• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Demasiado esforço, demasiado cedo... e problemas a longo prazo

torui

Well-Known Member
O que eu tenho aprendido tem sido essencialmente com amigos. A tal malta que anda que se farta aos domingos, e que não espera por ninguém. Mas empeno atrás de empeno, e fazendo da bike meio de transporte durante a semana, sempre dá para ir planeando/preparando a forma de aguentar melhor. E posso dizer que, após ano e meio de aprendizagem, isto está a correr bem. Hoje de manhã 34 kms em rotação e dentro de um ritmo cardiaco baixo; da parte tarde 100 kms mas já dentro de um perfil mais competitivo com médias bem mais elevadas e em alguns locais quase no limite. Para no sábado, o treino ser composto apenas por descanso.
 

gtid10

Member
Excelente tópico. É fundamental ter um MFC para saber sempre às quantas andamos, mas tambem é fundamental lembrar que a alimentação tem muita influência no rendimento. Eu faço Spinning 4 vezes por semana e estada ao domingo. Fui ao site da Polar e utlizo as tabelas de FC de acordo com a idade e sinto-me bem. Se sinto dor abrando, se for preciso paro, se estiver bem e quiser forçar faço-o qb.
O segredo é ir forçando aos poucos e sentir a progressão ao longo do tempo.
Um conselho, tomem Glucosamina para as articulações.
Cumps.
 
Ao longo do meu planeamento de treinos, tanto de corrida como mais recentemente de bicicleta, tenho vindo a pensar num ponto que acho ter alguma base para discussão...

Todos nós conhecemos pessoas que estão agora a pagar abusos que cometeram no passado, a nível de esforço. Vejo ex-desportistas profissionais / federados há 20 ou 30 anos com lesões agora passados estes anos que lhe retiram qualidade de vida, vejo jovens com menos de 30 anos com desgaste abusivo no corpo, etc. Temos o exemplo do Candido Barbosa que teve de abandonar o ciclismo devido à lesão de ambos os joelhos, devido a desgaste.

Tenho seguido um caso de um colega, que fixou-se na ideia de fazer uma maratona a correr. É já daqui uns meses, tenho seguido o treino dele e está a milhas de ser algo decente para uma maratona. Mas vai faze-la. Tal como já fez uma meia-maratona, onde ele próprio diz que abusou, que se sentiu mal, com uma frequencia cardíaca bem acima do recomendável.

Cada vez acho que devo considerar a minha evolução mais como uma corrida de "endurance"... ao invés de sprints que sabe-se lá que impacto terão no futuro.

Qual é a vossa opinião relativamente a isto? Como mantermo-nos motivados, com objectivos de evolução, e ao mesmo tempo prevenir problemas a longo prazo?

Otimo topic,

em minha opinião nestas palavras devemos fazer uma importante distinção RFcarvalho se não acabamos com o pensar que o desporto é perigoso pela saude!!:).
Uma coisa é falar de profissionais e uma coisa é falar de gente como nós que a pesar de sair 4-5 vezes por semana nunca pode chegar a fazer treino de competições!.

