• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Deixei-me de BTT

paradawt

Moderador
Sem dúvida que gosto mais de estrada!

No entanto, o BTT traz-me algo idêntico a um "desmame"... Ou seja, não consigo fazer uma época apenas de estrada, assim como não conseguiria fazer uma época apenas de BTT.

Uma coisa equilibra a outra.

Por exemplo no feriado fiz o que apelidamos pela Rota das Broinhas de Mel (nome dado pelo grupo de BTT com quem ando) e sentir aquele cheiro da natureza envolvida em água e humidade, a lama, etc., recordou-me como é bom também pedalar no mato e não me preocupar com carros, trânsito, pessoas, semáforos e afins...!
 

2stupid

Member
Para mim a de estrada surge quando, aliado às tardes de inverno pós-laboral serem curtas e escuras para mato me aparece um bom negócio para uma fininha.
Os custos de manutenção da suspensão total também pesaram nesta equação, e entretanto montei uma single speed, adquirindo apenas tensor, espaçadores e uma forqueta rígida.


Neste momento utilizo as 3, mas se tivesse de optar por apenas 1, nem pensava 2 vezes, a Single Speed (pelo gozo que dá, pelo desafio e pelos custos reduzidos)

Peace
 
Tenho 47 anos e pedalo desde os 16 com fininha e com a btt....nunca pensai de abandonar uma a favor da outra ..bem digamos que depois de ter destruido uma Moser de estrada acima de um carro passai alguns anos a correr fora das estradas:)....sao dois mundos diferentes que ofrecem emoçes diferentes.Uma coisa é certa: a btt se feita a serio ( intendo percurso off road e nao estrada) precisa de uma preparaçao de base que só a fininha pode dar!!;-)...por isso digamos que sao complementares e para quem pode ter as duas e praticar com as duas é ideal.
Eu adoro bastante descubrir estradas secundaria, aldeias perdidas foras das nacionais e ICs aquí em Portugal e a vantajem deste pais é que há pouco trafico logo podemos fazer kms e kms encontrando poucos carros em completo relax.Talvez o problema da fininha é que pode crear aborrecimento se praticata em estradas principais,mas por isso temos Google Earth e Bikerouter:))..as vezez ando surprendido durante as minhas saidas em estradas secundarias e terziarias porqué nunca encontro ninguem com a fininha!!Todos a pedalar na N109!??:))
Com a btt praticamente vamos em qualquer lado.....nao sei se conhecem a Travessia do Portugal em Off road...um espetaculo a nivel de paisajem ,o Portugal "esquecido" non seu melhor com lugares onde só de pé o btt podemos chegar e as nossa almas agredecem!!.Pessoalmente as vezes tenho dificultade decidir com qual bike sair:)....o problema da btt sao os custos de manutençao mais altos vs uma fininha e sobretudo o facto que é mais aggressiva nas nossas costas sobretudo quando estamos a "metade do caminho de nossa vida" :)))...mas até que tenho pernas quero continuar com as minhas duas namoradas:))

Boas pedaladas

Fabrizio
 

diogo32

New Member
nao consigo trocar,ate ha pouco so tinha btt,fazia estrada com ela,fui atropelado por uma animal que nao respeitou sinalizaçao,grave luxaçao...fiquei sem saber se voltar as bicis...voltei melhorei a minha btt,o gosto mantinha-se com limitaçoes claro..tenho tambem uma paixao enorme por ciclismo de estrada e adquiri a minha scott(nao gosto do nome de fininha) nao concebo apartir dessa data nao ter as duas bicis...gosto de andar e agora e so escolher...fight for riding!
 

Override

Member
Ora muito bem, a minha historia é a seguinte... Eu iniciei-me no btt em 1999, na altura comprei uma bike de 350€ e logo me iniciei nos campeonatos regionais de cross country (ainda não se falavam nas muito famosas maratonas) os quais deixei após 2 anos porque simplesmente me fartei e ficava dispendioso, depois fui adaptando o meu tanque de btt com 14km para a estrada e la fazia as minhas voltas que as vezes chegavam a loucura dos 220km.... viciei-me assim na estrada, entretanto comprei uma fininha a qual me fez passar momentos espectaculares, conhecer lugares fantasticos aqui no minho, ate que me juntei a um grupo e la começei a fazer competiçao de estrada, pois o bichinho não tinha morrido ainda. Fiz 4 anos de competição de estrada ate que deixei por não ter tempo pra treinar por questões de trabalho e tambem porque a competição de estrada é extremamente desgastante. A coisa de 1 mes comprei uma bike de btt porque foram muitos anos longe da lama e ja estava com saudades. Adoro o monte mas a minha paixão é mesmo a estrada. Agora no inverno no monte quase nao se nota o frio, coisa que nao acontece na estrada.
 

