• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Deixei-me de BTT

HPS

New Member
Viva RJLA,
Parece que já está tudo dito pelos camaradas... Gostos não se discutem. Importante mesmo é fazer o que nos faz sentir bem. Apenas posso falar do meu caso: comecei há pouco tempo a fazer btt e, rapidamente, veio a vontade de adquirir uma de estrada. E assim foi: há cerca de 3 semanas comprei uma Trek Madone 5.5 usada. Um investimento bem superior à de btt (Ghost SE 6000). Infelizmente, ainda pouco ou nada usufrui da fininha - uma horita para cheirá-la, pois, no f-d-s passado, na maratona do Festival Bike em Santarém, malhei e fui parar às urgências com uma luxação no cotovelo esq. Agora é cerca de um mês com gesso e talvez outro para fisioterapia, ou seja, 2 meses sem estrada ou btt!!! Isto tudo para dizer que o episódio fez-me pensar se vale a pena ou não andar nestas andanças. Para já prefiro pensar que há que ter mais cuidado e fazer a coisa por puro prazer sem pensar em tempos... Desistir de praticar não vou. Claro que a aposta será maior na fininha, mais não seja para rentabilizar o investimento e descobrir melhor o ciclismo de estrada (de que sou adepto ferveroso há longos anos). Mas tudo tem o seu lugar: o prazer de cada modalidade é próprio e único e, nisto, como em tudo na vida, cada coisa tem o seu lugar. Julgo que há alturas melhores para o btt e outras para o ciclismo, começando logo pelas condições do tempo. Redutor seria dizer que apenas uma delas é válida (sendo certo que nestas coisas de gosto/prazer tudo é subjectivo) e, como diz o ditado, nunca podemos dizer que "desta água não beberei" ou, continuando a parafrasear, "mudam-se os tempos, mundam as vontades". Quanto a mim, vou continuar a alternar... até ver! Abraços.
 

alpha

New Member
Viva pessoal.
Ando no BTT desde 94.
Este ano, finalmente, irei aderir ás asfálticas. A escolha será entre uma Ghost ou uma Canyon. Sem dúvida duas das bikes com a melhor relação preço/equipamento/qualidade.

O btt é para manter, por tudo aquilo que já foi dito anteriormente e com o qual concordo.

Hoje dei uma voltinha numa bike emprestada e gostei das sensações.
O investimento que irei fazer na fininha será idêntico à do btt e espero que ao adquirir uma boa bike, bem equipada, evito os up-grades.
Comprei uma revista e fiquei estupefacto com a duração de uma transmissão de estrada. Tinham durações do Ultegra com 10.000km em 14 meses ou um grupo da Sram com 40.000!!
Obviamente são testes nos quais os componentes são esticados ao máximo para avaliar justamente quanto é que aguentam. A revista é a TOP Velo.

Boas pedaladas
 

masv

Member
Boas a todos
Também me deixei do BTT, acabei de vender a minha bike de btt esta semana .
Após alguma ponderação,custos de manutenção,tempo para as limpezas apropriadas para o material, desgaste do material, a companhia para os treinos,o custo cada vez maior para participar em eventos de btt-federados ou não-,entre outros motivos já revelados neste tópico tomei esta decisão. Investi algum dinheiro da venda da btt e comprei um novo grupo ultegra para a minha bike de estrada, irei andar com amigos do pedal apenas pelo prazer do ciclismo e desfrutar da bike sem a obrigação de treinar para manter um bom nivel competitivo.

Boas pedaladas para todos
 

JMA

Member
Pois é, comigo aconteceu precisamente o mesmo.
Fazia BTT desde 89, na altura era considerado um maluquinho com uma bicicleta daquelas.
Tive várias BTT's e no final do ano tomei uma decisão radical, resolvi vender a BTT e ficar só com a de estrada que já tinha.
Passado duas semanas resolvi colocar também à venda a de estrada que tinha, uma Masil e com o dinheiro da venda das duas bicicletas comprar uma de estrada nova.
Comprei uma Canyon e ainda me sobrou dinheiro.
Estava farto de gastar dinheiro com a manutenção da BTT, havia sempre qualquer coisa para mudar ou trocar, mas o que realmente me revoltava era a dimensão que o BTT atingiu nestes ultimos anos.Passou a ser uma " feira das vaidades " e um negócio bastante lucrativo com passeios e provas a atingir em média os 25 € e 30 €.
Em suma o BTT passou a ser moda.
Mas como eu não gosto de andar na moda aderi a 100% à fininha.
 