Os efeitos da actividade fisica na saude e na condição fisica sou sempre positivos em individuos como nós que praticam por paixão;osseja temos efeitos beneficos nas nossas prestações fisicas mas tambem na nossa saude e isso é muito mais evidente e marcado em individuos sedentarios que começan a praticar uma actvidade fisica sobretudo aerobica...os beneficios são evidentes
Agora quando vamos esaminar individuos que praticam treinos com alta intensidade,frequencia etc etc..tipicos treinos dos professionais podemos ver que a nivel fisico ainda há bastante para ganhar...as prestações continuam a melhorar mas a nivel de saude já não há margem de ganhos e no longo praço vemos que surgem problemas nas estrutturas osseas e muscolares...obvio!
Uma coisa é treinar 3-4 vezes por semana e sair 2-3 horas por vez...uma outra é treinar 3 horas de manhá e 3horas a tarde quase todos dias por 35K kms por ano juntando treino especificos...acho não é o caso das majoria do forum.
O segredo para ganhar em saude e no fisico está de praticar uma activitade que gostamos...isso é o primeiro ponto importante,depois é usar a nossa cabeça e aprender a ouvir o nosso corpo sem ficar "encuralados" em programas,tabelas,tempos,cronometros e todas estas panelerices que acabam por "matar" aquelo que era o nosso estimulo primario que alimenta a nossa paixão...gozar destas duas-tres horas de libertade que a bike nos proporciona......acreditem que eu já passai com isso há muitos anos,depois começai a perceber aquelo que estavo perdendo,agora voltai a ser uma pessoa "normal" que sabe parar a cada curva por ver o mar,comer um banana ou não sair de bike se não tenho vontade!!será por isso que pedalo desde os primeiro anos '80?? :) e espero de continuar se o "Boss" lá em cima concorda:cool:

abraço e boas pedaladas

Fabrizio
 

Armando

New Member
Fabrizio...gostei dessa parte das "Panelerices"...

Eu também já tentei treinar,tinha treinador credenciado e tudo (actual seleccionador de pista),mas vi que a minha vida não se adequava com tal esforço...então optei por andar de bicicleta e é isso que tenho feito...tento fazer como o Fabrizio!!...se me apetece andar rapido,ando,se me apetece andar devagar,é isso que faço.

Agora se me perguntassem o que é que eu gostava?

Gostava de rolar mais rápido que todos,subir mais rápido que todos e descer sem cair e sempre mais rápido que todos.

Divirtam-se...
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Grandes palavras Armando, eu tenho treinador, apesar de não fazer competição. e porque?
Porque meu desafio é comigo mesmo, quero manter um nivel, treinar com meus amigos e tentar andar ao nivel deles ou melhor, o melhor era arranjar outro grupo que a Passarada.
E porque não faço competição.
1º porque se perde 1 dia todo de folga que poderia estar com a familia, depois é perigoso, e meu trabalho é que paga a bicicleta.
Quanto ao esforço temos que dosear o mesmo, ja tive overtraning, mas já aprendi a lição, descançar é treinar.
Agora se faço um desafio é para cumpir, dar o maximo ou mais que o maximo. meu fcm é 188 se acabar a prova com 200 fico feliz pois dei tudo e mais alguma coisa.
Para registro tenho 1h15 a meia-maratona, onde dei tuodo oque tinha e mais alguma coisa e 1.20 em s.j. das rampas onde dei tudo o que tinha mais alguma coisa e ainda fiz 1 credito.
se vou morrer por causa disso?? não sei mas valeu mesmo a pena.
abraço
 

rfcarvalho

Active Member
Fabrizio é muito bom ouvir um relato como o teu de alguém que anda há muitos anos. Concordo com o escolher uma actividade de que gostemos (para mim o ciclismo de estrada tem sido viciante), com o ter de ouvir o corpo.

Relativamente ao desporto poder ser perigoso para a saúde, efectivamente não pode? Tenho um colega que está com um problema no ombro, que deu sinal quando iniciou-se num ginásio há umas semanas, está a ir a fisioterapia, a coisa não melhora muito, e já lhe disseram que pode ter de ir a cirurgia. Causa? Andebol semi-profissional (federado) há 20 anos. É como dizes, tudo o que é excessivo causa muito desgaste, só que esse desgaste pode-se reflectir apenas muitos anos ou décadas depois.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
tbem posso falar, são os chamados condoprotetores e ajudam a regenerar as articulaçoes.
existem varias formulas.
Opte por uma com 1500mg de glucosamina ( existe a venda na farmacia).
Se quiser algo mais completo, use uma com codrointina. existem ainda formulas com outros ingredientes mas esses dois são os principais.
se quer o melhor é esse sem duvida.
http://www.prozis.com/pt/pt/universal/animal-flex-44-packs
o alivio das dores vem em uns 3,4 dias.
mas o da farmacia custa 5 euros e funciona muito bem tbem.
abraço
 

