• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Demasiado esforço, demasiado cedo... e problemas a longo prazo

rfcarvalho

Active Member
Ao longo do meu planeamento de treinos, tanto de corrida como mais recentemente de bicicleta, tenho vindo a pensar num ponto que acho ter alguma base para discussão...

Todos nós conhecemos pessoas que estão agora a pagar abusos que cometeram no passado, a nível de esforço. Vejo ex-desportistas profissionais / federados há 20 ou 30 anos com lesões agora passados estes anos que lhe retiram qualidade de vida, vejo jovens com menos de 30 anos com desgaste abusivo no corpo, etc. Temos o exemplo do Candido Barbosa que teve de abandonar o ciclismo devido à lesão de ambos os joelhos, devido a desgaste.

Tenho seguido um caso de um colega, que fixou-se na ideia de fazer uma maratona a correr. É já daqui uns meses, tenho seguido o treino dele e está a milhas de ser algo decente para uma maratona. Mas vai faze-la. Tal como já fez uma meia-maratona, onde ele próprio diz que abusou, que se sentiu mal, com uma frequencia cardíaca bem acima do recomendável.

Cada vez acho que devo considerar a minha evolução mais como uma corrida de "endurance"... ao invés de sprints que sabe-se lá que impacto terão no futuro.

Qual é a vossa opinião relativamente a isto? Como mantermo-nos motivados, com objectivos de evolução, e ao mesmo tempo prevenir problemas a longo prazo?
 

napster

Member
Bom dia.
Eu pessoalmente nunca entro em loucuras, ando ao meu ritmo e vejo até onde posso ir. Não me meto em calças que não me servem.
O meu objetivo é sempre tentando ir fazendo voltas maiores, mas sempre ao meu ritmo. Mesmo que vá com alguém não me importo de partir a corda e ficar para trás, sei que ao meu ritmo consigo ir lá, agora se vou ao ritmos de outros mais elevados que o meu, já pode haver abusos, e um desgastes desnecessário.
 

Morg

Well-Known Member
Às vezes também penso neste assunto.
Todos sabemos que fazer exercício assiduamente faz bem, mas será que ao nível que alguns de nós fazemos isso será prejudicial?

Sabemos que para haver melhorias de performance temos que fazer alguns esforços que exigem muito do nosso corpo.

Eu acredito que exercício físico aeróbico não será perigoso mas os treinos específicos com vista a alteração do organismo para melhor performance deixam-me dúvidas.

Gostava de saber a opinião de um médico.
Há por aí algum?
 

rfcarvalho

Active Member
agora se vou ao ritmos de outros mais elevados que o meu, já pode haver abusos, e um desgastes desnecessário.

Se há coisa que me irrita é andar com pessoal que passa o treino todo a dizer "podiamos ir mais rápido", "somos mesmo lentos", etc.. só dá vontade de dizer, se estás com pressa segue a tua vida!

Continuo a gostar muito do treino sozinho nesse mesmo sentido. Planeio o que quero fazer, a que ritmo pretendo ir, faço-o e volto para casa. Maioria das vezes funciona melhor. Segue-se a evolução, mas a nível pessoal. Para andar na roda de alguém convém que os ritmos sejam quase iguais de maneira a não se tornar frustrante para ninguém, e poderem trabalhar como uma equipa, em que 1 + 1 é mais do que 2.
 

rfcarvalho

Active Member
Sabemos que para haver melhorias de performance temos que fazer alguns esforços que exigem muito do nosso corpo.

+/- . Pode-se fazer treinos moderadamente intensos, que terminas com relativo à vontade, sempre com margem para mais, e desta forma evoluis. Precisas é de mais tempo como é claro.
 

Morg

Well-Known Member
Tenho dúvidas que se fizeres sempre treinos moderados, tipo 70% fcm, haja assim tanta evolução.
É apenas a minha opinião.
 
viva!
é de facto um tópico muito interessante. :)
naturalmente às vezes também penso neste assunto.
será certamente bom para nos esclarecermos mutuamente, se existir alguém com conhecimentos técnicos e científicos melhor ainda...

Penso muito nas variáveis de Treino:
Duração do Treino x Intensidade do Treino x Descanso&Recuperação x ...

Penso que a gestão menos correcta principalmente da componente de Descanso&Recuperação e da Intensidade ... poderá causar alguns estragos.

Quando inicialmente comecei a pedalar "um pouco mais a sério" em BTT e Ciclismo... não dava muita importância ao Descanso e Recuperação... felizmente depois vamos lendo, partilhando com o pessoal e tb aprendendo que o descanso e recuperação é tão ou mais importante que um bom treino. Ou seja, que o Descanso&Recuperação faz parte do bom treino :)

Penso ser essencial aprendermos a escutar o nosso próprio corpo, e respeitar o mesmo.

