• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desafio Audace FPCUB "II Torradobikes" - Portimao (Foto Report)

Figueiredo

Active Member
Hoje em terras Algarvias o dia foi de excelentes pedaladas, abrilhantado pela estreia oficial dos nossos equipamentos e a subida ao 1.º lugar no ranking Desafio Audace na classificaçao por equipas:), aqui ficam os meus dados:

Km:143
Tempo: 5h25m44s
Média: 26,3
Dados Strava: http://app.strava.com/rides/5079682
(Nota: por lapso coloquei o strava em pause no 2.º posto de control e apenas dei por isso já no Parchal daí esta parte do percuso aparecer uma linha recta).

Portimao (Saída 7h35m) - Porto de Lagos - Silves - Sao Bartolomeu Messines - Alte - Benafim - Salir - Barranco do Velho (PC1) - Loulé - Boliqueime (PC2) - Guia - Pera - Alcantarilha - Porches - Lagoa - Estombar - Parchal - Portimao - Pedra Mourinha (Chegada 13h54m).​



Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2012/03/desafio-audace-fpcub-ii-torradobikes.html
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Aqui vai os dados do meu Polar:

Data 11/03/2012
Duration 4:32:15
Sampling Rate 15 s

Energy Expenditure 3927 kcal
Number of Heart Beats 40792 beats
Recovery -53 beats
Minimum Heart Rate 86 bpm
Average Heart Rate 147 bpm
Maximum Heart Rate 179 bpm
Standard Deviation 19,4 bpm

Minimum Speed 3,7 km/h
Average Speed 30,4 km/h
Maximum Speed 58,5 km/h
Distance 136,8 km
Odometer 2611 km

Minimum Cadence 44 rpm
Average Cadence 82 rpm
Maximum Cadence 168 rpm
Coasting Time 0:43:45 (15.8 %)
Coasting Distance 23,2 km (16.9 %)

Minimum Altitude 15 m
Average Altitude 140 m
Maximum Altitude 370 m
Ascent 1280 m
Descent 1285 m
Slopes 9
VAM 277 m/h

Rescaldo do Audace só amanha hehehe :cool:;):cool:;)
 

Figueiredo

Active Member
Amigo Guerreiro_76

Ainda te vou convencer a alinhar numa brincadeira destas, como podes vêr há gostos para tudo quem quer andar aproveita, quem não quer faz a um ritmo mais descontraído na companhia de amigos (foi o meu caso...), algumas pessoas têm a falsa convicção que se trata de uma corrida mas é um pensamento errado, cada um faz ao ritmo que pode e quer... o objectivo principal é concluir o percurso dentro do tempo minimo.

Abraço!
 

Morg

Well-Known Member
Foi o meu 1º Audace e adorei.

Tenho uma lesão mal curada que reapareceu a metade do percurso mas como havia liberdade no ritmo consegui acabar pelas 14H sem problemas.
Parecia uma volta de fim de semana mas com um comprovativo no final e com muita gente à partida.
Dei por bem empregue a deslocação ao algarve.