johny32

Member
Boas,

Sobre a glucosamina, o que posso dizer e por experiência própria é que senti-me bastante melhor. O produto que usei foi o animal flex, pois na altura havia sofrido uma microfissura numa cartilagem e pq o meu trabalho exige muito do meu corpo e forma física, arrisquei. Confesso que no inicio estava reticente, pois o que se lê, normalmente só serve como forma de propaganda para vender, contudo, fiquei satisfeito. Não sei se era mais efeito placebo que outra coisa, mas tenho vindo a experimentar outros produtos do género, pois o animal trás muita coisa, típico da universal e queria dar umas férias prolongadas ao meu organismo.

Abraço
 
Fabrizio...gostei dessa parte das "Panelerices"...

Eu também já tentei treinar,tinha treinador credenciado e tudo (actual seleccionador de pista),mas vi que a minha vida não se adequava com tal esforço...então optei por andar de bicicleta e é isso que tenho feito...tento fazer como o Fabrizio!!...se me apetece andar rapido,ando,se me apetece andar devagar,é isso que faço.

Agora se me perguntassem o que é que eu gostava?

Gostava de rolar mais rápido que todos,subir mais rápido que todos e descer sem cair e sempre mais rápido que todos.

Divirtam-se...

Boa tarde Armando!
para fazer aquele que está dizer não há problema!!!.....um bom motor no tubo do selim e resolve o problema:D
Há uns tempos eu ví um video de um tipo com uma pasteleira que enfrentava grupos com fininha...praticamente chegava atras deles e depois acionava o motor...de morrer do rir a ver a cara dos gajos todos empenados a tentar de apanharlo:)))...doping de origem electro-mecanico!!lol
Eu se me fizessem esta pergunta relacionada a bike eu gostavo por exemplo fazer aquele que está a fazer um colega italico osseja partir de Usuaia e chegar a Anchorage em Alaska..uns 40.000 km ..isso é que era.Esquecer o relogio e viver a vida dia cada dia acima da bike conhecendo povos de cultura diferente,acho que era uma esperienca eriquecedora,pelo meno uma grande aventura para contar aos nosso netos!

RFcarvalho
sim como tu dizes o desporto pode trazer graves problemas mas como tu contas isso acontece quase sempre quando temos pessoa que praticam em forma muito intensa.
Depois há casos em que um desporto infelicemente traz a luz problemas congenitos e as vezes acaba na forma pejor..mas isso são casos raros fortunatamente!Por isso eu sempre fiz controlos apurado do meu "motor".
Agora falando de ombros,que é uma das parte mais chata para ser recuperada....vou contar-lhe como rebentai um meu ombro há uns anos..
Pratico e praticai alguns deportos na minha vida.Gosto andar forte de rollerblade já desde os 20 anos de idade...pratico desde 8 anos kitesurf ( o mar e as ondas são realmente a minha grande paixão) e depois desde os '80s pratico ciclismo sobretudo na mata:)..na btt nos anos 80 nem sabia o que era um capacete ( incoscienza eu sei) os trilhos das Alpes eram uma loucura....nunca partiu nada a parte um corte na cabeça e um dedo do pé com o kite,alguns cortes com a btt mas todo na normalidade....bem rebentai o ombro a pescar com a cana da pesca na Figueira!!Incrivel mas a tentar de lançar mais longe possivel rebentai um ligamento quando falhai a presa da cana....passai meses e meses com dores todo por uma cana de pesca:)).Vez é tudo relativo nesta vida.

Em todos casos hoje foi matar o bicho na serra de btt e quando foi fazer uma descida a grande velocidade pensai neste topic, "O desporto pode ser um perigo para a saude?"...bem como ovvio há riscos mas por me passam em secundo plano a respeitos dos beneficios que proporciona e depois em cada activitade há riscos envolvidos!Não podemos ficar fexados em casa não é?:)).
Amanhá há mais..ehehe.
 

rfcarvalho

Active Member
Lembrei-me de algo que tenho vindo a fazer, e que pode estar relacionado com este tópico.