RJLA
Companheiro comigo tambem me sucedeu o mesmo mas por motivos diferentes. Apos 12 anos a andar de BTT em que pensava que era o "rei do mundo" um dia tive uma queda gravissima que me fracturou uma costela, clavicula partida, etc na Serra da Freita (Arouca). Deixei a BTT devido a este factor, aliado aos factores que referiste (manuntenções, chegar sujo etc...)
Estou nisto da estrada desde NOV/2011 e ... estou a adorar. Se pudesse voltar atras 15 anos era na estrada que me iniciava...
 

cokenim

Active Member
Acho que há pessoal que é do 8 ou 80,ou andam na feira de vaidades como referiu um colega.
Em que se enterra montes de dinheiro em inscrições de provas que não se ganha nada,mais deslocações e se contabilizassem ao fim do ano dava uma pipa de massa.
Ou fartam-se e largam a burra,será que nunca viram no outro Fórum que existe monte de pessoal com outra filosofia de Btt e até fazem-no de um modo mais feliz.
 

heldocas

Member
Bom vou-vos contar a minha experiencia.Andei 20 anos na estrada até que um dia experimentei o BTT ,ADOREI!!! TROQUEI UMA GOKA GREEWHITCHE EM CARBONO POR DUAS SCOTTS SCACLES ,depois ainda comprei outra e fiquei com a companhia das minhas filhas nas lides do BTT.Nunca esqueci a ESTRADA fiqui sempre com o bichichinho.Não digo que BTT é melhor que estrada nem sequer o contrário,.Mas digo sinceramente que o BTT é mto mais de lazer ,de um convivencia diferente ,de um defrutar da natureza e das silvas heeheh,mas na verdade gastar dinheiro é no BTT ,andei anos na estrada;MUDEI uma corrente e uma cassete,andei dois anos no BTT, é rolamentos é pastilhas,lavagens ,é pneus.uns pneus na estrada duram anos e anos, na estrada um gajo chega mesmo desfeito,tenho uma scott scale com rodas mavic slr,travões ultimate e uma trek oclv carbon de estrada ,devemos fazer o que mais gostamos ,gosto de btt e de estrada, .Bom temos é que pedalar hehehe.
 

Fevereiro

Member
Eu já ponderei vender a minha bike de btt pois ando tão pouco com ela, mas mesmo assim não consigo, como todas a s bikes que tive tenho foram montadas a la carte e isso cria um certo carinho por elas. enfim... pancadas cada um tem a sua.
 

angel@

Member
Também comecei no btt mas, rendi-me à evidência: desde que me lembro sempre gostei de estrada. Acho que acompanho todas as Voltas a Portugal, Vueltas, Tour de France, Giros, etc., desde miúda.
Mesmo assim, não consigo trocar a bike de btt, por uma fininha e por isso, coloquei uns pneus de estrada. Há dias fui ver o somatório de kms pedalados em 9 meses, desde que a comprei e já fiz 6200 kms. Percebo o que diz o sr. Fevereiro no post acima, ganha-se uma ligação afectiva à bike e a minha dá-me uma grande segurança.
Como espero fazer mais kms em estrada e melhorar o andamento, em breve terei mesmo de aderir às fininhas.:)
Não há dúvida, que as despesas de manutenção são mínimas. Quando andava no mato, a lama, as pedras, a areia, etc., provocavam estragos que me saíam caros.
 

