• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Continental Grand Prix 4000S II rasgado

Olá a todos,

Relato-vos um acontecimento insólito.
Ontem de manhã estava a preparar a Bina para a volta vespertina e terminei a revisão com o acerto da pressão dos pneus. Tudo normal.
Depois de almoço, já equipado e cheio de vontade, vejo que o pneu traseiro estava completamente em baixo. Duas bombadas e nada...tudo o que bombeava logo saía.

Resumindo: câmara de ar não furada, mas rota, com um buraco quase do tamanho de uma ervilha e, ao inspeccionar o pneu, descobri um espinho na banda de rodagem e um rasgão na lateral com cor avermelhada (algum bocado de tijolo na estrada?) :confused:
O melhor é que a última volta foi na sexta, no sábado não andei, e no domingo de manhã o pneu, antes de acertar a pressão, estava cheio. Pena porque o pneu tem 2000 km e estava novo, com sorte tinha um Yksion Guard novo que montei!

Podem ver fotos aqui:

https://goo.gl/photos/qF5KXYXFS5r7Fev7A

Presumo que não tenha salvação o Conti GP.
 

grouk

Active Member
Amigo... Isso não é defeito é feitio. De todos os GP que já Rompi e já foram alguns aconteceu isso prometo sempre que são os últimos mas são tão bons que acabo por voltaar a compar. Se o pneu estiver bom mete algo por dentro. Nomeu trás anda com o plástico de uma barra há muitos kms e vai lá andar até o romper
 

MigC77

Well-Known Member
Sinceramente quando julgo que já não me vou surpreender com o que leio por aqui… há sempre alguém que consegue! ;)

grouk, isso que relatas é duma inconsciência… para começar porque um rasgão na parede lateral do pneu compromete a rigidez e a estrutura do pneu… Depois a solução caseira que indicas, que nem consigo bem perceber a que te referes… plástico de uma barra???

Esse tipo de remendos já vi serem feitos em pneus de btt, não tubeless, recortando um pedaço da parede lateral de outro pneu para fazer de remendo e cola-se no interior do pneu de forma a cobrir a zona rasgada. Agora num pneu de estrada… que tem que suportar pressões muito superiores é estar a pedi-las…

Bom… mas cada um sabe de si…

kalamazzoo, na minha opinião trinta e poucos euros não valem o risco. Já para não falar que esse rasgão é na vertical, é "enorme" e está perigosamente perto da roda... Com a pressão a tendência será a abrir ainda mais e se isso acontecer não vai ser bonito... nem barato!
 

grouk

Active Member
A solução que falo serve para chegar a casa, e é utilizar a embalagem de uma barra ou gel por cima do corte, até uma nota já vi usar. Mas sim quando chego a casa colo pelo interior um pedaço de pneu. Taça mal se fosse deitar fora um gp com um corte lateral. Ate sei de quem já os levou a uma oficina de pneus e fazem uma espécie de Recauchutagem, isso nunca fiz, mas só porque não sei onde se faça. Mas quem tiver aí gp's bons com corte pode nos mandar que não me importo
 

Bruso

Well-Known Member
Uma coisa é certa: os 145/70r13 do meu Marbella eram mais baratos que esses continental e não eram dos mais baratos ahahha.


Grouk o que fazem é uma colagem a quente com uso de uma prensa. É o mesmo que dar um remendo mas vai à prensa a altas temperaturas. Mas se for na lateral a história já muda porque como o Miguel disse interfere na rigidez do pneu. Nem sei se isso é possível fazer num foldable tire mas se dizes que conheces quem faça eu acredito. E já agora essa operação vai te andar nos 15€ portanto!!
 

MigC77

Well-Known Member
Palavra de honra que é esta mentalidade que não entendo… Um gajo compra uns pneus para a bike, tem um azar e por qualquer motivo danifica/inutiliza um pneu ainda relativamente novo. Porque é que há-de arriscar-se a andar com um pneu que não está em condições? Porque foi caro? Se o preço daquele pneu faz tanta diferença, talvez fosse conveniente pensar se estamos a fazer a escolha correcta atendendo às nossas posses… Há pneus para todos os bolsos. Não são iguais obviamente. Mas do meu ponto de vista é preferível andar com segurança num pneu mais barato do que andar com pneus mais caros mal remendados.