Mas estou curioso com o tópico, espero que traga uma boa partilha de ideias/experiências e que todos possamos aprender sempre um pouco mais.

Boas pedaladas
Cumps,
Pedro
 

rfcarvalho

Active Member
Penso muito nas variáveis de Treino:
Duração do Treino x Intensidade do Treino x Descanso&Recuperação x ...

Falta aí uma variável, a frequência. Fica Duração do Treino x Intensidade do Treino x Frequência (por semana) x Descanso&Recuperação x ... :)

Dessas variáveis a que tenho "descoberto" nos últimos tempo é sem duvida o descanso e recuperação, com o aumento da intensidade o corpo pede mais descanso, a alimentação é muito importante, qualidade do sono, massagens, água fria no duche, enfim é todo um mundo de coisas.
 

mrfo

Active Member
este tópico envolve muitas variáveis e podiamos aqui abordar muitos temas. Eu pedalo/treino com alguma regularidade, cerca de 4x por semana. Recordo-me bem das primeiras vezes que pedalei com grupos (em BTT) que não conseguia acompanhar o andamento e fazia esforços exagerados para mim. Ainda hoje, em algumas situações, chego ao red line. Ainda há alguns dias, numa subida muito dura, marcava quase 200 de pulsação. Isto de certeza não me faz bem nenhum.
Mas pior do que isto, é ver principiantes nas bicicletas a serem picados por "atletas" e "campeões" de fim de semana e a passarem os seus limites sem necessidade nenhuma, muitas vezes só para não ficarem mal vistos dentro do grupo e desses "campeões". isto para mim é lamentável. Recordo-me de um colega que, numa subida, a tentar acompanhar os "campeões", sentiu-se mal e parou de repente. Todos pensaram o pior, acabou por ser uma quebra de tensão.
O que eu digo a quem quiser ouvir é a começarem gradualmente, a seguirem o seu ritmo e, se não conseguirem andar num grupo, a pedalarem sozinhos.
 

elchocollat

Well-Known Member
Olá

Eu vou falar na minha experiencia...
Tenho 19 anos e ando de bicicleta à 3 anos. Em 2008 durante o verão recuperei de uma entorse e comecei a andar de bicicleta, em 2009 é que comecei a andar mais assiduamente. Digo-te uma coisa: a rotação é a base do ciclismo. Passei o ano todo de 2009 a andar com o meu prato pequeno, que é um 34. Ainda hoje o tenho. A razão é simples: quis começar um desporto, e porque não começar por baixo, do zero? E foi isso que fiz, o prato grande era só para as descidas. Sabes o que ganhei com isso? Alguma experiência,menos fadiga e uma grandiosa subida à serra da estrela (por manteigas), entre outros benefícios.

Não faço dietas, não sou louco por pesos dos componentes etc. Tenro ser o mais saudável possível. Como mac Donalds, fritos, etc, mas tudo sempre bem doseado. Tenho uma bicicleta de aluminio com Tiagra e vou a todo o lado.

Conclusao: apenas este ano comecei a aumentar os km's e a forma de andar... Quando vejo que não estou a render o que devia, eentao meto andamentos mais leves, mesmo em andamento. Conheço o meu corpo, e nas subidas que conheço sei até onde posso esofrçar-me e a forma como subir (se em cadência, em força, etc).

Tenho 19 anos mas quero evoluir ao longo dos anos, sem pressa alguma (!) por isso ando ao meu ritmo e como bem me apetece. É lógico que não posso andar uma semana a andar grande parte dos dias e depois na semana seguinte nao fazer nada... Para isso existem os rolos que sao uma salvação :D uma pessoa não perde muito ritmo.

Eis um artigo que já foi publicado aqui no fórum que pode ajudar em muitos treinos:
http://www.bikeradar.com/fitness/article/heart-rate-monitor-training-for-cyclists-28838/

Tal como disse é a minha opinião e a minha maneira de ser. Faço cicloturismo e faço-o por gosto. Gosto de uns picanços de vez em quando, mas se vejo que não é para mim... Não vou lá, é simples :D

Como diz o ditado, devagar se vai ao longe e ao fim de 3 anos a andar, começo finalmente a sentir-me muito melhor em cima da bicicleta :D