zemusica

Member
Tendo começado tambem no btt na decada de 90, lembro que pouco tempo depois da btt comprei a primeira fininha, mais para participar em passeios de cicloturismo, mas cedo a arrumei na garagem e dei prioridade ao barro, mais pelo prazer de andar pelos campos, paisagens, etc e nada de carros.
Acontece que as organizacoes de passeios de btt descobriram que com essa actividade podiam ganhar dinheiro e basta ver os preços da maioria dos passeios que ha por ai... juntando as deslocacoes e manutencao da cicleta, a coisa ja fica cara.
Entao optei por fazer poucos passeios organizados, um ou dois por ano e dou umas voltas quando me apetece.
Mas andar de btt no mato sem companhia, julgo ser perigoso, basta uma simples queda e ficamos la deitados sem nos encontrarem, entao resolvi voltar a estrada... Passeios mais baratos, menor manutencao, mais companhia e melhor preparacao fizica
 

alupo

New Member
BTT eu amo, estrada é o meu red bull

Amigos/companheiros a minha historia em bikes de estradas foi a minha primeira escolha quando tinha 20 anos aos 26 deixei de pedalar só aos 35 anos:cool: é que comecei a novamente pedalar porque tinha deixado de fumar:p e converti me ao BTT até hoje com 43 Até que o meu irmão comprou uma fininha e eu fiz o mesmo uma Trek que estava na montra da loja e hoje ela vai comigo para o trabalho e passeios ao domingo quando o btt esta OF:confused:
Por isso não troca a minha MERIDA de btt pela a outra montada TREK de estrada. Ou vice versa.
 

cokenim

Active Member
Boas!!
E para amanhã será que existe alguém aqui da região para fazer o inverso??
Ou seja trocar só por um dia a fininha pela grossa do Mato!!
 

cucunight

New Member
Boas,quanto ao BTT e á estrada nunca irei deixar nem uma nem outra,pois uma não substitui a outra e vice versa,mas confesso que neste momento andar de fininha é menos dispendioso que na de Btt,mas adoro as duas vertentes e por essa razão continuarei a montar as duas,eheheh...
Saudações.
 

Nolimits

Member
Já aqui o disse e vou voltar a repetir, gosto muiiiiiiiito de estrada,mas sou e nunca vou deixar de ser "pé de barro", SEMPRE
 

JMA

Member
Sou dos tais que fazia BTT desde 1990, na altura eu era considerado um maluquinho com uma bicicleta daquelas.
Deixei o BTT em definitivo há cerca de 1 ano, e deixem que vos diga que não estou nada arrependido.
É certo que tenho saudades das paisagens deslumbrantes que tive oportunidade de ver, mas a falta de tempo e a despesa que tinha com a BTT fez-me optar só por uma.
Tem as suas vantagens, deixei de ouvir a minha mulher dizer... Olha para esta casa de banho cheia de terra... ;)
A despesa baixou e muito... Agora só tenho que me preocupar de mudar a corrente e um par de pneus de ano a ano, e mesmo assim...
Tenho saudades, é certo mas não estou arrependido.
 

SaintRider

Well-Known Member
Tb desde o inicio dos 90 que me iniciei no BTT, se bem que até hj, mesmo com a BTT, muitos kms foram percorridos em estrada.

E por todos os factos que já foram referidos, certo dia p exemplo, nomeadamente no Inverno, não apetece lavar a bicicleta dp da volta, não apetece sujar, etc, e lá vai uma voltinha na estrada....Certos dias saía para a estrada para fazer 100km, com a btt....

Por todos estes anos nunca toquei numa roda fininha, mas o bichinho sempre esteve cá com vontade de sair.....

Já desde o ano passado era para me ter iniciado na roda fininha mas, por motivos de ordem superior, não pude e nestes ultimos meses a falta de vontade para sair com a btt tem se mostrado....porque o que me apetecia MESMO era fazer estrada...com roda fina.

A semana passava concretizei o meu desejo e ja encomendei e espero esta semana minha primeira bike de estrada.......mas, não vou deixar o BTT. Penso que as duas coisas se complementam....Na estrada posso fazer mais kms em menos tempo, quando me apetece fazer kms, para além de que, para quem como eu gosta de maratonas, é excelente e quase indespensavel para uma boa preparação.......

Agora...Um belo monte.....aquelas subidas inclinadas com cascalho à mistura, super técnicas, mesmo um dia de chuva quando estamos no meio do nada com lama até ao pescoço, ou um gajo tar tao esgotado que bebe agua do cantil todo cagado e está-se nas tintas, são daquelas sensações que não se quer deixar de ter.....eu pelo menos não quero....

