relatam alguns dos excessos com mulheres, drogas, etc… que eram cometidos nos anos 90. Isso de certa forma explica porque é que aparece um gajo “atinadinho” como o Indurain e limpa 5 Tours de seguida com alguns Giros à mistura. Depois aparece um Armstrong focado em vencer e limpa 7 Tours de enfiada.
 

Wawando

Well-Known Member
Imaginem com a manipulação genética o que já deve estar a acontecer e o que se seguirá... muito record vai cair nas próximas décadas!
 

GMQ

Well-Known Member
Bom artigo toca em pontos muito sensiveis que estão agora na génese de toda a tempestade que a Sky agora enfrenta.
 

GMQ

Well-Known Member
A competição faz parte do ser humano sejam profissionais ou amadores. A vontade de vencer ou ser melhor está sempre presente. Até nos passeios de fim de semana isso chega a acontecer. Primeiro começamos por duvidar se a máquina que temos é bastante para andarmos mais e vislumbramos que os nossos resultados sejam por isso causados. Quando já temos a máquina x ou z surgem as questões da alimentação, recuperação, etc. A seu tempo se não ficarmos convencidos questionamos os produtos milagrosos que nos podem dar mais boost e é um passo. O que assusta é que o doping sendo um mal do desporto, e pagando-se sabe-se lá como, é um mal que a o nivel amador não tem qualquer controlo. É certo que existem efeitos secundários nocivos. No entanto, ao nivel profissional existe um departamento médico que controla e acompanha. Ao nivel amador não existe nada para além do passa a palavra da mezinha xpto. Ao nivel do amadorismo pode-se não ter acesso a tanta diversidade de substancias. Mas também ninguém controla nada o que é muito mais assustador. A malta tem que se convencer de que é um paixão e não uma competição. Mas o ser humano nunca está satisfeito e quer mais e mais.
 

Martins

Well-Known Member
A malta tem que se convencer de que é um paixão e não uma competição.

Devias vir ver os belos sprints que se fazem ao Domingo de manhã, ora em S. Jacinto, ora a chegar a Ovar. Gigawatts de potência dignos de World Tour!

E sim acho que muito do pessoal que sai de casa ao Domingo de manhã para se ir mostrar nessas "rectas da meta" para depois irem para a confeitaria autobazofiarem-se estão bastante "vitaminados"

Abraço
 

pratoni

Well-Known Member

Desse artigo, mais do que a frase referida que infelizmente não me surpreende ou choca (até acredito que seja maior num contexto de competições amadoras) retenho principalmente a seguinte:

"The level of anabolic steroid use in cycling appears to be around average compared to the other sports in the survey, with the highest level of use found in rugby and boxing, at 23 per cent."
 

GMQ

Well-Known Member
Há muita malta assim. Que andam nas horas e que pensam que os outros são tontos. Não é apenas treino é sempre algo mais. O que mais me chateia é que esses tipos depois vão para estrada e procuram descarregar os outros como se um passeio de fim de semana se transforma-se numa etapa de wt. Eu gosto de chegar com os mesmos elementos com que parti. Para além disso, arrogam-se que é só treino e eu sou o Pai Natal.

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Desse artigo, mais do que a frase referida que infelizmente não me surpreende ou choca (até acredito que seja maior num contexto de competições amadoras) retenho principalmente a seguinte:

"The level of anabolic steroid use in cycling appears to be around average compared to the other sports in the survey, with the highest level of use found in rugby and boxing, at 23 per cent."

os gajos desse estudo nunca foram a um ginásio. digo um daqueles de levantar ferro, não esse pseudo ginásio de agora. Eu já andei mas nunca me meti em nada por isso sou magro. Mas era só estar ao lado deles e as conversas eram autênticas aulas de farmácia.
 

Carolina

Well-Known Member
olha que no pseudo ginásio de agora também se ouvem umas conversas giras... há lá com cada mini rich piana... só rir.
 

pratoni

Well-Known Member
Posso ter percebido mal mas parece-me que o contexto do estudo são as competições amadoras (no UK) e não propriamente os ginásios (pseudos ou não) ou o pessoal que anda apenas por lazer...
 

GMQ

Well-Known Member
Tens razão pratoni. Eu quis apenas diversificar tendo presente o amadorismo e o uso de substancias dopantes. Não me levem a mal com a expressão pseudo ginásios, mas queria diferenciá-los dos ginásios old school que são frequentados normalmente por porteiros de bares e discotecas. LOL

Já agora existe muita gente que anda por lazer que também gosta de mezinhas milagrosas.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
o wiggo já começou a lançar lenha pa fogueira!

(...) former cyclist Sir Bradley Wiggins has distanced himself from the hand that fed him by slamming the cult of marginal gains espoused by his old Team Sky boss, Sir David Brailsford.

(...)the 2012 Tour de France champion and five-time Olympic gold medallist said marginal gains were “a load of rubbish”(...)

When asked by host Sarah-Jane Mee (..) about his understanding of marginal gains, the bearded Wiggins was unequivocal.

“I think it’s a load of rubbish, if I’m honest. I do,” Wiggins, sharply dressed in a dark grey suit and a white shirt, said – much to the amusement of the 300-strong audience. “A lot of people made a lot of money out of it and David Brailsford used it constantly as his calling card. But I always thought it was a load of rubbish."

" At the end of the day, chimp theories and marginal gains and all these buzz words – a lot of the time, I just think you have got to get the fundamentals right: go ride your bike, put the work in, and you’re either good or you’re not good. Sometimes in life or in sport, whatever, you’re either good at something or you’re not. That’s what makes you a better athlete: your physical ability and whether you’ve trained enough – not whether you’ve slept on a certain pillow or mattress."

http://www.eurosport.co.uk/cycling/...rubbish-marginal-gains_sto6106372/story.shtml
 

GMQ

Well-Known Member
Zangam-se as comadres... descobrem-se as verdades!! LOL
esta novela vai dar muitos episódios. Não perca!
 
Top