Já experimentaram no dia imediatamente a seguir a um treino puxado, caminhar durante 1 horita? Tive a ler uns artigos onde se explicava a vantagem de fazer isto, e realmente é muito bom para relaxar, noto que os musculos ficam menos tensos, e noto também que o "amasso" praticamente desaparece, sinto-me com mais energia após a caminhada. A longo prazo pode ser um factor que ao ajudar à recuperação do organismo faça alguma diferença, não acham?
 

SBRDYDY

Well-Known Member
eu acho que pode ser bom para quem fez um treino curto e lento. :)
Agora a serio no ciclismo fazer rolos antes e depois de treinos ou etapas duras é uma pratica normal para a recuperação.
 

gtid10

Member
Uma médica já me recomendou Glucosamina, quando andei à rasca de um joelho durante umas semanas. Nunca cheguei a experimentar, podes falar da tua experiência?

Basicamente tomei Glucosamina+Condroitina e deixei de ter aquela sensação dos joelhos e tornozelos a "rangerem" depois do treino, parecia que estavam enferrujados. Desde então e já lá vão 2 anos tenho tomado com regularidade e sinto-me bem. Outra coisa que faço no duche pós-treino é uma massagem com agua fria com pressão nos musculos das pernas (evito directamente as articulações) e faz maravilhas, o efeito é quase imediato.

Cumps.
 
Lembrei-me de algo que tenho vindo a fazer, e que pode estar relacionado com este tópico.

Já experimentaram no dia imediatamente a seguir a um treino puxado, caminhar durante 1 horita? Tive a ler uns artigos onde se explicava a vantagem de fazer isto, e realmente é muito bom para relaxar, noto que os musculos ficam menos tensos, e noto também que o "amasso" praticamente desaparece, sinto-me com mais energia após a caminhada. A longo prazo pode ser um factor que ao ajudar à recuperação do organismo faça alguma diferença, não acham?

Olá RF,
isso que está dizer é chamado Recuperação Activa!!..é fundamental colocar nós nossos programas estruturados de treino esta recuperão....há treino intensos seguidos por recuperção activa ou passiva.A recuperação activa não deve necessariamente ser feita com a bike mas pode ser feita praticando outras actividades aerobicas..importante é que deve ser mesmo a intensidade baixa!.Isso as vezes não é facil de fazer com a bike para quem está abituado a ler os numeros dos instrumentos ( que sejam medidor de power ou biometricos) na recuperação activa, as vezes acaba por ser um treino intenso; simplemente porqué a nivel psicologico não conseguimos suportar uma performance a baixa velocidade....wrong!Por isso por exemplo andar a pé é otimo.
Todos os melhores medicos aconselham e dizem que o ideal seira fazer 10.000 passos por dia...8-10km...por tanto deixem o carro na garajem que a Galp pode esperar!!A nossa saude os nossos bolsos agradecem:cool:

Hoje fiz uso de doping!!....chegai a casa da praia e comí arroz doce,nunca esperimentai antes de sair de bike é a primeira vez;estavo cansado de ontem por tanto pensai de fazer uma saidinha leve...a final foi mais rapido de ontem!!Bolas aquele alimento tem muita energia!!..Ahimé estou cair outra vez na tentação da velocidade..ehehe

Ps: eu adoro caminhar na praia!!
 