Se posso ter tudo......por que vou contentar-me só com metade :)

Cumprimentos,
 

jess

Member
deixei me de BTT

Boas

Apos ler este topico ja deixei-me muita coisa..... mas talvez va exprimentar o BTT.
Eu, que tenho 41 anos de idade e que sempre gostei de varios hobbies; futebol, radiomodelismo e ciclismo.Estive em França ate ao 13 anos de idade e a ida para escola era feita numa bicla normal e no retorno para casa passava numa floresta:rolleyes: e fazia um desvio; mais o meus colegas; para fazer BTT e desfrutva a brava. O pior:mad: era quando chegava a casa os pais nao gostavam nada destes atrasos. Ja nessa altura era atleta federado de futebol.Ida para o treinos na bicla.
A bicla era de uma irma e normalissima mas dava para tudo(btt,estrada,free style).
Com a vinda para Portugal deixei a biclas e dediquei-me so a jogar futebol ate aos trinta anos. Mas entretanto surge um convite de um director para treinar as camadas jovens da minha terra.
Estive a treinar durante 9 anos e tive de deixar por razoes familiares e nascimento da filha.
Entretanto nestes anos ao sabado com uns amigos ia dar umas "gazadas" no carro radiocomandado e que passou a competiçao...mas este hobbie sai muito caro mas ainda tenho e terei sempre.
A uns 3 anos atras um amigo veio ter comigo e mostrou-me a sua bike de estrada e deixou-me dar uma voltinha ;);)
Foi entao que decidi comprar uma GOKA Greenwich de estrada e adoro os passeio feitos nela. Mas nunca deixarei este VICIO.
Agora gostava de experimentar o BTT e talvez adquirir uma bike porque o inverno esta a porta e com chuva e vento nao da para andar. Vou ver preços e depois decido ou entao uns rolos...nao sei
A verdade ate hoje na minha bicla ZERO problemas so fiz uns upgrades mais nada e kilometros em cima.
Um coisa sei... nao deixarei de andar de bicla de estrada ....adoro, ainda mais que o futebol.:D
 

CarlosP

Member
:confused: :confused:
Bem, o BTT certamente não deixarei... aliás sempre pensei que nunca faria estrada :rolleyes:
Mas, e nestas coisas há sempre um mas, de há uns tempos para cá comecei a prestar mais atenção "à estrada" :p e começou-se cá a instalar uma comichão... :)
Tanta, que já coloquei à venda umas das minhas três (3) BTT para comprar uma de estrada...
Só que as dúvidas são tantas e tantas, que tenho "devorado" o Fórum...

:cool:
CarlosP
 

saurio33

Member
Eu comecei com uma bike de BTT por razões psicológicas: vender a moto de mato por motivos de custo e de pouca companhia. Que por sua vez já foi uma substituição da moto de estrada, desta feita por razões familiares. Então, com a bike de btt aconteceu o mesmo. Como vivo deslocado da minha terra Natal e também tinha mudado de casa, não conhecia muita malta que fizesse btt. Os que conhecia tinham andamentos muito acima!... Então comecei sozinho a ganhar ritmo, apenas em estrada. Quatro meses depois já tinha uma fininha, graças a este forum e a um blog que encontrei na net, quando pesquisava informação sobre as bikes. Esse blog foi uma inspiração para mim (obrigado Jorge Medeiros). Entretanto um vizinho veio ter comigo para me convidar a juntar à "malta" para uns passeios de btt (obrigado helio & vitor design btt team). Isto foi na véspera do Natal do ano passado. Foi nessa altura que dei a minha primeira volta de BTT. Depois disso fiz muito btt. Quando ando sozinho uso a fininha. Agora começo a perceber que há espaço para as duas. Tudo depende da motivação, do tempo, da vontade de lavar a bike e da vontade de me encher de pó ou de lama. A verdade é que cada uma tem o seu encanto. Tudo depende do nosso estado de espírito.
 

joao49

Member
comigo funciona tipo:bom tempo e la vou eu pra estrada,chuva bora pro mato......lol nao tem nada que saber..eu quero é pedalar...divertir me com os amigos..
abraço j49
 
Top