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Dúvida na aquisição de uma nova bicicleta

Pintas

Member
Caros Amigos Alberto e Plecoptero sem querer ferir susceptibilidades.

Acho que já todos percebemos que houve aqui algo que não correu bem na comunicação e no modo de se fazerem as coisas, do meu ponto de vista o Alberto tem toda a legitimidade de estar chateado pois deu toda a ajuda possível, e pôs todo o seu conhecimento à disposição e verificou que não foram tidas em consideração as suas indicações.

Pelo lado do Plecoptero, como já foi referido aqui acho que te deixaste levar pelo coração e um pouco pela vaidade de querer ter uma bike toda vistosa ao invés de ter uma que te assentasse na perfeição, mais ainda pelo que parece ainda estás a iniciar no ciclismo de estrada e apesar de teres €€ disponíveis, se calhar não era mal pensado começar por algo mais básico, a ver como te sentias para ter uma ideia dos tamanhos e afinações possíveis, e depois passar para outros voos (mas isso é só a minha opinião).

Sendo Enfermeiro (eu também o sou) e referindo que tens problemas de flexibilidade e de coluna parece-me deveras preocupante que te tenhas atirado logo a uma bike aero, ainda por cima grande. espero sinceramente que não tenhas problemas no futuro que te impeçam de desfrutar em pleno de um investimento tão avultado.

A minha opinião e só minha, neste caso é a seguinte o Alberto tem toda a razão do mundo em estar chateado e o Plecoptero não sei se mal informado ou se pelo chamamento do coração ao invés da razão errou e não quer admitir isso, a humildade é uma virtude que muito aprecio nas pessoas e admitir um erro faz-nos crescer como pessoas e ser mais respeitados.

Abraço a todos façam um shake hands e atirem lá este assunto para trás das costas.

PS: Amigo Alberto dá lá uma olhada no tópico alumínio ou carbono.
 

DMA

Well-Known Member
DMA vamos la ver aqui uma coisa, sem virar paginas...

Olha aqui...



Mas Tu achas que Se a estupidez paga-Se Imposto que Este senhor estava Rico?

DMA eu para a Aeroad, recomendei o tamanho XS com um avanco de 120 ;)

Um top tube de 52.6 com um avanco de 120

Este top tube desta Gan e de 54.5

Mas ha alguma duvida que Se ele tivesse optado pela opcao da aeroad no tamanho que eu recomendei que nao ficava melhor? Que eu tenha errado, Ao olho, no avanco... Ok... Nao e de 120? E de 110! Nao e de 110? E de 100, Mas dificilmente... Agora e de 90? Nao.. E de 80 ? Nunca Na vida...

Nao sei Quais Sao as duvidas de que aquele set up, recomendado Por mim, volto a repetir, recomendado Por mim para ele, Na aeroad era que nem luva...

Na Gan para ele, e um 50 Mas Esse nao tive oportunidade de recomendar...

Mas tens duvidas? Ou ainda ha duvidas que Este quadro e grande para ele?

DMA deixa-me dizer-te Aqui uma coisa... Falas muito em reach... Mas o reach so existe... Para quem consegue la chegar... Saber os numeros de reach e uma coisa e e importante... Agora nem todos conseguem la chegar e saber quem vai Ou nao chegar a Esse reach e outra historia... Nao e so medir os bracos... O reach e ajustavel, de um avanco de 120 para 110 Ou para 100 agora de 80? Isso nao e ajustar o reach, Isso e bater punhetas para o fazer caber no quadro...

Mas ha duvidas que ele estava melhor Na aeroad no tamanho que eu recomendei do que o que Esta aqui nesta?

Agora a comparar geometrias... A aeroad nao e uma geometria facil... Mas Esta aqui.. Ainda menos...Este quadro e Esta geometria conheco eu Bem, Ja da antiga... E Tem muita ratoeira...

Tu nao ves que Estas a lidar com um mentiroso insatisfeito que nao Quer dar o braco a torcer? Ele Esta aqui armado em Chico esperto?

Experimentou uma dogma? E mentira... Experimentou nada... Foi la, deu duas de letra com o gajo e ele vendeu...

DMA Tu Es inteligente... Nao te quero estar a fazer a cabeca, Tu pensas Bem pela tua propria cabeca e faz-me um favor... Le Bem para tras e com calma..

Grande abraco...