ivan

New Member
ontem depois de uma volta um pouco mal conseguida, foi dar uma voltita, uma caminhada de quase 1km e depois do almoço um pouco de caminhada em alta montanhacerca de 500mts nada de mais, mas antes do almoço tinha as pernas pareciam pedras e ao final do dia estava pronto para outra volta de bike e muito meis bem disposto
 

rfcarvalho

Active Member
isso que está dizer é chamado Recuperação Activa!!..é fundamental colocar nós nossos programas estruturados de treino esta recuperão....há treino intensos seguidos por recuperção activa ou passiva.A recuperação activa não deve necessariamente ser feita com a bike mas pode ser feita praticando outras actividades aerobicas..importante é que deve ser mesmo a intensidade baixa!.Isso as vezes não é facil de fazer com a bike para quem está abituado a ler os numeros dos instrumentos ( que sejam medidor de power ou biometricos) na recuperação activa, as vezes acaba por ser um treino intenso; simplemente porqué a nivel psicologico não conseguimos suportar uma performance a baixa velocidade....wrong!Por isso por exemplo andar a pé é otimo.
Todos os melhores medicos aconselham e dizem que o ideal seira fazer 10.000 passos por dia...8-10km...por tanto deixem o carro na garajem que a Galp pode esperar!!A nossa saude os nossos bolsos agradecem:cool:

Já o fazia e não o chamava recuperação activa :) mas sim é isso mesmo. Concordo contigo, fazer este tipo de recuperação na bicicleta - pelo menos para mim - seria quase impossível, não conseguia manter um ritmo tão baixo, ia ser muito custoso, prefiro andar. Ainda ontem fiz uma caminhada de 7 Kms com um amigo, epa é muito bom para descontrair do treino, manter a conversa em dia, e passear.
 

AmeixaAljezur

New Member
Eu ainda sou novo nas biclas (3semanas, 860kms) mas joguei futebol muitos anos, e ganhei o hábito de no dia pós jogos dar uma corridita pla manhã de 10kms, agora nas bikes faço igual, no outro dia uma corridita ou uma volta de 30kms de bike, ajuda aos músculos a não ficarem presos na posição que os deixo nos dias anteriores...Boas pedaladas!
 

jmarks

New Member
Tenho 51 anos e sempre procurei ser um tipo activo (no tempo em que fui criado não havia essas coisas que prendem os miudos ao sofá...) jogava à bola, corria, andava na bicicleta (pasteleira) e nas férias do verão nadava, rio abaixo rio acima, horas a fio. Salvo alguns períodos em que a vida académica e profissional não me permitiram manter uma actividade regular, sempre que podia retomava o exercício físico. Emtre os 28 e os 40 anos apaixonei-me pelo BTT e pratiqui-o de forma intensa fazendo 3 a 4 mil km por ano, muitos deles com FC acima dos 90%. Entre os 39 e os 40 anos, sofri dois episódios de taquicardia durante o esforço com intervalo de cerca de um ano entre eles (um na serra da Lousã outro na Estrela). Após uma bateria de exames cardíacos os médicos concluiram que não havia nada de errado com a minha máquina e que, provavelmente, só não fui para os anjunhos porque tinha um coração resistente. Depois disto e de algum tempo de repouso por conselho médico, voltei à bicicleta, primeiro à estrada e depois ao BTT mas, a partir daí, raramentre ultrpasso os 80% da FC máxima e nunca vou acima dos 90%. Passei a fazer passeios mais longos em extensão e tempo mas menos exigentes, tentando manter a FC entre os 70% e os 80%. Não quero ser exemplo para ninguém mas aconselho bom senso porque os exageros nunca são bons companheiros.
Os erros de hoje pode custar caro daqui por uns anos e não faltam exemplos deste facto mesmo entre os desportistas profissionais.
Um abraço e boas pedaladas.
 

ivan

New Member
nao sou especialista mas se uma pessoa se aguentar sempre nos 80% consegue uma media melhor em toda volta, para mim nao ha necessidade de puxar como um boi, tento sempre controlar pelo pulsometro, mas ao final de uma subida ai nos ultimos 100-50 mts se puder deve-se dar uma aceleraçao em cadencia.
agora se puxar ao limite na primeira subida todas outras vou fazer muito condicionado devido ao esforço dispendido.
o desporto é sempre muito melhor que o sedentarismo
 
Top