Obrigado
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Este domingo realizou-se o passeio Audace cá por terras Algarvias a cargo da FPCUB com a colaboração da Loja Torrado Bikes, com já é apanágio dos desafios AUDACE às 08:00 em ponto foram ditas algumas palavras por um responsável, e lá saíram os 52 inscritos e mais uns quantos que ali estavam que não se quiseram inscrever, após 1,5 kms ao passarmos pela famosa Rotunda das Cardosas lá estava mais de uma vintena de ciclistas que nos iram fazer companhia.
Antes de mais lamento a queda do amigo Gabriel com um outro colega mas isto acontece a quem anda na estrada.
De lamentar a atitude de um colega ciclista aqui de Portimão que nem se preocupou em parar, a sua atitude fez com que mais uns quanto fossem a atrás dele,>> mas há males que vêm por bem logo na viragem em Benafim enganou-se a fez com que todos os seguiam com ele se tenham enganado, pois o grande grupo que seguia atrás deles e que parou para prestar ajuda ao acidentado já de novo em andamento, vimos eles seguirem noutra estrada.
No grupo da frente sempre em ritmo bem alto, eu só os acompanhei até ao inicio da subida do Barranco do Velho (Se eu me tivesse esforçado mais um pouco tinha ido no grupo de 5 ou 6 que iam á minha frente) mas preferi meter um ritmo mais baixo e fazer a subida mais confortável. Ao chegar a uma curva antes do primeiro ponto de controle vi sair de lá um companheiro do PNSC e pensei, com um colega que vinha atrás de mim a uns 300 metros com mais aquele que vai na frente dá para nos juntarmos e fazer-mos o resto do trajecto juntos pois na descida a caminho de Querença apanhei o dito colega do PNSC (Oleksandr Kirev ) que já se queixava com cãmbrias, na subia lá nos juntamos a ai fizemos um grupo de 3, no fim da subida reparei que vinha um outro colega, o José Pinto, e aí fizemos alguns kms juntos até ao 2º ponto de picagem.Estava-mos nós a a chegar e o amigo F Dias mais um outro colega a sair, fizemos a picagens e bebemos uma coca cola, de novo na estrada conseguimos chegar junto ao amigo F.DIAS e ao seu colega e mais um amigo aqui de Portimão, assim fizemos os 7 os últimos 30 kms juntos até Portimão.

Já nos últimos kms ainda apanhamos mais 2 colegas.

Um obrigado a todos.
 

hmbe

New Member
Muito bom este Audace de Portimão. Bonito percurso com espetaculares paisagens, só o frio na 1a hora de percurso foi um pouco ruim...

Também descolei do pelotão comandado pelos semi-prós antes de Alte e depois fui apanhando pessoal "despejado" desse grupo "principal".

Pouco depois de chegado à 125 em Loulé acabei por ficar sozinho novamente e meti um ritmo rápido e pelo que percebo agora mais um pouco ainda apanhava o colega de equipa Olexander que parece que ia em perca de rendimento, mais o "trepador da Figueira".

Obrigado a quem nos bem recebeu no Algarve e obrigado a todo o pessoal da equipa pela camaradagem e confraternização antes e depois da "prova"

Aqui ficam os meus dados.

139,32 kms
30,0 km/h de média
4h38m
1402m de acumulado
 

FDias

New Member
Boa noite pessoal!
Este foi o meu segundo audace e estou a ficar viciado. Os treinos têm sido poucos mas os suficientes para entrar nesta aventura. O espírito dos audaces não é chegar na frente é chegar, cada um ao seu ritmo, mas a tendência é a malta juntar-se em grupetos com andamentos idênticos e ninguém quer ficar para trás. A minha preparação foram cerca de 1000 km desde Janeiro, 570 dos quais em Fevereiro e 136 no domingo dia 4 de Março com a volta por Barranco do Velho, Malhão, Almodôvar, Martim Longo...