Alberto, mas repara numa coisa. A Aeroad XS com um avanço de 120mm daria um setup assim tão diferente do que esta Gan com um avanço de 100mm? (apenas pensando no plano horizontal e imaginando que o setback do espigão é semelhante).
Se o plecoptero precisa dum avanço de 80 mm na Gan e tem que encher aquilo de espaçadores, na minha humilde opinião é alguém que está com um défice enorme em outras áreas.
Agora imagina com o stack da Aeroad XS uma pessoa com uma baixa flexibilidade e força de core.
Está visto que o ideal para ele seria uma bike tipo Synapse, Solace, etc.
Atenção, não estou a dizer isso para criticar-te. Não tinhas como adivinhar isso.
Não é a toa que as marcas andam a fazer opções de geometria mais simpáticas, porque há muita malta que não vai ter hipótese nenhuma de ficar confortável numa supersix, numa Aeroraod, numa Trek com geometria H1.

Que o quadro com 545mm não é o ideal para ele, concordo contigo, não há dúvidas.

Eu falo em reach, em reach total, em tudo e mais alguma coisa, pois é o que permite comparar bikes, geometrias, etc. Eu falo de tudo, desde a geometria aos periféricos, pois para mim é um sistema. Só olhar para o TT e não saber os outros dados dão-me um quadro muito incompleto. Quanto mais soubermos melhor.E concordo contigo que andar com avanços de 80mm são remendos.

Com todo o respeito acho que a posição que ele iria ter na Aeroad XS e um avanço de 120mm ele conseguirá replicar nesta Gan. Só não consegue replicar a queda do selim para o guiador, mas já vimos que isso não é opção para o plecoptero. Já tinha referido isso quando o plecoptero colocou as fotos na altura da compra e mantenho.

Alberto, digo tudo isto numa boa, no fundo se virmos concordamos em muita coisa. Não quero andar aqui às turras, só estou a dar a minha visão das coisas :)
 

DMA

Well-Known Member
Sim, nao pode ser Assim tao linear...

Mas Olha que o homem a pensar, pensa correcto... Pensa melhor ele do que quem a comprou e quem a vendeu...

O jocarreira no fundo apesar de nao poder ser linear, Porque nao Tem dados para Isso, Esta a pensar de forma correcta... Aqui Acho que concordamos...

Grande abraco...

Sim o jo carreira está correcto se virmos a tal soma "com uma pitada de sal". Ou seja e como disse o valor grosso modo está correcto.
Só quis referir que não podemos ir comparar ao mm. Porque o ângulo da coluna de direcção altera ligeiramente as contas.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto, mas repara numa coisa. A Aeroad XS com um avanço de 120mm daria um setup assim tão diferente do que esta Gan com um avanço de 100mm? (apenas pensando no plano horizontal e imaginando que o setback do espigão é semelhante).
Se o plecoptero precisa dum avanço de 80 mm na Gan e tem que encher aquilo de espaçadores, na minha humilde opinião é alguém que está com um défice enorme em outras áreas.
Agora imagina com o stack da Aeroad XS uma pessoa com uma baixa flexibilidade e força de core.
Está visto que o ideal para ele seria uma bike tipo Synapse, Solace, etc.
Atenção, não estou a dizer isso para criticar-te. Não tinhas como adivinhar isso.
Não é a toa que as marcas andam a fazer opções de geometria mais simpáticas, porque há muita malta que não vai ter hipótese nenhuma de ficar confortável numa supersix, numa Aeroraod, numa Trek com geometria H1.

Que o quadro com 545mm não é o ideal para ele, concordo contigo, não há dúvidas.

Eu falo em reach, em reach total, em tudo e mais alguma coisa, pois é o que permite comparar bikes, geometrias, etc. Eu falo de tudo, desde a geometria aos periféricos, pois para mim é um sistema. Só olhar para o TT e não saber os outros dados dão-me um quadro muito incompleto. Quanto mais soubermos melhor.E concordo contigo que andar com avanços de 80mm são remendos.

Com todo o respeito acho que a posição que ele iria ter na Aeroad XS e um avanço de 120mm ele conseguirá replicar nesta Gan. Só não consegue replicar a queda do selim para o guiador, mas já vimos que isso não é opção para o plecoptero. Já tinha referido isso quando o plecoptero colocou as fotos na altura da compra e mantenho.

Alberto, digo tudo isto numa boa, no fundo se virmos concordamos em muita coisa. Não quero andar aqui às turras, só estou a dar a minha visão das coisas :)

DMA nao sei qual e a tua duvida e a dificuldade em entender que...

1cm num quadro e muito maior em proporcao e Tem muito Mais impacto do que 1cm num avanco amigo!!

Muito Mais... Eu diria que e quase o dobro, e em quadros destes pode ate triplicar Por causa da geometria... Pois o truque Esta mesmo ai nesse Plano horizontal que Estas a falar...

E pouco Ou nada Tem a ver com absorcoes de impacto, de aerodinamicas...etc...etc... Essas calinadas todas que lhe foram vendidas..