pedro30

Well-Known Member
ora boas:rolleyes:
rápido e simples:cool:

faço btt com um grupo de amigos variado,novos velhos,com muita pica com pouca pica,miudos...por ai..:rolleyes:

agora comprei uma fininha(como se diz por ai),para já estou a adorar,nota que até há um mês atrás eu dizia que estrada não era para mim:p
o bicho pegou quando numa conversa com um amigo .me disse que um amigo nosso tinha ido há penha de manhã numa btt com pneu fino,e ai eu pensei,era mesmo de umas estiradas assim que eu precisava.

vai dai but comprar uma fininha... bem meus amigos aquilo o mál é experimentar,como disse o meu amigo polidos quando soube da compra(o pedro isso é viciante) e é mesmo amigos:rolleyes:

agora quanto a deixar o btt.... não estou a ver... deixar de ir o gerês andar com a minha trepadeira ás costas e pedalar por sitios inacessiveis e antes de chegar a casa a micas já a ligar a dizer (não entras em casa assim,já fos-te lavar a bike???) :cool::p:rolleyes:


agora estou a gostar muito mesmo de estrada,e nunca na vida tinha andado numa bike de estrada:rolleyes:

só tenho medo de daqui a mais um tempo me dár uma pancada maior e começar a fazer bike trial ou outra vertente do ciclismo;););)

é claro que nem todos gostamos do mesmo ,mas uma coisa tenho a certeza,é dos desportos que conheço onde existe mais espirito de camaradagem,e onde se fazem amigos para a vida:D

mas também começo a ficar farto de a cada mês a btt me sugar a nota toda da carteira,mas vou continuar no btt,quanto mais não seja para me amandar aos picos e me rir há brava,depoi de ter que pedir para me ajudar a sair de lá poi nem me podia mexer com tanto pico he he he

certamente na estrada irei passar esses bocadinhos maravilhosos também,que por vezes em certas alturas da vida até nos rimos sozinhos a pensar nesses momentos:rolleyes:

desculpem o relamborio,deixem o btt ou não,continuemos a pedalar que dá saúde e faz bem há crise:cool:

grande abraço para todos:rolleyes:
 
Last edited:
Acho que, quem gosta e dar ao pedal, o faz de qualquer maneira e em qualquer tipo de bike. Durante muitos anos, dediquei-me exclusivamente ao BTT. Como treinar apenas no mato sai caro em desgaste de material, mais tarde adquiri um par de rodas suplente onde montei uns pneus fininhos para poder ir pro alcatrão à vontade. Essas rodas duraram 2 anos. Ao fim de 2 anos, troquei-as pela primeira "fininha". E pronto, foi amor à primeira vista. Em pouco tempo, deixei de fazer cerca de 5000km ao ano exclusivamente no mato, para passar a fazer 2000km ao ano no mato e 6000km ao ano na estrada. Entretanto, a primeira "fininha" que era de alumínio já deu lugar a uma outra, já em carbono. Agora dizer que um dia irei abandonar por completo a bike de BTT? Acho dificil. Não digo que seja impossivel, porque nós nunca sabemos o que o futuro nos reserva, mas será muito improvável que o faça. Actualmente, a "fininha" permite-me treinar com mais facilidade, ao passo que a BTT me permite competir ao fim-de-semana contra os amigos lá do sítio. Já dizia aquele cantor famoso com um penteado semalhante à cabeça do microfone: "Eu tenho 2 amores, mas não tenho a certeza, de qual eu gosto mais..."
 

SilverKid

New Member
Eu tb sou da opinião que quem puder ter as duas versões...
O ciclismo ajuda na resistência e manutenção da preparação para quem realiza maratonas e raids BTT...

O unico senão da estrada para mim é que se perde um pouco da técnica essencial no BTT.

De resto não me vejo neste momento que adquiri a minha fininha com uma só em especial sem a de desbravar mato...
 