Inscrevi-me já com a certeza que conseguia fazer os 138 km deste audace a pedalar. Levantei-me às 4:20 h para sair às 5 h para a estrada, evitando a Via do Infante que agora é só para a burguesia. Às 7:15 h cheguei à Loja TorradoBikes, tratei dos últimos retoques e fui comer qualquer coisa a uma pastelaria ao lado com mais uns amigos e quando demos por conta estava o pessoal a sair. Arrancamos atrás deles e rapidamente nos colámos à traseira do grande pelotão. As pulsações começaram a subir, as pernas a frio não respondiam e comecei a pensar logo ali ficar para trás, mas passados 5 ou 6 kms as coisas começaram a mudar e consegui entrar no ritmo (32 km na 1ª hora). Não sei quantos engrossavam o pelotão mas umas largas dezenas, todos grandes ciclistas. Grande comboio estrada fora. Infelizmente uma queda à saída de Alte deitou 2 colegas ao tapete e o comboio parou. Foi prestada a assistência devida, chegaram alguns carros de apoio e alguns colegas começaram a sair a conta gotas até que eu resolvi, mais um amigo, arrancar nas calmas para dar algum descanso às pernas, logo a seguir passou o comboio e não conseguimos apanhar boleia. Mais colegas ficaram atrás do comboio, organizámo-nos e conseguimos apanhar o comboio antes da subida do Barranco do Velho. Aí achei que já estava a abusar, o Carlos Franco abrandou e logo a seguir eu vários colegas fizemos o mesmo. Na descida para Querença, depois do 1º controle, juntou-se um grupo de 5 elementos aproveitando para descansarmos, comer e beber. Na descida da Pedreira a caminho de Boliqueime passámos o ponto do 2º controle de onde saia o pessoal que ia no tal comboio da frente, que nos avisaram do controle. Apenas eu e um colega voltamos atrás para carimbar e quando partimos estava a chegar outro grupo onde vinha o amigo Carlos Franco, pois ainda o ouvi gritar o meu nome. Fiquei só com um colega que também não conhecia o percurso nem tinha GPS. Entramos na N 125 andamos alguns kms e comecei a tirar as folhas do road book, fornecidas, mas não deu e tivemos que parar, quando retomámos marcha já o grupo do Carlos se aproximava e juntámo-nos a eles pois sabia que conheciam o percurso e não nos iriamos perder. Continuamos num andamento mais controlado mas a fatura dos abusos começou a aparecer faltando uns 15 km para o final, comi quase tudo que me restava, bebi e foi com algum sacrifício que fui acompanhando os restantes até final, chegando praticamente sem gasolina mas com a alma cheia de uma grande manhã de ciclismo. O meu ciclómetro marcou 139 km e 4:29 h a andar, média de 31 km/h. Fiquei satisfeito e surpreendido com a minha prestação! O corpo humano tem limites que nós desconhecemos...

Na minha opinião a organização podia ter feito como a Casa Abílio em Tavira sinalizando algumas mudanças de direção e 2 ou 3 elementos de mota a acompanhar os ciclistas.
Outra questão é o acompanhamento de uma ambulância, pois o colega que caiu e teve de ir para o hospital constou-me que esperou muito tempo pela ambulância.

Muito obrigado a todos os companheiros que participaram nesta festa de ciclismo amador!
As melhoras ao colega acidentado!
 

FDias

New Member
Estive a ver a lista de resultados publicada no blog dos audaces e a confusão a que assisti na chegada está ali refletida. Isto não é nenhuma corrida, mas se se publicam resultados de chegada então que sejam reais. Quando cheguei havia uma confusão com a procura de cadernetas, validação de percursos, etc… Eu e mais um companheiro levamos com mais 5 minutos em relação ao pessoal do grupo que chegámos. Foram 5 minutos que tivemos à espera junto da mesa de validação. Isto para não falar do Carlos Franco que chegou às 12:35 h e aparece como tendo chegado às 14:30 h.

Penso que isto é fácil de resolver. 1 elemento aponta por ordem de chegada o número do participante e a hora e depois é que se validam os percursos, quem não tiver os carimbos todos sai da lista. Simples!
 

Figueiredo

Active Member
@ FDias

Em primeiro lugar obrigado por ter participado, e espero que no geral tenha gostado, vou tentar responder ás suas questões dentro das minhas limitações.

Na minha opinião a organização podia ter feito como a Casa Abílio em Tavira sinalizando algumas mudanças de direção e 2 ou 3 elementos de mota a acompanhar os ciclistas.

A Comissão Audace organiza todo o secretariado a nível de inscrições, elaboração de percursos, aprovação dos mesmos junto dos orgãos competentes, etc... contudo no dia do evento toda a logistica fica a cargo do organização anfitriã com a supervisão de um membro da FPCUB, ou seja de Audace para Audace podem existir pequenas alterações em termos de organização, contudo fica registada a sua sugestão!