Boas pedaladas para todos :D

EDIT:
Não nos podemos esquecer de juntar Às horas de treino as devidas horas de descanso!
E se não conseguimos acompanhar os campeões dos fins-de-semana, deixem-nos ir eles não são melhores... :D
 

torui

Well-Known Member
Olá
Concordo perfeitamente com a importância que o descanso tem ao nivel do exercício fisico, desde que bem planificado. No que diz respeito à evolução, é necessário conhecermos bem o nosso corpo, e por vezes temos que ir mesmo ao limite, porque só assim se consegue evoluir. No entanto, há que planificar as mais diversas cargas, isto após muitos e muitos kms feitos dentro de um ritmo aeróbico recomendável. Eu ando há muito pouco tempo de bike (sensivelmente um ano e meio), mas tento adaptar os conhecimentos que adquiri ao longo de anos obtidos no futebol. E uma coisa vos garanto, sem se levar o corpo por vezes a limites, não evoluimos de forma alguma, e os empenos são muito importantes e fazem parte da nossa própria evolução. O ciclismo como em todas as áreas poderá "conduzir" a problemas de saúde crónicos, basta pensarmos nas tendinites e outras lesões que decorrem das nossas profissões....
 

rfcarvalho

Active Member
a rotação é a base do ciclismo. Passei o ano todo de 2009 a andar com o meu prato pequeno, que é um 34. Ainda hoje o tenho. A razão é simples: quis começar um desporto, e porque não começar por baixo, do zero? E foi isso que fiz, o prato grande era só para as descidas.

Esse foi um dos factores que me fez comprar uma bicicleta com 50/39/30. Dá imenso jeito para quem se está a iniciar.

Não faço dietas, não sou louco por pesos dos componentes etc. Tenro ser o mais saudável possível. Como mac Donalds, fritos, etc, mas tudo sempre bem doseado. Tenho uma bicicleta de aluminio com Tiagra e vou a todo o lado.

Também tento comer de tudo um pouco sem problemas, penso que para um "amador" desde que se tenha alguma consciencia e não se abuse, é possível manter a forma tranquilamente. Vou olhando para as calorias de um ou outro alimento, mais para ter noção do que para decidir o que comer.

Tenho 19 anos mas quero evoluir ao longo dos anos, sem pressa alguma (!) por isso ando ao meu ritmo e como bem me apetece.

Eis um artigo que já foi publicado aqui no fórum que pode ajudar em muitos treinos:
http://www.bikeradar.com/fitness/article/heart-rate-monitor-training-for-cyclists-28838/

Admiro que com a tua idade não tenhas a "pica toda" de só pensar em mais e mais kms e velocidade :) Em relação ao artigo li-o todo, e sim treinos com HR monitor obrigam a disciplina, aprendi isso na corrida, e sim convém mesmo estarmos sozinhos.
 

otreblig

Member
E se não conseguimos acompanhar os campeões dos fins-de-semana, deixem-nos ir eles não são melhores... :D
Eles não são campeões de fim de semana, porque não há milagres, muitos passam a semana fechados na garagem a fazer rolos como se não houvesse amanhã e chegam a Domingo e dizem que só andam uma vez por semana... Pois e eu sou o PAI NATAL...

Oh daff93... 19 aninhos... oh rapaz tu dá brita nessa coisa, porque senão vais chegar aos trintas e muitos a pensar que podias ter feito e acontecido e se...
Agora vou ser polémico... esquece lá essa história do "cicloturismo" porque o que nós fazemos é ciclismo, podemos não fazer ciclismo profissional, mas não fazemos turismo de bicicleta, salvo raras exceções... Arranja aí uma equipa ou uns planos de treino que tenham atenção a todas as variáveis que foram mencionadas e dá-lhe tudo o que puderes. Porque se eu tivesse outra vez o vigor dos 19 aninhos e soubesse o que sei hoje, e mais importante se tivesse a capacidade de recuperação dessa tenra idade oh meu amigo eu até "levantava paralelo nos arranques..."
 

ivan

New Member
eu penso que o mais impotante naquilo que fazemos é a base feita no tempo frio, aquelas semanas a pedalar suave e solto fazem muita diferença, seja a idade que for cada um de nos pode evoluir, apenas tem de saber como o fazer, pois maior parte de nos fazemos mal, eu para manter ritmo procuro a semana fazer 1 ou se puder mais vezes um treinito solto na spinn, nao sobrecarrega e serve perfeitamente para no domingo estar apto a mais, quando eu tinha 20 anos andava sempre em altas ppm a pensar que era assim que se evoluia, mas estava errado tem de se ir pelos kms e progressivamene
 

pratoni

Well-Known Member
Há pouco tempo comprei o seguinte livro:

http://www.amazon.co.uk/gp/product/0736086552

E agora tenho andado a lê-lo e uma das principais mensagens é exactamente o que andam aqui a falar.