RJLA

New Member
Pois é, então não é que o cromo que abriu este tópico (eu mesmo!) afinal não se deixou de BTT! Confesso que passei por um período em que me saturei totalmente de BTT, daí ter aberto este tópico mais ou menos por essa altura. Os custos de manutenção, a massificação em torno da modalidade, a minha própria motivação, enfim, vários foram os factores que me levaram a pôr de parte o BTT por uns tempos. Dediquei-me apenas à estrada, sendo a vertente que mais me apaixona e à qual dedico mais tempo, atenção e dinheiro, mas o maldito bichinho do BTT que eu julgava morto afinal estava apenas adormecido. Entretanto deixei de viver num pequeno apartamento no meio da cidade para passar a viver numa pequena aldeia rural numa moradia com imenso espaço e com uma mata nacional nas traseiras, contribuindo decisivamente para que o bichinho do BTT começasse novamente a dar sinais de vida. A vontade de pegar na bicicleta e entrar pela mata dentro, sem pressas, sem carros, sem limitações começou a crescer desmesuradamente e com ela começou a demanda pela procura de uma nova bicicleta de BTT. Lá arranjei uma nova máquina e neste momento voltei a ter duas bicicletas na garagem (aliás três, se contarmos com a pasteleira para ir ao pão :)), sendo obrigado a concordar que essa é a melhor opção para quem possa. É bom poder ter uma alternativa quando a estrada não puxa, ou vice-versa. Acima de tudo o que interessa é pedalar e retirar prazer daquilo que se faz.
 

pedro silva

New Member
olá amigo, parece que mudaste para a casa e o local certo :) e estas agora como o peixe na água heheh

aproveita muito e goza do que a natureza e a vida te oferece :)

abraço
Pedro
 

raven

New Member
Boas esta questão não tem uma resposta. Acho que quem gosta de bicicletas, sente o apelo de experimentar tudo. Foi isso que me aconteceu. Faço BTT com uma bike muito cara e sim é verdade no inverno o material estraga-se, e sim as revições das bikes de BTT são muito caras, tipo amortecedores a 500 e a 90 euros só para a revisão. Por outro lado as maratonas de BTT estão inflacionadas, muita desorganização e preços exorbitantes. Tal como muitos virei-me para a estrada e comecei com uma "pasteleira" fui a uma prova e rapidamente vi que necessitava de melhor material e mais treino de estrada. Fui o que fiz, hoje faço os dois e não me vejo a desisitir de nenhum.No BTT tento não ir para lamaçais, até porque aí só se estraga material e não se consegue andar nada. Como a bike de BTT, apesar de já ter 3 anos, é um topo de gama não necessitando de upgrades, estou a desenvolver a de estrada para fazer os desafios audace. Na minha opinião o espírito do BTT é mais saudável e altruista, apesar de já haver uns BTTistas que aparecem nas maratonas para ganhar a qualquer custo, continuam a existir aqueles que vão pelo convívio e pelo explorar de novos trilhos, parando sempre que alguém está em dificuldades. NA estrada penso que isso não existe, mas posso estar enganado porque a minha experiência é pouca. Ainda desafino com as mudanças de estrada a pensar no XT e continuo a estranhar muito as travagens sem disco. No fundo gosto de andar em todas as bikes, mesmo naquelas que nunca experimentei e gostaria de experimentar, como o downhill, single speed, cruisers e tudo o que tenha duas rodas sem motor.Com o aparecimento da roda 29 no BTT fai ser mais fácil a transição entre a estrada e o BTT.
 

Morg

Well-Known Member
Na minha opinião o espírito do BTT é mais saudável e altruista, apesar de já haver uns BTTistas que aparecem nas maratonas para ganhar a qualquer custo, continuam a existir aqueles que vão pelo convívio e pelo explorar de novos trilhos, parando sempre que alguém está em dificuldades.