Outra questão é o acompanhamento de uma ambulância, pois o colega que caiu e teve de ir para o hospital constou-me que esperou muito tempo pela ambulância

Para obtermos as licenças para este tipo de eventos entre vários pressupostos, para que as Câmaras Municipais, Policia, etc... aprovem o mesmo é que o Desafio Audace não seja uma corrida, e neste sentido a estrada não pode estar cortada, não existe policiamento nem ambulância, cada elemento fica por sua conta e risco, contudo no Roadbook existe o contacto de um membro da organização para contacto em caso de acidente e das entidades locais nomeadamente os bombeiros.

Foram 5 minutos que tivemos à espera junto da mesa de validação. Isto para não falar do Carlos Franco que chegou às 12:35 h e aparece como tendo chegado às 14:30 h

Esta questão do controle de tempos têm sido bastante criticada (eu inclusivé...), a situação do Carlos Franco já foi identificada e vai ser corrigida logo que possível (desculpa Carlos), o que se passou foi que na folha de registo estava a hora de chegada correcta, mas ao passar o tempo para o computador foi mal feito.

Por forma a melhorar e acabar com este tipo de situações a Comissão Audace está neste momento com os meios que têm ao seu dispôr a contactar várias empresas que prestam serviços a nível de controle e registo de tempos em eventos desportivos, para adoptar um sisstema destes (Chip, código de barras, etc...), contudo como devem compreender têm custos elevados e estamos á procura da melhor solução, peço um pouco mais de paciência neste ponto estamos a trabalhar nesse sentido.

Qualquer duvida/critica ou sugestão serão sempre bem aceites e deverão ser endereçadas para desafio.audace.fpcub@gmail.com, que tentaremos responder com a brevidade possível.

Obrigado a todos pela participação, vemo-nos na Amadora dia 25!

Boas Pedaladas!
Luís Figueiredo
(Comissão Audace)
 

FDias

New Member
Ok companheiro!
A questão da organização com lojas locais já sabia e por isso eu referi o organizador concreto em Tavira, também porque foi o único que tinha participado antes deste. A questão da ambulância pelo que percebo é que para ter ambulância tinha de ser competição. Ora isso está errado, pois os passeios cicloturismo ditos "normais" não são competição e são acompanhados por ambulâncias na maioria dos casos. Outro exemplo, que conheço melhor por também ser organizador, nos passeios de BTT as estradas e trilhos estão abertos ao trânsito e existe sempre acompanhamento de meios de socorro. Quanto à questão do registo das chegadas penso que pode ser mais simples do que contratar um serviço especializado, mas tudo o que for adoptado para melhorar estes eventos eu aprovo.
Estou fã dos audaces, espero que evoluam no caminho certo e mais uma vez adorei ter participado em Portimão. Rescaldo positivo da minha parte!
Obrigado aos companheiros que trabalham para nós desfrutarmos!
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Ok companheiro!
A questão da organização com lojas locais já sabia e por isso eu referi o organizador concreto em Tavira, também porque foi o único que tinha participado antes deste. A questão da ambulância pelo que percebo é que para ter ambulância tinha de ser competição. Ora isso está errado, pois os passeios cicloturismo ditos "normais" não são competição e são acompanhados por ambulâncias na maioria dos casos. Outro exemplo, que conheço melhor por também ser organizador, nos passeios de BTT as estradas e trilhos estão abertos ao trânsito e existe sempre acompanhamento de meios de socorro. Quanto à questão do registo das chegadas penso que pode ser mais simples do que contratar um serviço especializado, mas tudo o que for adoptado para melhorar estes eventos eu aprovo.
Estou fã dos audaces, espero que evoluam no caminho certo e mais uma vez adorei ter participado em Portimão. Rescaldo positivo da minha parte!
Obrigado aos companheiros que trabalham para nós desfrutarmos!

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Olá F DIAS há outras coisas por traz, que tu não sabes, o porque da loja em questão não se empenhar mais na actividade deste AUDACE.
Eu sei que o Torrado sabe organizar e sabe dar assistências as estes inventos, (pois ele foi ciclistas e têm feitos muitos inventos aqui na zona) mas outras coisas estão por de traz de ele ter sido pouco participativo, ok.
Um dia ainda te explico.
 
Top