Primeiro tem que se colocar uma base, andar umas semanas num nivel de pulsações relativamente baixas para o corpo se ir habituando. Só depois dessa base estar consolidada é que se deve subir de nível e por aí adiantes, tudo por patamares.

Aconselho a sua leitura, sem dúvidas... :)
 

Morg

Well-Known Member
Acho que já todos sabemos que devemos fazer a base e depois ir aumentando intensidade, apesar de às vezes não cumprirmos :)

Não tenho dúvidas que na 1ª fase do treino, a base, não há perigo de problemas a longo prazo.
A minha dúvida é se não existe esse perigo nos treinos das fases seguintes, por exemplo treinos de fartleck.
 

torui

Well-Known Member
Morg claro que pode existir perigo nas fases seguintes, mas até respirar pode ser perigoso...
É nessa fase que temos que conhecer os nossos limites. Para quem nunca praticou exercício na vida, reconheço que não deve de ser fácil.
A realização de uma prova de esforço pode ajudar, a conhecer os limites de uma forma cientificamente válida...e até despistar algo...
 

elchocollat

Well-Known Member
Eles não são campeões de fim de semana, porque não há milagres, muitos passam a semana fechados na garagem a fazer rolos como se não houvesse amanhã e chegam a Domingo e dizem que só andam uma vez por semana... Pois e eu sou o PAI NATAL...

Oh daff93... 19 aninhos... oh rapaz tu dá brita nessa coisa, porque senão vais chegar aos trintas e muitos a pensar que podias ter feito e acontecido e se...
Agora vou ser polémico... esquece lá essa história do "cicloturismo" porque o que nós fazemos é ciclismo, podemos não fazer ciclismo profissional, mas não fazemos turismo de bicicleta, salvo raras exceções... Arranja aí uma equipa ou uns planos de treino que tenham atenção a todas as variáveis que foram mencionadas e dá-lhe tudo o que puderes. Porque se eu tivesse outra vez o vigor dos 19 aninhos e soubesse o que sei hoje, e mais importante se tivesse a capacidade de recuperação dessa tenra idade oh meu amigo eu até "levantava paralelo nos arranques..."

Olha outro com os planos de treino xD não tenho nada contra atenção!
Passa-se que esta semana fui treinar com uns colegas de uma equipa... 2 anos mais novos que eu! Para ser sincero aguentei-me bem mas bem... Foi um treino de sprints, e eu que não tenho plano de treino algum até dei luta nuns. Reconheço-o e foi-me dito xD
Eles disseram que devia arranjar um plano de treinos para evoluir. Depois quando fui para casa refleti um pouco sobre isso... E sim queria ter mesmo um plano de treinos! A sério que queria, mas... Não vou a provas de btt (não é que não haja companhia, por que há e há provas... não há é bicicleta mas esse também não é problema... É mesmo o btt, não admiro muito mas duvido que seja até experimentar) nem de estrada (aqui em Castelo Branco não há nada, praticamente) e como tal ter um plano de treinos só para evoluir penso que seria um dinheiro bem/mal gasto. Era bom porque evoluía, mas era mau porque não tirava o devido partido dele (participar em provas).. Estou a ser explícito? Portanto o que faço é Às vezes ir com esses colegas fazer um treininho e quando posso, aperto na bicla... Sprints em pequenas lombas e no fim de cada subida longa sprintar também...
Faço treinos a rolar, outros com subidas e descidas... Epá olha vou fazendo assim... Não o plano de treinos ideal, mas para mim está bom :X :D
 

pratoni

Well-Known Member
Eu acho que vale sempre a pena ter algo minimamente planeado, seja para competir, para melhorar a forma física, emagrecer, etc e tal...

Porque o plano faz-te pensar no que estás a fazer e isso, por si só, pode prevenir muitos abusos ou desleixos e permitir que treinas/andas em segurança, evitando lesões e evoluindo realmente.

Se queres um plano de treino começa por te documentar e ler muito para perceberes o porquê de cada opção de cada plano que te podem propor e, assim, poderes tomar decisões em consciência.

Ou então, se não quiseres andar a pensar em todos os pormenores, contrata um treinador/pt... lolol

Por exemplo, o livro que referi anteriormente acredito que já seja boa uma ajuda para a tua dúvida mas, como aquele, deverá haver muitos mais, melhores piores, mais ou menos completos...

Outra questão, dizes que aí não há nada em termos de estrada mas depois dizes que tens colegas. Se calhar é o suficiente...
 
Top