Raven,

o espírito de ajuda é do próprio ciclista por isso tanto existe no btt como na estrada.
Uma das coisas que me fez reduzir a participação nas maratonas/passeios foi haver cada vez menos dos que vão pelo convívio.
 

mario_ajp

New Member
Boas

No meu caso comecei numa Bmx quando era miúdo e aos 15 anos troquei por uma fininha. Depois veio o vício do atletismo, e mesmo assim ainda dei as maiores voltas nela aos 26/27 anos. Passei mais de 10 anos sem andar de bicicleta, quando me apeteceu voltar a minha velha companheira não estava em condições de andar, e em vez de a arranjar comprei uma BTT, de início revelei logo alguma rejeição por andar no mato com ela devido à manutenção e limpeza. Acabei por me habituar a andar no mato e os km a aumentar, até que arranjei trabalho no alentejo e aproveitei e comprei a minha look, e comecei gradualmente a equilibrar os treinos entre as 2.

Seis meses depois fiz o maior erro da minha vida troquei a minha BTT de alumínio por uma de carbono, e passado um ano só fiz 700 km com ela, só dá despesa. Agora tenho fininhas a mais, andei a recuperar bikes velhas de aço, algum dia vendo a BTT e meto uns pneus de ciclocross na velhota para quando me apetecer andar nos estradões.
 

fonsecarlos

New Member
Eu gosto de todas.
Mas faço sobretudo estrada.Por varios motivos.
O principal é que não gosto de passar muito tempo a fazer manutenção e limpeza da bicicleta.
Um outro não menos importante é que andar de bicicleta para mim é também passear, descontraiar, conhecer novos locais e paisagens ao ritmo que só a
bicicleta consegue proporcionar. Priviligio a circulação em estradas secundarias, terciarias e locais com menos circulação de veículos. Evito estradas principais se bem que em prejuizo muitas vezes da qualidade do piso.
Acrescentaria ainda que gosto de andar de bicicleta quando me apetece, sem compromissos de horarios de partida , de chegada ou de percurso.

Em todos estes factores a estrada está em vantagem em relação ao BTT.
Acrescentaria mais dois que são decisivos para a minha escolha.
Na estrada em menos tempo consigo melhor condição fisica, que é importante não só para a pratica desportiva mas também para o meu dia a dia.
O outro é o facto de ter feito durante varios anos bastante todo o terreno em moto.
Acabei por ficar "formatado" ao ritmo, emoção, tecnica, prazer e raio de acção de um moto de TT.

Apesar das preferências actuais não enjeito que com o passar do tempo o gosto pelo BTT cresça e equilibre ou minore o desiquilibrio actual.
 

pedro silva

New Member
olá amigo, concordo com algumas das tuas palavras, sou mais um que vem do TT de duas rodas e quads, estou a adorar esta nova modalidade de estrada ;)

abraço
Pedro
 

fonsecarlos

New Member
Quando ando de bicicleta gosto de surpreender o quotidano de cada um. Do estudante que vai para a escola ou a Universidade, do reformado no café ou no banco de jardim, do carteiro na azafama da distribuição das cartas da domestica a caminho das compras no mercado, do pescador a aparelhar o seu barco ou do simples peão de enfrenta um percurso ludico ou utilitario.
Adoro observar estes momentos do dia-a dia ao longo das pedaladas de um dia normal.
Turismo no estado puro.

Fazer uma percurso de 2, 3 ou 4 horas utilizando a minha propria energia e não outra quimica ou electrica qualquer comprada para ser utilizada e gasta proporciona-me um sentido de realização extraordinario.
 

mike58

New Member
Boas, eu também estou a tentar vir para este mundo.
Sempre fiz btt desde novo e agora aos 22 anos ofereceram me uma fininha velhota com os seus 10.9kg
Pus a minha btt a venda para poder melhorar a minha de estrada. Desejem me sorte :b
E se um dia as saudades apertarem tenho a do meu irmão de btt.
Um abraço
 

mdaniel

New Member
Boas, eu não me deixei de btt, porque também adoro btt :eek:, mas chegou a altura de testar a vertente asfaltica e como a troika anda ai juntei uns poucos tostões e comprei uma asfaltica usada e basica para começar a dar as primeiras voltas.
Para já estou a gostar bastante do asfalto, permite realmente fazer umas voltas engraçadas e puxar pelas pernas(39x25 :eek:), tem sido dose e também tenho andado sem companhia pois estou em fase de explorar a bicicleta, espero em breve estar a fazer umas voltas com o pessoal.
De qualquer modo não abandonei o btt e até continuo a participar em passeios e maratonas, mas estava a sentir falta de algo e penso que ao enverdar pelas asfalticas irei colmatar essa falha.
 
Top