Quase todos sabemos que por norma os pneus mais caros rolam melhor mas duram menos… Porque é que se fazem determinadas escolhas se de antemão sabemos que vai custar acima daquilo que podemos ou estamos dispostos a gastar???

grouk, tu lá saberás os motivos que levam a tomar determinadas opções… só espero que não venhas a ter nenhuma surpresa desagradável.
 

grouk

Active Member
É uma questão de avaliar a situação, como é óbvio se o rasgo for grave e apresentar risco não aconselho. Agora os rasgos que os tenho visto são pequenos cortes e que não justificam encostar o pneu, volto a dizer é uma questão de avaliar o estrago,
 
Sinceramente quando julgo que já não me vou surpreender com o que leio por aqui… há sempre alguém que consegue! ;)

grouk, isso que relatas é duma inconsciência… para começar porque um rasgão na parede lateral do pneu compromete a rigidez e a estrutura do pneu… Depois a solução caseira que indicas, que nem consigo bem perceber a que te referes… plástico de uma barra???

Esse tipo de remendos já vi serem feitos em pneus de btt, não tubeless, recortando um pedaço da parede lateral de outro pneu para fazer de remendo e cola-se no interior do pneu de forma a cobrir a zona rasgada. Agora num pneu de estrada… que tem que suportar pressões muito superiores é estar a pedi-las…

Bom… mas cada um sabe de si…

kalamazzoo, na minha opinião trinta e poucos euros não valem o risco. Já para não falar que esse rasgão é na vertical, é "enorme" e está perigosamente perto da roda... Com a pressão a tendência será a abrir ainda mais e se isso acontecer não vai ser bonito... nem barato!

Nunca mas nunca me metia na estrada com o pneu neste estado, tanto que o troquei. Aliás numa foto vê-se o buraco do espinho e nem isso me deixava tranquilo :D quanto mais um corte de quase 1 cm!
Está guardado, para alguma coisa há de servir eh eh. Vou comprar outro igual e guardar o Yksion para estas situações.
 

dany_go

Member
Nunca mas nunca me metia na estrada com o pneu neste estado, tanto que o troquei. Aliás numa foto vê-se o buraco do espinho e nem isso me deixava tranquilo :D quanto mais um corte de quase 1 cm!
Está guardado, para alguma coisa há de servir eh eh. Vou comprar outro igual e guardar o Yksion para estas situações.

Acho que o buraco que te referes já existe no pneu mesmo em novo, serve para ver o desgaste do mesmo, mas corrigam-me se estiver enganado.

Já o rasgo é motivo para inutilizar o pneu...
 

klaser

Well-Known Member
Sim..estes "buracos" na banda de rodagem são característicos dos Continental e servem para medir o desgaste, quando o buraco desaparecer o pneu chegou ao fim de vida...
 

Duke

Well-Known Member
também já tive um pneu desses rasgado até se via a câmara de ar, mas não era de lado era mesmo no piso de rodagem, na altura como nao tinha nenhum para substituir meti um remendo e passeio para a frente, no dia a seguir fiz o troia sagres sempre debaixo de chuva e sem furos :D

ainda lhe fiz uns quantos kms mas no final acabei com ele no rolo

entretanto mudei para os mavic que com os quais nunca furei mas recentemente voltei aos conti porque a aderência é melhor
 

johny32

Member
Se fosse um pneu recente, tentava solucionar com a loja, pq até pode ter sido de como eles vêm embalados (tds dobrados e com aquela fita plástica em volta).
Quanto à solução escabrosa do Grouk, já safei muita gente assim, inclusive um amigo meu com mais de 100kms e outro com um buraco autentico no pneu (até se ouviu o estoiro).
A pressão do pneu é tanta que acaba por utilizar o plástico como camada para proteger a câmara de ar dos detritos da estrada. Claro está que compromete tudo o resto, mas safa bem e durante mt tempo!
 
Olá

Alguns membros estão a confundir os buracos redondos que servem para medir o desgaste do corte que tem o pneu...

A mim aconteceu me ano passado um pneu novo depois de fazer o grandfondo da Serra da Estrela ao descer furo e rasgo no pneu solução.....Nesse tal rasgo colei um remendo por dentro de prevenção pois o rasgo não era transversal...e ainda rolo com ele hoje :)
 
Top