Tem a ver e que isto e Como coser um fato!!!

DMA a ver se entendes..

Imagina um fato, Tu esticas os bracos, Como e ? Vamos tirar Ao tronco e meter as mangas? E pareces um Saco de batatas? Como e?

Ou Entao o tronco e uma coisa... E as mangas Sao outra...

Dma o top tube... Vai pelo tronco... O avanco depois vai com os bracos...

O tronco nao e flexivel nao estica, nao se ajusta, os bracos sim, ajustam-se e Moldam-se...

Nao Tem nada a ver DMa... Sao coisas completamente diferentes...

porque o ponto de partida... Pedais e Rabo Tem que sentar e assentar sempre no mesmo sitio, e Esta relacionado com top tube... Medida... E vai influenciar Na posicao, Na geometria do triangulo...

E tamanho do atleta!!

Por Isso que eu digo sempre para recomendar um quadro Bem recomendado a unica coisa que precisamos e altura do individuo e tamanho do top tube...

Porque tudo o resto e ajustavel, medida de bracos, com o avanco, altura do selim sobe e Desce etc...

Quando vem com comprimentos de cavalo e de altura de seattube, depois Tem que se Por em cima do escadote e subir Ao cavalo...!!

Quando vem com medidas de testa eu mando-os colar um selo e meter a testa!!

E Porque? Olha a prova...

Grande abraco...
 

JorgeFerreira97

Active Member
Acho que não há necessidade de abandonares o fórum Plecoptero por esta situação, pois como disseste podes aprender ainda algumas coisas com quem percebe disto, provavelmente podes ter ficado frustado por teres dado algum dinheiro na bike e agora que pensas bem, vês que realmente podias ter ido um pouco mais abaixo para te encaixares melhor na máquina mas agora está feito e penso que já não possas trocar, certo(acho que tinhas até um mês se não estou em erro)?

Repensa bem e vê se vais abandonar apenas por esta "zanga", quando todos estamos aqui para aprender, o Alberto tem todo o direito em sentir-se chateado porque acabou por te ajudar e no fim viu que não seguiste a recomendação, mas ele é bom rapaz e com bom senso de ambas as partes isto vai ao sítio :p.
 

DMA

Well-Known Member
@ alberto

Tenho várias ressalvas a fazer em relação ao teu post, embora continue a dizer que tens razão em vários pontos. E que um quadro com medidas incorrectas, depois dá origem a uns "desenrascansos". Nisso 100% de acordo.

Amanhã com tempo, escrevo algo estruturado e tentando explicar melhor o que penso :)
Acho que nestas discussões é que isto avança em termos de conhecimento e conteúdo. Parece-me que o fórum só tem a ganhar.
 

zorza

Well-Known Member
Caros, como iniciante no mundo das bicicletas, penso já ter percebido que não somos todos iguais.

Uma pessoa com 1,80 pode ter um quadro aconselhado e outra com a mesma altura, ter outro tamanho recomendado, quer por

1)flexibilidade da pessoa
2) tipo de bicicleta e geometria do mesmo
2) qual é o uso que vai dar à bicicleta
3) tamanho de membros
entre outras coisas.

Por isso, pergunto, há algum tamanho de avanço que seja dado como "normal" ou mais confortável? Isto é, se o tamanho do quadro for "mesmo aquele certinho", qual seria o tamanho do avanço que é o ideal para a bicicleta?

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Caros, como iniciante no mundo das bicicletas, penso já ter percebido que não somos todos iguais.

Uma pessoa com 1,80 pode ter um quadro aconselhado e outra com a mesma altura, ter outro tamanho recomendado, quer por

1)flexibilidade da pessoa
2) tipo de bicicleta e geometria do mesmo
2) qual é o uso que vai dar à bicicleta
3) tamanho de membros
entre outras coisas.

Por isso, pergunto, há algum tamanho de avanço que seja dado como "normal" ou mais confortável? Isto é, se o tamanho do quadro for "mesmo aquele certinho", qual seria o tamanho do avanço que é o ideal para a bicicleta?

Zorza

Tendo em conta a absurdez da pergunta a resposta mais absurda podera ser algo nada menos que 100 e nada maior que 140

Por isso algo aqui pelo meio vai depender do ponto

1)depende
2) nao depende (com o quadro no tamanho certo e bem escolhido)
3) nao depende (com o quadro no tamanho certo e bem escolhido)
4)depende

Para perceber que nao Somos todos iguais nao e preciso saber andar de bicicleta, no mundo das bicicletas estas um bocado leigo...
Mas foi uma pergunta, Feita de uma forma, em Cima esta a resposta da mesma forma que foi a pergunta, ate quem e leigo, desta forma vai entender...

Grande abraco
 
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